639 épisodes

As notícias do Ministério da Agricultura, em áudio, para você.

#mapabrasil #agrobrasil #agropecuaria #governo #sustentabilidade #agricultura #pecuária #comércioexterior

Podcasts do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil Mapa Brasil

    • Gouvernement

As notícias do Ministério da Agricultura, em áudio, para você.

#mapabrasil #agrobrasil #agropecuaria #governo #sustentabilidade #agricultura #pecuária #comércioexterior

    Fávaro destaca programa de recuperação de áreas degradadas em reunião no AIIB

    Fávaro destaca programa de recuperação de áreas degradadas em reunião no AIIB

    O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou de reunião no Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB), ao lado do líder da missão na China, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Foram realizadas discussões sobre cooperação e sobre financiamento climático e encontro com empresários.  

     

    Durante o encontro, o ministro Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). A iniciativa brasileira visa contribuir com a segurança alimentar e nutricional do planeta e o enfrentamento às mudanças climáticas. A ideia é trazer cada vez mais fomento do exterior para o Programa.  

     

    Ainda, na ocasião, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) celebrou contratos e cartas de intenção com o China Development Bank (CDB) e com o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB) no valor total aproximado de R$ 9,1 bilhões, para o financiamento de projetos sustentáveis.  

    • 2 min
    Fávaro destaca produção sustentável brasileira em seminário que comemora os 50 anos da relação Brasil-China

    Fávaro destaca produção sustentável brasileira em seminário que comemora os 50 anos da relação Brasil-China

    O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro participou do ‘Seminário Empresarial Brasil-China: os próximos 50 anos’, em Pequim, durante a missão oficial liderada pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.  



    Na ocasião, destacou a importância do encontro para ambos os países estreitarem ainda mais as relações e as oportunidades.   

    Ainda, o ministro Fávaro pontuou que o Brasil possui produtores vocacionados a lidar com a terra e, também, destacou o compromisso com a produção sustentável.  

    No evento, representantes governamentais e empresários dos dois países foram enfáticos sobre a importância da parceria estratégica Brasil-China e descreveram oportunidades de negócios para os dois países desenvolverem nos próximos anos.  

    Geraldo Alckmin abriu o evento lembrando que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vê a China como uma grande parceira estratégica do Brasil. 

     A China se manteve como o principal destino dos produtos agrícolas brasileiros em 2023. As vendas para o mercado chinês representaram 36,2% do total exportado pelo agronegócio nacional.  Somente nos quatro primeiros meses de 2024, o Brasil exportou mais de US$ 17 bilhões em produtos agrícolas para o mercado chinês.

    • 4 min
    Arábia Saudita é o principal parceiro do Brasil do Oriente Médio, diz Fávaro em missão oficial ao país

    Arábia Saudita é o principal parceiro do Brasil do Oriente Médio, diz Fávaro em missão oficial ao país

    Sob liderança do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, foi iniciada a agenda oficial da delegação brasileira de ministros e empresários em missão oficial na Arábia Saudita. 



    Durante a reunião com o ministro de Investimentos da Arábia Saudita e com empresários e fundos de investimento dos dois países, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que o país é o principal parceiro do Brasil do Oriente Médio.  



    Na ocasião, Fávaro apresentou ao ministro de Investimentos e aos empresários sauditas o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis que tem por objetivo incorporar até 40 milhões de hectares de pastagens degradadas aos sistemas produtivos brasileiros.  

     

    Em sua fala, o vice-presidente Geraldo Alckmin também reforçou a importância do país, no Oriente Médio, como parceiro preferencial estratégico do Brasil, pontuando o crescimento das empresas brasileiras na Arábia nos últimos três anos.  

     

    Além da reunião empresarial, também ocorreram durante a manhã outras duas reuniões com o ministro de Investimentos da Arábia Saudita, Khalid Al Falih, sendo uma reunião privada com o vice-presidente Alckmin e outra com a presença dos ministros que compõem a comitiva, do embaixador do Brasil na Arábia Saudita, Sérgio Bath, e de representantes do BNDES e ApexBrasil. 

     

    Durante a reunião também foram assinados três protocolos de intenções, sendo o primeiro entre a ApexBrasil e Lulu hipermercados para promoção de produtos brasileiros dos segmentos de alimentos e bebidas, e o segundo e terceiro entre o Ministério de Investimentos da Arábia Saudita (MISA) e a EB Capital e a Pátria Investimentos para a facilitação de investimentos entre os dois países. 

