에피소드 30개

Ouça para o seu crescimento

LIÇÕES BÍBLICAS Pr.Marcos Capaz

    • 종교 및 영성

Ouça para o seu crescimento

    LIÇÃO 2| IMAGENS BÍBLICAS DA IGREJA #marcoscapaz #prmarcoscapaz #liçõesemaudio

    LIÇÃO 2| IMAGENS BÍBLICAS DA IGREJA #marcoscapaz #prmarcoscapaz #liçõesemaudio

    #marcoscapaz #prmarcoscapaz #liçõesemaudio
    Lição 2: Imagens bíblicas da Igreja - Data: 14 de Janeiro de 2024
    1º Trimestre de 2024
    Título: O Corpo de Cristo — Origem, natureza e vocação da Igreja no mundo
    Comentarista: José Gonçalves

    TEXTO ÁUREO


    “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1Pe 2.9).



    VERDADE PRÁTICA


    Por meio de cada imagem que retrata a Igreja, o Espírito Santo revela-nos o quão gloriosa ela é.

    1. INTRODUÇÃO



    A Bíblia apresenta diversas imagens que revelam um determinado aspecto da natureza da Igreja de Cristo. Nesta lição, abordaremos as seguintes imagens: A Noiva de Cristo; a Esposa de Cristo; o Rebanho de Deus; Geração Eleita, Sacerdócio Real, Nação Santa e Povo Adquirido; Corpo de Cristo; Santuário de Deus; Casa de Deus.



    2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO



    A) Objetivos da Lição: I) Elencar as imagens que descrevem o relacionamento com Cristo; II) Pontuar as imagens que descrevem a função da Igreja; III) Explicar as imagens da Igreja como habitação de Deus.

    B) Motivação: Uma das imagens bíblicas mais gloriosas da Igreja é a que a apresenta como a habitação de Deus. Nesse caso, a Igreja é reconhecida na Bíblia como o Santuário de Deus, a Casa de Deus, ou seja, Deus a habita gloriosamente. Ter essa consciência teológica a respeito da natureza da Igreja como habitação divina é transformador.

    C) Sugestão de Método: Escreva em tiras de papel cada imagem bíblica da Igreja mencionada na lição e seus respectivos símbolos. Antecipadamente, distribua cada tira de papel para cada aluno. À medida que você avançar na exposição dos tópicos, solicite que cada aluno leia respectivamente a sua tira de papel. A ideia é que você introduza o assunto de cada tópico com a participação dos alunos. Você pode ir preenchendo uma tabela na lousa à medida que cada aluno mencione uma imagem e seu respectivo símbolo. Ao final da exposição da lição, a classe terá um quadro completo das imagens bíblicas da Igreja na lousa. Esse é um bom exercício para fixar o conteúdo da lição.



    3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO



    A) Aplicação: Cada crente que passou pela experiência de salvação, isto é, foi regenerado, justificado e santificado, faz parte da Igreja de Cristo. Nesse sentido, cada crente exerce uma função sacerdotal diante de Deus e diante do mundo. Por isso, a Igreja é uma instituição em que Deus habita. Assim, estimular os alunos para que vejam como privilégio divino participar do Corpo de Cristo é um dos propósitos desta lição.



    4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR



    A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 96, p.37, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

    B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto “O Relacionamento Santificador da Igreja”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda a compreensão a respeito do aspecto do relacionamento de santidade da Igreja com Cristo; 2) O texto “O Caráter cooperador do Corpo de Cristo”, ao final do segundo tópico, amplia a reflexão a respeito da origem da concreta da Igreja de Cristo.

    • 9분
    LIÇÃO 1| A ORIGEM DA IGREJA #marcoscapaz #prmarcoscapaz #liçõesemaudio

    LIÇÃO 1| A ORIGEM DA IGREJA #marcoscapaz #prmarcoscapaz #liçõesemaudio

    #marcoscapaz #prmarcoscapaz #liçõesemaudio
    Lição 1: A origem da Igreja / Data: 7 de Janeiro de 2024
    1º Trimestre de 2024
    Título: O Corpo de Cristo — Origem, natureza e vocação da Igreja no mundo
    Comentarista: José Gonçalves

    TEXTO ÁUREO
    “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” (At 2.38).
    VERDADE PRÁTICA
    A Igreja é a família de Deus, comprada com o sangue de Cristo e selada com o Espírito Santo.
    LEITURA BÍBLICA EM CLASSE ------------------------------------Atos 2.1,2,37,38.

