50 episodes

Podcast não oficial do canal Ideias Radicais do Youtube.
https://www.youtube.com/user/ideiasradicais

Ideias Radicais Ideias Radicais

    • News

Podcast não oficial do canal Ideias Radicais do Youtube.
https://www.youtube.com/user/ideiasradicais

    • video
    Como o mercado está consertando a Educação

    Como o mercado está consertando a Educação

    O problema grave hoje é um descasamento entre o que precisa ser ensinado e o que é de fato ensinado. Não falta educação, nem faltam gastos, o problema é um monte de esforço sendo feito em direções erradas. É culpa do MEC? Também, mas no geral é pela ideia de que a educação não deve responder ao mercado ou a necessidades e sim ao que outras pessoas acham que ela deveria responder.

    Exemplo simples: 15% das empresas no Brasil são lojas de roupas, mercearias, salões de beleza ou lanchonetes. É muito alta a probabilidade de que você trabalhe em uma delas ou tenha uma delas, especialmente para quem tem uma renda mais baixa. O que é ensinado sobre isso? Essencialmente nada. Outros exemplos simples e diretos? Educação financeira ou inteligência emocional.

    Não é falta de tempo ou gasto. De fato, Bryan Caplan no seu "The Case Against Education" demonstra que entre 30% e 80% do ganho salarial com educação não tem nada a ver com a educação. É apenas a sinalização de que o aluno é inteligente e dedicado.

    É aí que o mercado está se inserindo. Se as escolas estatais não vão resolver isso nem é possível fazer isso pela estrutura do MEC, será resolvido pela porta dos fundos. É a onda de cursos modulares, que vem crescendo violentamente.

    O que nos leva a uma ideia interessante: é bem possível que os problemas da educação não sejam resolvidos via o sistema atual, mas sim via ignora-lo completamente e refazer outra coisa em outro formato que seja o que as pessoas realmente querem.

    Quer aprender como melhor gerir uma loja de moda?
    https://go.hotmart.com/A17818999P
    E use o cupom "RADICAL10" para ter 10% de desconto. Vendas a partir do dia 4 de novembro.

    PS: O vídeo não foi feito para essa divulgação, era uma pauta normal e no fazer dele a gente pensou "mas bah guri! Seria bom indicar um exemplo claro disso, não tem aquele curso da Andressa? Mas bah, é aquela ideia do mostre não fale né, mencione lá! E dá pra divulgar também né". Beijos de luz.

    • 19 min
    • video
    Mais "imposto" vindo em energia solar

    Mais "imposto" vindo em energia solar

    A Aneel está se encaminhando para decidir aumentar as tarifas em quem faz autogeração de energia usando painéis solares. A ideia é que todos que usam painéis solares e não estão isolados da rede percam 68% do que produzem e jogam na rede a título de cobrir custos de transmissão.

    Sim, a mesma tarifa, a mais alta legalmente possível, para todos, sem distinção nenhuma, sem estudos técnicos e retroagindo, criando uma transição maluca para quem já está na rede.

    Convenhamos, é imposto em tudo menos nome. É o uso de uma pilha de tecnicalidades para botar a mão no seu bolso e proteger geradoras de energia estabelecidas.

    Lideranças Radicais! Agora em Salvador, Recife e Belo Horizonte.
    Recife: Bit.ly/reciferadical
    Salvador: Bit.ly/salvadorradical
    Belo Horizonte: Bit.ly/belohorizonteradical

    • 13 min
    • video
    Cancelar a autorização da Globo?

    Cancelar a autorização da Globo?

    Nem um, nem outro. O debate é deveria ser completamente diferente: por que um jornal precisa de autorização do estado para funcionar? De onde veio isso?

    Veio da era progressista nos EUA, da vontade de empresas de rádio de limitar a concorrência e da vontade de políticos de ter o controle da comunicação.

    Não veio de uma falha de mercado, não veio pelo caos, veio justamente porque o mercado foi impedido de se desenvolver, e porque caso se desenvolvesse, isso incomodaria poderes estabelecidos.

