23 Folgen

Bem vindos ao podcast "Histórias para comer a sopa" um podcast de histórias infantis em português e ocasionalmente em inglês.

Histórias para comer a sopa Tiago Barreiros

    • Kinder und Familie

Bem vindos ao podcast "Histórias para comer a sopa" um podcast de histórias infantis em português e ocasionalmente em inglês.

    #22 Selma

    #22 Selma

    Selma, de Jutta Bauer e lida por Tiago Barreiros.



    A ovelha mais feliz do mundo. Este pequeno livro verde cabe no bolso. Pode acompanhá-lo para qualquer lugar e surpreender quem consigo se cruze... Apesar de pequeno, trata de um tema intenso: «O que é a felicidade?». Selma aprecia a vida na sua essência e, por isso, vê beleza naquilo que é comum. E nem se tivesse mais tempo ou se ganhasse na euromilhões alteraria os seus hábitos. Ela comeria um pouco mais, conversaria mais com as crianças, dormiria mais e continuaria a praticar desporto. As ilustrações de Jutta Bauer são de uma beleza singela, retratando uma Selma rechonchuda, simpática e muito carismática, capaz de fazer sorrir até os menos bem-humorados. O livro está traduzido em mais de dez idiomas e ultrapassou a barreira dos quatrocentos mil exemplares vendidos em todo o mundo, provando assim que a mensagem de Selma é universal. Selma dá o seu recado aos pequenos e aos adultos, mostrando que, se o tempo é curto, o melhor a fazer é desfrutá-lo integralmente.

    • 4 Min.
    #21 - O que Fazer com uma Ideia?

    #21 - O que Fazer com uma Ideia?

    O que Fazer com uma Ideia?de Kobi Yamada; Ilustração: Mae Besom; Lida por Tiago Barreiros

    No que se transformam as ideias?Coisas grandes, coisas corajosas, coisas inteligentes, coisas tontas.Coisas como histórias, desenhos, jornais, invenções, comunidades, produtos e curas.Esta é a história de uma ideia e um menino que decide mostrá-la ao mundo.

    • 5 Min.
    #20 - Cocuruto

    #20 - Cocuruto

    Cocuruto de Clara Cunha; Ilustração: Vitor Hugo Matos e lido por Tiago Barreiros

    Quem é o Cocuruto?-Ser mágico e raro-Tem um coração gentil e amável-Tem poderes incalculáveis-Só as crianças os veem-Cada criança tem o seu-Não é único; há cocurutos com diferentes poderes e cores-Não falam, mas comunicam com: os olhos, mãos e a menteSabias que há Cocurutos por aí? É verdade, eles existem! Às vezes não damos por eles porque andamos distraídos. E os adultos não os veem mesmo! Cada criança tem o seu e cada Cocuruto tem poderes mágicos que podem ajudar a transformar o mundo à nossa volta.Já encontraste o teu?

    • 7 Min.
    #19 - Papá das pernas Longas

    #19 - Papá das pernas Longas

    Uma manhã, o carro do pai teve problemas para começar a andar. O pai leva o Mateus ao infantário, mas este fica preocupado a pensar que o carro pode não funcionar à hora de o ir buscar.O pai começa então a derrubar os medos de Mateus apresentando uma série de sugestões cada vez mais criativas para modos alternativos de transporte - de um trator a um dragão, um urso polar a um barco a remos. Mas, se tudo mais falhar, ele virá a pé. . . porque para ir buscar o Mateus, as pernas do pai nunca estarão muito cansadas.E uma vez em casa, haverá uma festa com convidados muito especiais, que será animada e brilhante.Livro alegre, com ilustrações coloridas, frescas e engraçadas de uma ilustradora francesa excecionalmente talentosa e cheia de charme retro.

    • 4 Min.
    #18 - A Avó Adormecida

    #18 - A Avó Adormecida

    A minha avó dorme.A minha avó dorme o dia todo.A minha avó dorme o dia todo, desde há um mês…"A avó adormecida" apresenta com sensibilidade, ternura e proximidade, a estreita relação entre um menino e a sua avó, que fica doente. O tom poético do texto é complementado pelas ilustrações simples à base de cores suaves feitas com lápis, aguarela e pastel. De destacar ainda é a subtileza com que Roberto Parmeggiane - evocando a sua própria memória sentimental - narra o processo da doença, desde o momento em que os protagonistas partilhavam tempo, leituras e afeto, quando a enfermidade ainda não se tinha manifestado, passando pelos primeiros sintomas e pela letargia do sono irreversível que o neto compensa com a sua companhia; até um desenlace em formato de conto... João Vaz de Carvalho recorre a belas metáforas visuais para representar o fluir do tempo, a perda, a ausência e recordação.Esta narrativa atemporal transcorre num ambiente familiar, longe do ambiente frio e impessoal de hospitais e lares. Transmite emoção, serenidade e amor. É uma sincera homenagem a uma figura fundamental na infância de qualquer ser humano: as avós e os avôs.

    • 4 Min.
    #17 - A Minha Professora é um Monstro!

    #17 - A Minha Professora é um Monstro!

    O Fred tem um grande problema na escola. Esse problema chama-se Dona Lurdes. A Dona Lurdes fala alto, grita e não deixa ir para o recreio quem atira aviões de papel dentro da sala de aula. A Dona Lurdes é um MONSTRO! Mas um dia, o Fred encontra a Dona Lurdes sentada num banquinho do seu jardim preferido e algo muda. Afinal, nem sempre os monstros são o que parecem...Um livro sobre as várias formas que os professores podem ter aos olhos dos alunos. Monstruosamente divertido!

    • 5 Min.

Top‑Podcasts in Kinder und Familie

CheckPod - Der Podcast mit Checker Tobi
Bayerischer Rundfunk
Anna und die wilden Tiere
Bayerischer Rundfunk
Lachlabor - Lustiges Wissen für Kinder zum Miträtseln
Bayerischer Rundfunk
Figarinos Fahrradladen - Der MDR Tweens Hörspiel-Podcast für Kinder
Mitteldeutscher Rundfunk
Die Maus zum Hören
Westdeutscher Rundfunk
WAS IST WAS - Der Podcast
HEAROOZ