    1 — Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

    2 — e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

    37 — Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?

    38 — E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

    2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
    A) Objetivos da Lição: I) Descrever a trajetória do povo de Deus na Bíblia e na história; II) Apresentar a Igreja como criação divina; III) Identificar a Igreja como a comunidade de salvos.

    B) Motivação: Uma das imagens bíblicas mais interessantes a respeito da Igreja pode ser contemplada a partir desta expressão: “o Corpo de Cristo”. Tal expressão revela que a Igreja não é uma mera associação, mas uma instituição orgânica e divina que foi estabelecida pelo próprio Deus. Você se sente conscientemente parte desse Corpo?

    C) Sugestão de Método: O primeiro tópico desta lição apresenta o desenvolvimento do Povo de Deus ao longo da Bíblia. No Antigo Testamento, ele aparece como a nação de Israel; no Novo, como a Igreja de Cristo. Para enfatizar o desenvolvimento do conceito de Igreja, expanda o conteúdo do subtópico “Na história cristã”, mostrando como esse conceito foi desenvolvido ao longo do tempo. Para isso, consulte obras especializadas como “Deus e o Seu Povo”, editada pela CPAD, e, a partir do conceito apresentado na lição, aprofunde o conceito de Igreja ao longo da história com a classe. Você pode apresentar esse conceito expandido da Igreja por meio de projeção digital ou de notas distribuídas previamente a cada aluno.

    I. O POVO DE DEUS NA BÍBLIA E NA HISTÓRIA
    1. No Antigo Testamento.
    2. No Novo Testamento.
    3. Na história cristã.

    II. A IGREJA COMO CRIAÇÃO DIVINA
    1. A Igreja como um ideal de Deus.
    2. A Igreja como uma realidade concreta.
    3. A Igreja no Pentecostes.

    III. A IGREJA COMO A COMUNIDADE DOS SALVOS
    1. Regenerados pelo sangue de Cristo.
    2. Selados pelo Espírito Santo.
    3. O Batismo de Cristo e do Espírito.

    3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO

    A) Aplicação: Só faz parte da Igreja, o Corpo de Cristo, quem é regenerado, justificado, santificado pelo Senhor Jesus e selado pelo Espírito Santo. Aqui, é muito importante afirmar que a natureza da Igreja é celestial, pois não nos congregamos a ela por mera vontade humana, mas pela obra de Cristo na cruz mediante ao arrependimento e fé, na força do Espírito Santo.

    • 9분
    EBD - Lição 6 - [Adultos] - Lição 6 – Orando, contribuindo e fazendo missões - 4º Trimestre 2023

    EBD - Lição 6 - [Adultos] - Lição 6 – Orando, contribuindo e fazendo missões - 4º Trimestre 2023

    Esta lição tem três objetivos
    1. Expressar a importância da oração pela causa de Missões;
    2. Pontuar a benção de contribuir para Missões;
    3. Refletir a respeito da vocação missionária.

