22 集

Hello my friend, tudo bem com você?

Meu nome é Vitor Bruno, professor de inglês, especialista em tecnologia da educação e fundador da Milestone.

Aqui teremos uma série de audios extraídos de vídeos com conteúdo para educação, inovação e empreendedorismo. Todo dia uma dica e um conteúdo novo.

Se quiser entrar em contato é só chamar via www.linkedin.com/in/vitorbruno

See you soon!

Vitor Bruno Vitor Bruno

    • 教育

Hello my friend, tudo bem com você?

Meu nome é Vitor Bruno, professor de inglês, especialista em tecnologia da educação e fundador da Milestone.

Aqui teremos uma série de audios extraídos de vídeos com conteúdo para educação, inovação e empreendedorismo. Todo dia uma dica e um conteúdo novo.

Se quiser entrar em contato é só chamar via www.linkedin.com/in/vitorbruno

See you soon!

    Aprendendo com música

    Aprendendo com música

    Hello my friend, como vai você? Aqui quem fala é o Vitor, professor, fundador da Milestone, especialista em tecnologias e muito mais…

    Fly me to the moon… eu acho que essa música que tem mais de sessenta e cinco anos, do Frank Sinatra sempre me lembra da missão Apollo, e eu acho que foi uma das primeiras que eu usei para estudar sozinho.

    Como assim vitor dá para estudar inglês com música? Of course, my friend! Aqui eu vou te dar algumas dicas okay?

    Primeiramente, ache o tipo de música que você gosta, saia do amplo e vai trazendo pro mais específico, isso vai te ajudar achar mais músicas dentro da faixa de tipos que mais te agrada. Uma coisa que eu notei depois que fiquei velho, tentar não se prender à só um cantor.

    Quando a gente escuta uma música que gosta a gente começa a ligar os pontos com algo legal, a letra dela, então, se você só escutar a música e não fizer mais nada, não vai ter progresso nesse sentido, eu brinco que a música vai entrar por um ouvido e sair por outro.

    Pegue a letra dela, comece a repetir as palavras e repare como o cantor ou cantora pronuncia algumas palavras, eu fazia isso de olho fechado e tentava lembrar da boca deles se mexendo, os lábios e a língua… como eu já tinha explicado em outro vídeo. Show, eu posso usar um vídeo clip, hoa, hold your horses my friend, calma lá, amigão. Dentro da música tem uma coisa chamada playback que às vezes o cantor nem fala nada e música é cantada…

    Legal, consigo repetir a música, consigo achar as palavras que estão sendo cantadas,  agora tá na hora de subir mais um degrauzinho, lembra como eu faço com textos, eu pego uma estrofe que eu acho legal e procuro as palavras que eu conheço, se eu não conheço procuro por imagens e anoto em um caderno.

    Junto numa playlist temática e vou tocando, até espremer a última letra das músicas e estar com tudo na cabeça.

    Em seguida eu começo a fazer coisa de fã, entender a história do cantor, da banda, como surgiu, onde eles cantaram, e sonho acordado como seria legal ir num show deles, qual país eu teria que ir, o que falar com os estrangeiros que os meus pais estão indo comigo porque eu gosto da música e eles me apoiam, e o que eu falaria se eu fosse parado para uma entrevista, ou já pensou se eu falasse com o cantor, ou cantora… o que eu ia dizer, como eu ia pedir uma foto, etc.

    O importante é ter criatividade e pensar como tudo pode ser legal se você se organizar. Como eu sempre fui mais nerd por textos eu acabei fazendo a mesma coisa com livros, acabei conversando mais com eles e até adicionando nas redes sociais e/ou trocando emails.

    Bom my friend, eu vou encerrar o texto de hoje aqui, espero que você tenha gostado, se sim, deixe o seu carinho num like ou coraçãozinho, escreva nos comentários se você gostaria de ouvir eu cantando alguma música e compartilhe esse texto com mais gente, por hoje é só, bye bye and see you soon!

    • 5 分鐘
    Como aprender mais rapido

    Como aprender mais rapido

    Hello my friend, como vai você? Aqui é o Vitor, professor, fundador da Milestone Especialista em tecnologias educacionais e muito mais.

