23 集

Um podcast sobre Cerveja Caseira, suas técnicas e seus resultados!

CaseiraPod – Cerveja Como São As Coisas Omnia Mea Mecum Porto

    • 興趣愛好

Um podcast sobre Cerveja Caseira, suas técnicas e seus resultados!

    CervejaPod – Drops Caldereta #006 – Legislação municipal

    CervejaPod – Drops Caldereta #006 – Legislação municipal

    Saiu o e-book do Advogado Cervejeiro sobre legislação municipal que incide sobre cervejas!







    Vamos fala sobre legislação municipal de cervejas?







    Talvez uma das áreas com maior vacância no mundo cervejeiro seja a advocacia. Entender todas as leis e decretos que incidem sobre o licenciamento, a produção, transporte, distribuição, venda e consumo é um trabalho que exige muita dedicação de um profissional. Por isso, quando vi que o Advogado Cervejeiro tinha lançado um e-book sobre legislação municipal, me senti compelido a falar sobre. Veja no que deu!











    Link para Download Direto: CervejaPod – Drops Caldereta #006 – Legislação municipal ( MP3 | ZIP ) (Basta clicar com o botão direito e clicar em Salvar Link Como…)







    Link para YouTube: CervejaPod – Drops Caldereta #006 – Legislação municipal







    A questão tributária também é outra área carente no mercado, caso você entenda do assunto e queira se arriscar. Muitas vezes, só pensamos na parte prática da cerveja, que é beber. Mas há um mundo de profissões que precisam participar do processo para que sua cerveja chegue até seu copo.







    Referências







    * Postagens citadas: CervejaPod – Drops Caldereta #003 – Bierland e cervejas em lata;* Referências externas: Advogado Cervejeiro; * Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Spotify; * Assinatura do Podcast: iTunes, FeedBurner; * Seja padrinho do site: Padrim; * Colabore com o blog no Colabora.aí!

    • 6 分鐘
    CFC #018 – Marcelo, Rafael e Família 5 BJCP (Pale Bitter European Beer)

    CFC #018 – Marcelo, Rafael e Família 5 BJCP (Pale Bitter European Beer)

    Haja BJCP! Chegamos à família 5, Pale Bitter European Beer, com tudo o que ela tem direito!







    No programa de hoje, mais uma cerveja da turma do Marcelo e Rafael, e a família 5 do BJCP, Pale Bitter European Beer!







    Os estudos continuam e é chegada a hora de falar da família Pale Bitter European Beer, a de número 5 pelo BJCP 2015. Com estilos muito procurados pelos consumidores e que criam desafios para os cervejeiros caseiros, esta é uma família que deve ser estudada











    Link para Download Direto: South Brazil e Família 5 BJCP (Pale Bitter European Beer) ( MP3 | ZIP ) (Basta clicar com o botão direito e clicar em Salvar Link Como…)







    Podcast editado por Rafa Oliveira!







    Nesse episódio discuto bastante a questão da água na cerveja porque há várias referências a isso no próprio guia. O mais interessante é que são ajustes capazes de serem feitos pelo cervejeiro caseiro, mas requer um certo estudo.







    Dê uma olhada nas referências desse programa para ter um ponto de partida. Também recomendo o livro Water – A Comprehensive Guide for Brewers, que comento nessa postagem, com um estudo aprofundado da questão.







    Referências







    * Episódios citados: CFC #015 – South Brazil e Família 2 BJCP (International Lager); CFC #016 – South Brazil e Família 3 BJCP (Czech Lager); CFC #017 – South Brazil e Família 4 BJCP (Pale Malty European Lager);* Outras citações: Família 5 BJCP; The Koelsch Convention; A química da água em All Grain (em inglês); Perfis de água pelo mundo (em inglês);* Receita do episódio: German PILS 16;* Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Spotify;* Assinatura do Podcast: a rel="noreferrer noopener" href="https://itunes.apple.com/br/podcast/cervejapod-cerveja-como-sao/id910571663?

    • 1 小時 13 分鐘
    CFC #017 – South Brazil e Família 4 BJCP (Pale Malty European Lager)

    CFC #017 – South Brazil e Família 4 BJCP (Pale Malty European Lager)

    Da série de estilos do Guia BJCP, o episódio sobre a família 4, Pale Malty European Lager!







    Em mais um episódio da série do BJCP, a avaliação da South Brazil Rauchbier e a família 4, Pale Malty European Lager!







    Seguindo com os estudos dos estilos listados no Guia BJCP, um episódio pra falar de uma família que agrada bastante os cervejeiros caseiros! É a família 4, Pale Malty European Lager, formada pelos estilos Munich Helles, Festbier e Helles Bock.











