51 episodes

Mensagens com o objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento crítico e a construção da inteligência coletiva de forma leve, inspiradora e realista.

Carol Hee Ana Carolina Ribeiro Hee

    • Health & Fitness

Mensagens com o objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento crítico e a construção da inteligência coletiva de forma leve, inspiradora e realista.

    #050 - A ciência da felicidade

    #050 - A ciência da felicidade

    Sorrir de forma genuína é uma das expressões faciais que mais abrem as portas para o sucesso!

    O sorriso e sua frequência estão diretamente relacionados ao nosso estado de espírito, aos sentimentos que nos habitam e o quanto estamos realizados e satisfeitos com os contextos que nos circundam.

    Como é o seu sorriso?

    Qual foi a última vez que você sorriu? O que estava fazendo? Quais eram os sentimentos presentes? Existiam outras pessoas com você?

    Estudiosos dizem que sorrir nos traz uma sensação de bem-estar, liberamos endorfina em nosso organismo - hormônio responsável por proporcionar a felicidade, o bom-humor e o prazer. Além disso, quando sorrimos, estamos combatendo os hormônios responsáveis pelo estresse.

    A Psicologia Positiva ou também conhecida como a Ciência da Felicidade diz que o ato de sorrir possui inúmeros benefícios tanto na vida pessoal quanto profissional, então vamos lá:

    - sensação de relaxamento,

    - aumento da autoestima,

    - fortalecimento nos relacionamentos,

    - desenvolvimento da resiliência,

    - equilíbrio físico, mental e emocional,

    -  melhor qualidade de vida,

    - nos ambientes organizacionais, sorrir demonstra receptividade, contribui para um clima organizacional harmônico, positivo e produtivo.

    Observe o poder de envolvimento de um sorriso, ele motiva, traz segurança, alegria, conforto. Imagine ou tente se lembrar de pessoas que sorriram pra você de forma verdadeira.

    Agora chegou a sua vez! Experimente sorrir mais! Vista-se com seu sorriso e transforme a sua vida!

    • 2 min
    #049 - A cultura do cancelamento

    #049 - A cultura do cancelamento

    Os historiadores mostram que linchar uma pessoa em praça pública por alguma coisa “errada” que ela fez, era o divertimento da sociedade nos dias de domingo, há alguns séculos atrás.

    Não é segredo pra ninguém que desde sempre, o mundo sofre por discriminações como: orientação sexual, idade, cor, raça, religião, aparência, diversidade funcional, entre outros. A cada geração que passamos, esses comportamentos se acentuam.

    Até um certo tempo atrás, usávamos o termo “bullying” para definir a prática de atos violentos contra uma pessoa que “não se encaixava nos padrões da sociedade”. Hoje, com a amplificação das redes sociais, o termo usual é a “cultura do cancelamento” ou “cancelamento digital”.

    O cancelamento é uma forma de se comportar em uma sociedade ou grupo, principalmente nas redes sociais, em que é comum rejeitar completamente e deixar de apoiar alguém por ter dito ou feito algo que o ofende. Além disso, essa cultura estimula a punição a várias mãos, onde grupos que condenam tal feito, utilizam meios para destruir a pessoa.

    Quem sofre o cancelamento sofre também consequências sérias como perda de emprego, perda de autoestima, depressão e muitas vezes, perda de identidade.

    Diante disso, trago algumas questões para refletir:

    Considerando que temos a capacidade de pensar e agir, como está o seu desenvolvimento de pensamento? Para onde ele está direcionado?

    Quais as crenças que estão enraizadas em você que te faz acreditar ser maior (melhor) ou menor (pior) que alguém?

    Os nativos digitais, ou seja, aqueles que nasceram a partir de 1980 e tem contato próximo com a tecnologia, estão preparados para enfrentar o cancelamento? Como?

    Este assunto está muito presente em nossa sociedade. Olhe ao seu redor e observe o quanto somos reféns dos padrões das redes.

    O autoconhecimento, a autenticidade e a coragem ainda continuam sendo seu aliado. Nem mais nem menos, SEJA VOCÊ e dissemine o BEM! O mundo precisa disso!

    • 2 min
    #048 - O que eles esperam de você?

    #048 - O que eles esperam de você?

    Você que está ouvindo esta mensagem possivelmente é um líder. Seja na sua família, na organização onde trabalha, dentro de uma sala de aula, em grupos religiosos, entre amigos ou em algum contexto da sociedade.

    Como está a sua liderança?

    Você acredita que liderança é nata ou pode ser desenvolvida?

    Quais líderes mundiais te inspiram?

    Meu objetivo aqui não é definir o termo, muito menos apresentar estilos de liderança. O que proponho é refletir sobre os resultados que os liderados esperam de um bom líder, para desenvolver um trabalho de excelência.

    O que a sua equipe espera de você e que você tem falhado? Você, ao menos, os ouve com atenção? Direciona claramente o que deve ser feito e o por quê?

    Observe os grandes líderes. Quais características eles têm em comum? Você possui alguma delas?

    Sam Walton dizia: “Grandes líderes mudam de estilo para levantar a autoestima de suas equipes. Se as pessoas acreditam nelas mesmas, é impressionante o que elas conseguem realizar.”

    Quais mudanças você precisa fazer em si mesmo, para então contribuir com o desenvolvimento de outras pessoas? Resiliência é um ótimo começo.

    Acredito que a liderança está relacionada com a responsabilidade que temos dentro do meio em que vivemos. Assim, precisamos olhar além do que nos favorece para ajudar e entender o outro. O mundo está cheio de líderes egoístas!

    E para você, o que de fato a liderança significa?

