30 episodes

Pontes unem e fazem trajectos mais leves. Por vezes são belas, noutras apenas úteis, com a durabilidade do ferro ou a sustentabilidade da madeira, o que prevalece é a capacidade de unir um ponto ao outro. Pontes, entre nós e vocês. Este é um podcast de opinião, que pretende unir este lado ao daqueles que nos ouvem através desta ponte que é a palavra.Benjamim Ngomane, Cleide Caetano e Leocádia Valoi

Pontes Podcast pontespod

    • Society & Culture
    • 4.6 • 21 Ratings

Pontes unem e fazem trajectos mais leves. Por vezes são belas, noutras apenas úteis, com a durabilidade do ferro ou a sustentabilidade da madeira, o que prevalece é a capacidade de unir um ponto ao outro. Pontes, entre nós e vocês. Este é um podcast de opinião, que pretende unir este lado ao daqueles que nos ouvem através desta ponte que é a palavra.Benjamim Ngomane, Cleide Caetano e Leocádia Valoi

    Desliga Os Dados Meu Bem

    Desliga Os Dados Meu Bem

    Quem somos nós quando a câmera está ligada? 

    No episódio de hoje conversamos sobre o nosso comportamento nas redes sociais. 

    O objectivo? Discorrer acerca dessas múltiplas personalidades que acabamos por criar quando entramos no mundo digital. 

    No Instagram postamos selfies, somos cool e ousados, no Twitter desabafamos e entramos em polémicas, e no Facebook somos pessoas de família, partilhamos memes inofensivos e desejamos parabéns àquele tio distante.

    A verdade é que as redes sociais são extensões de nós mesmos, adaptarmo-nos a elas é essencial mas também é preciso manter coerência.

    O EU virtual tem obrigação de corresponder ao EU real? Esta é outra pergunta que fizemos.

    Escuta o episódio de hoje na tua plataforma preferida e entra neste debate connosco.



    #pontespod #pontes #podcast #moçambique #mozambique

    • 33 min
    Eternamente Responsável Por Quem Cativas

    Eternamente Responsável Por Quem Cativas

    É uma arbitrariedade ser eternamente resposnsável por o que quer que seja. Principalmente se for o caso das emoções das outras pessoas. E mesmo assim tivemos esta conversa que é um bocado sobre nosso papel no sofrimento dos outros e também na sua felicidade, sobre verdades  e mentiras necessárias, sobre responsabilidade afectiva. 

    Nesta segunda temporada continuamos a ter conversas que se confundem com sessões terapéuticas e tenativas frustradas de falar sobre toda nossa vida em breves minutos de podcast. Mesmo sem a responsabilidade eterna sob os outros né, falamos sobre como temos comunicado dentro das nossas relações e como fazemos a outra pessoa entender que nos está a faltar ou a sufocar. Como é que dizemos não? Como é que não dizemos "Não" para continuar a receber atenção que não temos nenhuma intenção de corresponder? Essas coisas absurdas sobre ser jovem e ter uma auto-estima questionável.



    Vocês são responsáveis afectivamente?



    Deixamos sugestões que mais uma vez valem a pena conferir. Dá para ver/ler tudo antes do próximo episódio e vir comentar connosco o que acharam. O que acham?

    @B3njamim : Série "Please Like Me" de Josh Tomas.

    @Leocadeea : Vídeo "5 Minutos com a Rita - Responsabilidade Emocional" no Youtube Tempero Drag.  Livro "A Parte Que Falta" de Shel Silverstein.

    @Cleidcat : Série "Unorthodox" de Maria Schrader.

    • 45 min
    Estado Geral da Nação dos Ponteiros

    Estado Geral da Nação dos Ponteiros

    2020 foi o tal ano que as palavras “atípico”, “pandemia” e “reflectir” estiveram tão presentes nas nossas vidas. 

    Muitos perderam coisas e perderam pessoas. Como todos anos. Mas as reflexões sobre essas perdas foram tão concentradas no espaço virtual que vimos tudo e todos a acontecer em directo. Tá tudo bem. Mas, não tudo.

    Fizemos um episódio de análise em que trouxemos o que mais nos marcou e o que marcou a jornada de alguns de vocês, Ponteiros. Rimos tanto quanto choramos e ter uma pandemia para justificar nossos fracassos, foi até uma “resposta inovadora e de renovada esperança”.



    Este é o nosso último episódio desta primeira temporada. Tem sido uma jornada de muito aprendizado, vulnerabilidade e disponibilidade. Abrimos as nossas conversas para vocês pelo prazer de o fazer e receber esta resposta tão positiva, mesmo com falhas ao longo do caminho, foi uma das maiores alegrias de 2020. Obrigado.

