93 episodes

Ser mãe é um aprender e reaprender diariamente. A gente aprende testando, errando, recomeçando infinitas vezes e compartilhando experiências. O Estreia de mãe é feito para compartilhar amor de mãe e para que nós, mulheres, possamos nos reencontrar através da maternidade!

Estreia de Mãe Adriana Figueiredo

    • Education

Ser mãe é um aprender e reaprender diariamente. A gente aprende testando, errando, recomeçando infinitas vezes e compartilhando experiências. O Estreia de mãe é feito para compartilhar amor de mãe e para que nós, mulheres, possamos nos reencontrar através da maternidade!

    #90 - Tudo é Rio

    #90 - Tudo é Rio

    Terceira temporada do Podcast Estreia de Mãe #LerParaViver

    Livro: TUDO É RIO
    Autora: Carla Madeira

    Descrição do livro

    "
    Tudo é rio é o livro de estreia de Carla Madeira.
     
    Com uma narrativa madura, precisa e ao mesmo tempo delicada e poética, o romance narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso.
    Na orelha do livro, Martha Medeiros escreve: “Tudo é rio é uma obra-prima, e não há exagero no que afirmo. É daqueles livros que, ao ser terminado, dá vontade de começar de novo, no mesmo instante, desta vez para se demorar em cada linha, saborear cada frase, deixar-se abraçar pela poesia da prosa. Na primeira leitura, essa entrega mais lenta é quase impossível, pois a correnteza dos acontecimentos nos leva até a última página sem nos dar chance para respirar. É preciso manter-se à tona ou a gente se afoga.”
    A metáfora do rio se revela por meio da narrativa que flui – ora intensa, ora mais branda – de forma ininterrupta, mas também por meio do suor, da saliva, do sangue, das lágrimas, do sêmen, e Carla faz isso sem ser apelativa, sem sentimentalismo barato, com a habilidade que só os melhores escritores possuem.
    "

    Não dá para explicar a sensação que fica quando terminamos a leitura deste livro / rio… embarcamos nessas águas, submersos, náufragos, em muitos momentos e até o último instante ainda percebemos a emoção das palavras transformarem os nossos sentidos…
    Carla @eucarlamadeira, também amo você muitos rios!
    Obrigada por escrever tão lindamente e trazer a emoção através das palavras!

    Parabéns!

    ADri

    Adriana C. A. Figueiredo
    Escritora e Mãe de Miguel e Rafael
    Autora dos livros: ESTREIA DE MÃE; O PRIMOGÊNITO E O CAÇULINHA; AMOR SOB MEDIDA; ALÉM DA MARGEM; QUANDO A VIDA DÁ O TOM; A 365 DEGRAUS DO FIM e continua…

    • 15 min
    #89 - Todo Mundo Tem Mãe, Catarina

    #89 - Todo Mundo Tem Mãe, Catarina

    Terceira temporada do Podcast Estreia de Mãe #LerParaViver

    Livro: TODO MUNDO TEM MÃE, CATARINA
    Autora: Carla Guerson

    Descrição do livro

    Tem laço que é nó. Bem ali, no meio da garganta, um caroço que não se deixa engolir. Um incômodo que é tão grande que pode mudar até o destino. Todo mundo tem mãe, Catarina é uma frase assim, jogada ao vento, no meio da cara de uma menina de cinco anos, uma Catarina que depois vai ter doze, depois quinze, depois muitos. Uma Catarina que precisa descobrir a sua história, para poder contá-la. E Carla Guerson faz isso sem concessões, jogando tudo no meio da nossa cara, e veja: a gente gosta. 
    Porque a história de Catarina, da vó Amélia, da mãe que não parece mãe (não?), da Marilena, e da Suzana, é fascinante, e toca fundo num lugar essencial, íntimo, mas também universal. Todo mundo tem mãe, e a história dessas mulheres que são tantas outras, que poderia ser eu, que talvez seja você, é bonita mesmo em sua imperfeição, na luta por se descobrir, na luta por continuar. 
     Uma narradora menina, mas que é tão imensa que entra, sem dúvida, para um restrito rol de personagens inesquecíveis. Isso é grande demais. E nem todo mundo faz, Catarina.
     
     Marcela Dantés

    • 11 min
    #88 - Agora A Mãe Sou Eu

    #88 - Agora A Mãe Sou Eu

    Terceira temporada do Podcast Estreia de Mãe #LerParaViver

    Livro: AGORA A MÃE SOU EU
    Autora: Thaís Chimenti Leão

    Descrição

    “Nossa vida é um turbilhão de emoções. Nossos planos se confundem com os horários do colégio, pilhas de roupas, louças acumuladas, e tarefas inacabáveis. Catando cavaco, vamos escalando essa montanha chamada maternidade, pra chegar lá em cima e descobrir que temos que descer e começar a subir de novo. Todo dia!"
    "Mas tudo passa quando você sente a simplicidade e calmaria das mãozinhas mais macias te abraçando, o perfuminho mais delicioso nos cabelinhos e as risadinhas mais felizes ecoando na montanha mais difícil que você já escalou.”
    “Agora a mãe sou eu - crônicas e desabafos de uma mãe como outra qualquer” é um livro corajoso e divertido da talentosa escritora e ilustradora (e mãe de 3 meninas!) Thaís Chimenti Leão. Uma obra reveladora das angústias e inseguranças da maternidade, narrada de forma bem humorada e com inúmeros momentos inesquecíveis. Um livro para mães, pais ou qualquer pessoa disposta a encarar a montanha.

