100 episodios

Os principais fatos do Brasil e do mundo apresentados e analisados pelo maior jornal do país.

Estadão Notícias Estadão

    • Noticias
    • 4.0, 1 valoración

Os principais fatos do Brasil e do mundo apresentados e analisados pelo maior jornal do país.

    Projeto liberal de Guedes naufragou?

    Projeto liberal de Guedes naufragou?

    Um dos pilares do governo Bolsonaro parece começar a desmoronar. O ministério da Economia, e seu titular, Paulo Guedes, são tidos como a joia da coroa do Executivo. Com um projeto liberal, a equipe da pasta prometia melhorar as finanças do Brasil, com reformas e privatizações. No entanto, o que se viu até agora foi muito pouco e, por causa disso, começou uma debandada do ministério. Até agora, foram sete nomes de confiança de Paulo Guedes que deixaram o governo. Alguns foram para iniciativa privada, outros ficaram decepcionados com a burocracia do estado brasileiro.

    Afinal, Bolsonaro abandonou de vez o projeto liberal de Paulo Guedes? O ministro seria o próximo a deixar o cargo? Por que é tão difícil privatizar no Brasil? Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com o economista José Roberto Mendonça de Barros, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

    • 20 min
    Vale tudo por uma vacina?

    Vale tudo por uma vacina?

    A forma mais rápida de se chegar a uma vacina contra o novo coronavírus pode esbarrar em questões éticas. Normalmente, essas pesquisas levam anos e cumprem várias etapas. Na última delas, quando são testadas em um grande número de humanos, a prova da eficácia da vacina depende do contato natural dos voluntários com a doença. Agora, cientistas defendem infectar pessoas, propositalmente, para acelerar a comprovação de que um imunizador funciona contra a covid-19. A organização americana 1DaySooner, defensora desse tipo de estudo, recebeu o apoio de mais de 150 cientistas, e já conta com mais de 32 mil voluntários, entre eles, 9 mil brasileiros.

    Afinal, o que pensam as entidades médicas responsável pela parte ética da medicina e das pesquisas cientificas? Depois de um imunizador, o problema estará resolvido? Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com a repórter do Estadão, Fabiana Cambricoli, e com o Dr. Raul Canal, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética.

    • 24 min
    O 'muro' de Maia: militares devem deixar o poder?

    O 'muro' de Maia: militares devem deixar o poder?

    Em declaração ao Estadão, o presidente da Câmara dos Deputados disse que é importante separar o Estado e o governo, em referência a quantidade de militares, principalmente da ativa, no Executivo federal. Para Rodrigo Maia, essa proximidade pode acabar misturando as responsabilidades e gerando um problema, por isso, propõe uma medida para evitar essas indicações. O deputado não é o primeiro a se preocupar com a “militarização” do governo. O Supremo Tribunal Federal e o Tribunal de Contas da União também já demonstraram receio com o movimento.

    Afinal, é preciso impor limites nessas nomeações, principalmente, de militares da ativa? Essa relação entre executivo e Forças Armadas interfere na autonomia das instituições? Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com a repórter do Estadão, Jussara Soares, que entrevistou Rodrigo Maia, e com o editor do BR Político, Marcelo de Moraes.

    • 20 min
    Eleição de 2020 terá “apagão” de mesários e eleitores?

    Eleição de 2020 terá “apagão” de mesários e eleitores?

    As eleições municipais deste ano já entram para a história como a mais difícil dos últimos anos, isto porque, elas serão realizadas em meio a pandemia do novo coronavírus, e medidas de segurança tiveram que ser implementadas, começando pelo dia do primeiro turno do pleito, que foi adiado para 15 de novembro. Agora, a dor de cabeça do Tribunal Superior Eleitoral é garantir voluntários para trabalhar nas eleições. Mesmo com os protocolos de segurança, o risco de um “apagão” de mesários é grande, e da baixa adesão de eleitores também.

    Afinal, o que acontece se faltar mesários? O que os tribunais eleitorais podem fazer neste caso? Como eles vão garantir a segurança de voluntários e eleitores? Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com o repórter do Estadão, Pedro Venceslau, e com a assessora-chefe de planejamento estratégico e eleições do TRE de São Paulo, Regina Rufino.

    • 23 min
    Tecnologia #127: #Start Eldorado: dados e inteligência na Indústria 4.0

    Tecnologia #127: #Start Eldorado: dados e inteligência na Indústria 4.0

    A nova indústria digital - a indústria 4.0 - traz novos conceitos de análise de dados, automação e hiperconexão para encadear a produção e a logística. Sinésio Julio Barberini, gerente de Tecnologia de Automação da Klabin, empresa líder na indústria de papel e celulose no Brasil, fala do cenário atual e dos desafios pós-pandemia, que vão consolidar as linhas de produção digitais e levar inteligência e sustentabilidade às áreas de floresta. O Start Eldorado vai ao ar às 21h, na Eldorado FM (107,3 - SP), com Daniel Gonzales.

    • 21 min
    #70 Na Quarentena: A transformação dos hábitos de beleza e um papo sobre paternidade

    #70 Na Quarentena: A transformação dos hábitos de beleza e um papo sobre paternidade

    A pandemia tem colocado muitas coisas em perspectiva e feito várias prioridades serem repensadas. Nesses últimos meses, várias mulheres têm revisto alguns hábitos relacionados à estética que faziam parte do dia a dia, mas já não fazem sentido para muitas em meio à nova rotina de isolamento. No episódio de hoje, conversamos sobre o assunto com a professora Mirian Goldenberg, titular do departamento de Antropologia da UFRJ e pesquisadora na área de gênero, corpo e envelhecimento. 


    No segundo bloco, Emanuel Bomfim bate um papo sobre paternidade e a nova rotina dos pais na quarentena com os jornalistas Haisem Abaki e Leonardo Cruz.

    • 35 min

Reseñas de los clientes

4.0 de 5
1 valoración

1 valoración

Top podcasts de Noticias

Otros usuarios también se han suscrito a