6 Folgen

Experiências ligadas a maternidade e paternidade!

Meu Insta: jussara_macedo_costa

ParirCast Jussara Macedo Costa

    • Kindererziehung

Experiências ligadas a maternidade e paternidade!

Meu Insta: jussara_macedo_costa

    O pai que não tive, eu sou.

    O pai que não tive, eu sou.

    Honrando o compromisso do ParirCast proposto para que tivéssemos também  experiências ligadas a paternidade, eis um tema de vida real “o pai que não tive, eu sou”, com a participação do  super pai Giovanny. Suas palavras, as quais traduzem sua pratica, marcam a potencialidade da experiência de uma paternidade protagonista e não apenas coadjuvante. Um gostinho dessa experiência: “Eu não quero uma disputa com minha companheira, ela é a mãe e eu sou o pai, eu quero estar presente tal como ela está”.

    • 28 Min.
    A decisão de ter o segundo(a) filho(a).

    A decisão de ter o segundo(a) filho(a).

    No mundo da maternidade observamos duas possíveis realidades na primeira gestação: a planejada ou  a surpresa. Ambas realidades não amenizam o processo de decisão para ter o segundo(a) filho(a), pois passa ser, por vezes, um processo mais intenso, pois é carregado de vivências da maternidade, além de múltiplos palpites que são dados como regra a quem se propõe a pensar ou a que nem pensa em ter. Não seria ousado alegar que tomar essa decisão é um forte dilema na vida, mais ousado ainda é ouvir a experiência de quem passou por esse dilema! A super mamãe Paulinha, topou compartilhar conosco, possibilitando à nós a percepção que de fato é uma decisão impactante e que demanda um profundo reconhecimento interno "eu estou preparada".


      


    Reportagem: https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2018/07/25/interna_nacional,975685/ibge-em-2060-o-numero-medio-de-filho-por-mulher-devera-chegar-a-1-66.shtml

    • 30 Min.
    Da experiência de uma cesariana ao parto normal.

    Da experiência de uma cesariana ao parto normal.

    Partimos do pressuposto que todo parto é precioso, pois é o recebimento de uma vida. No entanto, reconhecemos a naturalização da cesariana, a qual tem distanciado a possibilidade da experiência de um parto normal. O episódio #5 destaca a vivência da Mamãe Tati "da experiência de uma cesariana ao parto normal". Sua primeira filha Heloisa foi por cesariana, embora quisesse recebê-la em via de parto normal: “querer eu queria, mas eu só queria”. Na gestação da sua segunda filha Catarina, ela passou a afirmar: “dessa vez, vai ser normal”, foi então que trilhou um caminho que viabilizou essa experiência.

    Reportagem https://www.metropoles.com/saude/taxa-de-cesarianas-no-brasil-e-quase-duas-vezes-superior-a-dos-eua

    Grupo no Facebook: Matrice - ação de apoio à amamentação.

    Obstetras:
    @betinaobstetra
    @brauliozorzella_obstetra

    Documentário: Renascimento do Parto 1,2 e 3.

    Roda de conversa:
    Casa Moara
    Caza da Vila.

    Mamãe Tati: @carolinotatiane

    Um pouco do trabalho da mamãe Tati: @taticarolino

    • 36 Min.
    A função do Plano de Parto

    A função do Plano de Parto

    Conceituar um Plano de Parto pode nos dar a impressão que é mais um protocolo a ser executado na preparação da chegada de um(a) Filho(a), mas quando temos a oportunidade de saber que existe uma função real para a sua construção, leva-nos acreditar que tudo que envolve sentimento tem efeito grandioso em nossas vidas. A proposta do episódio #3 é convidar você a ouvir o relato da mamãe Jô, que ao apresentar seu Plano de Parto em um hospital público na Cidade de São Paulo, contendo seus anseios para seu parto,  mobilizou a equipe que estava de plantão, traduzindo a função efetiva de um plano. Além de apresentar a possibilidade a quem ainda não conhece esse instrumento.

    Citações no Episódio #3:



    Casa Angela - Centro de Parto Humanizado (http://www.casaangela.org.br/)

    Insta da Mamãe Jô: @joselmajessi

    Insta da Jussara: @jussara_macedo_costa

    Fotos do Plano de Parto nosso Insta

    • 34 Min.
    A importância de se munir com informações na decorrência da gestação.

    A importância de se munir com informações na decorrência da gestação.

    É facilmente constatável a importância de se munir com informações na decorrência da gestação, porém, a questão passa a ser: por onde começar frente ao excesso de informações? É nesse ponto que a experiência da mamãe Jai contribui para contemplarmos um possível começo pautado em: “o que eu quero, o que eu busco, o que eu almejo para o parto”, é assumir o seu protagonismo, a partir desse reconhecimento os passos seguintes na busca de informações ficam mais norteados. Apesar de todo respaldo informativo, a mamãe Jai compartilha também da experiência de uma frustração que ela e seu companheiro sentiram, a qual tem sido curada a cada dia com o amor emanado à Esther.
    Instagram
    Mamãe Jai: @jaicarolino
    Doula: @doulakatiacilene
    Dica de leitura
    Título: A maternidade e o encontro com a própria sombra
    Autora: Laura Gutman

    • 32 Min.
    Apresentação ParirCast

    Apresentação ParirCast

    Um podcast dedicado as experiências ligadas a maternidade e a paternidade. Com o relato de experiências, queremos que se sintam fortalecidos e percebam que não estão sozinhos nessa missão.

    "Quando uma pessoa vive de verdade, todas os outros também vivem" Estés.

    Borá viver, borá compartilhar!!!

    Esse é o 1º episódio, tem o intuito de apresentar o objetivo do ParirCast!

    • 6 Min.

Top‑Podcasts in Kindererziehung