4 episodes

Podcast sobre rastreabilidade vegetal de produtos vegetais comercializados in natura ou processados para auxiliar produtores rurais, distribuidores e processadores de alimentos a atender a legislação atual e também atender a um padrão de consumidor cada vez mais atento a segurança alimentar.

Caminho do Produtor - Rastreabilidade vegetal de frutas e hortaliças Caminho do Produtor

    • Science

Podcast sobre rastreabilidade vegetal de produtos vegetais comercializados in natura ou processados para auxiliar produtores rurais, distribuidores e processadores de alimentos a atender a legislação atual e também atender a um padrão de consumidor cada vez mais atento a segurança alimentar.

    [PORTARIA MAPA Nº 458] Produtores não precisam mais informar o prazo de validade em vegetais frescos embalados

    [PORTARIA MAPA Nº 458] Produtores não precisam mais informar o prazo de validade em vegetais frescos embalados

    Em entrevisa consedida a rádio +BRASIL NEWS 2ª EDIÇÃO - 27/07/2022

    Referente a PORTARIA MAPA Nº 458, DE 21 DE JULHO DE 2022

    Para esclarecer esse tema em relação a decisão do MAPA onde Produtores não precisam mais informar o prazo de validade em vegetais frescos embalados.

    O Governo entende que consumidor tem condições de avaliar visualmente se produtos estão em boas condições de ser consumido e a principal justifica é em relação ao combate de desperdício de alimentos nos pontos de venda, que hoje é muito grande. 

    Sendo que a validade descrita nas embalagens não tem uma relação direta com a qualidade de consumo do produto, uma vez que o próprio consumidor é capaz de observar se uma hortaliça está ou não em boa qualidade para o consumo apenas pelo aspecto visual.

    A mudança é avaliada como positiva por representantes de varejistas e agricultores. Que terão que fazer um pequeno ajuste em seus rótulos e etiquetas informado apenas a data da colheita ou de seu processamento.

    Já o consumidor precia sempre ficar atento as características físicas do produto, porque se trata de produtos de alta perecibilidade.



    Acesse: https://bit.ly/3cKIMpg

    • 2 min
    O que é rastreabilidade de alimentos

    O que é rastreabilidade de alimentos

    Hoje eu quero falar sobre rastreabilidade de alimentos e mostrar que ela é muito mais do que uma simples instrução normativa.
    Rastreabilidade é o registro da informação de um lote de produto desde seu plantio até chegar a mesa do consumidor e não é simplesmente a impressão de uma etiqueta com um código QRCode, para identificar um produtor rural, como éra comum de se pensar no início.
    Eu não sei exatamente por qual plataforma você está ouvindo esse podcast, mas você pode acessar 
    https://anchor.fm/caminhodoprodutor 
    Por este ambiente você pode mandar uma mensagem de áudio 
    Se preferir pode mandar um e-mail para contato@caminhodoprodutor.com.br
    Acesse www.caminhodoprodutor.com.br para ver mais conteúdos.

    • 18 min
    Criação de lotes consolidados quanto a rastreabilidade

    Criação de lotes consolidados quanto a rastreabilidade

    A produção vegetal pode ser resumida em três fases:
    Primeiro a produção no campo e lembrando que a produção no campo e colheita são de responsabilidade do produtor rural dentro da cadeia produtiva.
    Seguindo toda a sua responsabilidade da elaboração de um caderno de campo e o armazenamento de todos os documentos necessários para atender a legislação. 
    Uma segunda fase que é a colheita, onde se faz necessária a rotulagem das unidades comerciais, no caso uma caixa, uma bandeja ou o fruto como um melão ou uma melancia, por exemplo.
    Ter uma Planilha de Controle de Comercialização, com dados importantes de rastreabilidade como o transportador, o CNPJ e Razão Social do comprador e o número das respectivas notas fiscais de venda.
    Essa planilha é importante  porque nesta etapa o produtor rural também pode realizar a consolidação de um lote para fechar um pedido por exemplo. Mas ele precisa ter tudo isso registrado para atender a legislação em relação a rastreabilidade.
    Terceira fase a consolidação dos lotes. Isso é comum e faz parte do dia a dia na produção de alimentos, e o consolidador pode ser o produtor rural como já foi mencionado, pode ser um Packing House que é uma instalação onde a matéria prima é recebida e processada antes da distribuição ou um Distribuidor de alimentos que compra a sua matéria prima de vários produtores, mistura os produtos, processa e comercializa seu produto final.
    O mais importante nesa etapa é mater o registro de compra o venda dessas matérias primas, porque o consolidador tem como opções manter a rotulagem original, vinda dos produtores/fornecedores ou substituí-los por rótulos próprios, com a marca do consolidador.

    • 10 min
    Apresentação - Caminho do Produtor

    Apresentação - Caminho do Produtor

    Olá, meu nome é Felipe sou Engenheiro agrônomo, este podcast será destinado ao tratamento de questões relacionadas a rastreabilidade vegetal de produtos in natura ou processados para auxiliar produtores rurais, distribuidores e processadores de alimentos a atender a legislação atual, quanto a rastreabilidade e a rotulagem dos seus produtos e também atender a um padrão de consumidor cada vez mais atento as questões de segurança alimentar. Acesse: https://www.caminhodoprodutor.com.br

    • 2 min

Top Podcasts In Science

24 spørgsmål til professoren
Weekendavisen
Videnskab fra vilde hjerner
Niels Bohr Institutet · Københavns Universitet
KRANIEBRUD
Radio4
Hva så?! forklarer alt
Christian Fuhlendorff
Videnskabeligt Udfordret
Mark Lyng, Flemming D. Nielsen, Nikolaj V. Hansen
Periodisk
RAKKERPAK