    Link para Download Direto: South Brazil e Família 4 BJCP (Pale Malty European Lager) ( MP3 | ZIP ) (Basta clicar com o botão direito e clicar em Salvar Link Como…)







    Ouça o programa no YouTube: CFC #017 – South Brazil e Família 4 BJCP (Pale Malty European Lager)







    Podcast editado por Rafa Oliveira!







    Vale destacar algo que foi comentado no episódio. O nome Bock tem relação com a potência da cerveja, não sua cor. Nos acostumamos a acreditar que todas as Bock deveriam ser avermelhadas, mas o termo, na verdade, significa Bode, uma referência justamente ao impacto que a cerveja pode ter.







    Referências







    * Episódios citados: CFC #015 – South Brazil e Família 2 BJCP (International Lager); CFC #016 – South Brazil e Família 3 BJCP (Czech Lager);* Outras citações: Família 4 BJCP;* Receita do episódio: Die Frau Schläger – Helles Bock;* Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Spotify;* Assinatura do Podcast: iTunes, FeedBurner;* Seja padrinho do site: Padrim;* Esse episódio é patrocinado por Cerveja CSAC Cursos!

    • 50 分鐘
    CFC #016 – South Brazil e Família 3 BJCP (Czech Lager)

    CFC #016 – South Brazil e Família 3 BJCP (Czech Lager)

    Em mais um episódio da série sobre os estilos do BJCP, é chegada a hora de falar da família que dominou o mundo, Czech Lager!







    No episódio de hoje, a segunda cerveja da South Brazil e a família 3 do BJCP, as Czech Lagers!







    É realmente um desafio gravar um episódio por família. São muitas histórias, muitas características, nomes e pronúncias diferentes. Com as cervejas tchecas não é diferente. Na família 3 do BJCP, Czech Lager, temos 4 estilos que poderiam ser resumidos em 1, mas que tem história e conflitos para uns 15. Vale dizer que a classificação do guia é diferente daquela praticada pela Tchéquia (sim, o nome do país foi alterado em português).











    Link para Download Direto: South Brazil e Família 3 BJCP (Czech Lager) ( MP3 | ZIP ) (Basta clicar com o botão direito e clicar em Salvar Link Como…)







    Ouça o programa no YouTube: CFC #016 – South Brazil e Família 3 BJCP (Czech Lager)







    Podcast editado por Rafa Oliveira!







    Deixo aqui também uma complementação que só foi possível fazer agora, porque não tinha conhecimento durante a gravação do episódio. O podcast Fronteiras Invisíveis do Futebol tem um episódio sobre a história do país e, ao escutá-lo, várias das discussões que o BJCP traz fizeram mais sentido.







    A região da Boêmia, onde está localizada a cidade de Pilsen, tem diversas brigas internas com as outras regiões. Essa, talvez, seja um dos motivos para a divisão entre as Czech Pale Lagers e as Czech Premium Pale Lagers. Recomendo ouvir o episódio para maiores detalhes.







    Referências







    * Episódios citados: CFC #012 – Math Beer e Maturação; CFC #009 – Danilo Ardenghi e Mostura; CFC #015 – South Brazil e Família 2 BJCP (International Lager);* Outras citações: Família 3 BJCP;* Receita do episódio: Czech Dark Lager;* Sociais: a rel="noreferrer noopener" href="https://www.facebook.

    • 55 分鐘
    CFC #015 – South Brazil e Família 2 BJCP (International Lager)

    CFC #015 – South Brazil e Família 2 BJCP (International Lager)

    Nesse episódio, do que chamamos os estilos massificados fora dos Estados Unidos?







    No programa de hoje, a South Brazil e a família 2 do BJCP, as International Lagers!







    Mais um episódio no ar, agora falando sobre a família 2 do BJCP, International Lager! O exemplo mais conhecido de cervejas dessa família é, de longe, a Heineken, mas outros rótulos também alimentam a lista, como Birra Moretti e Dos Equis. A pergunta feita no programa anterior permanece, por que um cervejeiro caseiro faria uma cerveja desses estilos? Ouça o programa e deixe sua resposta nos comentários!











    Link para Download Direto: South Brazil e Família 2 BJCP (International Lager) ( MP3 | ZIP ) (Basta clicar com o botão direito e clicar em Salvar Link Como…)







    Ouça o programa no YouTube: CFC #015 – South Brazil e Família 2 BJCP (International Lager)







    Podcast editado por Rafa Oliveira!







    Vale dizer que a família das International Lagers se divide em três, sendo Pale, Amber e Dark. Cada estilo tem suas peculiaridades e particularidades, mas raízes muito semelhantes. Vale a pena conhecer o propósito de cada um e se inspirar para uma receita que costuma agradar um público muito amplo.







