
14エピソード

Estante BSM Brasil sem Medo
-
- ブック
Um podcast sobre livros para quem não vive só de notícias.
Esse podcast faz parte do Jornal Brasil sem Medo. Saiba mais em brasilsemmedo.com
-
Um conto de Natal
No último episodio do ano, Stefani Onesko e seus habitais convidados travam uma longa conversa sobre o Natal e o clássico de Charles Dickens.
Em meio ao frio e à neve da cidade de Londres, à véspera do Natal, todos preparam-se para a celebração do nascimento de Cristo. As donas de casa ocupam-se alegremente com seus assados, os homens, ansiosos, não veem a hora de voltar para casa, e as crianças perdem o sono pensando nos presentes. Apenas uma pessoa não parece feliz com o Natal: o velho Scrooge, homem de negócios sovina, ranzinza e solitário. Ele não vê razão para tanta alegria e inquieta-se, apenas, com a folga que terá de dar ao seu secretário. Mas ele recebe a visita fantasmagórica de Marley, seu falecido sócio, que se arrepende de ter passado a vida atrás do dinheiro. Ele leva Scrooge em uma viagem inesquecível para tentar salvá-lo enquanto é tempo.
Publicada originalmente em 1843, a história da redenção do velho Scrooge é sem dúvida o mais célebre conto de Natal e já foi adaptada para história em quadrinhos, filme, peça teatral etc., comovendo adultos e crianças de todas as épocas.
Um Conto de Natal e muitas oubras de Dickens podem ser encontradas na Livraria BSM. -
Em busca do sentido
Nesse episódio do Estante BSM, Stefani Onesko discute com Silvio Grimaldo, Luciano Oliver e André Assi Barreto, o livro clássico de Viktor Frankl, Em Busca de Sentido.
Publicado em muitas línguas, sucessivas edições e milhões de exemplares, este despretensioso texto em linguagem narrativa constitui a porta de entrada para a logoterapia, a “terceira escola vienense de psicoterapia”. Qual o segredo de seu sucesso?
Na obra, o psicólogo descreve como sentiu e observou a si mesmo e as demais pessoas e seu comportamento na situação-limite do campo de extermínio nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fazê-lo, toca na essência do que é ser humano: usar a capacidade de transcender uma situação extremamente desumanizadora, manter a liberdade interior e, desta maneira, não renunciar ao sentido da vida, apesar dos pesares.
Não deixe de visitar a Livraria BSM e ver outras obras de Viktor Frankl disponíveis. -
O Estrangeiro
Em mais um episódio do nosso podcast sobre livros, Stefani Onesko e Silvio Grimaldo discutem com Luciano Oliver e André Assi Barreto um livro perturbador, O estrangeiro, de Albert Camus.
Mersault, o protagonista da obra, é um funcionário de escritório, que assiste indiferente ao enterro da mãe, para em seguida apaixonar-se por uma ex-colega de trabalho e se deixar envolver em uma trama de vingança amorosa que lhe é inteiramente alheia, mas cujos acasos o levarão a cometer um assassinato.
Mersault representa a crise existencial característica do homem do século XX, uma pessoa indiferente, sem grandes propósitos, avesso às emoções e desiludido quanto ao futuro. É um homem totalmente descrente das instituições que estão presentes no mundo, sejam elas sociais, políticas ou religiosas. A história de Mersault se torna uma espécie de autobiografia do homem do século XX, daquele que defronta-se com o absurdo, questão fundamental do pensamento camusiano. “O estrangeiro não é, enfim, a ilustração ficcional de uma filosofia, mas formula uma sensibilidade, um sentimento de absurdo”.
Não deixe de visitar a Livraria BSM, com descontos especiais para nossos leitores. E aproveite, até amanhã, nossa Black Friday, com livros com até 70% de desconto. -
A morte de Ivan Ilitch
Stefani Onesko, Silvio Grimaldo, Luciano Oliver e André Assi Barreto apresentam e discutem uma das mais perfeitas novelas da literatura ocidental.