    • 4 min
    Na CAPADR, Fávaro destaca ações do Mapa para fomentar a agropecuária brasileira

    Na CAPADR, Fávaro destaca ações do Mapa para fomentar a agropecuária brasileira

    O ministro Carlos Fávaro participou da audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados. Na ocasião, falou sobre as prioridades e as ações do Ministério da Agricultura e Pecuária para 2024, respondeu questionamentos dos parlamentares e apresentou um balanço sobre os 500 dias de gestão. 

     

    Fávaro destacou a relevância da comissão para o diálogo e a importância do trabalho conjunto realizado para alavancar o agronegócio brasileiro. Também foi pautado os esforços para trazer melhores condições para os produtores. 

     

    No contexto internacional, Fávaro pontuou a importância de fortalecer as relações comerciais.   

     

    Durante fala, Fávaro também comentou sobre a situação de calamidade do Rio Grande do Sul e reforçou que o Governo Federal está trabalhando para dar todo o suporte necessário. 

     

    Ainda, foi abordado pelo ministro o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis, uma das maiores iniciativas de produção sustentável de alimentos do mundo. 

    • 5 min
    Na abertura da Agrobalsas, Fávaro destaca ações para a prorrogação de dívidas em decorrência de eventos climáticos

    Na abertura da Agrobalsas, Fávaro destaca ações para a prorrogação de dívidas em decorrência de eventos climáticos

    O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da abertura da 20ª edição da Feira Agropecuária de Balsas – AgroBalsas, maior evento de agronegócio no estado do Maranhão.  

    Na ocasião, Fávaro enfatizou a ação do Ministério da Agricultura e Pecuária, apoiada pelo Ministério da Fazenda, e aprovada pelo Conselho Monetário Nacional para a possibilidade de prorrogação dos investimentos e dos custeios daqueles produtores que foram atingidos por eventos climáticos ou por queda de preços.   

    Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, a principal produção agrícola do estado é soja, milho em grão e cana-de-açúcar.  

    Ainda durante seu discurso, Fávaro destacou a modernização logística da região do Maranhão. 

    Durante o evento, 35 produtores do Maranhão e do Piauí receberam o Selo Sustentabilidade e o Certificado com o padrão de produção de soja responsável.   

      

    Para receber o certificado os produtores cumprem 108 indicadores, sendo o desmatamento zero é um dos requisitos. O documento comprova que as propriedades atendem as demandas e tendências do mercado e da sociedade, fazendo com que todo processo tenha o menor impacto socioambiental possível.  

    • 3 min
    Ministro Fávaro destaca medidas para apoiar agro no Rio Grande do Sul

    Ministro Fávaro destaca medidas para apoiar agro no Rio Grande do Sul

    Após a 5ª reunião ministerial na Sala de Situação do Rio Grande do Sul, no Palácio do Planalto, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou as primeiras iniciativas para apoiar o agro brasileiro, diante das adversidades climáticas vivida pela região Sul do país.   

    De acordo com Fávaro, o Ministério da Agricultura e Pecuária enviou uma proposta para o Conselho Monetário Nacional para a suspensão dos pagamentos das dívidas dos produtores rurais do Rio Grande do Sul por 90 dias, com a possibilidade de prorrogação.  

    Ainda, durante sua fala, o ministro Fávaro informou que o Governo Federal está preparando uma Medida Provisória que visa liberar a importação de arroz pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, com o objetivo de evitar especulação financeira e estabilizar o preço do produto nos mercados de todo o país. 

     

    A decisão foi tomada diante do alto volume de chuvas na região Sul, afetando a produção gaúcha, responsável por cerca de 70% do arroz produzido no Brasil. Fávaro reforçou que a medida não irá concorrer com os agricultores brasileiros, pois o produto comprado no comércio externo deve ser repassado apenas para pequenos mercados.  

    O ministro também mencionou que a Casa Civil e a Secretaria de Relações Institucionais darão prioridade ao empenho de emendas parlamentares direcionadas à aquisição de máquinas, como retroescavadeiras e niveladoras. O objetivo principal é utilizar o maquinário na reconstrução de estradas vicinais no interior do Estado.  

    • 4 min

Classement des podcasts dans Gouvernement

Pensez stratégique
Ministère des Armées
L'affaire Clearstream
Docurama
Esprit d’Equipe
Ministère de l'Education Nationale, de la Jeunesse et des Sports
L’économie de demain est l’affaire de tous, avec Patrick Artus
Challenges
Defcast
Ministère des Armées
Lignes de défense
RFI