5 episodes

Quem disse que eu me mudei?
Não importa que a tenham demolido:
A gente continua morando na velha casa em que nasceu.
(Mário Quintana)

Gente de Casa Casa do Jornalista

    • Society & Culture

Quem disse que eu me mudei?
Não importa que a tenham demolido:
A gente continua morando na velha casa em que nasceu.
(Mário Quintana)

    Por que o Aymorés é favorito no módulo 2 do Mineiro?

    Por que o Aymorés é favorito no módulo 2 do Mineiro?

    O "Gente de Casa" desta semana entra em campo para discutir o futebol da Zona da Mata no Módulo 2 do Campeonato Mineiro. Para saber como andam os preparativos de Tupi, Tupynambás, Aymorés (Ubá) e Nacional (Muriaé), conversamos com três jornalistas esportivos: Bruno Kaehler, editor de esportes da Tribuna de Minas, Márcio Santos, repórter com passagens pela Rádio Itatiaia, CBN e Solar, e Christiano Jilvan, do blog De Veneta.

    O trio faz um resumo sobre as 12 equipes que disputam duas vagas para a elite de futebol mineiro. Como não poderia ser diferente, as quatro equipes da região concentram boa parte da conversa. O mesmo, no entanto, não acontece em relação às apostas quanto à possibilidade de chegar à final. Nesse caso, apenas um dos nossos times é unanimidade.

    E mais: Bruno, Márcio e Christiano comentam a busca dos times por jovens revelações e o porquê as transferências de talentos locais para grandes equipes pouco impactam nas finanças dos clubes de origem.

    A resenha foi gravada por meio de plataformas digitais e durou pouco mais de uma hora. Com certeza, se fosse num boteco, tinha fôlego e assunto para umas quatro horas.

    • 1 hr 8 min
    Por que as bandas sumiram dos rankings das mais tocadas?

    Por que as bandas sumiram dos rankings das mais tocadas?

    É o fim? As bandas podem acabar? O rock and roll morreu? Por que nos rankings das mais tocadas figuram apenas artistas solos ou duplas sertanejas? O que a pandemia, a televisão e o Spotify têm a ver com isso tudo?

    No "Gente de Casa" desta semana, os jornalistas Wendell Guiducci, da banda Martiataka, e Nelson Dias, da banda 3Dias, comentam sobre as singularidades do atual momento dos grupos musicais e do rock and roll. Se por um lado se tem facilidades como nunca para gravar e divulgar com os home studios, por outro as dificuldades para sobressair aumentaram na mesma proporção.

    Como é comum nos bate-papos com jornalistas, Wendell e Nelson, ainda que mantenham o foco na música, não deixam de fazer suas provocações futebolísticas e passeiam sobre o futuro da profissão. No fim, prometem que, no que depender deles, teremos ainda por aqui muitos anos com bandas e bom rock and roll.

    Prosa boa. Confira!

    • 35 min
    Lula voltou. E agora?

    Lula voltou. E agora?

    No "Gente de Casa" desta semana, Maycon Chagas, jornalista, membro do diretório municipal do PT e suplente de vereador em Juiz de Fora, e Renato Salles, jornalista político da Tribuna de Minas, falam sobre os impactos no cenário eleitoral brasileiro com o retorno do ex-presidente Lula ao páreo.

    Na perspectiva de quem vive o dia a dia do partido, Maycon avalia uma nova candidatura de Lula como a retomada do protagonismo da classe trabalhadora que "vive em um ambiente de constante perda de direitos que remete ao início do governo Temer e se deteriora agora com o desgoverno Bolsonaro".

    Renato Salles, na sua análise, aborda os impactos da chegada petista ao poder local e as possíveis mudanças com Lula de volta à cena eleitoral. Sobre Bolsonaro, ele vê uma possível candidatura de centro com um complicador para o presidente já no primeiro turno.

    E mais: Maycon também fala sobre a necessidade de o PT fazer concessões. Mas até qual limite? Renato, por sua vez, considera que a extrema direita sempre existiu. Dentro ou fora do armário?

    • 52 min
    Uma jornalista nos Jogos Olímpicos de Tóquio

    Uma jornalista nos Jogos Olímpicos de Tóquio

    A jornalista Marcela Alves tem sido observadora privilegiada de grandes eventos esportivos pelo mundo nos últimos dez anos. Atuando como uma espécie de faz tudo para produtoras de vídeo e emissoras de TV estrangeiras, ela garante que se diverte trabalhando com os “gringos”, mas adverte: “não tem vida fácil”.

    Na semana marcada pelos emblemáticos cem dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio, ela topou fazer esse bate-papo com o Gente de Casa para falar de sua expectativa em participar do maior evento mundial a ser realizado em plena na pandemia da Covid-19. No seu relato, o que não falta são dificuldades. “Estarei em Tóquio, mas ainda não sei por qual caminho”.

    E tem mais: Marcela também compartilha curiosidades do dia a dia na cobertura esportiva estrangeira e dá dicas de como trabalhar com os “gringos”.

    • 36 min
    Ailton Alves: 'Bolsonaro tirou a extrema direita do armário'

    Ailton Alves: 'Bolsonaro tirou a extrema direita do armário'

    O jornalista e escritor Ailton Alves é o convidado da Casa do Jornalista para o episódio de estreia do Gente de Casa. Numa conversa cercada de lembranças e boas histórias, ele percorre os caminhos do jornalismo a partir da reabertura democrática na década de 1980 até o atual estágio de retrocesso com a chegada de Jair Bolsonaro ao poder. "Bolsonaro tirou a extrema direita do armário".

    Amante do jornal impresso, Ailton relata seu assombro com a velocidade com que as redes sociais fazem estragos quando se tornam meios para divulgação de fakes news. Falta hoje, segundo ele, a perspectiva histórica. "Quando o João Figueiredo (último general a presidir o país) diz: 'É para abrir mesmo: e quem não quiser que abra, eu prendo e arrebento', aí temos algo histórico. A maioria do que (Bolsonaro) fala hoje não tem relevância alguma".

    Como é comum em todas as conversas com o Ailton, o futebol quase sem querer entra na pauta, mas, no caso em questão, por um bom motivo.

    • 36 min

Top Podcasts In Society & Culture

搞钱女孩|女性成长访谈播客
搞钱女孩创始人小辉
思維槓桿
麥可米克
唐陽雞酒屋
唐綺陽
不把天聊si
我要WhatYouNeed
THE FUYOH
THE FUYOH | 平凡人的互助會
跳脫Do式圈
The DoDo Men - 嘟嘟人