    • 10 min
    #87 - Obrigada Por Vir

    #87 - Obrigada Por Vir

    Terceira temporada do Podcast Estreia de Mãe #LerParaViver

    Livro: OBRIGADA POR VIR
    Autora: Nadezhda Bezerra

    Descrição

    Só os corajosos compartilham a dor. E somente os talentosos, como a Nadezhda, o fazem com poesia. Porque não é fácil contar sobre aquele dia, 18 de agosto de 2020, quando ela manteve a firmeza dos inocentes durante sua sentença. E menos ainda relembrar aquele 9 de fevereiro de 2021, quando êxtase e agonia, tristeza e alegria, encontro e desencontro marcaram a chegada da menina. Toda uma vida em 37 semanas, uma hora e dois minutos. Minutos. Se pudesse esticar a vida de Rita, sua mãe esticaria, nem que fosse por palavras póstumas cheias de afeto, e assim o faz aqui nessa obra que se devora em minutos e nunca se deixa de processar. Porque a dor dela vira nossa, e a felicidade de ter vivido Rita no ventre e em sua curta vida, também. Obrigada por vir, Ritinha. Obrigada por escrever, Nadezhda.
    Débora Rubin 

    Alguém já disse que escrever é um ato de coragem. Em tempos de intolerância generalizada, ódios permanentes e julgamentos imediatos, já é quase bravura. Mas que Nadezhda Bezerra faz em Obrigada por vir vai além. Despida de qualquer vitimismo ou auto comiseração, equilibrando leveza, profundidade e improváveis toques de humor fino, ela guia o leitor com suavidade por uma experiência difícil de imaginar, que dirá descrever.
    A narrativa é retrato vívido do processo de reconciliação de uma mãe com o que o destino lhe reservou, resultando em uma obra capaz de tocar fundo aos que a leem. Talvez porque deixe explícito de forma tão cristalina um dos segredos para conviver melhor com nossa condição humana: tentar fazer o melhor possível com a mão de cartas que nos é distribuída, dia a dia.
    Esse livro é um ato de heroísmo — não apenas por si mesma, mas por todos nós.
    Lúcio Mattos

    • 12 min
    #86 - Mãe Fora da Caixa

    #86 - Mãe Fora da Caixa

    Livro: MÃE FORA DA CAIXA
    Autora: Thaís Vilarinho

    Visão geral do livro

    Quando vivia meu luto do puerpério, em sua fase mais latente, ler os textos da Thaís Vilarinho me acalentou e fortaleceu para aceitar o meu renascimento. O Mãe Fora da Caixa não é só um livro de relatos de vivências maternas, é também um abraço de cura. Aqui nos sentimos representadas e acolhidas nos desafios e nas doçuras da maternidade. Aqui somos impulsionadas a nos libertarmos dos pré-conceitos sobre o mundo materno e a nos permitir a audácia de sonhar, de nos reinventar e de viver a maternidade de forma leve, prazerosa, sem críticas, regras e julgamentos. Gratidão à Thaís por compartilhar a maternidade real, afetos, emoções e sentimentos lançados em forma de textos. A sororidade é a coroa da maternidade. Juntas, somos mais fortes! Vem ser Mãe Fora Da Caixa! Gisele Costa, leitora

    • 11 min
    #85 - Estreia de Mãe

    #85 - Estreia de Mãe

    erceira temporada do Podcast Estreia de Mãe #LerParaViver

    Livro: ESTREIA DE MÃE
    Autora: Adriana Cristina de Almeida Figueiredo

    Visão geral do livro
    O ESTREIA DE MÃE é uma obra feita com todo o meu amor de mãe, contada em relatos de forma leve e descontraída, regados da mais autêntica emoção de quem viveu e vive a maternidade plenamente.
    Uma história para toda mãe ler e para papais, simpatizantes e envolvidos na construção da maternidade de uma recém mãe, que ainda está descobrindo seus passos para conduzir a sua história e as memórias que criará através dela.
    É também para quem não é mãe e tampouco está envolvido com a maternidade de alguém, para ter uma breve noção do universo infinito que gira em torno do indescritível ato de maternar.
    Este livro é feito especialmente para inspirar todo tipo de mãe, seja recente, antiga ou que ainda não despertou para a maternidade, a se aventurar nesta viagem sem volta a um universo infinito que cada mãe, a seu modo, cria e descobre conforme vive o seu maternar.
    Apesar dos obstáculos, toda a minha experiência só me certifica de que o amor de mãe é um amor necessário. Viva-o enquanto for possível, essencial, abundante e continue a vivê-lo mesmo quando não for mais notado, porque o amor de mãe é resistente a tudo, principalmente ao tempo!

    ADri

    Adriana C A Figueiredo
    Escritora e Mãe (Miguel e Rafael minha vida todinha para eles)
    Autora dos livros:
    ESTREIA DE MÃE
    O PRIMOGÊNITO E O CAÇULINHA
    AMOR SOB MEDIDA
    ALÉM DA MARGEM - o encontro das águas
    QUANDO A VIDA DÁ O TOM
    A 365 DEGRAUS DO FIM
    E continua…

    Links na BIO

    • 8 min

Top Podcasts In Education

Learning English Grammar
BBC Radio
Learning English Conversations
BBC Radio
Speak Better English with Harry
Harry
TED Talks Daily
TED
The Subtle Art of Not Giving a F*ck Podcast
Mark Manson
6 Minute English
BBC Radio