    Eu acho que essa é uma das perguntas mais comuns na hora de oferecer aulas de inglês, sério, que pressa é essa que as pessoas tem para aprender da noite para o dia alguma coisa, eu aposto, uma caixa de paçocas que você que está lendo, assistindo, ou ouvindo esse texto, não aprendeu falar português em um ano. Nem ficou fera na coisa que você faz em menos de um ano. E você sabe porque?

    Aprendizado é um processo cognitivo, eu brinco comigo mesmo dizendo que é um processo conectativo, você precisa conectar inglês com as coisas que você faz, gosta e ter um objetivo, parte disso é minha metodologia de ensinar inglês e que eu recentemente comecei usar com italiano, me auto ensinando.

    Primeiro vamos as expectativas, entenda que é um processo gradual. Faz de conta que você é advogado você talvez não soubesse o que é caput, inciso, artigo, item. Bom eu também não sei então, calma. Anote num papel grande, geralmente eu uso uma cartolina, dizendo o tema que você quer falar no meio. Começa a esboçar os assuntos, adjacentes, como se fosse uma historinha.

    Outra coisa, se você quer falar, ler, ouvir inglês, porque você continua com português ao seu redor? Mude o idioma do celular para o inglês. Fale com o assistente do seu celular seja ele a Siri, ou o google assistente.

    Assista filme e séries com o áudio e legendas em inglês. Olhe para a boca dos atores, veja como eles mexem a boca, dobram a língua, mexem os lábios. Desenhos animados não contam pois mesmo a animação mais perfeita não vai conseguir capturar esse movimento perfeitamente. E sobre o uso das legendas, observe que algumas palavras são escritas diferentes do que são faladas.

    Gostou de uma palavra, frase, anote num caderno. E coloque uma tradução visual. Desenha emojis, bonecos de palitinho se precisar. Mas o fato de você mexer a mão ajuda a memorizar.E não se preocupe se ficar feio, esse material é para você!

    Você também pode usar livros, mas como eu te falei no texto sobre como ler mais, use um app que leia ele em voz alta e você pode desfrutar disso melhor.

    Percebeu que em nenhum momento eu te falei nome de filme, série ou livro? Eu vou te contar um segredo, esses materiais não importam para mim, tem que importar para a pessoa mais importante da sua vida, você. Ninguém vai aprender por você, nem respirar por você. O importante é que você goste. O professor pode e deve ser um fio condutor, sugerindo caminhos mas no final você vai aprender.

    Vou soar um tiozão aqui, mas quando eu era mais novo eu fui fazer intercâmbio para a Finlândia, na época eu já queria ser professor, e lá era dito como o país com melhor educação do mundo, eu aprendi uma coisa muito legal lá. A responsabilidade do aluno de aprender é maior do que do professor de ensinar.

    Esse texto tá ficando grande eu vou deixar para falar sobre como aprender com música num  próximo texto… Sentiu que eu não falei de algum jeito de aprender mais rápido, me sugere nos comentários, gostou, deixe o seu carinho com coraçãozinho, ou joinha, e compartilhe com seus amigos.

    • 8 分鐘
    Expressões curiosas

    Expressões curiosas

    Hello my friend, como vai você? Aqui quem fala é Vitor, professor, fundador da Milestone, especialista em tecnologia educacionais, e hoje vamos falar de algumas gírias em inglês que eu acho curiosas, no mínimo, pra não dizer engraçadas ou até mesmo estranhas.


    It’s raining cats and dogs, está chovendo gatos e cachorros, oi? Bom em inglês isso quer dizer que tá chovendo bastante, forte, se você quiser brincar com as palavras, você pode dizer outros animais maiores, por exemplo eu usava animais da fazenda como cows, horses, and the whole farm, tipo chovendo, vacas, cavalos e a fazenda toda, fluentes de inglês entendiam a brincadeira que eu estava fazendo e deixava a impressão que eu era mais fluente do que era.

    When pigs fly, oic oic oic, porco, porco, porco, porco… voando? Isso não acontece tão frequentemente, na verdade, nunca aconteceu, e vai demorar um pouco pra isso acontecer, tipo nunca, então essa expressão quer dizer algo bem dificil ou impossivel.

    Holy cow, em inglês Holy quer dizer sagrado, mas também é usado para expressar exagero, holy cow é para dizer caramba, holy guacamole, é um jeito infantil de dizer o mesmo caramba, depois de virar gente grande pode surgir outra variação, com excremento...

