164 集

O Simples Vinho é um espaço para aprender sobre vinhos sem complicação. Nos programas da Trilha do Sommelier eu ensino a teoria e técnica na produção de vinhos: estilos e regiões. Na Trilha do Enófilo eu comento as histórias, curiosidades e ícones do mundo dos vinhos, inclusive dicas de passeios. Na Trilha da Confraria provamos vinhos juntos e trocamos impressões.

Simples Vinho Fabiana Knolseisen

    • 教育

O Simples Vinho é um espaço para aprender sobre vinhos sem complicação. Nos programas da Trilha do Sommelier eu ensino a teoria e técnica na produção de vinhos: estilos e regiões. Na Trilha do Enófilo eu comento as histórias, curiosidades e ícones do mundo dos vinhos, inclusive dicas de passeios. Na Trilha da Confraria provamos vinhos juntos e trocamos impressões.

    Oda al Vino - enoturismo na tríplice fronteira

    Oda al Vino - enoturismo na tríplice fronteira

    Nos dias 06 e 07 de setembro de 2024 acontece a 8a edição do Oda al Vino – maior evento de vinhos da região trinacional e que eu visitei em 2023. Neste episódio eu e minhas convidadas falamos sobre o evento – como foi em 2023 e a expectativa para 2024 – para que quem se anime a ir tenha tempo para se organizar.

    Além do evento Oda al Vino também falamos sobre oções de passeios na região, compras – de vinhos na Argentina e bugigangas no Paraguai – hodpedagem e uma super dica para cruzar a fronteira sem gastar horas na fila comum.

    5 Razões para ir ao Oda ao Vino



    Movie Cars – um lugar para soltar a nostalgia

    Como eu conto no episódio, um dos lugares em Foz do Iguaçú que mais me encantou foi o Movie Cars. É uma espécie de museu com réplicas de carros famosos. Uma atração imperdível para baixinhos e grandinhos – especialmente aqueles que foram criança nos anos 80.

    Passeia-se entre a famosa brasília amarela dos Mamonas Assassinas, o de Loren de De Volta Para o Futuro ou o carro do Dick Vigarista. Até a moto do Daryl, do The Walking Dead está por lá. Parece bobo, mas a gente sai de lá sorrindo.

    Documentei minha visita nesse DESTAQUE no Instagram (o link só funciona em telefones).

    Os restaurantes que visitamos na trip

























    Ver essa foto no Instagram















































    Uma publicação compartilhada por Fabiana Knolseisen (@simplesvinho)







    A super cobertura da Vivi

    Como eu comentei no episódio, Vivi fez um lindo trabalho documentando os pontos turísticos e restaurantes que visitamos. Não deixe de ouvir também as dicas extra da Marihá, ex-moradora da região.

    Como funciona o Dólar MEP

























    Ver essa foto no Instagram















































    Uma publicação compartilhada por Fabiana Knolseisen (@simplesvinho)







    Convidadas:



    * Sabrina Trezze: sommelière e diretora na ABS-RJ

    * Gisela Viana: proprietária da Oda Vinoteca e a href="https://www.instagram.com/odadutyfree?

    • 33 分鐘
    A Criolla tá na moda

    A Criolla tá na moda

    Uvas criollas. Tá todo mundo falando delas e a gente não poderia ficar de fora. No episódio de hoje vamos conferir quem são as uvas criollas e alguns produtores que decidiram explorar esse patrimônio argentino.

    E como por aqui gostamos de quebrar paradígmas, que tal uma “criolla” sulafricana? Eles certamente não chamam de criolla por lá, mas a ideia é a mesma: uma jóia local garimpada com esmero.

    Participações especiais:



    * Hector Durigutti, da Durigutti Family Winemakers,

    * Norberto Paes – Paso a Paso Wines e

    * Oriana Zamora – Catena Zapata.



    Produtores e vinhos comentados neste episódio

    Durigutti Winemakers

    Hector Durigutti comentou sobre o início de seus trabalhos com as uvas criollas e seus rótulos:



    * Criolla Parral, Criolla Gobelet: um 100% Criolla Chica (conhecida como País, no Chile) produzido com do parral encontrado no vinhedo comprado em Las Compuertas. O vinhedo precisou ser trasladado e, na mudança, optou-se por organizá-lo em gobelet. Um vinho tinto leve, refrescante e frutado. A safra 2022 recebeu 90 pontos Descorchados.

