27 episodes

Arquivo oral da plataforma CURVA; em suas temporadas, traz entrevistas com artistes cujas trajetórias e processos criativos estão atravessados pela arte da performance. Toda primeira segunda-feira de cada mês, às 09:00 am / hora Brasil, uma entrevista.

• pesquisa curatorial, roteiros e condução: Letícia Barbosa
• trilha sonora, mixagem e masterização: Thiago Neves
• tradução em Libras: Priscilla Pontes
• identidade visual: Daniela Brilhante

>> curva.art.br | @curvapodcast | curvapodcast@gmail.com | +55 81 99951 2462

CURVA - um arquivo sobre performance Letícia Barbosa

    • Arts

Arquivo oral da plataforma CURVA; em suas temporadas, traz entrevistas com artistes cujas trajetórias e processos criativos estão atravessados pela arte da performance. Toda primeira segunda-feira de cada mês, às 09:00 am / hora Brasil, uma entrevista.

• pesquisa curatorial, roteiros e condução: Letícia Barbosa
• trilha sonora, mixagem e masterização: Thiago Neves
• tradução em Libras: Priscilla Pontes
• identidade visual: Daniela Brilhante

>> curva.art.br | @curvapodcast | curvapodcast@gmail.com | +55 81 99951 2462

    CURVA 022: Letícia Barbosa arquiva com Rebecca França (Pernambuco, Brasil)

    CURVA 022: Letícia Barbosa arquiva com Rebecca França (Pernambuco, Brasil)

    Abrindo os caminhos da nossa 3ª Terceira Temporada de arquivamentos, a CURVA traz a entrevista com Rebecca França, historiadora, pós-graduada em Direitos Humanos, artista visual, produtora e curadora de arte.

    Pernambucana, Rebecca é natural de Olinda e cresceu nas periferias de Paulista, onde desde criança fazia parte de eventos culturais e teatrais.

    Em 2008, Rebecca encontra no movimento Hip Hop a possibilidade de experimentar linguagens, como a fotografia e a pintura, e foi também o ano em que Reb fez seu primeiro graffiti.

    Rebecca assinou coordenações do Festival Internacional de arte urbana - Recifusion e foi co-fundadora da loja de graffiti Cordalama.

    A partir de 2017, a artista realizou atividades artísticas para a Marcha das Vadias, curadorias de exposições de arte para a ONG FASE e o Fórum Suape, com montagem no Centro Cultural dos Correios. Em 2018, coordenou O Pimp Nossa Cooperativa - edição Recife. Em 2020, participou do projeto Aquarelena e também de algumas edições dos leilões do Pão e Tinta.

    Atualmente, Rebecca faz parte da crew Pixegirl e do coletivo de arte Será o Benedito. Este ano, assinou a direção de arte do filme de média metragem Kalunga, o que naturalmente colabora para sua produção ser cada vez mais transmídia ao compartilhar sua  expressividade de forma plural e não apenas baseada em uma linguagem. (texto da minibio gentilmente cedido por Rebecca França).

    No arquivo que partilhamos hoje, já no início, comenta Rebecca: "[...] quando eu pinto figuras, eu pinto o corpo" e a conversa é catártica, parte e retorna para diversos temas, uma espiral. Rebecca nos faz refletir sobre diversos temas duros, ainda mais no tempo-espaço do nosso país, enquanto conta de alguns de seus trabalhos e experiências.

    Você escutará risos e muitos encontros nessa travessia da CURVA por ampliar os conceitos de performance.

    Desejamos a você, uma boa passagem pela CURVA.

    pesquisa curatorial, roteiros e mediação dos arquivos: Letícia Barbosa

    mixagem, masterização e trilha sonora original: Thiago Neves

    designer: Daniela Brilhante

    //para conhecer mais o trabalho de Rebecca França:

    @rebi.franca

    @projetokalunga // assiste aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ATqlPBIqTO8

    @recifusion

    *LINKS COMPLEMENTARES*

    ✓ Artigo Coreopolícia e Coreopolítica, de André Lepecki: file:///C:/Users/LETICIA/AppData/Local/Temp/24920-Texto%20do%20Artigo-91870-3-10-20130403.pdf

    ✓ Referência citada por Rebecca: Eve Queiroz: https://evequeiroz.com.br/

    ---------------------------------------------------------------------------

    .

