204 episodes

Como o setor financeiro faz parte do seu dia a dia? Os jornalistas João Borges e Mona Dorf comandam o Febraban News, onde economia, pesquisa e tecnologia se misturam em debates sobre o momento em que vivemos.

FEBRABAN News FEBRABAN

    • News

Como o setor financeiro faz parte do seu dia a dia? Os jornalistas João Borges e Mona Dorf comandam o Febraban News, onde economia, pesquisa e tecnologia se misturam em debates sobre o momento em que vivemos.

    30 anos do Real, com Pérsio Arida

    30 anos do Real, com Pérsio Arida

    Neste podcast, que marca os 30 anos do Plano Real, Persio Arida, um dos economistas da equipe do então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, conta como o plano acabou, em poucos meses, com 15 anos de hiperinflação.

     

    Sem congelamento de preços, o Plano Real criou uma moeda virtual, a URV, para proteger o poder aquisitivo das pessoas, corroído pelo processo inflacionário que chegou a mais de 200% ao ano. Com essa estratégia, rompeu-se o ciclo vicioso que contribuía para a hiperinflação.

     

    Além disso, a população foi preparada para entender o Plano Real, antes mesmo dele começar. O próprio Fernando Henrique percorria o país, explicando as diferentes etapas do plano.

     

    Segundo Persio Arida, o  economista  que ajudou a criar o plano, a sociedade acreditou e fez valer o Plano Real. “Teve um fenômeno de psicologia coletiva, quase que um pacto social”, destaca.

     

    Saiba como se deu essa migração, ouvindo a íntegra da conversa do economista com João Borges, diretor de Comunicação da Febraban e Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da entidade.

    • 33 min
    Crédito consignado: saiba como usar e evitar riscos

    Crédito consignado: saiba como usar e evitar riscos

    O crédito consignado é uma opção para quem tem empregos em empresas que possuem convênio com instituições financeiras, ou por aposentados pelo INSS.

    Esse produto, normalmente, tem uma taxa de juros menor que outras modalidades de crédito, pois o pagamento das parcelas é descontado dos vencimentos de quem o contratou. Mas tenha cuidado.

    O uso indiscriminado do consignado pode fazer mal ao seu bolso. Preste atenção no limite de comprometimento de renda e, antes de contratar esse serviço, cheque se as parcelas cabem no seu bolso.

    • 3 min
    A violência contra a mulher e seus desafios

    A violência contra a mulher e seus desafios

    As primeiras iniciativas do Programa Nacional de Prevenção à Violência contra as Mulheres já estão disponíveis para toda a sociedade, em uma ação conjunta da Febraban, representando os bancos, e das centrais e entidades sindicais dos bancários.

    São duas publicações: “Sexo Frágil: Um Manual sobre Masculinidade e suas Questões”, elaborado por especialistas do Instituto Maria da Penha, com textos e reflexões sobre o machismo estrutural. E “Como conversar com homens sobre violência contra meninas e meninos”, um guia desenvolvido pelo Instituto Papo de Homem, numa linguagem especial para sensibilizar, principalmente, o público masculino. Os documentos estão disponibilizados, gratuitamente, nas plataformas oficiais da Febraban e das entidades sindicais.

    Outra iniciativa do programa foi o início de treinamento de educadores e professores da rede pública para saberem identificar e como agir em casos de abusos contra adolescentes. Realizado pela ONG “Me Too”, essa capacitação já passou pelo Pará e Minas Gerais e deve chegar a mais 8 estados em um ano.

    Decidido em convenção coletiva da categoria, o Programa Nacional de Iniciativas de Prevenção à violência contra a Mulheres quer ampliar esse debate além sistema financeiro e levar para toda a sociedade. “Não adianta melhorar dentro dos bancos, se fora deles, continuar igual”, conclui Fernanda Lopes, secretária da Mulher da Contraf-Cut. O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres. Sete em dez casos de abusos sexuais são contra meninas menores de 17 anos.

    Saiba mais sobre o programa e suas iniciativas em andamento, ouvindo o podcast apresentado por Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban.

