201 episodes

O Podcast da Revista CartaCapital
Assine e Apoie o jornalismo de Carta, confira as opções em AssineCarta.com.br

Carta Podcast CartaCapital

    • News

O Podcast da Revista CartaCapital
Assine e Apoie o jornalismo de Carta, confira as opções em AssineCarta.com.br

    Mulheres Reagem ao PL Antiaborto e Expõem a Perversão Fundamentalista do Congresso | Fechamento Carta

    Mulheres Reagem ao PL Antiaborto e Expõem a Perversão Fundamentalista do Congresso | Fechamento Carta

    Neste episódio, Fabíola Mendonça e Rodrigo Martins entrevistam Olímpio Moraes, diretor do Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), serviço de referência no atendimento ao aborto legal, e professor da Universidade de Pernambuco (UPE). Em artigo publicado na última edição de CartaCapital, o médico obstetra sustenta que uma vítima de violência sexual não pode ser obrigada a manter a gestação por ter acesso ao serviço de aborto legal tardiamente, como propõe o PL 1904/2024, a equiparar o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio, com pena que de 6 a 20 anos de reclusão. Mesmo nos casos permitidos por lei: gravidez decorrente de abuso, risco à vida da mãe e malformação fetal que inviabiliza a sobrevivência fora do ventre materno.

    “A dificuldade em reconhecer os sinais da gravidez entre as crianças e adolescentes, o desconhecimento sobre as previsões legais do aborto, a tardia descoberta de diagnósticos de malformações, geralmente após a primeira metade da gestação, e as barreiras geográficas – apenas 3,6% dos municípios contam com pelo menos um serviço de aborto legal – constituem as principais razões para a procura pelo aborto após a 22ª semana de gravidez”, afirma Moraes. Ele também critica a postura negacionista do Conselho Federal de Medicina, que baixou uma norma proibindo os médicos de realizarem a indução de assistolia fetal, procedimento seguro e indolor para o feto, recomendado pela Organização Mundial da Saúde para abortos em estágios mais avançados da gestação.

    A mobilização das mulheres contra o "PL Antiaborto", como a iniciativa ficou conhecida, forçou um recuo da bancada fundamentalista no Congresso pela primeira vez desde a ascensão da extrema direita no País. Antes pautado em regime de urgência na Câmara dos Deputados, o projeto agora passará por uma comissão especial no segundo semestre antes de ser levado à apreciação do plenário. No Senado, terá um percurso ainda maior, sem queimar etapas em comissão alguma, antecipa o presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Pacheco. E o Supremo Tribunal Federal já derrubou, por meio de decisão liminar do ministro Alexandre de Moraes, o obscurantista veto do CFM à indução da assistolia fetal.

    O Fechamento será transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h desta quinta-feira 20. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.


    ---

    Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/cartacapital/message

    • 1 hr 8 min
    Com Ministro Indiciado Pela Pf, Lula Enfrenta Campo Minado No Congresso | Fechamento Carta

    Com Ministro Indiciado Pela Pf, Lula Enfrenta Campo Minado No Congresso | Fechamento Carta

    Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam as dificuldades de Lula na relação com o Congresso. Em campanha para emplacar o sucessor na Câmara, Arthur Lira reedita a aliança com o bolsonarismo. O deputado José Guimarães, líder do governo na Casa, queixa-se da infidelidade dos partidos da base. O presidente enfrenta ainda o desgaste de ter um ministro indiciado pela Polícia Federal.

    O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Em São Paulo, o PT busca alianças amplas para reconquistar o “cinturão vermelho” na região metropolitana. Pesquisa da Fundação Friedrich Ebert revela quem os bolsonaristas preferem para suceder o "Mito" em 2026. Mesmo com o avanço da extrema-direita, o “Centrão” conserva a maioria das cadeiras no Parlamento Europeu.

    O Fechamento é transmitido ao vivo, no canal de CartaCapital no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.




    ---

    Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/cartacapital/message

    • 1 hr 3 min
    Universidades Federais: A Greve Continua | Fechamento Carta

    Universidades Federais: A Greve Continua | Fechamento Carta

    A greve dos servidores da educação federal já passou dos 50 dias. Professores e outros trabalhadores do setor reivindicam, em especial, a recomposição dos salários em 4,5% ainda este ano. O governo federal, por sua vez, promete reajuste salarial zero este ano, mas com aumentos de 13,3% a 31% até 2026, começando em 2025. Na próxima semana, o presidente Lula deve receber reitores das universidades e institutos federais no Palácio do Planalto para tratar da paralisação e das dificuldades orçamentárias das instituições. Para debater o tema, a equipe de CartaCapital recebe Jennifer Webb, tesoureira do Andes-SN, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

    Veja também: o "mercado" aumenta a pressão sobre a futura troca na chefia do Banco Central. O atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto, termina seu mandato no dia 31 de dezembro. A "PEC das Praias", projeto que prevê a privatização de trechos do litoral, ganha as redes sociais - e vira até motivo de discussão entre Neymar e Luana Piovani. E o tumulto na sessão do Conselho de Ética da Câmara, após o deputado André Janones escapar da cassação.


