92 episodes

Uma conversa informal, a três, sobre a relação que estabelecemos com os livros.
Um podcast conduzido por Inês Bernardo e José Mário Silva

Também disponível no itunes: https://goo.gl/Zgvyrk

Biblioteca de Bolso Inês Bernardo e José Mário Silva

    • Personal Journals

Uma conversa informal, a três, sobre a relação que estabelecemos com os livros.
Um podcast conduzido por Inês Bernardo e José Mário Silva

Também disponível no itunes: https://goo.gl/Zgvyrk

    Ep. 92 - Cristina Norton

    Ep. 92 - Cristina Norton

    A nossa convidada desta semana foi uma das participantes na 19.ª edição do Correntes d'Escritas. Nascida em Buenos Aires, Argentina, Cristina Norton vive há mais de três décadas no nosso país. Desde 1998, orienta oficinas de escrita criativa e cursos de formação a professores, organizados pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, pela Fundação Calouste Gulbenkian e por outras instituições. Escreveu poesia, romance e literatura infantil. Da sua bibliografia constam títulos como "O Afinador de Pianos", "O Segredo da Bastarda", "A Casa do Sal", "O Guardião de Livros" e "A Vida é um Tango e outras histórias", um volume de contos que acaba de ser lançado, com chancela da Oficina do Livro.

    Trouxe-nos:
    24 Horas na vida de uma mulher, Stefan Zweig
    Jean Christophe, de Romain Rolland
    O Túnel, Ernesto Sábato

    • 47 min
    Ep. 91 - Onésimo Teotónio Almeida

    Ep. 91 - Onésimo Teotónio Almeida

    O Biblioteca de Bolso voltou ao festival Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim, que decorreu entre 20 e 24 de Fevereiro. Foi lá que gravámos o programa com o convidado desta semana, um dos mais antigos, fiéis e admirados participantes deste encontro literário, que chegou este ano à 19.ª edição. Micaelense nascido pouco depois do fim da II Guerra Mundial, Onésimo Teotónio Almeida emigrou há 45 anos para os EUA, seguindo o caminho de tantos dos seus conterrâneos. Doutorado em Filosofia pela Universidade de Brown, foi director do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros dessa universidade durante mais de 20 anos. Além de manter uma actividade académica muito intensa, é um estudioso e um dinamizador cultural da diáspora portuguesa na América, um cronista para várias publicações, um membro da Academia das Ciências de Lisboa, e um magnífico e divertidíssimo conversador. Da sua bibliografia sobressaem títulos como "(Sapa)teia Americana", "Rio Atlântico", "Viagens na Minha Era", "Livro-me do Desassossego", "Onésimo, Português sem Filto", ou os recentes "Despenteando Parágrafos" e "A Obsessão da Portugalidade", editados pela Quetzal.

    • 28 min
    Ep. 90 - Filipa Leal

    Ep. 90 - Filipa Leal

    Bem-vindos ao "Biblioteca de Bolso", um podcast sobre livros que acompanhou o festival Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim, entre 20 e 24 de Fevereiro. Neste programa, recebemos uma das participantes na 19.ª edição deste encontro literário, o mais importante e antigo dos que se realizam em Portugal. Nascida no Porto, em 1979, Filipa Leal é escritora, poeta, jornalista e argumentista. Desde 2003, publicou oito livros de poesia, entre os quais "A Cidade Líquida", "O Problema de Ser Norte", "A Inexistência de Eva" e "Vem à Quinta-Feira" (estes últimos dois finalistas do Prémio Correntes d'Escritas). Em 2014 escreveu a sua primeira longa-metragem: "Jogo de Damas", realizado por Patrícia Sequeira. Com Pedro Lamares, faz a selecção de textos literários e leituras para o programa "Literatura Aqui", transmitido pela RTP2.

    Trouxe-nos:
    Três Mulheres - Poema a três vozes - Sylvia Plath
    Maria Cristina Martins - Adília Lopes
    A Hora da Estrela - Clarice Lispector

    • 30 min
    Ep. 89 - Valério Romão

    Ep. 89 - Valério Romão

    O convidado desta semana é Valério Romão. Nascido em França, no ano da Revolução de Abril, licenciou-se em Filosofia, mas desde cedo encontrou na literatura o seu azimute. No início do século, acumulou participações no concurso de Jovens Criadores, escreveu teatro, poesia e artigos em revistas. Em 2012, iniciou uma trilogia romanesca a que chamou "Paternidades Falhadas". Começou com o romance "Autismo", prosseguiu com "O da Joana", e termina agora com "Cair para Dentro", um livro sobre a doença de Alzheimer, a lançar por estes dias. A trilogia foi editada pela Abysmo, que publicou igualmente um livro de contos intitulado "Da Família".

    Trouxe-nos:

    Ortodoxia — G. K. Chesterton
    Screwtape Letters - Letters from a Senior to a Junior Devil — C. S. Lewis
    Glenn Gould Reader — Glenn Gould

    • 29 min
    Ep. 88 - Um olhar para 2017

    Ep. 88 - Um olhar para 2017

    Para começar 2018 (e o terceiro ano de vida do podcast), decidimos regressar a alguns dos momentos marcantes vividos no Biblioteca de Bolso em 2017. Escolhemos esta meia dúzia de excertos, como podíamos ter escolhido muitos outros. São uma amostra da diversidade dos convidados e respectivas conversas. Por ordem de entrada em cena, convocámos Afonso Cruz (Ep. 58), Rodrigo Magalhães (Ep. 74), Helena Rafael (Ep. 79), João Rodrigues (Ep. 82), Carla Oliveira (Ep. 86) e Filipe Melo (Ep. 87).

    • 31 min
    Ep. 87 - Filipe Melo

    Ep. 87 - Filipe Melo

    O convidado desta semana é Filipe Melo. E talvez não haja no nosso país muito mais pessoas a quem assente tão bem a designação "artista dos sete instrumentos". Pianista, realizador de cinema e autor de BD, ele é um criador em permanente estado de expansão imaginativa. Antigo aluno do Hot Clube de Portugal, tocou jazz com muitos músicos e formações, faz arranjos e orquestrações, e é professor na Escola Superior de Música de Lisboa. No campo do audiovisual, realizou curtas-metragens de horror premiadas, uma série televisiva de culto ("Um Mundo Catita"), e vários videoclips. Mas é talvez na Banda Desenhada que se tem destacado mais, em parceria com o desenhador argentino Juan Cavia. Além das "Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy", assinaram juntos a novela gráfica "Vampiros", passada durante a Guerra Colonial, na Guiné, e acabam de publicar o livro "Comer/Beber", com duas histórias curtas, uma inspirada em factos verídicos, a outra completamente inventada. Tudo livros editados pela Tinta da China. 

    Collected short stories - Roald Dahl
    Maus - Art Spiegelman
    O homem duplicado - José Saramago

    • 32 min

Top Podcasts In Personal Journals

Listeners Also Subscribed To