    Hoover foi o grande pivô dessa regulação, agindo para limitar autorizações e depois contribuindo para a aprovação de leis que estatizaram o espectro eletromagnético.

    Roosevelt foi quem colheu o que Hoover plantou. Usou o sistema de autorizações para ganho político e para reprimir críticas ao seu governo.

    Ou seja, não tem função real. É só um instrumento de controle para que corporativistas e autoritários. Justo por isso, deve ser abolido.

    Sugestões de leitura:
    The Progressive Era - Murray Rothbard
    The New Deal or The Raw Deal - Burton Folsom
    https://oll.libertyfund.org/pages/rothbard-on-herbert-hoover
    https://mises.org/library/spectrum-should-be-private-property-economics-history-and-future-wireless-technology
    https://reason.com/2017/04/05/roosevelts-war-against-the-pre/

    Quer aprender mais sobre empreendedorismo, ter um currículo bonito, estudar na Europa e muito mais?
    https://linktr.ee/linksradicais

    • 20 min
    • video
    _

    _

    Imposto é roubo, mas no Brasil além disso é esculacho. Temos o sistema tributário mais ineficiente em horas e o sétimo pior do mundo no geral.

    E temos uma maluquice para cada item. No caso do vinho, a substituição tributária e o ICMS geram enormes problemas de declaração, e permitem que governos sorrateiramente subam impostos nas nossas cabeças.

    E claro, amanhã 31 de outubro tem chopp sem imposto e vinho sem imposto no Empório Liberdade!
    Rua Castro, 888, Curitiba. Chopp depois das 18h e vinho sem imposto até domingo.
    Vamos lá!
    https://www.instagram.com/emporioliberdadecuritiba/

    Quer aprender mais sobre empreendedorismo, ter um currículo bontito, estudar na Europa e muito mais?
    https://linktr.ee/linksradicais

    • 14 min
    • video
    _

    _

    O Peronismo volta para a Argentina. Vale a pergunta: algum dia foi embora? Provavelmente não.

    Mas fora as especulações, o fato é que com a eleição de Fernandez, poste de Kirchner, a Argentina retoma o rumo do calote e do declínio constante. Pior, pode nos levar junto. As negociações do Mercosul com a União Europeia podem ser totalmente torpedeadas, forçando o Brasil a rever sua posição no bloco.

    Vamos acompanhar.

    E para entender melhor as nhacas que o Macri fez:
    https://ideiasradicais.com.br/o-liberalismo-de-macri-lembra-mais-o-intervencionismo-de-dilma/

    Quer baixar o Brave?
    https://linktr.ee/linksradicais

    • 19 min
    • video
    _

    _

    Libertarianismo é uma linda teoria, e a Escola Austriaca de Economia é muito bela e muito bem fundamentada. Mas isso é falar.

    Falar é importante, é fundamental ter seus argumentos bem colocados e estruturados. Mas o que falar para quem quer ver? Também é preciso mostrar.

    É uma regra do teatro. Falar é chato, não cria uma atmosfera e é muito difícil. Mostrar é mais simples, direto e eficaz.

    Não que isso seja 100% válido para nosso movimento, mas é algo a pensar. O que temos para mostrar, não só em nossas obras mas também em nossa comunidade? O que podemos argumentar com ação?

    Argumentar é importante. Mas argumentos não vão criar uma sociedade libertária. Ações vão. Precisamos de ações de todos os tipos em todos os campos para explicar o libertarianismo por atos e para atrair pessoas para nossas ideias.

    Mãos a obra.

    Registre-se no nosso site!
    https://ideiasradicais.com.br/

    Torne-se um apoiador do Ideias Radicais!
    https://www.padrim.com.br/ideiasradicais

    Quer aprender mais sobre empreendedorismo, ter um currículo bontito, estudar na Europa e muito mais?
    https://linktr.ee/linksradicais

    • 19 min

Top Podcasts In News

Listeners Also Subscribed To