    Desde o Antigo Testamento, Deus procurou pessoas que se colocassem à sua disposição para realizar a sua obra. Tais servos deveriam ter consciência da chamada divina e convicção da obra que deveriam realizar (Êx 32.31,32).
    O chamado de Deus é para participarmos da sua missão no mundo. Primeiramente, Ele enviou o seu Filho e depois enviou o Espírito Santo. Agora, Ele envia a sua Igreja, que somos nós. Deus, por meio do Espírito, envia-nos ao mundo para anunciar a salvação do seu Filho. Ele trabalhou por intermédio do seu Filho para alcançá-la e trabalha por nosso intermédio para torná-la conhecida.
    A chamada de Deus para a obra missionária é universal, fazendo parte da Grande Comissão dada por Jesus após a sua ressurreição: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Mc 16.15); “[…] ide, ensinai todas as nações” (Mt 28.19); “[…] e ser-me-eis testemunhas até os confins da terra” (At 1.8). Essas três passagens bíblicas são suficientes para descrever qual a prioridade número um do Senhor Jesus Cristo: “A evangelização do mundo”.
    Há cinco partes na Bíblia Sagrada. O Deus do Antigo Testamento é um Deus missionário, pois chamou uma família a fim de abençoar todas as famílias da terra. O Cristo dos Evangelhos é um Cristo missionário, pois enviou a Igreja para que desse testemunho dEle. O Espírito de Atos é um Espírito missionário, pois tirou a igreja de Jerusalém e levou-a para Roma. A igreja das Epístolas é uma igreja missionária, uma comunidade mundial, com uma vocação mundial. O fim de Apocalipse é um fim missionário, um sem-número de pessoas de todas as nações. Como diz John Stott: “A religião da Bíblia é uma religião missionária”.
    O chamado de Deus é um serviço sério e sagrado e requer o máximo de nós, como o apóstolo Paulo diz em Romanos 1.15: “E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho”. O Dr. George William Peters, professor de Missões Mundiais em Dallas Theological Seminary durante muitos anos e autor do livro Teologia Bíblica de Missões (CPAD), faz a seguinte paráfrase desse versículo: “Mobilizei e desenvolvi todas as habilidades dentro de mim e as organizei para um propósito, isto é, anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”. Devemos aprender, portanto, que precisamos alcançar isso para atender o desafio do chamado de Deus.
    Missionário é uma pessoa chamada por Deus (Rm 1.1; 1 Co 1.1), e essa chamada acontece através da visão da obra (Jo 4.35; At 16.9; 26.19); da obediência à Palavra (Mc 16.20; Hb 2.4; At 4.20); e da direção do Espírito (Ap 3.13; At 16.6-8; 14.23-28).
    Roger S. Greenway (1934–2016), professor de Missiologia no Calvary Seminary, autor do livro Ide e fazei discípulos – Uma introdução às missões cristãs, no capítulo 20, sob o título “O preparo para tornar-se um missionário”, assim se expressou:

    Eu me lembro de ouvir o famoso missionário aos hindus, E. Stanley Jones, dizer a um grupo de estudantes reunidos na Cidade do México. “Alguns de vocês, jovens, estão pensando sobre ministério e missões. Meu conselho a vocês é este: se puderem ficar de fora, então fiquem; mas, se não puderem, então, venham! É maravilhoso!”. Há apenas um chamado para todos os cristãos, o de seguir a Cristo no serviço para a glória de Deus e crescimento de seu reino; mas, há várias tarefas dentro desse chamado. Eu tenho uma experiência de mais de quarenta anos, e gostaria de dar alguns conselhos para aqueles que se sentem chamados a se tornarem missionários. Não há satisfação maior do que aquela que os missionários experimentam quando veem o Espírito Santo mudando os corações e as vidas, trabalhando por meio dos seus esforços tão f

    • 10분
    Composição

    Composição

    Salmos 35:27

    • 3분
    Fantástico mostra como o aplicativo Discord virou ferramenta de violência entre os adolescentes.

    Fantástico mostra como o aplicativo Discord virou ferramenta de violência entre os adolescentes.

    Esse Vídeo é como meio de reportar a realidade
    das redes socias e ao mesmo tempo um protesto
    para que os pais possam acompahar, investigar e se
    posicionarem a respeito do bem estar de suas
    crianças. Ame a sua família, salve-a em quanto dá tempo.

