23 episodes

Publicações da Pão Diário

Mensagem Diária de F‪é‬ Mensagem Diária de Fé

    • Religion & Spirituality

Publicações da Pão Diário

    Emergência do Espírito

    Emergência do Espírito

    Um tsunami devastador atingiu o Japão, em março de 2011, ceifando perto de 16 mil vidas ao destruir cidades e vilas ao longo da costa. A escritora e poetisa Gretel Erlich visitou esse país para testemunhar e documentar a devastação. Quando ela se sentiu inadequada para relatar o que estava vendo, escreveu um poema. Numa entrevista, ela disse: "Meu velho amigo William Stafford, um poeta já falecido, falou: 'Um poema é uma emergência do espírito."

    A poesia é utilizada em toda a Bíblia para expressar emoções profundas, desde o louvor de júbilo à perda angustiante. Quando o rei Saul e seu filho Jônatas foram mortos em batalha. Davi sentiu-se devastado pela dor (2 Samuel 1:1-12). Ele derramou sua alma num poema que chamou de "o Hino ao Arco": "Saul e Jônatas, queridos e amáveis, tanto na vida como na morte não se separaram! [...] Como caíram os valentes no meio da peleja! [..] Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo!" (vv.23-26).

    Quando enfrentamos uma emergência do espírito” — quer seja feliz, quer seja triste — nossas orações podem ser um poema ao Senhor. Mesmo que falhemos em colocar em palavras o que sentimos, o nosso Pai celestial ouve as nossas palavras como a verdadeira expressão do nosso coração. - DCM

    Deus faz mais do que ouvir as palavras; Ele lê os corações.


    ---

    Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/aguinaldo-oliveira/message

    • 1 min
    Lugares Pequenos

    Lugares Pequenos

    LUGARES PEQUENOS

    Pois quem despreza o dia dos humildes começos... - Zacarias 4:10

    Com frequência, encontro pessoas que servem naquilo que pensam ser, aparentemente, coisas pequenas em pequenos lugares. Frequentemente se desencorajam pela solidão, sentindo que seus atos de serviço são insignificantes. Quando as ouço falar, penso num dos anjos do livro Além do planeta silencioso, de C. S. Lewis. Ele disse: "O meu povo tem uma lei de nunca falar a você sobre tamanhos ou números. [...] Isso faz você reverenciar irrelevâncias e deixar passar o que é realmente grande."

    Às vezes, a cultura diz que o maior é melhor — que o tamanho é a verdadeira medida do sucesso. Uma pessoa precisa ser forte para resistir a essa tendência, especialmente se estiver trabalhando num lugar pequeno. Mas não podemos deixar passar o que é realmente grande"

    Não é que os números não sejam importantes (afinal, os apóstolos contavam seus convertidos: veja Atos 2:41). Os números representam pessoas vivas com necessidades eternas. Todos nós devemos trabalhar e orar para que muitas pessoas entrem no reino, mas os números não podem ser a base para a autoestima.

    Deus não nos chama para encontrar a satisfação na quantidade de trabalho que fazemos por Ele. ou no número de pessoas que fazem parte desse trabalho, mas na fidelidade em fazer o nosso trabalho por causa dele. Servir o nosso grande Deus com a Sua força de um modo simples não é um trampolim para a grandeza - é a grandeza.


    ---

    Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/aguinaldo-oliveira/message

    • 1 min
    Lorotas ou aventuras

    Lorotas ou aventuras

    LOROTAS OU AVENTURAS?

    Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim. — Salmo 102, versículo 27

    Meu avô amava contar histórias e eu amava ouvi-las. Vovô tinha dois tipos de contos. As “lorotas"  eram histórias com um fundo de verdade, mas que mudavam em cada nova  narração. As aventuras" eram histórias que realmente tinham acontecido, e  os fatos nunca mudavam quando recontados. Um dia, meu avô contou uma  história que pareceu forçada demais para ser verdade. “Lorota”,  declarei, mas meu avô insistiu que era verdadeira. Apesar de sua  narração nunca variar, simplesmente não conseguia acreditar nela, pois  era incomum demais.

    Então,  um dia, enquanto ouvia um programa de rádio, ouvi o locutor contar uma  história que confirmou a veracidade do conto de meu avô. De repente, a  "lorota” de meu avô se tornou numa aventura". Foi um momento comovente  para mim e aquela lembrança fez meu avô ser mais merecedor de minha  confiança.