    • 2 min
    #047 - Apresente-se ao mundo sem o seu escudo

    #047 - Apresente-se ao mundo sem o seu escudo

    Quão perfeccionista você é?

    Eu sou o que eu realizo ou o quão bem o realizo?

    O empenho saudável é focado em si mesmo: “Como posso melhorar?”

    O perfeccionismo é focado nos outros: ‘O que eles vão pensar?”

    Brené Brown traz em seu livro “A coragem de ser imperfeito”, algumas reflexões sobre o que o perfeccionismo pode mascarar dentro de nossos comportamentos.

    Ela diz que perfeccionismo não é se esforçar para a excelência. Não tem a ver com conquistas saudáveis e crescimento. Mas sim um movimento defensivo.

    É a crença de que, se fizermos as coisas com perfeição e parecermos perfeitos, poderemos minimizar ou evitar a dor da culpa, do julgamento e da vergonha.

    Perfeccionismo é um escudo que carregamos conosco, achando que ele nos protegerá, quando de fato, é aquilo que realmente nos impede de sermos vistos.

    O medo de falhar, de cometer erros, de não corresponder às expectativas dos outros e de ser criticado mantém o perfeccionista fora da arena da vida, onde a competição e o esforço saudáveis se desenrolam.

    Por fim, o perfeccionismo é autodestrutivo simplesmente porque a perfeição não existe. É uma meta inatingível. O perfeccionismo tem mais a ver com percepção do que com uma motivação interna, e não há maneira de se dominar uma percepção, por mais tempo que se gaste tentando.

    Qual tem sido seu investimento para se tornar perfeito?

    Tenha a coragem de deixar seu escudo, abra suas barreiras e apresente ao mundo quem você realmente é!

    • 2 min
    #046 - A tecnologia e o ser humano

    #046 - A tecnologia e o ser humano

    Estamos entrando numa era onde, pela primeira vez, poderemos aproveitar todas as vantagens de ser humano, pena que a grande maioria ainda não percebeu isso.

    Viemos de uma época em que a padronização, a agilidade, a perfeição e a força nos destacavam como melhores profissionais e com mais chances de crescer no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.

    Separar a vida pessoal e profissional, acompanhar a moda de como se vestir, abrir mão de valores pessoais para se manter competitivo, esconder os erros e excluir sentimentos de fragilidade são alguns exemplos do que vivemos até hoje. Mas até quando?

    Começamos uma nova era (quando digo começamos, entenda que 2011 foi o marco destas transformações na Europa e, 2015 no Brasil), onde a tecnologia vem ganhando espaço em todas as áreas de nossas vidas - TODAS, exceto uma. Quem se arrisca? 

    Teremos que aprender a sorrir, a expressar nossa opinião mesmo que contrária, a respeitar nosso tempo, a entender os erros e não simplesmente aceitá-los. Teremos que desenvolver habilidades as quais nascemos para exerce-las, mas que nos foram tiradas. Teremos que promover uma comunicação clara e transparente para não restar dúvidas daquilo que pensamos… quantas coisas teremos que aprender.

    Mas desta vez teremos a chance de ser autênticos. Na verdade, é isto que nos torna especial. Remover os padrões e desenvolver a criatividade serão alguns dos nossos exercícios de tarefa de casa.

    Enfim, teremos a chance de experimentar como é SER HUMANO. Como é viver na dualidade de conflitos internos e poder expressar isso de forma natural, pedir ajuda sem ter vergonha, falhar em público e ser compreendido. Amar!

    Gostaria de propor um exercício:

    👉🏻 Observe todas as atividades que você realiza hoje. Quais delas podem ser substituídas por robôs? 

    👉🏻 Quando isso acontecer, o que você estará fazendo? 

    Torne a sua VIDA mais humana e permita que a tecnologia seja sua aliada! Esse é o futuro!

    A grande vantagem é que VOCÊ JÁ É HUMANO! Transforme seus dias!

    • 3 min
    #045 - Sonhe e Caminhe

    #045 - Sonhe e Caminhe

    O que te faz acordar de manhã e realizar todas as suas atividades?

    Você gosta de tudo o que você faz durante o seu dia? E faz com amor?

    Suas atividades estão a favor das suas metas ou você simplesmente faz porque tem que fazer, sem um objetivo definido?

    Quando temos metas claras e bem estabelecidas, os dias passam a ter mais sentido em nossas vidas. Acordamos dispostos, com alegria, prontos para quebrar qualquer obstáculo. Ficamos mais criativos, atentos para enxergar as possibilidades que surgem ao nosso redor. A motivação está sempre presente! A empatia, a generosidade, a paciência e a resiliência também!

    Para que sua jornada tenha sentido, primeiro sonhe, depois trace os caminhos para alcança-lo! E faça com que cada degrau seja realizado da sua melhor forma, com prazer e satisfação.

    O foco constante no estado desejado permite que as dificuldades atuais sejam menores do que realmente parecem ser. O direcionamento da sua atenção determinará o quão suave ou turbulenta será sua caminhada. Foque no positivo, viva o bem!

    Oriente sua mente para acordar como se hoje fosse o dia mais feliz da sua vida, com todas as conquistas realizadas com sucesso, logo você perceberá que todos os dias serão assim, pois é você quem tem o poder de defini-los. Conheça o poder que existe aí dentro e veja que o impossível não mais existirá! Tudo estará ao seu alcance!

    E então, qual é o seu sonho? Agora faço-o acontecer!

    • 2 min

Top Podcasts In Health & Fitness

On Purpose with Jay Shetty
iHeartPodcasts
Huberman Lab
Scicomm Media
Бьюти завтрак
NAOS
MedCast
Dr. Davit Tonoyan
Прием
Т—Ж
Накопились токсины
Rasstriga.doc