Ivan Ilitch, um funcionário público do sistema judiciário russo que acreditava ser um homem especial e comprometido com o papel que desempenhava, afinal, seguia as convenções sociais como acreditava ser o correto. Era um homem que possuía um desejo e interesse descomunal na sua ascensão profissional e no status financeiro. No entanto, quando se depara com uma doença torturante e angustiante, os questionamentos sobre sua vida aparecem.
“A Morte de Ivan Ilitch” é uma reflexão poderosa sobre a morte, o nosso denominador comum. Quando a morte se aproxima, a maior parte das pessoas a encaram como algo inaceitável e injusto, mesmo sendo a maior certeza de todas. É como se nós, enquanto seres humanos, precisássemos de justificativas lógicas para aceitar a morte, algo que parece distante de nós, mas certo para os demais. Ivan Ilitch, o personagem principal desta novela de Tolstoi, viveu de um modo a se esquecer que a morte chega para todos e, às vezes, de maneira traiçoeira. A indiferença para com o fim da vida, além da sua própria trajetória lhe custaram a seguinte conclusão, só revelada no leito da morte: a aflição de se saber mortal, ou ainda pior, de constatar ser o protagonista de uma vida sem sentido.
Não deixe de visitar a Livraria BSM, sempre com descontos especiais para nossos assinantes. -
O Processo
Josef K acorda com a polícia em sua casa e descobre que está sendo processado por um crime que desconhece. Ele não tem acesso aos autos e não sabe sequer qual acusação pesa contra ele. Soa familiar? Esse é o enredo do romance de Kafka discutido em mais um episódio do Estante BSM.
Em O Processo Franz Kafka traz a história de um bancário chamado Josef K., um homem que cumpria com zelo seu oficio e que passa a ser processado sem motivo algum por um estranhíssimo sistema judiciário. O drama do protagonista do romance, que luta o tempo todo para descobrir do que é acusado, quem o acusa e com base em que lei a acusação é feita, é o centro da narrativa. Josef K., ao longo de sua busca pela comprovação de inocência, confrontará a impossibilidade de escolher um caminho que lhe pareça sensato ou lógico, visto que o processo de que é vítima segue leis próprias: as leis do arbítrio. O labirinto exemplarmente kafkiano do qual Josef K. tentará se desvencilhar traduz um sentimento que nos diz muito: o de que a razão pode pouco contra a banalidade da violência irracional.
Nesse novo episódio do Estante BSM, Stefani Onesko convida Silvio Grimaldo, Luciano Oliver e André Assi Barreto para um bate-papo descontraído sobre um dos mais importante - e mais obscuros - romances do século XX. Não deixe de ouvir, nem de visitar nossa livraria e usar seu cupom de desconte para assinantes do Brasil Sem Medo. Acesse livrariabsm.com. -
O Livro Negro da Nova Esquerda
Em novo episódio, Stefani Onesko e Silvio Grimaldo apresentam e discutem O Livro Negro da Nova Esquerda, do cientista político Agostin Laje.
Os velhos princípios socialistas de luta de classes, do materialismo dialético, das guerrilhas e da revolução proletária foram substituídos por uma nova agenda progressista na qual se destacam o garantismo penal, o ecologismo, o indigenismo, o feminismo radical e a ideologia de gênero. Toda essa salada vanguardista se abriga sob temas de aparência nobre. A Nova Esquerda não busca sequestrar empresários e embaixadores, ela sequestra as mentalidades e o senso comum; não se esforça para tomar as fábricas, mas para ocupar os meios de comunicação e as universidades; e não tenta confiscar as propriedades, mas as almas, os corações e as mentes.
O Livro Negro da Nova Esquerda, escrito pelos argentinos Nicolás Márquez e Augustín Laje, é um best-seller em toda a América Latina. Ambos atacam e questionam os dogmas do novo pensamento progressista, que devasta a cultura e as estruturas sociais vigentes, na esperança de construir, sobre os escombros da sociedade atual, o futuro “paraíso socialista”.