4 Folgen

Durante o confinamento, a Vovó Anete conta para os netos vários momentos marcantes da vida dela. Como se apaixonou? Quem era o pai dela? Como construíram a casa onde ele mora hoje?
Hoje os netos tem entre 18 e 1 anos, vivem em cidade diferentes, falam línguas diferentes. Mas todos os 9 primos tem em comum a Vovó Anete, então a história dela é a historia deles também.

Produção, entrevista e edição : Marie Naudascher
Arquivos: Luciano Onça
Trilha sonora: Francisco Onça

Queridos netos Marie Naudascher

    • Geschichten für Kids

Durante o confinamento, a Vovó Anete conta para os netos vários momentos marcantes da vida dela. Como se apaixonou? Quem era o pai dela? Como construíram a casa onde ele mora hoje?
Hoje os netos tem entre 18 e 1 anos, vivem em cidade diferentes, falam línguas diferentes. Mas todos os 9 primos tem em comum a Vovó Anete, então a história dela é a historia deles também.

Produção, entrevista e edição : Marie Naudascher
Arquivos: Luciano Onça
Trilha sonora: Francisco Onça

    EP4-A casa da Vovó

    EP4-A casa da Vovó

    Já se perguntaram porque vocês se sentem bem, a vontade, acolhidos na casa da Vovó? 

    E porque a casa é grande, tem um jardim e sempre uma boa comida na mesa ou é simplesmente porque quando a Vovó abre a porta, os braços, ela deixaria qualquer lugar aconchegante?

    Na porta, até hoje, tem um recadinho de bem-vinda para a Cecilia, que veio estudar em São Paulo. Tem fotos de todos os primos, desenhos da Elys e da Zaza em vários cadernos, lembranças de aniversario da Mada na geladeira, roupinhas do Léon et do thomas escondidas numa estante para quando precisar, jogos de tabuleiro que o Raul gosta, enfim…. a casa que foi projetada para os filhos no final dos anos 70, hoje virou a casa onde os primos gostam de se encontrar.

    Por isso, hoje vamos mergulhar na historia da casa da Vovo, e falar de sonhos, de demolição, de tijolos, de obras, de dinheiro, de refugio, do bairro de Santana, de hyperinflação, de claraboia, de jardim sonhado e de jardim real, de festa de natal, de tombola,

    Não sei se vocês perceberam, mas a Vovó se emociona bastante quando fala da casa, porque não é só uma casa para ela. No próximo episódio, vamos falar de algo muito importante para a Vovó (não, não são os netos... )

    Bom, continuamos em quarentena, mas afinal, como a Vovó falou, aqui nela não se sente confinada, é isso que mais importa.

    Estamos morrendo de saudades de vocês, e mandamos um abraço virtual e saudoso para todos, em especial para a Cecilia que fez 18 anos ontem.

    • 31 Min.
    EP 3 - Anete e o pacto de amor

    EP 3 - Anete e o pacto de amor

    Já se perguntaram como a Vovó Anete conheceu o Vovô? Adoro essa historia, poderia ouví-la mil vezes, e espero que seja gostosa de ouvrir para vocês. Afinal, sem esse encontro, nenhum de vocês estaria ali, ouvindo.

    Vamos falar de teatro, de faculdade, da USP, da FFLCH, de amor a primeira vista, do primeiro beijo, de espera e de certeza, de anel de prata, de pacto de amor, dos Beatles, de lua de mel e muito mais....





    Queridos, espero que tenham gostado de ouvir essa historia. Estamos aqui agora na casa da Vovo Anete enquanto edito essa historia que gravamos a distancia semanas atras. Agora estamos mais perto da Madalena e da Estela, e a nov turma dos primos, com o Léon e o Thomas está se divertindo bastante. Continuamos pensando em vocês todos os dias. E em breve, gravarei com a Anete uma parte da historia: a casa da Vovó. Ela acha que não tem nada de mais nessa casa. Mas tenho certeza que não é por acaso que todos gostam de ficar perto dela, e mais ainda nessa casa, que todos os primos gostam. 

    Mandamos um abraço virtual e saudoso para todos.

    • 34 Min.
    EP 2 - Anete e a "Mamma" Antonieta

    EP 2 - Anete e a "Mamma" Antonieta

    Queridos sobrinhos, queridas sobrinhas… tinha esquecido, querido enteado, queridos filhos também.

    Sabem, a bisavó, a Antonieta? Então, ela é a mãe da Anete, que hoje vai contar para vocês muitas lembranças:

    imigrantes italianos, Rimini, Bragança, café, polenta, Pari, fabricas de sabonete, roupas para lavar, cortiços, lugar na mesa, costura, matinês, vestido de noiva, ciúmes, brigas, faxina, tias, afeto, Santana… Espero que gostem.

    Bom, Anete, claro que não vou parar por aqui. Francisco, meu sobrinho favorito, me perguntou, « Vai falar do como conheceu o meu avô? » Acho que essa é a historia que todos os netos querem ouvir, e que historia! No próximo episódio, vamos descobrir ou relembrar como foi este amor a primeira vista na USP, em 1971. Até là, fiquem em casa, ajudem na faxina, por favor…

    Aqui na Santa Cecilia, estamos morrendo de saudades de vocês, e mandamos um abraço virtual e saudoso para todos.

    • 30 Min.
    EP 1 - Anete e o Hermógenes

    EP 1 - Anete e o Hermógenes

    Queridos sobrinhos, queridas sobrinhas…

    Resolvei gravar, vários episódios com a Vovo Anete, primeiro para matar a saudades, nesta quarentena. E também porque ela é uma super contadora, e quero registrar o que faz parte da historia de vocês. Cecilia, Francisco, Raul, Isadora, Elys, Madalena, Estela, Léon e Thomas… essa é a história da Vovó Anete, então a historia de cada um de vocês.

    Hoje ela vai contar sobre o pai dela, o Hermógenes. Vamos falar do Pari, do Canindé, do cortiços, de dom para as artes, de voz lírica, de fabrica caseira de amendoim, de brigadeiro, de panetone, de pasta de linhaça, de cavalinho…. São muitas historias. O Hermogenes é o bisavô de vocês: alguns conheceram, outros não. Espero que gostem.

    Queridos, espero que tenham gostado de ouvir essa historia. Semana que vem, vocês vão poder ouvir a historia da bisavó, a Antonieta. Francisco gravou a trilha sonora, tocando violão, na casa da Tia Mari ido Tio Eliel, em Iguape, e aqui, na Santa Cecilia, fizemos as entrevistas com o Vovo que está em Santana, e editamos com a ajuda do Tio Lu, que buscou as musicas do Carlos Gardel e do Pica Pau. Estamos morrendo de saudades de vocês, e mandamos um abraço virtual e saudoso para todos.

    • 31 Min.

Top‑Podcasts in Geschichten für Kids