    * Cara Sucia Cereza: da uva Cereza, e não da fruta cereja. Vai até mudar de nome para evitar confusão. Pessoal classifica como rosé mas eu considero um tinto leve, meio clarete (que está ultra na moda!). Confere mais abaixo no post o que escrevi desse vinho quando conheci.



    Os vinhos chegam ao Brasil importados pela Domínio Cassis e em Sampa podem ser encontrados na Boutique do Vinho Artesanal. Conheça mais/

    Paso a Paso Wines

    Norberto Paes nos conta sobre seu trabalho em As Criollas de Don Graciano.- field blend de 4 uvas que originam 4 vinhos diferenciados apenas pela técnica de vinificação



    * Blend Branco Criollas de Don Graciano: 50% Criolla Grande – 25% Moscatel Rosado – 12% Torrontes, 13% Pedro Gimenez. As uvas são enviadas para uma prensa pneumática onde farão uma maceração com a adição de gelo seco para extrair aromas primários e precursores aromáticos.

    * Blend Rosé Criollas de Don Graciano: Co-fermentação das 5 variedades, Criolla Grande sem peles, Bonarda com cachos inteiros e submersos, moscatel, torrontés e pedro gimenez com peles.

    * Clarete Criollas de Don Graciano: 50% Criolla Grande, 25% Mosctel Rosado e os 25% restantes, uma mistura de Torrontés e Pedro Gimenez. A coloração vermelha é dada porque há 15% de Criolla Grande elaborada como tinta e depois cortado com o resto do vinho.

    * Orange Field Blend: esgotou no Brasil. A safra 2022 é Torrontes 30%, Pedro Gimenez 30% e

    Moscatel Rosado 40%. 180 dias de maceração.



    Os vinhos chegam ao Brasil através da Família Kogan Wines. Saiba mais.

    Matías Morcos

    O jovem Matías Morcos contou que busca fazer vinhos para conquistar seus amigos não bebedores. Aos 24 anos foi eleito Enólogo Revelação do Ano pelo Guia Descorchados 2020. Seu trabalho resgata e prestigia as uvas Moscatel, Criolla e Bonarda. Os vinhos chegam ao Brasil através da La Vinheria.

    Conheça mais.

    Bodegas Níven

    Além dos vinhos com Criollas,

    • 40 分鐘
    Jerez - Sherry - Xerez

    Jerez - Sherry - Xerez

    Finalmente cumprindo essa pendência antiga: episódio sobre Jerez!

    Jerez é um mundo dentro do mundo do vinho. É um vinho branco com cores variando do amarelo pálido quase transparente ao café profundo e untuoso. É o vinho mais seco que você vai provar na vida e, possivelmente, também os mais doce – e tudo o que pode ser compreendido entre esses dois extremos.

    Um vinho cheio de altos e baixos. Já foi responsável por mais de 40% do vinho consumido na Inglaterra por meados do século 19, teve a reputação comprometida pelas falsificações, ficou anos conhecido como “vinho das vovozinhas” e está sendo “redescoberto” neste século.

    E, como se já não fosse peculiar o suficiente devido ao seu método de produção, vem dessa região espanhola lindíssima que é a Andaluzia. Já vai anotando e aprendendo tudo porque é certeza que sua próxima viagem vai ser pra lá!

    Ouça também: SV#160: Sob o vêlo de flor

    Fontes consultadas:

    A curiosa história do Fino e do vêlo de flor >>

    A flor realmente era defeito >>

    Masterclass ABS-SP – Semana do Jerez 2023 >>

    Jancis Robinson sobre os novos Jerezes sem fortificar >>

    Sherry Academy >>

    A arte de venenciar. Mais uma peculiaridade de Jerez



     

    • 39 分鐘
    Sob o velo de flor

    Sob o velo de flor

    Precisamos falar de Jerez por aqui. Mas antes, precisamos falar sobre o vêlo de flor!

