1 episode

um jeito descontraído de debater historicamente as representações sociais

História na moita Cláudio Henrique Ribeiro

    • History

um jeito descontraído de debater historicamente as representações sociais

    Um lugar de consolo: a representação do purgatório em A Bolsa e A Vida de Jacques Le Goff.

    Um lugar de consolo: a representação do purgatório em A Bolsa e A Vida de Jacques Le Goff.

    Durante a Idade Média, a Igreja católica foi a principal instituição detentora do domínio político. Ela tinha em suas mãos o poder de categorizar as atitudes humanas entre pecados e bem aventuranças. Na lista de transgressões estava, para o homem medieval, o mais abominável dos pecados: a   usura. A natureza da condenação da usura consistia na ideia de que o tempo pertencia tão somente a Deus, o que tornava a apropriação do tempo para  ganhar dinheiro (cobrança de juros) um grave pecado. Afinal, o ladrão comum rouba bens materiais alheios e não algo especificamente divino.

    Para Jacques Le Goff, o inferno foi o maestro do imaginário medieval. Entretanto, “O medo dos usurários à condenação fez tornar insuportável a   oposição simplista entre o paraíso e o inferno” (LE GOFF, 2004). É nesse contexto em que surge um terceiro lugar, um novo espaço entre o céu e o   tártaro: o purgatório. 

    No episódio de hoje debateremos sobre os impactos deste "novo lugar" na mentalidade medieval e como ele é representado na obra de um dos mais conhecidos medievalistas da história. 

    • 28 min

Top Podcasts In History

Istorijos lentyna
Robertas Petrauskas
Legacy
Wondery
Istorijos perimetrai
LRT
Короче, история
Максим Зеленский
Battleground
Goalhanger Podcasts
Dan Snow's History Hit
History Hit