120 episodios

Os Podcasts da União Brasileira de Escritores: entrevistas com autoras e autores, nas Terças Literárias e na parceria com o Feminino Infinito.

UBE Cast: entrevistas com autoras e autores União Brasileira de Escritores

    • Arte

Os Podcasts da União Brasileira de Escritores: entrevistas com autoras e autores, nas Terças Literárias e na parceria com o Feminino Infinito.

    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Eliane Potiguara

    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Eliane Potiguara

    Eliane Potiguara recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela UFRJ em 2021, onde estudou no início da década de 70.

    É a 1ª mulher indígena a recebê-lo no Brasil. Recebeu do governo brasileiro o Título de Cavaleiro da Ordem ao Mérito Cultural em 2014. Foi indicada em 2005 ao Projeto Internacional Mil Mulheres ao Prêmio Nobel da Paz. É escritora, poeta, professora, formada em Letras (Português-Literatura) e Educação, pela UFRJ, e especializada em Educação Ambiental pela UFOP.

    Eliane é da etnia Potiguara, fundadora da primeira organização de mulheres indígenas, o Grupo Mulher-Educação Indígena (GRUMIN), e embaixadora da Paz pelo Círculo de Embaixadores da França e Suíça. Trabalhou pela Declaração Universal dos Direitos Indígenas na ONU em Genebra.

    Seu livro carro-chefe é Metade cara, metade máscara, publicado pela Global Editora em 2004 e pela GRUMIN Edições em 2019. Ganhou o Prêmio do PEN CLUB da Inglaterra e do Fundo Livre de Expressão, dos EUA, pelo livro A Terra é a Mãe do Índio". Possui vários livros infantis, além de textos, pensamentos e poesias em antologias nacionais e internacionais.


    Para acessar seus livros e histórico de vida, visite o site oficial da escritora, que acaba de lançar seu oitavo livro: O vento espalha minha voz originária: http://www.elianepotiguara.org.br/.

    Entrevista gravada em 15/9/23

    • 28 min
    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Jéssica Iancoski

    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Jéssica Iancoski

    Jéssica Iancoski é escritora, poeta, artista gráfica e editora. Em 2022, foi finalista do Prêmio Jabuti (poesia) e vencedora do Prêmio Candango de Literatura (Capa). Tem participações em antologias, jornais e revistas. Já publicou no Brasil, Argentina, Colômbia, Espanha, Galiza e em Portugal. É idealizadora do Toma Aí Um Poema (podcast, revista e editora) e responsável pela primeira publicação de pelo menos 1k de autores e autoras. Já produziu e distribuiu mais de 1600 poemas para o audiovisual, em plataformas como Spotify, YouTube, Instagram e TikTok, somando mais de 1 milhão de acessos.

    Entrevista gravada em 10 de agosto de 2023.

    • 31 min
    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Lilian Rocha

    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Lilian Rocha

    Lilian Rocha nasceu em Porto Alegre. Analista Clínica na UFRGS, Musicista no Liceu Palestrina, nasceu poeta e tem quatro livros autorais: A Vida Pulsa: Poesias e Reflexões; Negra Soul; Menina de Tranças; e Agò. É coautora dos livros Leli da Silva – Memórias: Importância da História Oral e Travessias de Amanaã. Membro da Coordenação do Sarau Sopapo Poético - Ponto Negro da Poesia. Participa de inúmeras agremiações nacionais e internacionais de literatura. Seus poemas são publicados em antologias, sites, revistas e redes sociais.



    Entrevista gravada em 13 /7/2023.

    • 32 min
    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Márcia Kambeba

    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Márcia Kambeba

    Márcia Kambeba é indígena do povo Omágua/Kambeba, mestre em Geografia, poeta, escritora, compositora, fotógrafa, educadora, contadora de histórias e ativista. Tem três livros publicados: Ay Kakyri Tama – eu moro na cidade; O lugar do saber; Saberes da Floresta.

    Entrevista gravada em 15/6/23.