    Go dutch, bora para a Holanda? Hehe, eu queria, mas go dutch significa dividir a conta, sabe, quando você chama o crush ou a crush para um dogão na praça, vocês dividem o refrigerante e recebem a conta? Então isso em inglês, é go dutch.

    Sweet, mas Vitor eu tenho diabetes… não, calma heh, sweet é tipo legal, beleza, você vai de carro para o centro e acha uma vaga de estacionamento na rua que você ia, você diz, sweet!

    Nuts, alguém falou de paçocas? Eba! Quem me conhece sabe que eu adoro paçoca, mas nuts significa nozes, olha só, peanut, amendoim, hazelnut avelã… nuts também é uma gíria para dizer que é doido ou doida, dizer que tá ficando doido você pode dizer I’m going nuts, isso também pode você dizer é algo é loucura, “this is nuts”.

    Cheesy… Cheese é queijo, cheesy é de queijo, um advérbio a partir da palavra queijo em inglês. E quando alguma coisa virou sinônimo de queijo não cheira bem, entendeu da onde você a expressão? Dizer uma desculpa esfarrapada em inglês fica cheesy excuse.

    Break a leg… quebrar uma perna não é a melhor coisa para acontecer, mas no teatro é o jeito de dizer boa sorte, estranho né? Isso também é usado para momentos que você vai precisar de um encorajamento, vai apresentar um negócio, chamar the crush para sair, arrabenta!


    Por hoje é só, mostre que você gostou desse texto, compartilhe com os amigos e escreva nos comentários se tem outra expressão que você queria ter explicado melhor.

    • 8 分鐘
    Como fazer negócios

    Como fazer negócios

    Hello my friend, como vai você? Aqui quem fala é Vitor, professor, especialista em tecnologias educacionais, fundador da Milestone e muito mais…

    Antes de mais nada, esse texto não é sobre negociação, pra mim fazer negócios, ter uma empresa, negociação faz parte de uma mesma caixinha. Como assim, o Vitor, que sempre pensou fora da caixa vai usar elas… ué… eu nunca fui de fazer muitas redes sociais e mídias e agora tenho facebook, instagram, linkedin, podcasts, youtube, algumas coisas mudam, pro bem ou pro mal, hehe…

    Mas relaxa, eu continuo tentando evoluir sempre, por isso vou falar uma frase que eu gosto muito, se faz sentido e faz dinheiro, faz sentido fazer um CNPJ, em outras palavras, constituir uma empresa. Lembra do que eu falei de propósito, pois então, uma empresa também tem Pessoa no meio da sigla, Cadastro Nacional de “P”essoa Jurídica. Assim como você, eu, e todos nós, temos sonhos, medos, vontades e necessidades. Eu tenho um amigo que escreveu um livro, o Fernandes, Joel Fernandes, que fala que uma empresa começa numa venda, e eu concordo não precisa ser uma venda, podemos começar com uma troca, uma permuta, uma apresentação, perceba que eu estou escrevendo em ordem regressiva.

    Eu acredito muito que empresas que não resolvem problemas são problemas, contudo precisamos começar por nós mesmos, você pode reparar que muitos vídeos, podcasts e textos meus são testes, pois eu estou validando ideias, hipóteses e tecnologias, as vezes você gosta mais vídeo então temos canal no YouTube, você pode gostar mais de áudio então temos podcasts, ou pelo menos ler, sim, todo texto que eu apresento está em texto ou parte dele, guardado para eu por no blog do meu site, VitorBruno.com

    Dito isso, é uma apresentação, auto-apresentação assim por se dizer, a gente tá se conhecendo, se tornando amigo, eventualmente eu vou fazer negócios com você e você comigo, aqui no Brasil a gente gosta de conhecer as pessoas antes comprar coisas e serviços enquanto nos EUA as pessoas fazem o contrário. Então é importante ter uma boa primeira impressão, fotos, textos, assinantes, visualizações, downloads….

    Antes de termos dólares, reais, barras de ouro que valem mais do que dinheiro, ações na bolsa, a gente já fazia trocas, escambo, permuta, o que eu tenho que você precisa e você precisa que eu tenho, não é errado, sabe, uma frase que eu escutei quando tava num programa de aceleração de empresas é que a gente vende aquilo que a gente tem demais, fazemos com amor e carinho e transborda, e como tem uma música bem antiga, temos para dar e vender.

