126 episodes

Entendendo o mundo através de histórias interessantes.

boanoiteinternet.com.br

Boa Noite Internet Ampère

    • Society & Culture

Entendendo o mundo através de histórias interessantes.

boanoiteinternet.com.br

    A revolução dos psicodélicos — com Marcelo Leite

    A revolução dos psicodélicos — com Marcelo Leite

    Era um sábado nublado em São Paulo. A gente estava no parque já tinha mais ou menos uma hora. Eu deitei na grama, sentindo uma… felicidade? Não sei. Mas era bom. As folhas das árvores em volta pareciam mais 3D do que o normal. Eu conseguia ver a distância entre cada folha e as outras, e eu nem estava tão perto assim das árvores. Aí eu olhei para cima… e vi.
    O teto do estúdio. Sabe Show de Truman, o Show da Vida? Onde o Jim Carrey descobre que ele passou a vida toda preso em um reality show? Pois é, eu vi o teto do estúdio. Só que como a gente está em 2024 e não em 1998 — que é quando o filme foi feito — o teto do estúdio não é feito de passarelas de metal e holofotes. A tecnologia é aquela do Mandalorian, uma grande tela de LED em volta de tudo, que se move para compensar a perspectiva da câmera. O céu, na verdade, é só uma tela de TV.
    Eu ri, porque eu sabia exatamente o que estava acontecendo e que, é claro, o céu não é de LED nem nada, era só uma ilusão visual criada pelo Psilocybe cubensis, o famoso “cogumelo mágico” que eu tinha ingerido na hora que estacionei o carro. Não que eu estivesse viajandão, muito louco nem nada, eu estava totalmente no controle de tudo que estava acontecendo. Tanto que um pouco antes, enquanto eu estava ali relaxado na grama, eu vi um cara suspeito vindo para o lado onde a gente estava e peguei rápido minha bolsa que estava dando bobeira no chão.
    Falar de cogumelos mágicos que nem a gente vai fazer hoje aqui no Boa Noite Internet — e falar também de outras substâncias psicoativas como LSD, ecstasy, ayahuasca é complicado. Porque a gente está entrando no território da ilegalidade ou, pelo menos, da não regulamentação. Não pode. Quer dizer, pode. Porque Psilocybe cubensis dá em qualquer lugar e o Brasil não tem regulamentação específica sobre cogumelos. Mas eu não sei de nada, não estou falando para você fazer nada, tá? Tudo o que eu posso dizer é que o cogumelo mágico mudou a minha vida. Eu hoje em dia faço microdose, uma quantidade de cogumelo que não causa efeito nenhum, não vejo teto do Show de Truman nem nada, mas eu fico…
    Bem. Quem me ajudou a entender isso inclusive foi uma conversa que rolou no Discord do Boa Noite Internet enquanto o pessoal trocava ideia sobre psicodélicos. Na época da conversa eu já estava começando na microdose, achava legal, mas não sabia o porquê. Aí veio a informação que explodiu a minha cabeça: um dos lugares onde o cogumelo mágico mais atua é na rede de modo padrão, que sim, você já ouviu eu falar dela aqui no Boa Noite Internet, no episódio A voz na minha cabeça. A rede de modo padrão é a parte do cérebro que controla o ego e, por isso, gera essa desgraçada dessa voz. E com a microdose, não é que elas sumiram, não é que nunca mais tive ansiedade nem depressão… Mas deu uma acalmada. Às vezes ela fica só falando amenidades e me deixa em paz.
    O bom daquele dia no parque não foi ver o teto do show da vida nem nada. Foi ter uma pequena amostra de um efeito famoso dos psicodélicos: a dissolução do ego. Cada pessoa tem a sua experiência, cada um é seu cada um, mas no meu caso foi entender que eu não sou nada, eu só estou. Que viver é pular de um estado para outro e que — pelo menos ali vivendo a magia do cogumelo — eu podia deixar de ser o que eu acho que sou e… mudar. Não que eu vá “manifestar” que agora eu um rico CEO, nada disso. É só que a gente não precisa se prender a estados emocionais.
    No fim da viagem — que, de novo, foi totalmente sob controle, eu sabia exatamente o que estava acontecendo, eu não vi elefante rosa nem nada — quando acabou eu entendi a expressão “abraçar árvore”, porque eu estava com uma vontade real de agradecer a companhia de uma árvore que ficava perto de onde eu estava. Eu entendi que eu e ela não somos muito diferentes.
    Depois desse dia eu virei o quê? Eu virei o cara chato que só fala de cogumel

