8 épisodes

O podcast Fanon Blues, dedicado a reflexões sobre a questão racial, é uma produção da AZ2 Comunicação Antirracista com redação e locução do intelectual afrobrasileiro Anelito de Oliveira, pós-Doutor pela Unicamp, Doutor pela USP e Mestre pela UFMG, jornalista, professor e escritor, redator, editor e apresentador do Diário Negro no YouTube.

Fanon Blues Anelito de Oliveira

    • Sciences

O podcast Fanon Blues, dedicado a reflexões sobre a questão racial, é uma produção da AZ2 Comunicação Antirracista com redação e locução do intelectual afrobrasileiro Anelito de Oliveira, pós-Doutor pela Unicamp, Doutor pela USP e Mestre pela UFMG, jornalista, professor e escritor, redator, editor e apresentador do Diário Negro no YouTube.

    O acontecimento Cruz e Souza

    O acontecimento Cruz e Souza

    Primeiro episódio do Podcast Fanon Blues do ano de 2021 aborda Cruz e Souza (1861/1898), o maior poeta negro da língua portuguesa, cujos 160 anos de nascimento completar-se-ão em novembro próximo. O episódio tece considerações sobre a obra e a vida de CS, apresenta leitura do soneto "Clamando..." e convida ao conhecimento da obra ainda pouco estudada do catarinense, que foi publicada antes de 1893 em livros e jornais em Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, ou no início de sua vivência no Rio de Janeiro na década de 1890. O pensamento de filósofos alemães e franceses é mobilizado para provocar uma compreensão outra sobre CS, para além das simplificações praticadas pela história literária.

    • 31 min
    A arte afroperformativa de Jorge dos Anjos

    A arte afroperformativa de Jorge dos Anjos

    O sétimo episódio do podcast Fanon Blues aborda Jorge dos Anjos, escultor, pintor, desenhista e gravador mineiro, um dos mais importantes artistas afrobrasileiros em atividade, nascido em Ouro Preto em 1957 e radicado há muitos anos em Belo Horizonte. O episódio é baseado em depoimento do artista ao livro "Jorge dos Anjos" (2002), volume publicado pela C/Arte em sua série Circuito Atelier, e entrevista ao Suplemento Literário de MG (1999). O conceito de narrativa "performativa" da nação, formulado por Homi Bhabha, é convocado para caracterizar o gesto do grande artista.

    • 32 min
    A geografia cidadã de Milton Santos

    A geografia cidadã de Milton Santos

    O sexto episódio do podcast Fanon Blues aborda o Geógrafo afrobrasileiro Milton Santos, responsável por uma das obras mais potentes da contemporaneidade, fundamental para a compreensão de questões dilaceradoras, como a globalização em países subdesenvolvidos. O episódio começa com leitura de trecho do ensaio "Ser Negro no Brasil hoje", passa por comentários sobre a biografia do Geógrafo, avança com a leitura de trecho do ensaio "Os deficientes cívicos", detém-se em comentário sobre a Obra de Santos e se fecha com leitura e comentário do ensaio "Elogio da lentidão", um dos trabalhos exemplares do grande intelectual nascido em Brotas de Macaúbas, interior da Bahia, em 1926 e morto em São Paulo em 2001.

    • 35 min
    A ficção desmascaradora de Marilene Felinto

    A ficção desmascaradora de Marilene Felinto

    O quinto episódio do podcast Fanon Blues aborda a produção ficcional de Marilene Felinto, escritora, jornalista e tradutora pernambucana nascida em 1957 e radicada em São Paulo desde 1970, dona de um estilo desmascarador, contra-ideológico, que perturba a cultura letrada brasileira e só se explica a contento à luz de questões de gênero, classe e raça. O episódio começa com a leitura de trecho do romance "As mulheres de Tijucopapo", romance de estreia de estreia da autora, e passa por apresentação de comentários sobre a obra de Felinto, avançando com leituras de trechos de seus livros e reflexões sobre seu lugar na dinâmica literária contemporânea.

    • 1h 38 min
    A Oristória negra de Beatriz Nascimento

    A Oristória negra de Beatriz Nascimento

    O quarto episódio do podcast Fanon Blues aborda Beatriz Nascimento, uma das maiores e mais autênticas intelectuais contemporâneas, responsável pela interlocução mais audaciosa com a episteme racista que domina a historiografia - e a sociedade, por conseguinte - em países como o Brasil, perceptível especialmente na esfera acadêmica. Mulher negra, nascida em Aracaju, estado nordestino de Sergipe, em 12 de julho de 1942, Beatriz, historiadora e ativista do Movimento Social Negro, foi brutalmente assassinada em 28 de janeiro de 1995 na cidade do Rio de Janeiro.

    • 36 min
    A afrossubjetividade de Djavan

    A afrossubjetividade de Djavan

    O terceiro episódio do podcast Fanon Blues aborda Djavan, cantor, compositor, violonista e produtor musical afrobrasileiro, cuja obra se caracteriza pela ousadia de transgredir preceitos capitalistas restritivos da indústria cultural em nome da inscrição de uma afrossubjetividade. O episódio começa com a leitura da letra da canção "Esquinas" de Djavan, prossegue com comentários sobre características gerais do artista e da obra, informação sobre aspectos biográficos, estéticos e pensantes relativos a Djavan e sua obra, comentário sobre a canção "Álibe", leitura e problematização da canção "Faltando um pedaço" e, finalizando, considerações sobre a afrossubjetividade da obra de Djavan como resistência à anulação da identidade coletiva, negra, imposta pela indústria cultural. Errata: onde se diz que o envolvimento com a música desviou Djavan da carreira musical, entenda-se desviou Djavan de uma carreira possível no futebol.

    • 33 min

Classement des podcasts dans Sciences

ZEIT WISSEN. Woher weißt Du das?
ZEIT ONLINE
Petite et grande histoire des épidémies
RFI
Speaking of Psychology
American Psychological Association
The We Society
AcSS
Choses à Savoir SCIENCES
Choses à Savoir
Quarks Daily
Quarks