    Essa peculiar técnica de vinificação – marca registrada de Jerez e do Jura – confere qualidades características aos vinhos e vem chamando cada vez mais atenção de consumidores antenados e produtores curiosos. Virou febre na Argentina e conquistou entre outros, Alejandro Vigil.

    E se você já provou os vinho do Vigil, provavelmente já provou vinhos feitos sob o famoso véu de leveduras. Bóra aprender um pouco mais sobre esse véu então.

    Vinhos argentinos para se apaixonar pelo vêlo de flor

    Começando light



    * El Enemigo Chardonnay: um branco gordinho e de repeito por si só. Vinhedos em altitude (mantém frescor) e solos calcáreos. Estagia por barricas usadas e, em parte delas, o vêlo de flor se desenvolve. Tem aromas cítricos e de frutas amarelas mesclados a amêndoas e otras cositas más. Complexo, longo e delicioso. R$ 220 na Mistral. Nota: todos os vinhos brancos de Alê Vigil atualmente tem contato com vêlo de flor!





    * Angélica Zapata Chardonnay: considerado um dos melhores brancos da Argentina. As uvas são do famoso vinhedo Adrianna, o chamado Grand Cru da América Latina (ouça a história desse vinhedo aqui). Parte do vinho envelhece sob vêlo. Não sei quanto, mas ele confirma no episódio! (ouça também aqui). Também do portfólio Mistral por R$292,40.



    Para se aprofundar nos aromas e saboras do vêlo de leveduras



    * Los Abandonados Semillón (Paso a Paso): está esgotado no Brasil por enquanto, mas os outros vinhos do Norberto são importados pela Família Kogan Wines.

    * Altar Uco Edad Média e Altar Uco Edad Antígua: vinhos autorais do projeto pessoal do Juampi Michelini.



     

    • 39 分鐘
    Descontruindo a Pinot Grigio/Gris

    Descontruindo a Pinot Grigio/Gris

    Um episódio pra quem acha que Pinot Grigio/Gris é uma uva branca de fazer vinhos brancos!

    Você provavelmente já tomou um Pinot Grigio. E muito provavelmente era um vinho branco. É natural, portanto, que a maioria dos enófilos acredite que a uva Pinot Grigio seja uma variedade branca, e muito material didático sobre vinhos afirma tratar-se de uma variedade branca. Mas está aí a foto para te fazer refletir: será branca mesmo?

    E aliás: Pinot Grigio é uma variedade? Jamie Goode diz que não.



    Neste episódio a gente fala sobre:



    * As origens da uva Pinot Grigio/Pinot Gris

    * O Pinot Gris da Alsácia x Pinot Grigio do italiano

    * Santa Margherita – o produtor que inventou o vinho Pinot Grigio branco

    * Ramato – o vinho cobre da Itália

    * Uvas rosadas, vin gris e gris de grises



    Participação especial / agradecimento

    Meu agradecimento a Norberto Paes, engenheiro agrônomo, enólogo e proprietário na Paso a Paso Wines. Neste episódio Norberto nos fala sobre as uvas rosadas (grises) e como, a partir dessas uvas, produz sua linha Criollas de Don Graciano – um vinho branco, um rosé, um clarete e um laranja ,

     

    Participação especial também de Vini Santiago, sommelier do Grupo Vissimo.

    Produtores recomendados/mencionados:

    Pinot Grigio ( branco de respeito)



    * Vie di Romans – Friuli >>

    * Alois Lageder – Alto Adige >>



    Pinot Gris (branco encorpado)



    * Dopff – Alsácia >>

    * Hugel – Alsácia >>



    Ramato, Gris, laranja…



    * Villard Pinot Grigio Ramato JCV 2022 (Chile) >>

    * Maceration MMXX >>

    * Valparaíso (Brasileiro) >>



    Criollas de Don Graciano

    Um field blend de 4 uvas originam 4 vinhos diferenciados apenas pela técnica de vinificação



    * Blend Branco Criollas de Don Graciano: 50% Criolla Grande – 25% Moscatel Rosado – 12% Torrontes, 13% Pedro Gimenez. As uvas são enviadas para uma prensa pneumática onde farão uma maceração com a adição de gelo seco para extrair aromas primários e precursores aromáticos.

