33 episodes

O lado nerd e bem-humorado da corporativa!

Nerd Corporativo - Blog & Podcast » PODCAST Nerd Corporativo - Blog & Podcast

    • Business

O lado nerd e bem-humorado da corporativa!

    Podcast #33 – Alan Turing e O Jogo da Imitação!

    Podcast #33 – Alan Turing e O Jogo da Imitação!

    Bem vindos amigos da Firma! Este é o 33º Podcast do Nerd Corporativo, um programa que só existe hoje por causa de uma pessoa que gostava de solucionar palavras cruzadas… não entendeu? Hoje vamos falar um pouco sobre a vida e obra de Alan Turing, um incrível matemático, lógico e criptoanalista, cujos estudos e projetos se tornaram base para a tecnologia atual. Você deve estar pensando: “Mas afinal de contas, o que esse cientista inventou de tão importante?”. A resposta deve estar, literalmente, na sua frente: ele é o motivo de você estar usando um computador neste momento!



    Aqui você ouvir:
    Rápido resumo de sua biografia
    Sua lista de invenções que mudaram o rumo da II Guerra e nossa atual tecnologia
    Resenha do Filme O Jogo da Imitação



    Alan Mathison Turing nasceu em 23 de Junho de 1912 e faleceu em 7 de Junho de 1954. Foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico. Foi influente no desenvolvimento da ciência da computação e na formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno. Ele também é pioneiro na inteligência artificial e na ciência da computação.
    Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou para a inteligência britânica em Bletchley Park, num centro especializado em quebra de códigos. Por um tempo ele foi chefe do Hut 8, a seção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã. Planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo o método da bomba eletromecânica, uma máquina eletromecânica que poderia encontrar definições para a máquina Enigma.

    As 5 descobertas de Alan Turing que mudaram o rumo da tecnologia

    1. A Máquina de Turing
    Em 1936, com apenas 24 anos, Turing propôs um modelo teórico usado para simular qualquer forma de computação algorítmica, que ficou conhecido como "Máquina de Turing".

    2. A solução da Enigma
    No começos dos anos 1940, os submarinos alemães estavam dizimando os cargueiros Aliados no Atlântico Norte. O jogo virou apenas 1943, quando Alan Turing desenvolveu a "Bomba", um aparelho capaz de desvendar os segredos da criptografia nazista chamada de "Enigma"

    3. O Computador ACE
    Ao final da guerra, Turing foi trabalhar em outro órgão de espionagem da Inglaterra, o MI6, onde construiu um "cérebro eletrônico".

    4 . Criptografia de voz
    Desvendar a enigma não foi a única descoberta tecnológica de Turing durante a Segunda Guerra. Em 1944, ele desenvolveu um método para criptografar conversas telefônicas, baseado em um trabalho que ele viu nos laboratórios da Bell nos Estados Unidos, em 1942.

    5. O Teste de Turing
    Turing pesquisava o conceito de "inteligência mecânica" desde 1941 e uma das primeiras menções do termo "inteligência computacional" foi feita por ele, em 1947. Foi nesta época também que Alan Turing criou seu famoso teste, usado até hoje para descobrir o nível de inteligência de um programa de inteligência artificial.

    O Jogo da Imitação

    Sinopse: Em plena Segunda Guerra Mundial, os aliados estavam distantes da vitória devido ao uso pelos alemães de uma intrincada máquina de criptografia chamada Enigma. Escondidos em uma instalação secreta nos campos ingleses, enquanto bombardeios frequentes devastavam Londres, uma equipe liderada pelo gênio matemático Alan Turing trabalhava contra o relógio para decifrar o inquebrável código nazista.

    Todas as informações completas você encontra OUVINDO este podcast! :-)

    E se você chegou até aqui, vamos lançar um desafio: se você não reparou, nosso podcast não tem um “nome fantasia”. Necessariamente não somos obrigados a ter, mas acho que seria legal… portanto, até o final do mês de março, envie sugestões de nomes para nerdcorporativo@gmail.com , com seus dados para contato. A sugestão que mais agradar a Diretoria da Firma, vai ganhar um presente, um mimo, além de gravar u

    • 31 min
    Podcast #32 – DeLorean!

    Podcast #32 – DeLorean!

    Bem vindos amigos da Firma! Este é o 32º Podcast do Nerd Corporativo, um programa que que acelera até 88 milhas por hora e espera não bater em nada quando viajar no tempo! Como assim? Falaremos da cine-série de Marty McFly, mas não do jeito que você pensa… Vamos falar do Delorean, o carro mais f*da da história do cinema!



