701 episodios

Este é o 'Durma com essa', podcast de notícias do Nexo, um jornal digital para quem busca explicações precisas e interpretações equilibradas sobre os principais fatos do Brasil e do mundo. De segunda a quinta, o programa traz para você a notícia mais instigante do dia. E que pode continuar a ecoar por aí.

Durma com essa Nexo Jornal

    • Noticias
    • 5,0 • 3 valoraciones

Este é o 'Durma com essa', podcast de notícias do Nexo, um jornal digital para quem busca explicações precisas e interpretações equilibradas sobre os principais fatos do Brasil e do mundo. De segunda a quinta, o programa traz para você a notícia mais instigante do dia. E que pode continuar a ecoar por aí.

    Um ministro em Nova York: a viagem que acabou em quarentena | 22.set.21

    Um ministro em Nova York: a viagem que acabou em quarentena | 22.set.21

    Na terça-feira (21), após mostrar o dedo médio a manifestantes que chamaram o presidente Jair Bolsonaro de genocida em Nova York, o ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Queiroga, foi diagnosticado com covid-19. Queiroga integrava a comitiva presidencial que viajou aos Estados Unidos para a assembleia geral da ONU. Já isolado em uma quarentena que deve durar 14 dias, o ministro compartilhou em uma rede social (e depois deletou) uma publicação que questionava a eficácia da vacina contra o novo coronavírus e de medidas de prevenção, como o uso de máscaras. O “Durma com essa” fala sobre como a viagem de Queiroga se transformou em uma quarentena e como ele abraçou o negacionismo escancarado do presidente Jair Bolsonaro. O programa tem também a participação da redatora Fernanda Boldrin, que fala sobre os planos do DEM de se fundir com o PSL, e do repórter especial João Paulo Charleaux, que comenta a deportação massiva de haitianos que está sendo promovida pelos Estados Unidos.

    • 15 min
    O que quer a CPI da Covid ao adiar seu relatório final | 21.set.21

    O que quer a CPI da Covid ao adiar seu relatório final | 21.set.21

    A sessão desta terça-feira (21) da CPI da Covid foi encerrada em meio a bate-boca entre senadores e o ministro da CGU (Corregedoria-Geral da União) Wagner Rosário. Ele foi ouvido pela comissão na apuração do caso Covaxin, que envolve suspeitas de superfaturamento e irregularidades no contrato entre o governo federal e a Precisa Medicamentos, empresa que intermediou a negociação pela vacina indiana. Essa é uma das frentes de investigação que a CPI espera avançar nas próximas semanas, até a apresentação do relatório final. Na segunda-feira (20), o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), adiou a entrega do documento, prevista para esta quinta-feira (23), para o início de outubro. O “Durma com essa” fala sobre o que a CPI quer avançar até a apresentação do relatório, como as suspeitas sobre um estudo com medicamentos ineficazes realizado pela operadora de saúde Prevent Senior. O programa também tem a participação do repórter especial João Paulo Charleaux, que comenta o discurso do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, e do redator Marcelo Roubicek, que fala sobre os alertas da OCDE em relação à inflação nas maiores economias do mundo.

    • 18 min
    Os governadores contra a fake news do ICMS dos combustíveis | 20.set.21

    Os governadores contra a fake news do ICMS dos combustíveis | 20.set.21

    Vinte dos 27 governadores brasileiros produziram um documento negando terem aumentado o ICMS sobre combustíveis em 2021. O imposto estadual que incide sobre gasolina, diesel e outros combustíveis fósseis é apontado pelo presidente Jair Bolsonaro como a causa do alto preço dos combustíveis no Brasil, onde em média o litro da gasolina custa R$ 6. O “Durma com essa” conta o que dizem os governadores no documento, explica por que o ICMS não é o responsável pela alta dos combustíveis e por que a transferência de culpa é uma das estratégias do presidente. O programa traz também o repórter especial João Paulo Charleaux comentando a ida de Bolsonaro a Nova York para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas e o redator Marcelo Roubicek explicando por que as bolsas do mundo todo despencaram nesta segunda-feira (20).

    • 16 min
    Extratos da semana | 17.set.2021

    Extratos da semana | 17.set.2021

    A popularidade do governo em queda. O cenário de piora da economia. O aumento do IOF para bancar o Auxílio Brasil. Os desencontros de gestão na vacinação. A nova investida negacionista do presidente. E mais.

    Links para as matérias citadas:

    • Reprovação a Bolsonaro atinge novo recorde, mostra Datafolha: https://nxo.do/3zkpwoc

    • As baixas expectativas para a economia brasileira em 2022: https://nxo.do/39fYALT

    • Como o aumento do IOF enterra mais uma promessa de Bolsonaro: https://nxo.do/2XojDJu

    • Por que a ideia de uma ‘terceira via’ patina no Brasil: https://nxo.do/3tWY52P

    • Os desencontros na vacinação 8 meses após seu início no Brasil: https://nxo.do/2Z91dNR

    • 6 min
    André Mendonça: a aposta evangélica no Supremo em xeque | 16.set.2021

    André Mendonça: a aposta evangélica no Supremo em xeque | 16.set.2021

    O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta quinta-feira (16) que vai conversar com o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, para agendar a sabatina de André Mendonça, indicado a uma vaga do Supremo por Jair Bolsonaro a fim de que seja seu ministro “terrivelmente evangélico” no tribunal. O advogado foi escolhido para a cadeira antes ocupada por Marco Aurélio Mello e espera há dois meses pela sabatina. A demora é inédita. O “Durma com essa” explica por que a avaliação está há tanto tempo travada, relembra quem é André Mendonça e mostra sua ligação com Bolsonaro. O programa traz também a redatora Fernanda Boldrin falando sobre o projeto de quarentena eleitoral para juízes, membros do Ministério Público, militares e policiais, além do repórter especial João Paulo Charleaux comentando a suspensão dos profissionais da saúde franceses que se recusaram a se vacinar.

    ESTÁ ERRADO: Um dos trechos do episódio diz que o Senado nunca rejeitou uma indicação presidencial para o Supremo. Na verdade, isso aconteceu cinco vezes, todas em 1894, durante o governo do marechal Floriano Peixoto. Além disso, a versão anterior do texto dizia que o senador Davi Alcolumbre é do DEM de Alagoas. Na verdade, ele representa o estado Amapá. A informação foi corrigida às 10h55 de 17 de setembro de 2021.

    • 18 min
    As baixas expectativas para a economia brasileira em 2022 | 15.set.2021

    As baixas expectativas para a economia brasileira em 2022 | 15.set.2021

    Publicado nesta quarta-feira (15), o relatório da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) traz projeções que apontam para uma desaceleração do crescimento da economia brasileira: de 4,9% em 2021 para 1,8% em 2022. O resultado, se confirmado, vai fazer com que o Brasil tenha o pior desempenho entre as economias mais relevantes do mundo. O pessimismo para a economia brasileira, no entanto, não se restringe ao documento recém-lançado. O “Durma com essa” mostra que, nos últimos dias, analistas e instituições financeiras também revisaram para baixo suas projeções para o Brasil em previsões ainda mais pessimistas do que as do relatório da Unctad. O programa traz também a redatora Marian Vick falando sobre os riscos que os povos indígenas isolados enfrentam no país e o repórter especial João Paulo Charleaux comentando as reviravoltas na investigação do assassinato do presidente do Haiti, Jovenel Moïse.

    • 15 min

Reseñas de clientes

5,0 de 5
3 valoraciones

3 valoraciones

Top podcasts de Noticias

Los oyentes también se han suscrito a

Más de Nexo Jornal