    * Blend Rosé Criollas de Don Graciano: Co-fermentação das 5 variedades, Criolla Grande sem peles, Bonarda com cachos inteiros e submersos, moscatel, torrontés e pedro gimenez com peles.

    * Clarete Criollas de Don Graciano: 50% Criolla Grande, 25% Mosctel Rosado e os 25% restantes, uma mistura de Torrontés e Pedro Gimenez. A coloração vermelha é dada porque há 15% de Criolla Grande elaborada como tinta e depois cortado com o resto do vinho.

    * Orange Field Blend: esgotou no Brasil. A safra 2022 é Torrontes 30%, Pedro Gimenez 30% e

    Moscatel Rosado 40%. 180 dias de maceração.



    Para saber mais

    • 38 分鐘
    Austrália

    Austrália

    Austrália! Sexto maior país do mundo e sua maior ilha. Única ilha que também é um continente, e o único continente que também é um país. Terra de cangurus, colas… e vinhos, sim senhor!

    Numa área sob vinhas pouco menor que Bordeaux e Borgonha combinados, o 5o maior produtor do mundo oferece grande diversidade de vinhos, com destaque para a Shirraz e a Riesling.

    Neste episódio: um pouco de história, fatos curiosos e principais regiões produtoras. Tintim!

    Vinhos e regiões australianas destacadas neste episódio

    Impossível comentar sobre todas as regiões produtoras de vinho na Austrália num único episódio, então precisei selecionar as mais expressivas. Confira aqui o que você vai ouvir dessa vez:

    Western Austrália

    Margaret River – destaque para os vinhos Vasse Felix

    South Australia

    Das áreas ao redor de Adelaide vem a produção mais popular do país: quase 50% de todo o vinho australiano é produzido aqui.



    * Barossa, Barossa Valley e Eden Valley

    * Adelaide Hills

    * McLaren Vale (“5% do que a gente produz mas 95% do que a gente fala”)

    * Coonawarra (Terra Rossa e Cabernet Sauvignon)



    New South Wales



    * Hunter Valley

    * Riverina (Yellow Tail)



    Victoria

    Estado mais ao sul e próxima à Tasmânia. Destaques para Chardonnay e Pinot Noir.



    * Mornington Peninsula

    * Yarra Valley

    * Heathcode

    * Rutherglen (Moscatel fortificado)



    Tasmânia

    Ilha da ilha. Fria e com mais de 1/3 de sua área protegida como área de preservação. Pense em espumantes e Riesling.

    Algumas importadoras de vinhos australianos para provar:



    * Mistral (Vasse Felix, de Margaret River)

    * Coala Wines (Coonawarra)

    * KMM Vinhos (várias regiões)

    * Aurora Fine Brands (Penfold, de Barossa)



    Fontes consultadas



    * Priscilla Hennekam

    * In a Sun Burnt Country, Bill Bryson – confira uma amostra aqui.

    * Vinho para Leigos

    * WSET3

    * Masterclass sobre Austrália, by Aaron Ridgway – Diretor Regional para as Américas da Wine Australia.

    * Wineaustralia.com

    * Mapas com as GIs (Geographic Indications) australianas



    Priscilla Hennekam é sommeliére e brasileira. Vinenna Austrália há 6 anos onde trabalha com enoturismo e aducadora de vinhos.

    • 52 分鐘

關於教育的熱門 Podcast

6 Minute English
BBC Radio
五分鐘心理學 - 樹洞香港 Podcast
樹洞香港 TreeholeHK
TED Talks Daily
TED
英式英語一分鐘 with 蕭叔叔 2021
RTHK.HK
All Ears English Podcast
Lindsay McMahon and Michelle Kaplan
纵横四海
携隐Melody

你可能也會喜歡

UmamiCast | Vinho para beber e ouvir
Umami Mag
ADEGA Podcast
Revista ADEGA
Aulas de Vinho - Prof. Marcelo Vargas
Marcelo Vargas
Tecnocast
Tecnoblog
Petit Journal
Petit Journal
NerdCast
Jovem Nerd