    Vamos fazer um rápido resumo sobre os filmes.
    Quem é a empresa que fabricou essa maravilha?
    Como foi a trajetória de John Zachary DeLorean, fundador da montadora!
    Qual a história deste carro tão querido?
    Como o Delorean Time Machine veio parar no Brasil neste mês?





    25 de outubro de 1985. É nesta data que tudo começa!
    Vocês já devem ter recebido nos últimos anos alguma mensagem do tipo “hoje é dia em que Marty vai para o futuro..!” Não. A data correta é 25 de outubro de 2015, onde teríamos skates voadores. Enfim, chegamos!

    Vamos os filmes:
    O primeiro filme se desenvolve da seguinte maneira:

    Marty McFly é um adolescente vivendo com uma família sem vida e sem ambição na cidade de Hill Valley, Califórnia. Seu pai, George McFly, é constantemente intimidado por seu supervisor de trabalho, Biff Tannen, e sua mãe infeliz, Lorraine Baines McFly, está acima do peso e tem um problema com bebida. Os irmãos de Marty, Dave e Linda McFly, também vivem com ele, sendo que ambos são comportamentalmente idênticos à seus pais. Almejando alcançar seu sonho de tornar-se um astro de rock, Marty e sua banda fazem um teste para tocarem em uma festa da escola, no qual acabam sendo rejeitados. Apesar do revés, a namorada de Marty, Jennifer Parker, o encoraja a não desistir de seus objetivos e acreditar em seu futuro. No jantar daquela noite, Lorraine conta à família como ela e George se apaixonaram quando seu pai o atropelou na rua.
    Na madrugada do dia 25 de outubro de 1985, Marty encontra seu amigo, o cientista Dr. Emmett Brown, no Twin Pines Mall às 1:15 a pedido do Doutor. Lá, ele revela ao rapaz um DeLorean DMC-12 modificado para tornar-se uma máquina do tempo; o deslocamento temporal do veículo é alimentado por uma fissão nuclear e utiliza plutônio como combustível, o que gera 1,21 Gigawatt de eletricidade necessário para o funcionamento do aparato que torna a viagem temporal possível, o "Capacitor de Fluxo". O Doutor explica que o carro viaja para uma data programada ao atingir 88 milhas por hora de velocidade. Entretanto, antes que ele pudesse realizar sua primeira viagem, terroristas líbios - dos quais o Doutor recebera o plutônio para a produção de uma bomba e que ele enganara para poder utilizar o material em sua experiência - aparecem e o baleiam mortalmente. Indefeso, Marty tenta escapar no DeLorean, porém, durante a fuga, acaba alcançando a velocidade de 88 milhas por hora e é transportado para 5 de novembro de 1955, uma data que o Doutor havia programado nos instrumentos de navegação do DeLorean como um exemplo. Marty agora encontra-se sem o plutônio necessário para a viagem de volta e o carro desliga-se, deixando-o preso em 1955...

    Já no segundo filme em 14 de dezembro de 1989:

    O filme começa onde termina o anterior. Após se recompor da sua viagem a 1955, Marty reencontra-se com a sua namorada Jennifer, que estava ansiosa para dar um passeio com o carro novo de Marty, que Biff tinha acabado de deixar na garagem.
    No momento que eles iam se beijar, aparece Emmett com o DeLorean, avisando-o que tinha que ir com ele para o futuro, para 2015, pois já lá tinha estado e tinha visto o casamento dele com Jennifer e, vira também como Marty iria ter problemas com seu filho. No futuro, Emmett aproveitou também para introduzir um mecanismo de vôo no DeLorean, dado que em 2015 todos os carros voavam. Como Emmett queria manter o segredo da máquina do tempo com Marty, rapta também Jennifer para que não contasse a ninguém o que viu e, induz-lhe radiação alfa para adormecer e, quando acordar, pensar que fosse um sonho. Biff vê o DeLorean levan

    • 35 min
    Podcast #31 – Crise Hídrica! Mitos, Verdades e Política ralo a baixo…

    Podcast #31 – Crise Hídrica! Mitos, Verdades e Política ralo a baixo…

    Bem vindos amigos da Firma! Este é o 31º Podcast do Nerd Corporativo, o primeiro programa de 2015, depois de um breve recesso profissional… E o assunto de hoje pega carona na polêmica da falta d’água em SP, e sem deixar o bordão de lado, “este é um programa que para o amigo ouvinte que quer sombra e água fresca, mas vai ter que bater na porta da casa do governador para cobrar isso…

    Primeiramente, um disclaimer: este programa não fará uma abordagem política em si, mas de gestão pública. Com base nos textos de Gabriel Kogan - arquiteto e jornalista, formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; desenvolveu mestrado em Gerenciamento Hídrico no UNESCO-IHE (Holanda), onde pesquisou as origens históricas das enchentes em São Paulo.