    A CURVA é um espaço dedicado às investigações prático-teóricas em torno da performance arte. Oriunda da produção cultural independente, desde 2020, recebe a colaboração de artistxs de diferentes territórios e áreas de atuação. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o nosso site: curva.art.br e siga as nossas redes sociais: @curvapodcast

    FALE CONOSCO:

    curvapodcast@gmail.com | +55 81 99951 2462

      

    • 1 hr 14 min
    CURVA 021: Parte II: "El Amor No Duele", por Laura Utrera (Argentina) e Mercedes Posada (Colômbia)

    CURVA 021: Parte II: "El Amor No Duele", por Laura Utrera (Argentina) e Mercedes Posada (Colômbia)

    No arquivo de hoje, uma edição especial: "El Amor No Duele", por Laura Utrera e Mercedes Posada que, juntas, discorrem acerca de seu artigo em coautoria intitulado “El amor no duele: Una mirada crítica a la representación de las mujeres en los argumentos de telenovelas latinoamericanas ”. Laura e Mercedes, muito generosamente, falam acerca dos temas recorrentes em algumas produções colombianas, mexicanas e venezolanas de novelas da década de 80 'na primeira década dos anos 2000 e como estas produções discursivas contribuíram e contribuem para a difusão / naturalização / manutenção dos "valores adequados ao patriarcado" e concluem atribuídos para dois pontos importantes nos debates, ações e metodologias feministas: a importância da sororidade e a urgência da aproximação dos homens (cis) para os debates e lutas feministas.

    • Laura Lorena Utrera é Doutora em Humanidades e Artes com menção em Literatura pela Faculdade de Humanidades e Artes, da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina. Possui Mestrado em Literatura Argentina e Licenciatura em Letras, com especialidade em Literatura e Cinema. Laura é Assessora da Agência de Desenvolvimento Sustentável ODS 2030 das Nações Unidas e, atualmente, exerce como docente adjunta a assinatura “Análisis del texto”, da carreira de Letras, da Universidade Nacional de Rosário. Faz parte do Conselho Diretivo do Instituto de Estudos Críticos em Humanidades, da mesma Universidade e integra projetos de pesquisa, coordenando mestrandos e doutorandos, bancas acadêmicas, dirige congressos e reuniões científicas. •

    • Mercedes Posada Meola é feminista por convicção e por condição. Comunicadora Social, Mestra em Desenvolvimento Social e, atualmente, cursa Doutorado em Comunicação pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina). Mercedes dirige o programa de Comunicação Social na Universidade Tecnológica de Bolívar (Colômbia), onde também é docente da Cátedra Teoría de la Comunicación para el câmbio social. Recentemente, uma pesquisadora desenhou o Seminário Aprofundamento em Gestão da Comunicação para o câmbio social e a paz. Em sua tese de doutorado, Mercedes indaga pelas continuidades e rupturas em torno das lutas LGTBQ + em Cartagena das Índias e, sua pesquisa, enquadra-se nas categorias comunicação, gênero e diversidade. •

    ► roteiro e condução do arquivo: Letícia Barbosa.

    ► montagem, mixagem, masterização e trilha sonora original: Thiago Neves.