    Por último, vendas, existem muitas fórmulas para dizer um número de conchinhas em troca do seu trabalho, eu penso no seguinte, quanto eu preciso para minimamente viver, quanto as pessoas estão cobrando para fazer a mesma coisa que eu faço, quanto as pessoas querem pagar, por que vão pagar um pouco mais caro comigo, e vou ajustando cada contrato, cada, venda, até que o preço fique bom para os dois lados, uma coisa tem que ser clara, quando um lado fica insatisfeito, os dois perdem, algo da cultura do oriente médio, a negociação, ação de fazer negócio.

    Se você gostou desse texto, compartilhe, com seus amigos, dê o coraçãozinho, joinha, ou outro formato que mostre isso, e comente como você faz negócios, por hoje é só, bye bye and see you soon.

    • 10 分鐘
    Sobre o propósito

    Sobre o propósito

    Hello my friend, como vai você? Tudo bem? Aqui quem fala é Vitor, professor, fundador da Milestone, Especialista educacional e muito mais… Nesse momento estou dirigindo por isso que eu sei que vai ser o podcast, um texto, video on the go.

    Já pararam para pensar num negócio, o que faz a gente conseguir as coisas? Eu gido muito de propósito, o que a gente está procurando,  objetivo, onde que a gente quer chegar e tudo mais isso é um pouquinho complicado por um simples motivo,  muitas das vezes as pessoas não sabem que elas querem, tem aquela máxima do mercado, que fala assim que o cliente não vai saber o que quer até que você mostre para ele.

    Isso aí foi uma frase é do Steve Jobs ele usa isso, muita gente que usa isso, mas você sabe que você quer? Você sabe o que que você precisa e o que como você vai conseguir fazer essas coisas? Eu já falei em outros vídeos e tal e que sou formado em engenharia e também a (minha) cabeça é muito baseado em projeto. Como é que (as coisas) funcionam? O que deixa de funcionar?  Muitas vezes a gente precisa de recursos, seja humanos e tecnológicos humanos (nota do autor, dá para ver que eu acho isso importante, hehe) financeiros. Tá e é importante a gente entender um pouquinho disso, outra coisa que eu faço muito é engenharia reversa,  é entender como são os projetos dos processos, o que as pessoas estão querendo como que elas estão querendo, e uso isso para fazer um hackeamento, pessoal da informática de hackear Quando você começar a montar processos e projetos. Eu faço muito disso eu faço um hackeamento social, eu tento entender o que que eu preciso fazer,  para pessoa se sentir mais à vontade e produzir e fazer alguma coisa no dia que eu quero. Entendeu? Uma coisa muito legal é a pirâmide de Maslow, tem outra da revista da Harvard Business School, depois eu posso até deixar o link para vocês.

    Ali a gente entende uma coisa assim que a gente quer ser lembrado, que a gente quer fazer as coisas que mostra para os outros, a gente é vaidoso,  a gente tem um sisteminha aqui que a gente vai se prendendo numa bolha bem grande,  as pessoas,  querem ficar em bolhas, e isso é complicado porque eu sou muito de experimentar, de conhecer outras pessoas,  conhecer outros grupos e para mim o melhor enriquecimento cultural que eu posso ter.  Legal tem uma coisa também bacana pra ter em mente, falando disso, é que a gente consegue alinhar, nesse final de semana fui andar de bicicleta, peguei o celular botei no fone de ouvido no ouvido só e coloquei um livro para escutar, no jeito que eu falei para vocês como é que eu faço. E botei o livro chamado Be So Good They Can’t Ignore You (Seja Tão Bom Que Ninguém Consiga Te Ignorar) A verdade é o seguinte a gente quer ser tão bom, mas o que que a gente faz para ser tão bom né. Eu tô tentando ser tão bom para a gente conseguir pensar o que que a gente quer fazer, como que a gente vai fazer e isso me ajuda no seguinte. Eu vendo as conexões que eu tenho que são pessoas que podem me ajudar ou consegue influenciar o caminho que eu quero fazer e para mim caminho que a gente vai fazer para ir para o seu legal para todo mundo que maneira que todo mundo sai feliz e contente.

    (...)