    Também vamos usar as mais recentes manchetes deste final de janeiro para explorar o assunto. Todos os links, no post!



    Os 7 erros da atual gestão das águas em SP


    10 mitos sobre a crise hídrica


    Folha - SP projeta 'rodízio drástico' de água para evitar o colapso do Cantareira


    O Globo - Geraldo Alckmin admite racionamento de água, e Sabesp já estuda rodízio na Grande São Paulo


    8 meses atrás já reforçávamos o assunto:
    Por gentileza, vamos economizar água?




    E se você chegou até aqui, vamos lançar um desafio: se você não reparou, nosso podcast não tem um “nome fantasia”. Necessariamente não somos obrigados a ter, mas acho que seria legal… portanto, até o final do mês de março, envie sugestões de nomes para nerdcorporativo@gmail.com , com seus dados para contato. A sugestão que mais agradar a Diretoria da Firma, vai ganhar um presente, um mimo, além de gravar um programa especial e ter sua voz imortalizada na grande estrada da comunicação digital, a internet, que dizem, veio pra ficar...

    ASSINE NOSSO FEED
    PREFERE ITUNES?
    OUVIR O PODCAST:

    • 31 min
    Podcast #30 – #CCXP2014: Nossa primeira Comic Con foi épica!

    Podcast #30 – #CCXP2014: Nossa primeira Comic Con foi épica!

    Bem vindos amigos da Firma!  Este é o 30º Podcast do Nerd Corporativo, um programa que coloca sua camiseta de games, junta a galera e vai para Comic Con Experience 2014!!!
    A qualidade do áudio não está la grandes coisas, pois foi captada com celular, ao vivo da CCXP, mas serve de registro de nossa primeira aventura deste tipo!
    Junto aos parceiros do Zinecast (ZineAcesso.com), registramos em nossa versão pocket-podcast nossas expectativas, bate-papos com artistas e como foi épico!
    Nossas indicações na CCXP 2014:

    Astronauta - Singularidade
    Quaisqualigundum
    QUAD
    ASSINE NOSSO FEED
    PREFERE ITUNES?
    OUVIR O PODCAST:

    • 18 min
    Podcast #29 – Mas que burro! 100 erros de português mais comuns do mundo corporativo!

    Podcast #29 – Mas que burro! 100 erros de português mais comuns do mundo corporativo!

    Bem vindos amigos da Firma!  Este é o 29º Podcast do Nerd Corporativo, um programa que com sotaque Caipira, mas que fala bem direitinho, sim senhor! É isso aí meus amigos, vamos falar hoje dos erros de português mais frequentes no universo corporativo, segundo especialistas que foram consultados pela revista EXAME.com! Em tempos de vestibular, vamos pagar de Professor Pasquale...

    Depois de uma série de cinco episódios sobre Gerenciamento de Projetos (links neste post), falando de um assunto sério e que pretensamente serviria de guia para estudos nesta área, vamos agora relaxar um pouco e pegar mais leve nos temas!

    Encerraremos o mês de novembro com os 100 erros de português frequentes no mundo corporativo.

    De A a Z, confira os erros de português mais frequentes no universo corporativo, segundo especialistas consultados por EXAME.com.
    Especialistas advertem: tropeçar no português pode prejudicar a sua carreira. Mas é certo também que há erros que saltam aos olhos e há aqueles que quase passam despercebidos.

    A lista de equívocos frequentes no mundo corporativo é grande e é bem provável que você já tenha cometido alguns deles. Para chegar aos 100 erros, foram consultados professores de português e também o livro de Laurinda Grion “Erros que um executivo comete ao redigir (mas não deveria cometer)”, da editora Saraiva. Pois então, de A a Z, confira os tropeços mais comuns e as dicas para nunca mais errar!

    1 - A/há

    Erro: Atuo no setor de controladoria a 15 anos.

    Forma correta: Atuo no setor de controladoria há 15 anos.

    Explicação: Para indicar tempo passado usa-se o verbo haver.

     

    2 - A champanhe/ o champanhe

    Erro: Pegue a champanhe e vamos comemorar.