    Quando  o salmista escreveu sobre a natureza imutável de Deus, ele estava nos  oferecendo o mesmo conforto — a confiabilidade de Deus - para nós. A  mesma ideia se repete no livro de Hebreus capítulo 13, versículo 8 com  estas palavras: "Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para  sempre." Isso pode elevar o nosso coração acima das nossas provações  diárias para nos lembrar de que um Deus confiável e imutável governa até  mesmo o caos de um mundo em mudança.

    Permita a imutabilidade de Deus invadir o seu coração com a sua paz em suas tempestades.


    ---

    Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/aguinaldo-oliveira/message

    • 1 min
    "Sem Graça"

    "Sem Graça"

    1 Pedro 4:1-11

    A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias. - Provérbios 19:11



    Dei ao nosso carro o apelido "Sem graça”. As manhãs de domingo são as piores. Carrego o carro com todas as coisas de que preciso para a igreja, sento no meu banco, fecho a porta e meu marido começa a dar marcha-à-ré para sair da garagem. Enquanto ainda estou me ajeitando o alarme do cinto de segurança começa a tocar. "Por favor", eu digo a ele, “só preciso de mais um minuto". Aparentemente, a resposta é não, porque ele continua a soar até eu afivelar o cinto.

    Esse pequeno aborrecimento é um bom lembrete de como a vida seria se, na verdade, não existisse a graça. Cada um de nós seria imediatamente chamado a responsabilizar-se a cada indiscrição. Não haveria tempo para arrependimento ou mudança de comportamento. Não haveria perdão. Nem piedade. Nem esperança.

    Às vezes, viver neste mundo se parece com cair em um buraco sem graça. Quando pequenas falhas são ampliadas em grandes imprudências, ou quando as pessoas se recusam a ignorar as falhas e ofensas dos outros, acabamos sobrecarregados pelo peso de culpa que nunca fomos feitos para transportar. Em Sua graça. Deus enviou Jesus para carregar o fardo por nós. Aqueles que recebem o dom da graça de Deus têm o privilégio de oferecê-lo aos outros em nome de Cristo: "Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” (1 Pedro 4:8). — JAL

    Quando somos gratos pela graça que recebemos, damo-la com alegria aos necessitados.


    ---

    Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/aguinaldo-oliveira/message

    • 1 min
    Cartas de um diabo

    Cartas de um diabo

    cartas


    ---

    Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/aguinaldo-oliveira/message

    Palavras que ferem

    Palavras que ferem

    Palavras que ferem


    Os comentários de algumas pessoas ferem, mas as palavras dos sábios trazem cura. Provérbios 12:18

    “Magrela”, provocou o menino. “Vareta”, outro emendou. Em resposta, eu poderia ter respondido “o que vem de baixo não me atinge”. Mas, mesmo sendo uma garotinha, eu sabia que não era bem assim. As palavras cruéis e impensadas doíam, às vezes doíam demais, deixando ferimentos que iam mais fundo e duravam muito mais tempo do que o vergão causado por uma pedra ou pedaço de pau.

    Ana certamente conhecia a dor das palavras impensadas. Seu marido, Elcana, amava-a, mas ela não tinha filhos, enquanto a segunda esposa dele, Penina, tinha muitos. Em uma cultura em que o valor da mulher era muitas vezes baseado no fato de ter filhos, Penina aumentava a dor de Ana ao “provocá-la” continuamente por ainda não ter filhos. Ela agiu assim até Ana chorar e deixar de comer (1 SAMUEL 1:6,7).

    As intenções de Elcana eram provavelmente boas, mas a sua pergunta impensada: “Ana, por que você chora? […] Será que não sou melhor para você do que dez filhos?” (v.8) ainda era dolorosa.

    Como Ana, nós também cambaleamos com palavras ofensivas. E talvez reagimos às nossas dores atacando e ferindo outros com as nossas palavras. Mas todos nós podemos recorrer ao nosso Deus amoroso e compassivo em busca de força e cura (SALMO 27:5,12-14). Ele nos recebe com palavras de amor e graça.

    Alyson Kieda


    ---

    Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/aguinaldo-oliveira/message

    • 1 min

Top Podcasts In Religion & Spirituality

♾️ 無限粒 ♾️
九粒Jolie
PRO und Kontra
PRO | Das christliche Medienmagazin
The Inner Life with Asha
Asha Nayaswami
Sampurn Shiv Puran
Anupama Dhunsoiya
Sunday Homilies with Fr. Mike Schmitz
Ascension
All Things Catholic with Dr. Edward Sri
Ascension