    ** LINKS COMPLEMENTARES **

    ✓ Artigo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/CARTEMA/article/view/248832

    ✓ Livro: Será que sou feminista ?, Alma Guillermoprieto;

    ✓ Livro: Teoria King Kong, Virginie Despentes;

    ✓ Livro: Feminismo passado y presente, Camille Paglia;

    ✓ El problema de los géneros discursivos, Mijaíl Bajtín;

    https://assets.una.edu.ar/files/file/bajtin-el-problema-de-los-generos-discursivos.pdf

    ✓ Livro: Feminismo para principiantes, Nuria Varela;

    ▪ esta ação com os recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ▪

    ▪ ▪ ▪ um podcast CURVA é um projeto independente, produzido por Letícia Barbosa, from a Cidade de Camaragibe-PE. nas redes sociais, você a encontra como @___leticiabarbosa. a CURVA está no Instagram e no Facebook como @curvapodcast. para enviar e-mails: curvapodcast@gmail.com ▪ ▪ este podcast é uma parceria entre Limbo e Casa Pós ▪ ▪ ▪

    • 48 min
    CURVA 021: Parte I: "El Amor No Duele", por Laura Utrera (Argentina) e Mercedes Posada (Colômbia)

    CURVA 021: Parte I: "El Amor No Duele", por Laura Utrera (Argentina) e Mercedes Posada (Colômbia)

    No arquivo de hoje, uma edição especial: "El Amor No Duele", por Laura Utrera e Mercedes Posada que, juntas, discorrem acerca de seu artigo em co autoria intitulado “El amor no duele: Una mirada crítica a la representación de las mujeres en los argumentos de telenovelas latinoamericanas”.

    Laura e Mercedes, muito generosamente, falam acerca dos temas recorrentes em algumas produções colombianas, mexicanas e venezolanas de telenovelas da década de 80' ate a primeira década dos anos 2000 e como estas produções discursivas contribuíram e contribuem para a difusão/naturalização/manutenção dos "valores funcionais ao patriarcado" e concluem apontando para dois pontos importantes nos debates, ações e metodologias feministas: a importância da sororidade e a urgência da aproximação dos homens (cis) para os debates e lutas feministas.

    • Laura Lorena Utrera é Doutora em Humanidades e Artes com menção em Literatura pela Faculdade de Humanidades e Artes, da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina. Possui Mestrado em Literatura Argentina e Licenciatura em Letras, com especialidade em Literatura e Cinema. Laura é Assessora da Agência de Desenvolvimento Sustentável ODS 2030 das Nações Unidas e, atualmente, exerce como docente adjunta a assinatura “Análisis del texto”, da carreira de de Letras, da  Universidade Nacional de Rosário. Faz parte do Conselho Diretivo do Instituto de Estudos Críticos em Humanidades, da mesma Universidade e integra projetos de pesquisa, coordenando mestrandos e doutorandos, bancas acadêmicas, dirige congressos e reuniões científicas. •

    • Mercedes Posada Meola é feminista por convicção e por condição. Comunicadora Social, Mestra em Desenvolvimento Social e, atualmente, cursa Doutorado em Comunicação pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina). Mercedes dirige o programa de Comunicação Social na Universidade Tecnológica de Bolívar (Colômbia), onde também é docente da Cátedra Teoría de la Comunicación para el cambio social. Recentemente, a pesquisadora desenhou o Seminário Aprofundamento em Gestão da Comunicação para o cambio social e a paz. Em sua tese de doutorado, Mercedes indaga pelas continuidades e rupturas em torno das lutas LGTBQ+ em Cartagena das Índias e, sua pesquisa, enquadra-se nas categorias comunicação, gênero e diversidade.

    ► roteiro e condução do arquivo: Letícia Barbosa.

    ► montagem, mixagem, masterização e trilha sonora original: Thiago Neves.

    ** LINKS COMPLEMENTARES **

    ✓ Artigo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/CARTEMA/article/view/248832

    ✓ Livro: Será que sou feminista?, Alma Guillermoprieto;

    ✓ Livro: Teoria King Kong, Virginie Despentes;

    ✓ Livro: Feminismo passado y presente, Camille Paglia;

    ✓ El problema de los géneros discursivos, Mijaíl Bajtín;

    https://assets.una.edu.ar/files/file/bajtin-el-problema-de-los-generos-discursivos.pdf

    ✓ Livro: Feminismo para principiantes, Nuria Varela;

    .

