86 episodes

Conversas que inspiram, aqui na BANTUMEN.

As melhores entrevistas realizadas pela equipa da BANTUMEN disponíveis em audio

Entrevistas BANTUMEN BANTUMEN

    • Music

Conversas que inspiram, aqui na BANTUMEN.

As melhores entrevistas realizadas pela equipa da BANTUMEN disponíveis em audio

    Miss Tati e Love Pump, os ritmos angolanos vivem na Noruega

    Miss Tati e Love Pump, os ritmos angolanos vivem na Noruega

    Nascida em Portugal, filha de pais angolanos, Tatiana Palanca, também conhecida como Miss Tati, é uma artista com uma trajetória musical que abrange géneros desde o kuduro ao soulful.

    Tendo lançado seu segundo álbum, Angola Yangue, pela editora HOT! Music, na última sexta-feira, dia 24, com o single promocional "Kuikitukile", já disponibilizado no dia 10 de maio, nesta entrevista, que também conta com a participação da sua vocalista e irmã Liliana Palanca (Love Pump), Miss Tati convida-nos a conhecer o processo artístico por trás da obra.

    Angola Yangue, que significa minha Angola em umbundu, é uma obra que reflete uma jornada musical inspirada nos sons angolanos das décadas de 1970 e 1980 e explora a herança familiar da artista, que foi impactada pela presença da música angolana durante a sua infância. Nesta entrevista, Miss Tati e Love Pump, que atualmente residem na Noruega, refletem sobre como Angola Yangue não é apenas um álbum para os ouvidos, como é também uma celebração da sua diversidade cultural.



    Participantes: 



    Lea Komba [ every_thingpolitical
    Tatiana Palanca [⁠⁠@misstatitati]
    Liliana Palanca [⁠⁠⁠⁠@love_pump]

    SOBRE NÓS:


    BANTUMEN é uma plataforma de comunicação digital, com foco na cultura negra da lusofonia.

    • 12 min
    Esmael Gabriel | África do Jeito que Nunca Viu

    Esmael Gabriel | África do Jeito que Nunca Viu

    O influenciador digital Esmael Nzuzi dos Santos Gabriel, aos 30 anos, traça um caminho único de sucesso na divulgação da cultura africana através das redes sociais. Nascido em Angola e radicado no Brasil há uma década, Esmael é uma figura multifacetada: palestrante, criador de conteúdos digitais, ator e, acima de tudo, um apaixonado pelas suas raízes.

    Originário do Bairro Rocha Pinto (Bairro Huambo) no município da Maianga, em Luanda, Esmael encontrou em terras brasileiras a oportunidade de expressar a sua paixão (e saudade) por África de uma forma inovadora. A morar na cidade de Criciúma, Santa Catarina, Esmael estabeleceu-se como um embaixador cultural, fundando o canal de YouTube "África do Jeito que Nunca Viu".

    • 35 min
    “TrapCulture”, um caldo cultural da Another LvL Squad

    “TrapCulture”, um caldo cultural da Another LvL Squad

    Já se passaram cinco meses desde que a LVL Squad lançou o seu primeiro LP, TrapCulture, com a participação de vários nomes da label e convidados. A BANTUMEN sentou-se com e Seaan Tiller e Still G, para perceber como têm corrido estes meses de promoção do álbum e o que estão a planear para um futuro próximo.

    O título do álbum é óbvio em relação à sonoridade que o projeto apresenta e junta várias vozes jovens da nova geração do rap com sangue angolano que têm “dado o litro” pelo game. Segundo Seaan Tiller, o big boss da label, o LP começou a ser trabalhado numa altura em que o grupo ainda não estava preparado para apresentar um trabalho coeso e de qualidade. “Desde o início que tínhamos o projeto em mente, mas preferimos lançar primeiro os artistas, sendo que alguns já faziam música antes da label existir. As pessoas não tinham essa noção e então tínhamos essa intenção, inclusive, incluir projetos a solo também”, explicou.