    Participam do episódio: Fernanda Lopes, secretária da Mulher da Contraf-Cut; Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de São Paulo, Osasco e Região; Juvandia Moreira, presidenta da Contraf- Cut, coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e vice presidenta da Cut; Amanda Gomes Corsino, Secretária de Mulher Trabalhadora da CUT; Bethânia Emerick, diretora executiva do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo; Marina Ganzarolli, presidenta e fundadora do “Me Too Brasil”; Regina Célia Barbosa, cofundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha; Nicolino Eugênio Silva Junior, gerente de Relações Trabalhistas e Sindicais da Febraban; Sandro Cozza Sayão, professor e filósofo; Gabriela Feolla, coordenadora de conteúdo do Instituto “Papo de Homem”; Ellen dos Santos Conta, da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Gabriel Vettorazzo, da OIT.

    • 31 min
    Microcrédito a favor do Empreendedorismo no Brasil

    Microcrédito a favor do Empreendedorismo no Brasil

    Bancos apostam no sucesso do Acredita, uma versão do Desenrola para micro e pequenos empresários negociarem as suas dívidas. O desconto médio será de 40%, mas pode chegar a 90%. “Estamos adaptando todo o nosso processo às necessidades do Acredita, mas a ideia é levar a todos os nossos clientes que se enquadram nas oportunidades do programa”, explica Helton Chagas Mendes, superintendente do CrediAmigo do Banco do Nordeste, um dos primeiros bancos brasileiros a oferecer linhas especiais de microcrédito.

    A maior parte dos recursos para o Acredita virá do Fundo Garantidor de Operações, formado com recursos do Tesouro Nacional. “o FGO vai garantir que a gente amplie a oferta de crédito, com taxas ainda menores”, destaca Fernando da Hora, head do Prospera Santander Microfinanças.

    Mais informações sobre o Acredita e as linhas especiais de microcrédito, na entrevista completa de Mona Dorf, diretora- adjunta de Mídias Sociais da Febraban.

    • 35 min
    Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024 - Volume I

    Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024 - Volume I

    O primeiro volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024 revela que os bancos brasileiros devem investir mais de R$ 47 bilhões em tecnologia só neste ano.

    Os investimentos terão o foco em otimização da experiência do cliente, aumento da segurança e privacidade de ponta nos ambientes online e prevenção a ataques cibernéticos.

    O que vem também com o avanço das tecnologias do setor são as chamadas profissões do futuro, uma vez que parte dos investimentos pode abrir mais de 50 mil oportunidades de emprego.

    Neste episódio do podcast Febraban News, em entrevista à jornalista Mona Dorf, Sergio Biagini, líder da Indústria de Serviços Financeiros e sócio da Deloitte no Brasil; e Rodrigo Mulinari, diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da Febraban e diretor de TI do Banco do Brasil, analisam os dados da pesquisa, e explicam como este volume de investimentos se traduz em melhorias nos serviços para o consumidor.

    #tecnologiabancaria #TI #bancos #febrabantech

    • 42 min
    Dia das Mães: não é preciso gastar muito para ser inesquecível

    Dia das Mães: não é preciso gastar muito para ser inesquecível

    O Dia das Mães está chegando. Você sabe como homenagear sua mãe e não machucar o seu bolso ao mesmo tempo?

    Pensando nisso, vamos dar dicas de experiências afetivas para fazer desta comemoração algo muito especial. Então escute este episódio para dar uma lembrança inesquecível para aquela que cuidou tanto de você.

    • 3 min

Top Podcasts In News

The Daily
The New York Times
Front Burner
CBC
The Tucker Carlson Show
Tucker Carlson Network
Serial
Serial Productions & The New York Times
Global News Podcast
BBC World Service
CANADALAND
CANADALAND

You Might Also Like

Economia
CBN
Os Economistas Podcast
Grupo Primo
G4 Podcasts: Gestão e Alta Performance
G4 Educação
Jota Jota Podcast
Joel Jota
BBC Lê
BBC Brasil
Os Sócios Podcast
Grupo Primo