2 Folgen

Um podcast sobre o Brasil, as relações de poder e as confusões que nos trouxeram até aqui.

Ilha de Vera Cruz Ilha de Vera Cruz

    • Nachrichten

Um podcast sobre o Brasil, as relações de poder e as confusões que nos trouxeram até aqui.

    #14 Vozes sobre a Previdência; as opiniões dos contrários

    #14 Vozes sobre a Previdência; as opiniões dos contrários

    Nos próximos dias, com o fim do recesso legislativo, a reforma da Previdência voltará a ser discutida pelo Congresso Nacional. A proposta que altera as regras para a aposentadoria no Brasil já foi aprovada em primeiro turno pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

    De acordo com o texto atual, a reforma estabelece uma idade mínima para aposentadoria, de 65 anos para homens, e 62 para mulheres. O tempo de contribuição previsto é de ao menos 15 anos para as trabalhadoras e de 20 para os trabalhadores. Em relação ao setor público, esse período será 25 anos para ambos os sexos.

    Até o momento, a proposta deixa de fora a obrigação para que estados e municípios façam adequações no sistema previdenciário destinado aos seus servidores públicos. As mudanças sugeridas também não atingiram os pequenos produtores e trabalhadores rurais. Outro ponto que não sofreu alterações foi o que trata do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O sistema de capitalização (poupança individual) também ficou de fora da reforma.

    O assunto que domina o debate público desde o início do governo Bolsonaro será o tema de dois episódios especiais do Ilha. No próximo episódio vamos dar voz a dois especialistas favoráveis à reforma. Porém, neste primeiro programa, trazemos a opinião de dois economistas críticos ao texto que está em discussão no Congresso Nacional Brasileiro.

    --
    Entrevistas com os professores Júlio Flávio Gameiro Miragaya e Carlos Eduardo de Freitas.

    --
    Roteiro e apresentação: João Paulo Machado e Bruna Goularte; apresentação especial Marquezan Araújo

    Produção: Raphael Costa

    Trabalhos técnicos: Lucas Rodrigues

    Capa: Sabrine Cruz

    Produto: Agência do Rádio Brasileiro

    -

    Entre em contato! Mande um e-mail para: podcastilhadeveracruz@gmail.com.

    Ah, e não se esqueçam: nosso Twitter é @CruzIlha e nosso Insta é @podcastcruzilha

    • 1 Std. 16 Min.
    #13 A revolução da comunicação e a propaganda do governo

    #13 A revolução da comunicação e a propaganda do governo

    Qual o poder de influência da propaganda sobre a mente das pessoas? Como governos podem utilizar a publicidade para motivar, persuadir, e, até mesmo, controlar a população?

    A propaganda é e sempre foi uma das principais armas utilizadas por políticos e governantes para manter a própria popularidade diante da opinião pública. O marketing, pelo menos desde o início do século XX, tem sido utilizado como o método mais eficaz para o controle de uma narrativa política.

    Exemplos não faltam. Eles vão desde Adolf Hitler, com Joseph Goebbels, em seu ministério da propaganda, da Alemanha Nazista, passando por regimes como os de Mussolini, na Itália Fascista, e dos líderes comunistas, Lenin e Stalin, da União Soviética.

    No Brasil, a lista também é extensa. Tivemos o DIP, o Departamento de Imprensa e Propaganda, no governo Getúlio Vargas, as propagandas nacionalistas, no regime militar, e assim por diante.

    Mas a publicidade estatal não serve apenas para o mal. Também existe o outro lado. O governo precisa, sim, utilizar a comunicação para divulgar ações de políticas públicas, como campanhas de saúde, segurança e educação. Mas não apenas isso. O governo deve prestar contas ao cidadão. É através da comunicação que os governantes informam quais ações estão sendo desenvolvidas, quais obras estão em andamento, entre outras coisas.

    Mas hoje, em um mundo cada vez mais segmentado, onde os veículos de massa, como Rádio e TV, perdem força para a internet, a comunicação estatal, ou mesmo política, se vê diante de um dilema.

    Como chegar ao cidadão comum, como levar uma mensagem ao um número maior de pessoas em um ambiente onde os nichos de interesses são infinitos.

    O poder da comunicação sobre a mente das pessoas, e o dilema da propaganda política em um mundo digitalizado são os assuntos desta semana no décimo terceiro episódio do Ilha de Vera Cruz.

    --

    O programa conta com as participações do jornalista e professor do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Sérgio Euclides; do jornalista e professor da ESPM e da Uerj, Fábio Vasconcellos; e do professor de comunicação e marketing político Marcelo Vitorino.

    --

    Roteiro e apresentação: João Paulo Machado e Bruna Goularte

    Produção: Raphael Costa

    Trabalhos técnicos: Lucas Rodrigues

    Capa: Sabrine Cruz

    Produto: Agência do Rádio Brasileiro

    -

    Entre em contato! Mande um e-mail para: podcastilhadeveracruz@gmail.com.

    Ah, e não se esqueçam: nosso Twitter é @CruzIlha e nosso Insta é @podcastcruzilha

    • 1 Std. 4 Min.

Top‑Podcasts in Nachrichten

Nicht zu fassen. Der profil-Investigativpodcast
Nachrichtenmagazin profil
Inside Austria
DER STANDARD
Ö1 Journale
ORF Ö1
Thema des Tages
DER STANDARD
Die Dunkelkammer – Der Investigativ-Podcast
Michael Nikbakhsh
LANZ & PRECHT
ZDF, Markus Lanz & Richard David Precht