    • 1 hr 27 min
    A mercantilização da identidade — com Issaaf Karhawi

    A mercantilização da identidade — com Issaaf Karhawi

    Uma manchete de abril de 2023 do Extra alertava: "Brasil já tem mais influenciadores digitais do que advogados e médicos". Os números vieram de uma pesquisa da Nielsen feita em 2022 e falam de mais de 10 milhões de pessoas que se dizem criadores de conteúdo, o que daria oito vezes mais do que advogados e 20 vezes mais do que médicos.
    Essa é uma conta bem injusta. Para se dizer creator você só precisa ter uma conta em aplicativo, não precisa de anos de faculdade nem prova da OAB. Mas enfim, taí o dado. O Brasil é o segundo país do mundo com mais influenciadores, creators, blogueiros… cada um chama de um jeito e só isso já dava assunto para um podcast inteiro.
    O que importa é que viver da própria imagem — em tempo integral ou não — virou um meio de vida que muita gente resolveu seguir no Brasil. Ser famoso, chamar a atenção, ter muitos seguidores… e depois vender essa influência para patrocinadores.
    Por exemplo, o BBB — que terminou na semana em que esta entrevista foi gravada. A gente costuma falar que as pessoas entram no BBB para virar ex-BBB. Já se entra na casa com um plano de mídia, equipes do lado de fora e até contratos pré-assinados com a própria Globo. É fora da casa que o dinheiro de verdade vem.
    E esse dinheiro vem de vender a própria identidade. É viver de um jeito que seja atraente para patrocinadores. Falar — e não falar — de certos assuntos. Ser de um jeito. Não é um personagem. É colocar a vida na prateleira.
    Para entender tudo isso, eu chamei para conversar a Issaaf Karhawi, que é jornalista, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela USP e que desde 2014 pesquisa a cultura dos influenciadores digitais no Brasil. Hoje em dia ela é professora titular do Programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista e pesquisadora em comunicação digital no COM+. Todo essa investigação dela virou o livro "De blogueira a influenciadora", onde ela estudou blogueiras de moda, mas como você vai ouvir no papo, serve para qualquer tipo de creator.
    Boa Noite Internet é uma publicação apoiada por leitores. Para receber novos posts e apoiar meu trabalho, considere tornar-se assinante, gratuito ou pago.


    This is a public episode. If you’d like to discuss this with other subscribers or get access to bonus episodes, visit boanoiteinternet.com.br/subscribe

    • 57 min
    A era do POV — com Lucas Liedke

    A era do POV — com Lucas Liedke

    Vivemos uma epidemia de individualismo? Se na Idade Média buscávamos as respostas da nossa existência em Deus, agora as encontramos dentro de nós mesmos, no nosso ponto de vista, ou POV, do inglês point of view.
    Para falar disso o Boa Noite Internet recebe esta semana Lucas Liedke, pesquisador e analista de cultura e comportamento, apresentador do podcast Vibes em Análise e autor do livro “Entre Sessões: psicanálise para além do divã”.
    Acesse boanoiteinternet.com.br para ver a transcrição do episódio e todos os links citados no ar.




    This is a public episode. If you’d like to discuss this with other subscribers or get access to bonus episodes, visit boanoiteinternet.com.br/subscribe

    • 53 min
    Devemos buscar propósito no trabalho?

    Devemos buscar propósito no trabalho?