    • 43 min
    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Cida Pedrosa

    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Cida Pedrosa

    Cida Pedrosa, nascida em Bodocó, Sertão do Araripe pernambucano, é poeta, advogada e política. Foi uma das militantes do Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco na década de 1980 e daí vem seu gosto e experiência com a récita. Em 2020, foi eleita vereadora do Recife pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

    Publicou onze livros de poemas, sendo os mais recentes Araras Vermelhas (Companhia das Letras, 2022), Prêmio APCA de Poesia e Melhores de 2022, pela Folha de São Paulo; Estesia (2020); Solo para vialejo (2019), vencedor do Prêmio Jabuti 2020 (Livro do Ano e Livro de Poesia); Gris (2018); Claranã (2015); Miúdos (2011) e As filhas de Lilith (2009). Tem participação em antologias de poemas e contos no Brasil e no exterior. Alguns de seus livros foram selecionados pelos prêmios Portugal Telecom e Prêmio Oceanos de Literatura.

    Atualmente vem se dedicando a falar sobre literatura no canal Fresta (youtube.com/cidapedrosa).

    cidapedrosapoesia@yahoo.com.br
    instagram.com/cidapedrosa65180
    facebook.com/cidapedrosa2012

    Entrevista gravada em 10 de maio de 2023.

    • 32 min
    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Beatriz H. Ramos Amaral

    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Beatriz H. Ramos Amaral

    Beatriz H. Ramos Amaral é escritora, poeta, ensaísta e musicista. Publicou 15 livros em diferentes gêneros literários (romance, contos, poesia, crítica literária, jurídico, ensaio): Encadeamentos, Planagem, Primeira Lua, Peixe Papiro, Os Fios do Anagrama, O Avesso do Arquipélago, Cássia Eller: canção na voz do fogo, uas de Júpiter, A Transmutação Metalinguística na Poética de Edgard Braga, Poema sine praevia lege, Alquimia dos Círculos, entre outros. “A Transmutação Metalinguística na Poética de Edgard Braga” é fruto de sua Dissertação de Mestrado. O livro integra a coleção de Estudos Literários da Ateliê Editorial, com prefácios de Augusto de Campos, Olga de Sá e Maria José Palo.

    A autora ganhou os seguintes prêmios: Premio Internazionale Di Poesia Francesco de Michele (Itália, 2010). Prêmio Literatura da ZL Books 2018 e 2019. Finalista do Prêmio JABUTI 1994 e da ANPOLL 2008. Colaboradora de revistas de cultura. Coordenou diversos ciclos literários na Secretaria Municipal da Cultura, entre os quais Clarice Lispector - 50 anos de estreia, Edgard Braga – cem anos, Poesia 96 e Sonoridades, Visualidades, Movimentos da Poética Contemporânea.

    Esta entrevista foi gravada em 13/4/23.



    Sobre a parceria Feminino Infinito e UBE

    Em março de 2023, foi iniciada uma parceria entre o coletivo Feminino Infinito e a União Brasileira de Escritores.

    Mensalmente, será entrevistada uma autora do livro “FEMININO INFINITO – 120 Poetas, Escritoras e Artistas”, publicado independentemente - selo do coletivo - que celebrou 5 anos em outubro de 2022.

    A entrevistadora do programa é a escritora Paula Valéria Andrade, organizadora e coordenadora do projeto desde 2017.

    Ao todo serão veiculadas, nos canais da UBE, 12 entrevistas com as escritoras mais representativas e proeminentes, retratando a diversidade brasileira e unidas no livro de forma democrática e feminista. A expressão da mulher e sua voz literária em várias camadas e relevâncias da nossa sociedade. Suas publicações pontuam pontos de vista diversos e menos alinhados com as narrativas únicas, comumente estereotipadas. O protagonismo da mulher na sua escrita, aqui revelado em um bate papo ágil e informal, direcionado para o público digital.

    • 50 min

Top podcasts en Arte

PADRE RICO, PADRE POBRE AUDIOLIBRO
Verika Pérez
Pastora Yesenia Then
Pastora Yesenia Then
Un Libro Una Hora
SER Podcast
Top Audiolibros
Top Audiolibros
Los audiolibros de Nacho Vega (audiolibros de Harry Potter)
Nacho Vega
99% Invisible
Roman Mars