37 episodes

Reflexões filosóficas a partir de lindas músicas, quase sempre de artistas pouco conhecidos.

Isaias Costa Isaias Costa

    • Education

Reflexões filosóficas a partir de lindas músicas, quase sempre de artistas pouco conhecidos.

    Os três tipos de pessoas num caixa de supermercado

    Os três tipos de pessoas num caixa de supermercado

    Livro do Seth Godin citado: “O melhor do mundo: saiba quando insistir e quando desistir”

    • 22 min
    Saber não é meio caminho andado, e sim o fazer

    Saber não é meio caminho andado, e sim o fazer

    Reflexões ampliadas do texto com o mesmo título e publicado no blog "Para além do agora"

    • 26 min
    Os momentos mais difíceis também são os de maior crescimento

    Os momentos mais difíceis também são os de maior crescimento

    Às vezes tudo precisa sair do lugar porque já não nos encaixamos mais nas coisas como eram. Assim como algumas roupas e calçados já não nos servem mais quando crescemos fisicamente, alguns hábitos, situações e até pessoas deixam de se encaixar em nossas vidas quando crescemos de forma emocional e espiritual.
    O crescimento tem suas dores, traz seus desconfortos, nos tira do lugar, mexe com nossas certezas, nos faz rever sentimentos e procurar novos rumos, caminhos e sentidos. No meio desse processo é comum se sentir perdido, mas creia, você não está perdido, você está se transformando!
    A gente precisa se reinventar, se transformar, ter novas atitudes, deixar ir aquela roupa velha do nosso “eu antigo” e se permitir renovar. A vida muda a cada instante e quem resiste ao fluxo das transformações cria conflitos consigo e com a vida.
    O novo assusta, mas nem sempre precisamos ter todas as certezas. Muitas vezes o mais importante é ter paciência com nossas emoções e processos e permitir que a vida nos conduza ao melhor, enquanto fazemos a nossa parte.
    Os momentos em que nos sentimos mais perdidos são os momentos das maiores transformações. São como tempestades intensas que levam tudo aquilo que não tinha raízes fortes para ficar. Mas está tudo bem. Porque tempestades também passam, limpam e renovam a nossa existência de dentro para fora.
    É no casulo de nossas crises internas que na verdade sentimos as dores do parto da nossa melhor versão e vislumbramos a luz de novos caminhos.
    Apenas se lembre que você não está perdido, você está sendo direcionado a caminhos melhores!"

    Alexandro Gruber

    • 21 min
    Nós somos o que fazemos repetidamente

    Nós somos o que fazemos repetidamente

    “O hábito e a aptidão são confirmados e se desenvolvem em suas ações correspondentes; andar por andar e correr por correr […] Portanto, se queres fazer alguma coisa, transforma-a num hábito. Se não queres fazer tal coisa, não o faças, mas adquire algum outro hábito em vez disso. O mesmo princípio está em funcionamento em nosso estado mental. Quando ficas irritado, não estás apenas experimentando esse mal, mas também reforçando um mau hábito, acrescentando combustível ao fogo.”

    Epicteto

    • 29 min
    A vontade divina e a vontade carnal

    A vontade divina e a vontade carnal

    Eu desejo desejar menos. Para encontrar a paz e a realização no que é essencial. Para apreciar a beleza das cores que me envolvem. Nosso espírito está constantemente a nos proteger de alcançar coisas que não são úteis ao nosso progresso e que obscurecem a essência. Um grande desafio desta experiência terrena é despertar a Vontade e, ao mesmo tempo, acalmar o ímpeto dos desejos. A Vontade emana da nossa centelha divina, da luz que clareia os passos. Ela purifica os desejos incessantes até que eles se harmonizem com a nossa busca pelo que é Eterno.

    A verdadeira percepção espiritual só pode ser obtida por meio da atenção plena, que leva ao esforço correto. É preciso parar de correr, escutar as nossas verdadeiras necessidades e observar para onde estamos direcionando a nossa energia. Algumas pessoas passam uma vida imersas no desejo ou na aversão. Querem algo ou não querem algo. Dificilmente conseguem se manter tranquilas na suficiência do momento presente. O excesso de ansiedade e de avidez acaba nos privando de alcançar aquilo que pode nos preencher com a satisfação profunda e duradoura.

    A Vontade é a força enérgica da alma e nos conduz à libertação. Os desejos, quando não são inspirados pela Vontade, nos aprisionam. Nos acostumamos a caminhar movidos pelos desejos, mas cada vez mais distantes das aspirações da alma. Às vezes, é preciso parar de procurar para encontrar o que realmente buscamos. É quando a divina Vontade prevalece e nos leva montanha acima, nutrindo-nos com paciência, sabedoria e constância. Abrimos espaço para criar inspirados pela luz radiante da consciência.

    Todos os dias, temos a oportunidade de estabelecer metas mais elevadas e de canalizar o nosso infinito poder criador para manifestá-las. Os desejos continuarão a nos acompanhar por aqui. Mas, alinhados com a Vontade do Espírito, a nossa joia mais pura, eles passarão a nos servir, e não o contrário. Desejaremos ardentemente o que sacia a nossa sede por amor, união e eternidade. Abrigados no coração do aprendiz, Vontade e desejo destroem os muros da ilusão e erguem os palácios da transcendência.

    Felipe Rocha

    • 20 min
    Só ensine aquilo que você vivencia na prática

    Só ensine aquilo que você vivencia na prática

    “Aqueles que recebem meras teorias de imediato querem vomitá-las, como um estômago irritado faz com a comida. Primeiro digere tuas teorias e não as vomitarás. De outro modo, elas serão cruas, estragadas e não nutritivas. Depois que as tiveres digerido, mostra-nos as mudanças em tuas escolhas racionais, assim como os ombros dos ginastas exibem sua dieta e treinamento, e a habilidade de artesãos mostra o que aprenderam.”

    Epicteto

    • 18 min

Top Podcasts In Education

Lederens Dilemma
Børsen
112 For Din Økonomi
Female Invest
Den Dyriske Time
Alexander Holm og Mathias Bondo Kim
Ramt Af Stjernerne
Kristina Trolle
Loven Om Tiltrækning
Frederik Rehder Fuglsang
Dansk i ørerne
Sofie Lindholm