    Ah, ficou meio lamechas.

    • 1 hr 4 min
    Envelhecer Sem Vergonha

    Envelhecer Sem Vergonha

    Estamos mais velhos? A cada minuto que passa.

    No episódio de hoje, nós três, jovens na casa dos vinte, tentamos falar sobre envelhecimento mas talvez porque temos medo, falamos sobre crescimento.

    O crescimento é um processo natural que nos obriga a sair da nossa zona de conforto para abraçar responsabilidades, perseguir independências e rezar por amadurecimento.

    Permite um olhar distanciado das coisas, a partir das experiências e azares que vamos colhendo ao longo da vida.



    Esta é uma sessão sobre como é que nos vemos hoje, nossas expectativas e inseguranças relacionadas ao que é preciso conquistar com a idade que temos.

    Esta é uma sessão sobre como é que nos vemos amanhã, considerando as escolhas que fizemos e oportunidades que tivemos.

    A verdade é que o envelhecimento também é um processo natural, pode ser penoso, assustador e solitário, mas também é libertador.

    Curiosidade: a versão em bruto deste episódio conta com diversos sons aleatórios, pausas para actividades domésticas, algumas distracções e lapsos de memórias - sinais de que adulto não tem paz.



    Pontou ou Quintou? Como achas que devemos renomear as quintas-feiras do Pontes?

    Clica no Link que está na bio e acessa a qualquer uma das nossas plataformas para ouvires o episódio de hoje. Depois, não te esqueças de voltar para dizer-nos o que achaste.

    #pontes #pontes #podcast #mozambique #moçambique #envelhecimento #itunes #googlepodcast #deezer #anchor #spotify

    • 31 min
    Sexo, Prazer e Liberdade

    Sexo, Prazer e Liberdade

    Levamos muito tempo para organizar o fluxo deste episódio pois, apesar de tudo, somos também parte desta sociedade que parece meio acanhada para falar de sexo, prazer e liberdade. Nossa liberdade para ter ou não ter sexo, para escolher com quem e como e para elaborar prazer desde o seu sentido mais biológico até ao emocional (e social, talvez). 

    Quando existe essa conversa, vem rodeada de imposições, binariedades, heteronormatividades e padronização. Quando vamos falar de sexo, é mais sobre como dar prazer ao outro, como previnir doenças e como não podemos ter essas conversas- já que nos tornam umas e uns grandes promíscuos.

    Qual é a tua relação com sexo? Quando pensas em quem és, consideras também se és ou não uma pessoa sexual? Toda sensualidade é sexual? Dá para ter esta conversa sem catalogar quem ousa partilhar sua experiência? Prazer responsável é oxymoron?

    Tivemos outra vez uma conversa com mais perguntas do que respostas.  Partilha connosco as tuas opiniões sobre o tema e iremos partilhar com nossos ouvintes com muito... prazer.

    • 38 min
    Estou Com Ciúmes Sim

    Estou Com Ciúmes Sim

    Responde rápido: és uma pessoa ciumenta? Não vale mentir.

    No episódio de hoje conversamos  sobre o Ciúmes. Aquele sentimento complexo que sentimos quando temos medo de perder alguém que amamos ou quando vemos sua atenção ser canalizada à uma outra pessoa.

    Como é que caracterizas os teus ciúmes? Moderado, exagerado, obssessivo ou patológico? Curiosamente, nós três temos visões muito diferentes sobre este tema.

    Benjamim jura de pés juntos que nunca expressa reacções ciumentas, Cleide diz que o dela costuma passar muito rápido e a Leocádia não só admite ter ciúmes como diz directamente para a pessoa amada.

    Foi uma conversa intensa e talvez expusemo-nos mais do que deveríamos, mas encontrar dentro de nós formas de admitir e lidar com esses sentimentos que temos medo de nomear, torna a vida mais leve.

    Escuta o Pontes na tua plataforma favorita, deixa o teu feedback, partilha com amigos e vem conversar connosco pelo Twitter e Instagram.



    #PontesPod #Podcast #Mozambique 

    • 35 min

Customer Reviews

4.6 out of 5
21 Ratings

21 Ratings

Mau.rraaa ,

*

Eu amava a Cleide até ela dizer “ A Rihanna tem músicas boas “.. como assim!?!?!?!??

TJ Machamba ,

Telma Janeth

Já escuto os podcasts faz uma semana e tenho saudades quando fico dias sem escutar!!!

kennydrl ,

Very good

I’ve just listened to the podcast and I enjoyed it very much. It’s something different and quite interesting. Congratulations for the idea and continue with the podcasts.

Can’t wait to listen to the next one.

Top Podcasts In Society & Culture

Listeners Also Subscribed To