1 000 épisodes

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Publicado no fim da tarde

15 Minutos - Gazeta do Povo Gazeta do Povo

    • Actualités

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Publicado no fim da tarde

    Maconha: Congresso reage ao STF

    Maconha: Congresso reage ao STF

    *) Mais um capítulo (que já era esperado) da tensão envolvendo Legislativo e Judiciário foi confirmado nesta semana. 

    Desta vez, o tema é o da descriminalização das drogas. O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria a favor da descriminalização da posse de maconha para consumo pessoal. 
    O Congresso reagiu. Nas palavras e ações dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira. 

    A partir de agora, novos capítulos dessa história devem se desenrolar. E eles têm potencial para aumentar a crise entre os poderes. No fim das contas, tudo pode, novamente, acabar sendo judicializado. 

    Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a decisão do STF sobre a maconha e a reação do Congresso Nacional. O convidado é o Sílvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo, que está acompanhando o tema. 

    • 19 min
    Semana vazia em Brasília

    Semana vazia em Brasília

    *) No último episódio aqui do 15 Minutos, nós falamos sobre o “Gilmarpalooza”, aquele evento organizado pelo instituto fundado pelo ministro do STF, Gilmar Mendes, e que vai reunir boa parte do mundo político de Brasília.

    Acontece que o destino dos políticos não será somente Portugal. Outra grande parte do Congresso Nacional vai aproveitar um momento que é importante para as suas bases eleitorais: as festas juninas. 

    Ou seja: a somatória dos dois eventos vai deixar mais do que nunca esvaziada a capital federal. E o que acontece com pautas importantes, como, por exemplo, a regulamentação da reforma tributária? E tantas outras?

    Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o esvaziamento de Brasília nesta semana, às vésperas do recesso do meio do ano. A convidada para falar do assunto é a Tatiana Azevedo, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília. Ela assina reportagem sobre o assunto. 

    • 15 min
    A festa do “Gilmarpalooza”

    A festa do “Gilmarpalooza”

    *) Boa parte do mundo político de Brasília vai a Lisboa nos próximos dias. 

    Eles irão participar de um evento oficialmente chamado de 12º Fórum Jurídico de Lisboa, mas que já foi popularmente apelidado de "Gilmarpalooza", em uma junção das referências ao ministro do STF, Gilmar Mendes, responsável pela fundação do instituto que organiza o Fórum, e o conhecido festival Lollapalooza, que reúne grandes nomes da música. 

    O público esperado não é, claro, o do festival musical. Mesmo assim, cerca de 2 mil pessoas são esperadas. 

    O fato é que não é a quantidade de pessoas que chama a atenção. Mas, sim, quem são esses participantes. Estarão lá a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), vários do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de políticos importantes, como os presidentes da Câmara e do Senado. 

    O evento reflete a crescente tendência da cúpula do Judiciário brasileiro de busca por protagonismo e status na esfera pública.

    É sobre o “Gilmarpalooza” que fala este episódio do podcast 15 Minutos. O convidado para falar do assunto é o Leonardo Desideri, da equipe de Vida e Cidadania da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o tema. 

    • 16 min
    Lula e as frases polêmicas

    Lula e as frases polêmicas

    *) A semana que passou ficou marcada por uma coleção de frases polêmicas proferidas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

    Segundo analistas ouvidos pela reportagem da Gazeta do Povo, além de terem desagradado a direita e até mesmo a própria esquerda, em alguns momentos, as declarações mostram uma certa dificuldade na construção de Lula como um personagem "paz e amor" e progressista que, muitas vezes, o marketing tenta construir.

    Neste episódio do podcast 15 Minutos nós vamos relembrar essa sequencia de frases proferidas por Lula ao longo dos últimos dias e o que elas podem representar em termos da comunicação do governo.

    O convidado para falar do assunto é o Vinicius Sales, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília. Ele assina reportagem sobre o assunto.

    • 18 min
    Lula x Campos Neto, parte 2?

    Lula x Campos Neto, parte 2?

    *) Vem aí uma possível nova frente de batalha entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. 

    Para além da questão dos juros, dessa vez o tema é uma PEC que está no Senado Federal. Ela amplia a autonomia do Banco Central. 

    O tema da autonomia, inclusive, é outro alvo constante de petistas e governistas. 

    Em meio a tudo isso, o Copom decidiu aquilo que o mercado já esperava: manter a taxa básica de juros em 10,5% ao ano, contrariando mais uma vez Lula e o PT. E a decisão foi por unanimidade. 

    Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a decisão do Copom e a nova frente de batalha entre Lula e Campos Neto. Os convidados são Fernando Jasper, editor de Economia, e Silvio Ribas, editor da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília. 

    • 17 min
    AGU de Lula e o TSE

    AGU de Lula e o TSE

    *) A Advocacia-Geral da União, a AGU, é um órgão do Governo Federal. O chefe da Advocacia, aliás, tem status de ministro. 

    Nos últimos dias, a AGU do governo Lula deu sinais de que quer, digamos, “participar” das eleições municipais. Ela pretende ganhar poderes para acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para contestar o que ela considerar notícias falsas ou desinformação sobre programas do governo federal nas eleições. 

    Se essa medida entrar em prática, em teoria, o governo poderia levar ao TSE pedidos de censura contra o que considerar "desinformação" em eventuais críticas de candidatos locais a programas federais na campanha eleitoral.

    Recentemente a Gazeta do Povo publicou reportagem sobre o assunto, assinada pela Roberta Ribeiro. Ela é a convidada deste episódio do podcast 15 Minutos

    • 14 min

Classement des podcasts dans Actualités

Journal Afrique
RFI
Journal Monde
RFI
Global News Podcast
BBC World Service
The Daily
The New York Times
The World in Brief from The Economist
The Economist
Géopolitique
France Inter

D’autres se sont aussi abonnés à…

Editorial - Gazeta do Povo
Gazeta do Povo
Brasil Paralelo | Podcast
Brasil Paralelo
Alexandre Garcia - Vozes - Gazeta do Povo
Gazeta do Povo
Estadão Analisa com Carlos Andreazza
Estadão
Pânico
Jovem Pan
Durma com essa
Nexo Jornal