    • 19분
    PODCAST🙏🏼||🙏🏼 EBD ADULTOS🙏🏼||🙏🏼 2º TRIMESTRE 2023 - LIÇAO 6

    PODCAST🙏🏼||🙏🏼 EBD ADULTOS🙏🏼||🙏🏼 2º TRIMESTRE 2023 - LIÇAO 6

    Lições Bíblicas Adultos - 2º Trim./2023 - CPAD
    #podcastmarcoscapaz #podcastlicoesbiblicas Lições Bíblicas Adultos - 2º Trim./2023 - CPAD
    🙏🏼||🙏🏼PODCAST🙏🏼||🙏🏼 EBD ADULTOS🙏🏼||🙏🏼 2º TRIMESTRE 2023 - LIÇÃO 6
    TEXTO ÁUREO
    “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.” (Cl 3.20)
    VERDADE PRÁTICA
    O modo de criar e educar tem impacto no comportamento de nossos filhos no mundo, mas não anula a responsabilidade individual das escolhas deles.
    LEITURA DIÁRIA
    Segunda – Cl 3.21; Ef 6.4 Terça – 2Tm 3.16,17Quarta – 1Sm 15.22,23Quinta – 2Co 12.14 Sexta – 1Pe 5.8Sábado – Nm 6.13-21
    ====================================
    Existem diversos motivos pelos quais uma criança ou um jovem se torna rebelde. Dependendo da idade, esta situação pode ser até normal. De acordo com o dicionário Aurélio, ‘rebeldia’ significa característica de rebelde, teimosia, excesso de obstinação ou birra.
    Como lidar com filha rebelde?
    Cinco dicas de como lidar com crianças desobedientes e agressivas
    – Estabeleça regras e limites. Crianças necessitam de regras muito bem estabelecidas para estruturar suas vidas. …
    – Pai e mãe devem falar a ‘mesma língua’ …
    – Fortaleça a autoestima do seu filho. …
    – Estimule a prática de esportes. …
    – Comunique-se com a escola.
    O que fazer com um filho adulto rebelde?
    “Para eles, diálogo ainda é o pai fazer o que ele quer. Eles precisam aprender a negociar conflitos e regras”, lembrou a psicóloga, dando outra dica valiosa: algo que pode ser dito pelos pais que ajude a promover o respeito entre o jovem e a mãe.
    O que fazer com filhos rebeldes e desobedientes?
    Como lidar com os filhos desobedientes sem gerar problemas em casa?
    – Invista em um bom diálogo. …
    – Estude os principais métodos de diálogo. …
    – Saiba ouvir. …
    – Mantenha a calma. …
    – Imponha limites. …
    – Conheça abordagens para a imposição de limites. …
    – Demonstre seu respeito à individualidade de seu filho.
    Por que os filhos são rebeldes?
    Isso se dá pela capacidade de focar em seus próprios interesses, ignorando completamente os da maioria. Essas crianças subversivas que hoje se tornaram adultos de sucesso não cumprem as normas geralmente impostas para criar o equilíbrio e a harmonia.
    Por que os filhos se tornam rebeldes?
    A criança que se torna um adolescente rebelde é devido a uma falta de autenticidade, uma falta de controle ou de conexão com os pais – ou uma associação dessas três coisas. Quando nossos filhos se comportam com rebeldia, há um motivo subjacente.
    O que fazer para me aproximar da minha filha?
    Assuma: nem sempre você consegue se aproximar de sua filha. Ela sempre está ocupada com o computador, telefone, amigos ou trabalhos da escola. Quando você tenta conversar, ela não ouve ou simplesmente a deixa falando sozinha…. Seja presente na vida de sua filha.
    – Ofereça ajuda. …
    – Seja motivadora. …
    – Faça elogios.
    Como a mãe deve proceder com um filho adulto ingrato?
    Abandone o amor permissivo e adote o amor exigente por seu filho. Ele precisa entender que você o ama, mas você não gosta e não vai aceitar as atitudes erradas dele. Consciente de que você fez o melhor por seu filho, fale e aja com firmeza no sentido de não permitir mais desacatos, e exija que ele o respeite.

    ------------------- https://podcasters.spotify.com/pod/da...
    ------------------- https://t.me/licoesbiblicascpad

    • 15분

인기 종교 및 영성 팟캐스트

법륜스님의 즉문즉설
JUNGTO
분당우리교회 주일예배 설교 (이찬수 담임목사)
분당우리교회
베이직교회 Sermon
베이직교회
두란노 이야기성경 [CGNTV]
CGNTV
김양재 목사의 큐티노트 (극동방송)
QTM
John Piper's Scripture Sermons
Osaro Ochuko Adade