    Sobre a caseira analisada, a South Brazil veio da região de Sorocaba e me foi dada por um amigo. Não tive a chance de conversar com o cervejeiro, mas foram três garrafas, portanto vamos ter repetições dela por aqui. No mais, posso adiantar que nesse episódio analisei a Red Ale dele e foi uma boa avaliação.







    Referências







    * Episódios citados: CFC #014 – Chico Breja e Família 1 BJCP (Standard American Lager);* Outras citações: Família 2 BJCP;* Receita do episódio: Vienna Lager;* Contato: contato@cervejacsac.com ;* Sociais: Facebook, Flipboard, Google+, Instagram, Twitter, Pinterest;* Assinatura do Podcast: iTunes, FeedBurner; * Seja padrinho do site: Padrim;* Esse episódio é um oferecimento de Mais Retorno!

    • 54 分鐘
    CFC #014 – Chico Breja e Família 1 BJCP (Standard American Lager)

    CFC #014 – Chico Breja e Família 1 BJCP (Standard American Lager)

    Esse é o início de mais uma série do Cerveja Feita em Casa! Vamos debater todos os estilos do BJCP!







    No programa de hoje, a dobradinha da Chico Breja e o primeiro episódio da série sobre as famílias do BJCP!







    Após o encerramento da série sobre processos de fabricação, damos início a mais uma sequência no Cerveja Feita em Casa. A partir desse episódio, vamos debater cada um dos estilos do Guia BJCP 2015, começando pela família 1!











    Link para Download Direto: Chico Breja e Família 1 BJCP (Standard American Lager) ( MP3 | ZIP ) (Basta clicar com o botão direito e clicar em Salvar Link Como…)







    Ouça o programa no YouTube: CFC #014 – Chico Breja e Família 1 BJCP (Standard American Lager)







    Podcast editado por Rafa Oliveira!







    Ao todo serão 34 episódios, com direito a alguns extras no meio do caminho! Para começar, vamos ao começo! A família 1 do BJCP corresponde às Standard American Beers, onde podemos classificar a maioria das cervejas massificadas. Você pode até pensar se há motivo para se falar dessa família, mas após ouvir o episódio, acho pouco provável que você continue com esse raciocínio.







    Não digo isso pelos estilos que também fazem parte dela, como o Cream Ale e o American Wheat Beer, mas porque é importante conhecer o que um cervejeiro pode fazer e onde ele pode explorar, experimentar coisas novas, criar.







    Porém, para poder debater temas tão relevantes, fiz questão de dedicar alguns vários minutos aos termos utilizados pelo guia que são definidores de estilos e fundamentais para a interpretação de sensações. Ainda que a análise sensorial tenha muita subjetividade, os elementos que compõem um estilo são bem objetivos.







    Os termos do BJCP







    * Lúpulos:* Lúpulos Americanos: são aqueles utilizados pela indústria pós revolução cervejeira, em especial em cervejarias artesanais. Normalmente apresentam notas cítricas, de frescor, resinosas ou similares. Variedades mais modernas ainda apresentam notas de fruta de caroço, berrys (cereja, amora, framboesa, etc) e melão;* Lúpulos do Velho Mundo: variedades tradicionalmente europeias, incluindo derivações da espécie Saaz, espécies inglesas e outras variedades da Europa Continental. Normalmente são descritos como contendo notas florais, condimentadas, herbais e terrosas. Em geral menos intensos que lúpulos do Novo Mundo;* Lúpulos do Novo Mundo: variedades americanas em conjunto com espécies da Austrália, da Nova Zelândia e outros países que não são do Velho Mundo. Além das notas citadas nos lúpulos americanos, podem apresentar também frutas tropicais, uva verde e outros aromas interessantes;* Lúpulos derivados do Saaz: também chamados de lúpulos nobres, são conhecidos por serem considerados os melhores lúpulos europeus para fabricação de cerveja. As notas são florais, condimentadas ou herbais, sempre suaves. Raramente são agressivos ou ásperos, normalmente são mais sutis e elegantes por natureza;* Maltes e termos de brassagem:* Malte Munique (Munich): pode prover notas de pão ou similares, normalmente associado à adição de maltes de alta qualidade e que oferecem uma riqueza de sabor (prolongado) sem deixar um dulçor residual. Em versões mais torradas, pode adicionar notas tostadas semelhantes a casca de pão torrada;* Malte Vienna: pode prover notas de casca de ...

    • 1 小時 14 分鐘

關於興趣愛好的熱門 Podcast

聽眾還訂閱了