    Forma correta: Pegue o champanhe e vamos comemorar.

    Explicação: De acordo com o Dicionário Aurélio, a palavra “champanhe” provém do francês “champagne” e é um substantivo masculino, como defende a maioria dos gramáticos, explica Diogo Arrais, professor do Damásio Educacional

    3 - A cores/ em cores

    Erro: O material da apresentação será a cores

    Forma correta: O material da apresentação será em cores

    Explicação: Se o correto é material em preto em branco, o certo é dizer material em cores, explica Laurinda Grion no livro "Erros que um executivo comete ao redigir (mas não deveria cometer).

     

    4 - A domicílio/ em domicílio

    Erro: O serviço engloba a entrega a domicílio

    Forma correta: O serviço engloba a entrega em domicílio

    Explicação: No caso de entrega usa-se a forma em domicílio. A forma a domicílio é usada para verbos de movimento. Exemplo: Foram levá-lo a domicílio.

     

    5 - A longo prazo/ em longo prazo

    Erro: A longo prazo, serão necessárias mudanças.

    Forma correta: Em longo prazo, serão necessárias mudanças.

    Explicação: Usa-se a preposição em nos seguintes casos: em longo prazo, em curto prazo e em médio prazo.

     

    6 - A nível de/ em nível de

    Erro: A nível de reconhecimento de nossos clientes atingimos nosso objetivo.

    Forma correta: Em relação ao reconhecimento de nossos clientes atingimos nosso objetivo

    Explicação: De acordo com o professor Reinaldo Passadori, o uso de “a nível de” está correto quando a preposição “a” está aliada ao artigo “o” e significa “à mesma altura”. Exemplo: Hoje, o Rio de Janeiro acordou ao nível do mar. A expressão "em nível de" está utilizada corretamente quando equivale a "de âmbito" ou "com status de". Exemplo: O plebiscito será realizado em nível nacional.

     

    7 - À partir de/ a partir de

    Erro: À partir de novembro, estarei de férias

    Forma correta: A partir de novembro, estarei de férias.

    Explicação: Não se usa crase antes de verbos

     

    8 - A pouco/ há pouco

    Erro: O diretor chegará daqui há pouco.

    Forma correta: O diretor chegará daqui a pouco.

    Explicação: Nesse caso, há pouco indica ação que já passou, pode ser substituído por faz pouco tempo. A pouco indica ação

    • 1 hr 2 min
    Podcast #28 – Saga do Pão com Linguiça – Ep. 5: Execução, Monitoramento e Encerramento

    Podcast #28 – Saga do Pão com Linguiça – Ep. 5: Execução, Monitoramento e Encerramento

    Bem vindos amigos da Firma! Este é o 28º Podcast do Nerd Corporativo, onde daremos continuidade a saga do Pão com Linguiça, ou seja, nossa série de artigos semanais onde contaremos a trajetória da preparação para certificação PMP que estou realizando…

    Esta sera a quinta e última parte de uma série que pretende ser o menos temporal possível e ajudar aqueles que pretendem seguir a carreira de gerenciamento de projetos ou apenas conhecer esta área tao requisitada e que tem muito a oferecer profissionalmente.

    Recapitulando rapidamente, já falamos sobre os processos de iniciação (abertura e identificação dos interessados), do planejamento e dentro dele: escopo, custo, tempo, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e partes interessadas. Hoje terminaremos com os três últimos grupos de processos: Execução, Monitoramento/Controle e Encerramento!


    Episódios anteriores:

    PODCAST #24 – A SAGA DO PÃO COM LINGUIÇA – EP.01
    PODCAST #25 – SAGA DO PÃO COM LINGUIÇA – EP.02: INICIAÇÃO E PLANEJAMENTO
    PODCAST #26 – SAGA DO PÃO COM LINGUIÇA EP. 3 – MUITO PLANEJAMENTO!
    PODCAST #27 – SAGA DO PÃO COM LINGUIÇA EP. 4: RISCOS, AQUISIÇÕES E STAKEHOLDERS!

    ASSINE NOSSO FEED
    PREFERE ITUNES?
    OUVIR O PODCAST:

    • 52 min

Top Podcasts In Business

The Diary Of A CEO with Steven Bartlett
DOAC
The Other Hand
Jim Power & Chris Johns
Understanding Money with Eoin McGee
NK Productions/EMcG
Big Fish with Spencer Matthews
Global
Next Round
Dale McDermott & David W. Higgins
Hot Money: The New Narcos
Pushkin Industries & Financial Times