    Com um total de 13 faixas e mais de 20 nomes a assinar o projeto, Seaan indica que a gestão nem sempre foi fácil. “Não foi um processo muito fácil porque são várias vozes que estão em Portugal, Reino Unido e Angola. Por outro lado, foi um trabalho fácil porque todos estávamos focados”.

    Já Still G, o artista mais experiente da label, contou que gravar as suas duas músicas, “Horus” e “Jungle Roots”, não foi estressante porque vive na mesma cidade que Seaan Tiller no Reino Unido. “Gravei no meu estúdio e no estúdio do Young Max. Foi expontâneo e fácil”, disse Still.

    • 20 min
    Histórias difíceis, legados difíceis

    Histórias difíceis, legados difíceis

    Raquel R. Machaqueiro é antropóloga, autora e uma das líderes do Slave Wrecks, uma rede internacional de investigadores e instituições do Museu da História Afro-Americana, que utiliza a arqueologia marítima, a pesquisa histórica e o estudo de navios negreiros para aprofundar e desmistificar as ramificações do comércio transatlântico de pessoas africanas escravizadas. O projeto deu aso também a uma formação - Histórias Difíceis e Legados Difíceis -, a acontecer em julho, na Fundação Calouste Gulbenkian, para professores, mediadores de museus e outros profissionais da área educativa na abordagem desse período obscuro da História portuguesa, em específico, e europeia, em geral.

    Nesta entrevista conduzida por Lea Komba, Raquel Machaqueiro falou sobre a necessidade de se reestruturar o modo como a história da exploração do continente africano é ensinada no sistema educacional português e sobre como a sociedade portuguesa é ainda afetada por preconceitos enraizados na memória coletiva.

    • 37 min
    Throes + The Shine e a evolução do Kuduro em modo “Drena”

    Throes + The Shine e a evolução do Kuduro em modo “Drena”

    Estivemos à conversa com o trio Throes + The Shine, formado pelo angolano Mob Dedaldino e pelos portugueses Igor Domingues e Marco Castro, uma banda em atividade desde 2011.

    Esta banda luso-angolana, sediada no Porto, Portugal, desde a sua formação tem oferecido uma mistura vibrante de música de dança com influências globais, como provam os diferentes discos que lançaram que contam com novas perspetivas sobre a fusão cultural de influências africanas, latinas e ocidentais. Com mais de uma década de experiência, os Throes + The Shine realizaram centenas de espetáculos e colaboraram com diversos artistas. A banda é conhecida pela sua energia contagiante que caracteriza as suas atuações ao vivo, que misturam kuduro com rock e outros estilos para criar um som único.

    • 30 min
    Leopoldina Fekayamale e a literatura produzida em África e para África

    Leopoldina Fekayamale e a literatura produzida em África e para África

    Em termos de currículo, falar de Leopoldina Fekayamale, é enumerar um sem número de coisas. A angolana, do Namibe, é professora e co-fundadora da biblioteca comunitária Mbanje do Livro, membro do coletivo Ondjango Feminista, faz parte do Conselho Consultivo do Centro de Arte Moderna Gulbenkian, em Lisboa, e frequenta atualmente o mestrado em Mitos Contemporâneos: Literaturas, Artes e Culturas na Universidade Nova de Lisboa.



    Participantes: 

    Lea Komba [⁠⁠⁠@every_thingpolitical]
    Leopoldina Fekayamale [@⁠leofekayamale]



    SOBRE NÓS:
    BANTUMEN é uma plataforma de comunicação digital, com foco na cultura negra da lusofonia.

    • 32 min

Top Podcasts In Music

Moh D 's Mixes
MOH D
Músicas
Victor Rox
YNW MELLY
Ben Rigg
Best Show Ever with Cam Herdt
Osiris Media
2Pac - Life So Hard (DJ LeKido Remix)
DJLeKido
Mash-Ups Rap FR
Eli92iXV2