    A CURVA é um espaço dedicado às investigações prático-teóricas em torno da performance arte. Oriunda da produção cultural independente, desde 2020, recebe a colaboração de artistxs de diferentes territórios e áreas de atuação. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o nosso site: curva.art.br e siga as nossas redes sociais: @curvapodcast

    FALE CONOSCO:

    curvapodcast@gmail.com | +55 81 99951 2462

    ▪ esta ação conta com os recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ▪

    • 34 min
    CURVA 020: Letícia Barbosa arquiva com Carmen Ludene (Venezuela/ Colômbia)

    CURVA 020: Letícia Barbosa arquiva com Carmen Ludene (Venezuela/ Colômbia)

    No arquivo de hoje, a CURVA traz a entrevista com a artista visual, diseñadora gráfica e performancista Carmen Ludene.

    Carmen nasceu em Caracas, na Venezuela, em 1977 e reside, atualmente, na cidade de San Cristóbal - Edo. Táchira.

    A artista integra a Junta Directiva de la Fundación Museo de Artes Visuales y el Espacio del Estado Táchira.

    Carmen é Licenciada em Artes Visuais e Mestra em Museologia. Tem participado de diversos eventos nacionais e internacionais com seus trabalhos em desenho, instalação, gráfica, videoarte e performance.

    Na entrevista, a artista narra acerca de seus inícios na performance e também de alguns trabalhos e projetos, como as performance “La Veneco” e “Un tiempo después del destete” e os projetos La Casa Flotante e Miradas em Frontera, desenvolvidos juntos a outres artistes. Este último, o Miradas, um projeto binacional desenvolvido junto a artista mexicana Ruth Vigueras Bravo.

    ► roteiro e condução do arquivo: Letícia Barbosa.

    ► montagem, mixagem, masterização e trilha sonora original: Thiago Neves.

    ** LINKS COMPLEMENTARES **

    ✓ https://www.instagram.com/carmenludene/

    ✓ https://carmenludenevisualartist.blogspot.com/?m=1

    .

    A CURVA é um espaço dedicado às investigações prático-teóricas em torno da performance arte. Oriunda da produção cultural independente, desde 2020, recebe a colaboração de artistxs de diferentes territórios e áreas de atuação. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o nosso site: curva.art.br e siga as nossas redes sociais: @curvapodcast

    FALE CONOSCO:

    curvapodcast@gmail.com | +55 81 99951 2462

    ▪ esta ação conta com os recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ▪

    • 1 hr 1 min
    CURVA 019: Letícia Barbosa arquiva com María Adela Díaz (Guatemala)

    CURVA 019: Letícia Barbosa arquiva com María Adela Díaz (Guatemala)

    No arquivo de hoje, a CURVA traz a entrevista com a artista María Adela Díaz (Guatemala, 1973), artista visual, diretora de arte e diseñadora gráfica.

    Adela é uma artista que trabalha com diversos suportes, como a performance, a instalação, a poesia, a colagem e a video-instalação.

    Nascida na Guatemala, atualmente vive e trabalha nos Estados Unidos.

    Apresentou seus trabalhos em diversos países e, na entrevista que você vai ouvir, ela conta um pouco de sua trajetória na performance, de algumas questões que perpassam o conjunto da sua obra, dos diálogos entre performance e design/desenho e também de alguns trabalhos específicos, como "Mujer Sin Título" (2000; re-encenada em 2007)) e Bordeline (2005).

    A entrevista está em espanhol, com a narração das perguntas em português.

    Tanto na entrevista com María Adela Díaz, quanto com Lorena Wolffer (CURVA 018), ocorreram diversas quedas de conexão, então, a apresentação do arquivo retorna, de certo modo, aos formatos iniciais dos nossos arquivos.