    ---

    Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/cartacapital/message

    • 55 min
    Lula Retira Embaixador De Israel E Governo Acumula Derrotas No Congresso | Fechamento Carta

    Lula Retira Embaixador De Israel E Governo Acumula Derrotas No Congresso | Fechamento Carta

    Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins entrevistam Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais da PUC de São Paulo, sobre a decisão do presidente Lula de retirar de forma definitiva o embaixador brasileiro em Tel Aviv. O episódio ocorre dias após Israel bombardear um acampamento de refugiados em Rafah, deixando ao menos 45 civis mortos – a maioria crianças, mulheres e idosos. Classificado pelo premiê Benjamin Netanyahu como um “trágico acidente”, o ataque gerou indignação e foi condenado líderes mundiais.

    O programa também comenta a sucessão de revesses do governo Lula no Congresso e apresenta os principais destaques da edição semanal de CartaCapital, já disponível para os assinantes nas plataformas digitais. Cabide de empregos para oficiais da reserva, as escolas cívico-militares não são a solução para os desafios do ensino. Como em outros países, o Brasil avança nas medidas de proteção às empresas nacionais. E mais: estudantes se mobilizam pela renovação de programa de pós-doutorado para pesquisadores negros da USP, ameaçado de interrupção em meio aos cortes na ciência promovidos pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

    O #Fechamento será transmito ao vivo, excepcionalmente, às 17h desta quarta-feira 29. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise do programa no horário habitual, às 22h30 da quinta-feira. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.




    ---

    Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/cartacapital/message

    • 1 hr 6 min
    A Reconstrução Do Rio Grande Do Sul | Fechamento

    A Reconstrução Do Rio Grande Do Sul | Fechamento

    No programa desta semana, Sergio Lirio, Mauricio Thuswohl e Fabiola Mendonça recebem o ambientalista Francisco Milanez, diretor científico e técnico da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), para uma entrevista sobre as causas e as consequências das enchentes no Rio Grande do Sul - e também os esforços para a reconstrução do estado. Segundo a Defesa Civil, já são 162 vítimas da tragédia, além de 75 desaparecidos e 806 feridos. No total, 467 municípios foram afetados, sendo que 68.345 pessoas tiveram suas casas destruídas pelas chuvas e outras 581.633 tiveram de deixar suas residências, de forma definitiva ou temporária.

    Veja também: por 7 votos a 0, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) salva o ex-juiz Sergio Moro e rejeita cassação por abuso na eleição de 2022. Já no Rio de Janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) retoma o julgamento que pode levar à cassação do governador Cláudio Castro, do PL.

    Ainda nesta edição: o tumulto causado pela Polícia Militar de Tarcísio de Freitas na Alesp, durante a aprovação do projeto de escolas cívico-militares em São Paulo. Promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI) pede a prisão do premier israelense Benjamin Netanyahu, enquanto mais países europeus anunciam o reconhecimento diplomático da Palestina. E as novidades do caso Julian Assange.

    O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube e no Twitter de CartaCapital, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise do programa às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.




    ---

    Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/cartacapital/message

    • 58 min
    Troca No Comando Da Petrobras E O Desastre Climático No Rio Grande Do Sul | Fechamento Carta

    Troca No Comando Da Petrobras E O Desastre Climático No Rio Grande Do Sul | Fechamento Carta

    Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins conversam com o ambientalista Mário Mantovani, diretor da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma). Geógrafo de formação e especialista em recursos hídricos, ele atuou por mais de 30 anos na SOS Mata Atlântica e foi presidente da Fundação Florestal de São Paulo. Na entrevista, Mantovani analisa as causas da tragédia no Rio Grande do Sul e comenta a ofensiva da bancada ruralista contra a legislação de proteção ambiental. Recentemente, o Observatório do Clima divulgou o “Novo Pacote da Destruição” pautado no Congresso este ano, com 25 Projetos de Lei e 3 Propostas de Emenda à Constituição que, uma vez aprovados, “causarão danos irreversíveis aos ecossistemas brasileiros, aos povos tradicionais, ao clima global e à segurança de cada cidadão”.

    Na sequência, os jornalistas comentam a troca no comando na Petrobras. O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Integrantes do governo cogitam desvincular o piso dos benefícios previdenciários do valor do salário-mínimo, um perigo para os aposentados. Em São Paulo, o governador Tarcísio Freitas apresenta uma proposta orçamentária com brecha para sequestrar até 30% da verba da Fapesp, a principal agência de fomento à pesquisa no estado. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h desta quinta-feira 16. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise do programa às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.




    ---

    Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/cartacapital/message

    • 1 hr 1 min

Top Podcasts In News

Global News Podcast
BBC World Service
Journal Afrique
RFI
Journal de l'Afrique
FRANCE 24
Les actus du jour - Hugo Décrypte
Hugo Décrypte
LEGEND
Guillaume Pley
ACTUALITE.CD-Le Podcast
ACTUALITE.CD-Le Podcast

You Might Also Like

Foro de Teresina
piauí
Análise da Notícia
UOL
O É da Coisa
BandNews FM
Durma com essa
Nexo Jornal
Medo e Delírio em Brasília
Central 3 Podcasts
Boletim Folha
Folha de S.Paulo