    Até que mais ou menos 100 anos atrás nosso desejo por realização pessoal e autoexpressão mudaram a equação e até hoje buscamos felicidade no trabalho. Afinal de contas, é lá que passamos (pelo menos) 8 horas por dia. Esta é a melhor abordagem? Quais os benefícios e perigos? Como trabalhar com o que gostamos mantendo a saúde mental?


    This is a public episode. If you’d like to discuss this with other subscribers or get access to bonus episodes, visit boanoiteinternet.com.br/subscribe

    • 31 min
    A batalha pelo trabalho remoto, com Ian Black

    A batalha pelo trabalho remoto, com Ian Black

    Em 2020, quem trabalhava em escritório teve que aprender a trabalhar de casa. Várias empresas disseram que esta seria a nova regra para sempre — com algumas anunciando que seria possível trabalhar de qualquer ponto do planeta. Mas a partir de 2023 vários empregadores pelo mundo, especialmente no Brasil, começaram a exigir a volta às "firmas", usando justificativas vagas como "sinergia" e "cultura da empresa". Nem todo mundo gostou.
    É para falar disso que o Boa Noite Internet desta semana recebe Ian Black, sócio fundador da agência de publicidade New Vegas, que estabeleceu um regime de "é proibido trabalhar no presencial, mas se quiser pode", como ele brinca.
    Visite o nosso novo site, boanoiteinternet.com.br para ver todos os links citados no episódio, deixar seu comentário e se inscrever para receber no seu e-mail todas as novidades do Boa Noite Internet.


    This is a public episode. If you’d like to discuss this with other subscribers or get access to bonus episodes, visit boanoiteinternet.com.br/subscribe

    • 1 hr 13 min
    Tecnologia e política: estamos preparados? — com Pedro Markun

    Tecnologia e política: estamos preparados? — com Pedro Markun

    Qual o papel de tecnologias como Inteligência Artificial na política? As conversas hoje em dia focam muitos nos perigos de usos como a disseminação de desinformação, espalhando medo ao mesmo tempo em que acham que elas próprias não estão sujeitas às armadilhas.

    Este medo é justificado, ou a mentira sempre foi parte da política? Há alguma maneira de usar bem a tecnologia na política e no governo, ou os órgãos de governo devem ser isolados do mundo tech? Nossos governantes estão preparados para esta discussão?

    Estas são algumas das perguntas que vamos tentar responder no episódio da semana, com Pedro Markun, hacker ativista que há anos vive neste mundo onde tecnologia encontra a política.

    O Boa Noite Internet só é possível porque pessoas como você apoiam financeiramente o projeto, assinando nosso plano de conteúdo exclusivo. Pelo preço de uma coquinha você também pode nos ajudar a seguir explicando o mundo através de histórias interessantes toda semana.

    Links
    Siga o Pedro no Instagram, Twitter e LinkedIn.Siga o Boa Noite Internet no Instagram e no LinkedIn.Livro gratuito Better without AI, de David Chapman.anacron.ia, perfil sobre IA da Ana Freitas no Instagram.ChatGPTGoogle Gemini




    This is a public episode. If you’d like to discuss this with other subscribers or get access to bonus episodes, visit boanoiteinternet.com.br/subscribe

    • 1 hr 7 min

Top Podcasts In Society & Culture

Woman Evolve with Sarah Jakes Roberts
The Black Effect and iHeartPodcasts
To My Sisters
Courtney Daniella Boateng & Renée Kapuku
What Now? with Trevor Noah
Spotify Studios
The Gareth Cliff Show
The Real Network
Love Life with Matthew Hussey
Matthew Hussey
CentTwinz - I've Been Through The Most Podcast
Centtwinz Podcast

You Might Also Like

Braincast
B9
Naruhodo
B9, Naruhodo, Ken Fujioka, Altay de Souza
Rádio Escafandro
Tomás Chiaverini
Mamilos
B9
Cinemático
B9
Rádio Novelo Apresenta
Rádio Novelo