    Deixo o convite para você para você meu amigo minha amiga,  o famoso my friend, gostou desse vídeo compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário sobre o que você acha sobre responsabilidades, afinal de contas com grandes poderes vem grandes responsabilidades  Lembra daquela frase do Tio Ben, do Homem-Aranha e ao mesmo tempo se inscreva nos nossos canais obrigado e até mais.

    • 5 分鐘
    Como ler mais livros

    Como ler mais livros

    Hello my friend, como vai você? Aqui quem fala é Vitor, professor, fundador da Milestone, especialista em tecnologias educacionais e muito mais…

    Você tem o hábito da leitura? QUero dizer quantos livros você lê por ano? Okay, por mês? Eu tenho o costume de ler pelo menos dois por mês, não é muito eu sei… antes era cerca de uns 4 por semana,, mas é o que eu consigo fazer, pera Vitor, consegue? Por que antes da situação do covid você lia mais e agora menos? Tava rico? Quem me dera, viu!? Pois é, eu tenho uma rotina meio regradinha demais, o que acontece é o seguinte, antes eu saia de casa para ler, e quando eu falo ler ponho entre aspas aqui.

    Eu estou aqui lendo os seus pensamentos e você não entendeu como eu faço para ler, seguinte, eu tenho o costume de procurar livros em formato digital, tem muita coisa legal por aí, um dia desses eu ensino vocês a procurar, mas por enquanto vamos usar o que você já tem. O meu formato favorito é PDF e você já vai entender, esse formato eu consigo ler e interagir com texto, isso é, usando um software certo, talvez o mais comum, a gente consegue selecionar o texto e grifar, isso quer dizer copiar uma parte se quisesse. O que não é o caso, então eu mandava esse arquivo do computador pro celular, o jeito mais simples era e-mail, e abria no celular, legal, lá você lia, né Vitor?! Não, eu uso um app que lê pdf em voz alta, para android tem um gratuíto e para iOs tinha que pagar um pouco, agora procurando um pouco parece que também tem opções gratuitas…

    Afobado você não achou tá vou te dizer como você procura, pdf voice reader, ou leitor de pdf por voz, afobado ainda você acha que encontrou o app errado, seguinte pequeno gafanhoto, eu não fico refém de livros em português, até prefiro os livros importados porque assim eu aprendo o que ainda não foi traduzido, então o leitor e o pdf podem ser em inglês, o segredo é mudar o passo de leitura, o rate com R e não com H. Ali você deixa o texto mais rápido ou mais devagar, eu gosto de tudo o que eu ouço pelo menos duas vezes mais rápido, seja vídeo no youtube, podcast, ou qualquer coisa assim… talvez por eu não ter mais paciência ou porque eu aprendi com um programador do Google isso e gostei da ideia, enfim isso também faz com que um livro de quatrocentas páginas seja lido em até 4h, geralmente o que eu faço em cima de uma bicicleta a cada quinze dias, para manter a cabeça no lugar, e respirar um ar diferente, eu pego a bike e faço uns sessenta ou setenta quilômetros de ciclismo, capacete, óculos, fone de ouvido só em uma orelha para ouvir os carros, uma roupa confortável e como falava em 2005 pedala Robinho… nesse caso Vitor.

    Antes da pandemia eu andava muito de carro, ia pra lá e pra cá, então em vez de rádios, eu ia escutando o livro e cada vez que eu achava um assunto interessante, decorava uma frase, ou algumas palavras chaves e daí no computador, no leitor de PDF mandava um buscar palavra e achava a frase de novo, copiava e colocava no status do facebook, ou linkedin…

    Isso era bem legal, era não, é bem legal. Então se você concorda comigo, deixe o seu like, comente qual o seu livro, ou quais os seus livros favoritos e compartilhe com seus amigos que vão gostar de saber dessas dicas!

    Por hoje é só, bye bye and see you soon!

    • 5 分鐘

關於教育的熱門 Podcast

五分鐘心理學 - 樹洞香港 Podcast
樹洞香港 TreeholeHK
TED Talks Daily
TED
6 Minute English
BBC Radio
英式英語一分鐘 with 蕭叔叔 2021
RTHK.HK
Learning English Conversations
BBC Radio
潘吉Jenny告诉你|学英语聊美国|开言英语 · Podcast
OpenLanguage 英语