    Desejo a você que nos acompanha, uma boa passagem pela CURVA!

    ** LINKS COMPLEMENTARES **

    ✓ http://mariadeladiaz.com/

    ✓ https://www.instagram.com/maria_adela_diaz/

    ✓ https://www.instagram.com/dmariaadela/

    .

    A CURVA é um espaço dedicado às investigações prático-teóricas em torno da performance arte. Oriunda da produção cultural independente, desde 2020, recebe a colaboração de artistxs de diferentes territórios e áreas de atuação. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o nosso site: curva.art.br e siga as nossas redes sociais: @curvapodcast

    FALE CONOSCO:

    curvapodcast@gmail.com | +55 81 99951 2462

    ▪ esta ação conta com os recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ▪

    • 36 min
    CURVA 018: Letícia Barbosa arquiva com Lorena Wolffer (México)

    CURVA 018: Letícia Barbosa arquiva com Lorena Wolffer (México)

    No arquivo de hoje, a CURVA traz a entrevista com a artista e ativista cultural Lorena Wolffer (México D.F., 1971).

    Lorena inicia a sua produção no campo da performance na década de 90, tendo partilhado seus trabalhos em diversos países, não apenas no México.

    A artista tem utilizado o espaço de seus trabalhos e projetos para dar voz às mulheres e às corpas não-normativas e tem colaborado também com inúmeras artistas, de diferentes gerações, a partir de iniciativas como o Ex-Teresa, o MUMA - Museu de Mujeres Artistas Mexicanas, do qual atualmente, faz parte do Conselho Consultivo.

    Na entrevista, Lorena conta um pouco sobre seus primeiros contatos com os feminismos, no México, e alguns de seus trabalhos, como "Soy Totalmente de Hierro" (2000), "Historias Proprias " (2020) e "Diarias Global" (2021).

    A artista comenta ainda sobre a fundação do Ex-Teresa, entre fins de 1992 e inícios de 1993, da Frente Amplio de Trabajadores y Trabajadoras del Arte y Cultura en México, que agora chama-se Frenta e do recente projeto "Mútua", um espaço pedagógico voltado para as artes desde miradas feministas.

    A entrevista está em espanhol, com a narração das perguntas em português.

    Tanto na entrevista com María Adela Diaz (CURVA 019), quanto com Lorena Wolffer (CURVA 018), ocorreram diversas quedas de conexão, então, a apresentação do arquivo retorna, de certo modo, aos formatos iniciais da CURVA.

    Desejo a você que nos acompanha, uma boa passagem pela CURVA!

    ** LINKS COMPLEMENTARES **

    ✓https://www.lorenawolffer.net/00home.html

    ✓ https://inba.gob.mx/recinto/55/ex-teresa-arte-actual

    ✓ https://www.facebook.com/EXTAA

    ✓ http://www.exteresa.bellasartes.gob.mx/

    ✓ https://www.museodemujeres.com/es/nuestro-museo

    ✓ https://historiaspropiasdesdecasa.blogspot.com/

    ✓ http://diariasglobal.com/

    .

    A CURVA é um espaço dedicado às investigações prático-teóricas em torno da performance arte. Oriunda da produção cultural independente, desde 2020, recebe a colaboração de artistxs de diferentes territórios e áreas de atuação. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o nosso site: curva.art.br e siga as nossas redes sociais: @curvapodcast

    FALE CONOSCO:

    curvapodcast@gmail.com | +55 81 99951 2462

    ▪ esta ação conta com os recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ▪

    • 35 min

Top Podcasts In Arts

.·•° ♫ ПРИРОДА ЖЕНЩИНЫ .·•° ♫
Ксения Филипенко
Good Night #ฟังก่อนนอน
Mission To The Moon Media
Roundfinger Channel
Roundfinger Channel
Podcast Sobre App De Facebook
Alejandro Nava
一个人睡前听
熊猫大湿
Readery
Readery