36 Folgen

feminismo fora da estante!

instagram e twitter: @grifapodcast

grifa podcast grifa podcast

    • Gesellschaft und Kultur

feminismo fora da estante!

instagram e twitter: @grifapodcast

    GRIFA 012 – Parte 2: Ligações perigosas, com a coletiva Marxismo Feminista

    GRIFA 012 – Parte 2: Ligações perigosas, com a coletiva Marxismo Feminista

    Segunda parte do episódio sobre "Ligações perigosas: casamentos e divórcios entre marxismo e feminismo", de Cinzia Arruzza, que investiga as relações entre o movimento feminista, o movimento operário e a esquerda marxista ao longo de sua existência. Nos dois últimos capítulos do livro, Arruzza traz um breve panorama do debate teórico sobre a relação entre opressão sexual/de gênero e exploração, numa tentativa de destacar os problemas levantados pelas diversas linhas conceituais, além de falar de uma possível união queer entre feminismo e marxismo. Para fazer a apresentação e leitura desta obra, contamos com a ajuda fundamental de Isabella Meucci e a Giovanna Marcelino, pesquisadoras da coletiva Marxismo Feminista e organizadoras do I Seminário de Marxismo Feminista da Usp.

    • 1 Std. 14 Min.
    GRIFA 012 – Parte 1: Ligações perigosas, com a coletiva Marxismo Feminista

    GRIFA 012 – Parte 1: Ligações perigosas, com a coletiva Marxismo Feminista

    Em "Ligações perigosas: casamentos e divórcios entre marxismo e feminismo", Cinzia Arruzza investiga as relações entre o movimento feminista, o movimento operário e a esquerda marxista ao longo de toda sua existência, e coloca questões como 'Por que existe a desigualdade de gênero?' e 'Qual a relação entre essa desigualdade e o capitalismo?'. Arruzza faz um panorama histórico desde meados do século XIX para discutir os vínculos entre gênero e classe.  Na primeira parte, o livro resume algumas experiências históricas importantes no processo de organização e emancipação das mulheres, e também na vinculação (ou confronto) desse processo com o movimento operário. Para fazer a apresentação e leitura desta obra, contamos com a ajuda fundamental de Isabella Meucci e a Giovanna Marcelino, pesquisadoras da coletiva Marxismo Feminista e organizadoras do I Seminário de Marxismo Feminista da Usp. 

    • 1 Std. 32 Min.
    GRIFO NOSSO – poemas de Assata Shakur

    GRIFO NOSSO – poemas de Assata Shakur

    Criamos a série GRIFO NOSSO na intenção de fortalecer a nossa luta e resistência em tempos de isolamento social: trechos de literatura, artigos, poesia, e o que for de bonito que torne mais fácil a missão de não perder ternura. Esta é a leitura de alguns poemas de Assata Shakur, militante histórica do movimento negro que participou do Partido dos Panteras Negras e do Exército de Libertação Negra nos anos 1960/70.

    • 8 Min.
    GRIFO NOSSO – poemas de Carolina Aleixo

    GRIFO NOSSO – poemas de Carolina Aleixo

    Criamos a série GRIFO NOSSO na intenção de fortalecer a nossa luta e resistência em tempos de isolamento social: trechos de literatura, artigos, poesia, e o que for de bonito que torne mais fácil a missão de não perder ternura. Esta é a leitura de alguns poemas da carioca Carolina Aleixo, publicada na sua zine Farofa. 

    • 3 Min.
    GRIFA 011 – Um feminismo decolonial

    GRIFA 011 – Um feminismo decolonial

    "Um feminismo decolonial", de Françoise Vergès, é escrito num tom de manifesto bastante crítico ao feminismo liberal e “civilizatório”, como ela chama: propõe retomada do feminismo, em busca de um movimento que seja antipatriarcal, anticolonial e anticapitalista, visando o alargamento de seus horizontes libertários e igualitários. O principal esforço que a autora apresenta neste livro é o de mostrar que o trabalho doméstico remunerado — sobretudo o trabalho terceirizado da limpeza — garante a engrenagem diária do capitalismo, e ele é realizado majoritariamente por mulheres racializadas.

    • 1 Std. 13 Min.
    GRIFO NOSSO – Prefácio: Um feminismo decolonial, de Françoise Vergès

    GRIFO NOSSO – Prefácio: Um feminismo decolonial, de Françoise Vergès

    Criamos a série GRIFO NOSSO na intenção de fortalecer a nossa luta e resistência em tempos de isolamento social: trechos de literatura, artigos, poesia, e o que for de bonito que torne mais fácil a missão de não perder ternura. Este é o prefácio à edição brasileira do livro "Um feminismo decolonial", de Françoise Vergès, publicado no Brasil em 2020 pela Editora Ubu – a seguir teremos também um episódio completo sobre o livro.

    • 12 Min.

Top‑Podcasts in Gesellschaft und Kultur

Zuhörer haben auch Folgendes abonniert: