141 episodes

Podcast com comentários políticos e sociais do colunista do Correio do Povo Juremir Machado da Silva. Novos episódios todos os finais de semana.

Papo com Juremir Machado Correio do Povo

    • News Commentary

Podcast com comentários políticos e sociais do colunista do Correio do Povo Juremir Machado da Silva. Novos episódios todos os finais de semana.

    Testes estocados

    Testes estocados

    Leio e releio em vários jornais e me pergunto o que significa isso: "Governo Federal repassa toda a cloroquina disponível, enquanto estoca testes". É certo que em algum momento se teve a esperança de que a cloroquina fosse útil no combate a Covid-19, mas por que a insistência ainda que sem evidências?

    Motivações políticas? Econômicas? Ficam os questionamentos.

    • 4 min
    Ode a Maradona

    Ode a Maradona

    Um gênio do futebol e espírito de uma época, uma época que tinha algo ainda de romântico. Futebol aprendia-se na rua, e que valia mesmo era o lampejo, o drible e a genialidade. O coletivo de certo modo, existia como forma de transfiguração pela individualidade soberana.

    Os chamados "neotáticos" adoram encarar o futebol como uma ciência, dão muito crédito aos treinadores e acabam por deixar de lado o caráter artístico e singular.

    • 5 min
    Razão ou sedução?

    Razão ou sedução?

    Nas eleições atuais vale tudo, sempre valeu, ainda está em voga; golpe abaixo da linha da cintura, puxada de tapete e traição.

    É uma retórica antiga, contra os adversários é adequado dizer que são perigosos e atentam contra a moderação e a racionalidade. O que tem ficado evidente é: se a coisa apertar o nível baixa.

    • 3 min
    Hora do voto

    Hora do voto

    Última semana da campanha eleitoral, em Porto Alegre, no domingo tudo se decide. Os programas e os candidatos são bem diferentes, ainda há tempo de se informar e decidir.

    De um lado uma perspectiva liberal e de outro lado, uma perspectiva no que se refere a possibilidade de administração de uma prefeitura, social democrata.

    • 4 min
    Desqualificar a vítima

    Desqualificar a vítima

    O assassinato de João Alberto continua produzindo reações no Brasil e no mundo. Mas há também tentativas de relativização, tentando desmerecer a vítima e os protestos.

    As imagens são atrozes e claras, independente de a vítima ter passagem pela polícia ou não, nada justifica a violência que foi usada contra ele.

    • 5 min
    Nosso George Floyd

    Nosso George Floyd

    Porto Alegre já tem o seu George Floyd, não é o primeiro, mas este surgiu as vésperas do Dia do Consciência Negra. Um homem negro, de aproximadamente 40 anos, morto por um segurança e por um policial militar - temporário - a serviço do supermercado Carrefour.

    João Alberto Silveira Freitas teria discutido com um caixa do supermercado e depois disso, conduzido até um estacionamento onde foi agredido até a morte.

    • 4 min

Top Podcasts In News Commentary