23 episodes

Esporte, política, sociedade, cultura e economia são inseparáveis. O podcast de política esportiva do
@buzzer_beaterbr

Finta Política Finta Política

    • History

Esporte, política, sociedade, cultura e economia são inseparáveis. O podcast de política esportiva do
@buzzer_beaterbr

    Homenagem a Diego Maradona: a história de um líder esportivo e político

    Homenagem a Diego Maradona: a história de um líder esportivo e político

    No dia 25 de novembro de 2020, quarta-feira, a notícia do falecimento de Diego Armando Maradona, aos 60 anos, caiu como uma bomba. Fomos obrigados a derrubar outra pauta para homenagear e celebrar o mais verdadeiro e relacionável de todos os deuses. Mais do que sua arte dentro das quatro linhas, Dieguito uso sua voz  gigante para manifestar suas opiniões e convicções por uma América Latina livre. De esquerda e peronista, ele foi está eternizado na memória e na luta de todo o cotinente.

    Maradona foi imperfeito, foi genial, foi errático, foi incrível. Era uma força potente que, dentro e fora de campo, resistia aos bombardeios dos mais poderosos. Em suma, Maradona foi a América Latina. Aquele que luta, com genialidade, a passos tortos. Descanse em paz!

    • 34 min
    Lewis Hamilton e a luta em um dos esportes menos diversos do mundo

    Lewis Hamilton e a luta em um dos esportes menos diversos do mundo

    Lewis Hamilton é foi primeiro e é até hoje o único homem negro a competir na Fórmula 1. Além de poder ser considerado o melhor piloto da história , ele é uma figura imponente que utiliza seu status como figura pública para denunciar o racismo e trazer à tona a violência diária que pessoas negras sofrem no mundo todo.  Ao longo de sua carreira foi insultado por torcedores, rechaçado pela mídia de seu país e precisou lidar com a estrutura de um esporte elitista quase que completamente pintado de branco.

    A luta e história de Lewis Hamilton pelas vidas negras, as barreiras impostas por um esporte elitista e a recusa pública contra o sucesso de personagens pretas, você ouvirá tudo isso agora neste episódio do Finta Política.

    • 29 min
    Como Lebron James e a NBA derrotaram Donald Trump e um sistema eleitoral racista nos EUA para colocar Joe Biden na presidência

    Como Lebron James e a NBA derrotaram Donald Trump e um sistema eleitoral racista nos EUA para colocar Joe Biden na presidência

    Em primeiro lugar, o voto não é obrigatório nos Estados Unidos. Em segundo lugar, o sistema é completamente excludente. Em terceiro lugar, Donald Trump é inimigo dos atletas que se posicionam politicamente por questões sociais. Essa inimizade se materializa em uma pessoa: LEBRON JAMES.

    O sistema excludente de votação norte-americana, a campanha pelo voto, as batalhas de Donald Trump contra os atletas e, principalmente, contra Lebron James. Tudo isso você confere agora, neste episódio do Finta Política.

    • 32 min
    Bloody Sunday: o massacre sangrento em Croke Park, em 1920

    Bloody Sunday: o massacre sangrento em Croke Park, em 1920

    Durante uma partida de futebol gaélico, um esporte extremamente popular no país, entre um time de Dublin e outro de County Tipperary, membros das forças armadas britânicas invadiram o estádio de Croke Park e abriram fogo contra espectadores, jogadores e vendedores de ingressos causando dezenas de mortes e lesões. Combinado a outras mortes ocorridas naquele dia, por conta da caça do Exército Republicano Irlandês para encontrar espiões britânicos, 21 de novembro de 1920 entrou para a história como o segundo Bloody Sunday do país.

    As notícias lamentáveis correram pelo mundo, ferindo muito a imagem internacional do Reino Unido e levantando a cortina para um problema corrente que ocorria naquela região desde o século 16. Até mesmo jornais unionistas da época, que reprovavam a independência irlandesa criticaram as ações e satirizaram as notas oficiais emitidas pelo órgão inglês estabelecido em Dublin.

    Os eventos do massacre em Croke Park, movimento de independência irlandês e os impactos do imperialismo nas ilhas britânicas, você saberá sobre tudo isso agora, neste episódio do Finta Política.

    • 22 min
    O Massacre de Munique nas Olímpiadas de 1972: o atentado terrorista que intensificou o conflito entre Israel e Palestina

    O Massacre de Munique nas Olímpiadas de 1972: o atentado terrorista que intensificou o conflito entre Israel e Palestina

    Na madrugada do dia 5 de setembro de 1972, o grupo terrorista palestino Setembro Negro invadiu a vila olímpica, onde as delegações que disputavam os Jogos Olímpicos de Munique. Foram feitos 11 reféns ao todo, com dois deles morrendo ainda nas instalações para atletas e treinadores. O motivo: chamar a atenção da mídia para as reivindicações de liberdade e posse de terras do povo palestino e pedir a soltura de 234 prisioneiros que estavam em Israel.

    A Alemanha, país-sede das Olímpiadas, tinha a intenção de utilizar os jogos para melhorar sua imagem no cenário internacional, que ainda era muito ruim devido à Segunda Guerra Mundial. Assim, foram promovidos os "Jogos da Paz", nos quais a maior propaganda era o fato de que não haveria uma segurança fortemente armada.

    O plano se virou contra a organização, e abriu espaço para que o grupo radical Setembro Negro planejasse e executasse seu atentado. Uma série de emboscadas furadas e a polícia despreparada culminou em mais 9 mortes de reféns. Ao todo, o saldo da noite foram 19 mortes, entre atletas, terroristas e um policial.

    Neste episódio do Finta Política, você entenderá como tudo isso aconteceu e quais foram as consequências do Massacre de Munique!

    • 27 min
    Barcelona FC e a independência da Catalunha: como acontece essa luta desde a ditadura de Franco até hoje

    Barcelona FC e a independência da Catalunha: como acontece essa luta desde a ditadura de Franco até hoje

    O embate envolvendo Catalunha e governo central da Espanha vem de muito tempo e se intensificou durante o pós Guerra Civil. Durante a ditadura militar de Francisco Franco, a Catalunha foi reprimida, perseguida e diversos adversários políticos torturados pela força estatal.

    Nesse momento, o Barcelona surge como uma ilha de catalanismo no meio do Fascismo, preservando a cultura e a expressão de um povo. Do outro lado, o Real Madrid surge como o time de Franco, favorecido pelo governo.

    Esse embate continua até hoje, com as diversas manifestações pró independência e o Barcelona como símbolo de catalanismo para o mundo. Mas como se deu toda essa história? Como se formou essa identidade catalã? Como foi o embate contra o franquismo?

    O independentismo catalão, o Franquismo na Espanha, o favorecimento ao Real Madrid e o Barcelona como símbolo de futebol. Tudo isso você vai conferir agora, nesse episódio de Finta Política.

    Participações de Victor Figols, doutorando em história pela UFPR, Maxiliano Martin Vicente, professor doutor da UNESP, Breiller Pires, jornalista dos canais ESPN e do El País, Gustavo Angeleas e Chico Freire, do Armário da Bola

    • 1 hr

Top Podcasts In History

Passe le plaid by Jamesetshona
Passe le plaid
Mandela: The Lost Tapes
Richard Stengel
Histoire des Gangsters
Profession Gangster
Les décolonisations africaines
France Inter
The Rest Is History
Goalhanger Podcasts
Histoires du soir : podcast pour enfants / les plus belles histoires pour enfants
Engle