41 episodes

Antropotretas é um podcast de divulgação científica voltado pros debates entre a antropologia e a agenda social do presente. Quinzenalmente nos encontramos para discutir quais tretas a antropologia compra, quem são seus aliados e rivais. A equipe é formada por Patrícia Pinheiro, Camilla Iumatti Freitas, HP Rodrigues, Leonardo Pinheiro e Thiago Oliveira.

Antropotretas Antropotretas

    • Science

Antropotretas é um podcast de divulgação científica voltado pros debates entre a antropologia e a agenda social do presente. Quinzenalmente nos encontramos para discutir quais tretas a antropologia compra, quem são seus aliados e rivais. A equipe é formada por Patrícia Pinheiro, Camilla Iumatti Freitas, HP Rodrigues, Leonardo Pinheiro e Thiago Oliveira.

    #29 - Ao som dos bastidores (com Carol Parreiras)

    #29 - Ao som dos bastidores (com Carol Parreiras)

    Entre os meses de outubro de 2021 e abril de 2022 a equipe do Antropotretas esteve empenhada na produção da série Ligas Camponeses, em que percorremos as disputas e violências contra camponeses organizados no interior da Paraíba desde a década de 1950 até o presente. Partindo da experiência de produzir nossa primeira série narrativa, o episódio de hoje fala justamente sobre as nuances, particularidades e desafios da produção do podcast desde os seus bastidores. A conversa contou com a participação de Carol Parreiras, uma das produtoras do Campo Podcast junto com Paula Lacerda que também tem se aventurado pelos processos de experimentação sonora e estruturas narrativas.

    Pode não parecer ou ficar exatamente nítido no produto final, mas o processo de construção de um podcast é marcado por várias dúvidas, negociações e experimentações que fazem parte do dia a dia dos bastidores. Quem convidar, que tom dar à gravação, quais equipamentos usar, como conduzir uma história, quanto tempo um episódio deve durar são questões que fazem parte desse universo. Pensando nas formas de divulgação científica, essas questões somam-se ainda a duras e longas jornadas de pesquisa em acervos, a tentativa de encontrar sons e ambiências que reconstruam aspectos importantes da narrativa e que permitam mergulhar nas histórias não apenas a partir das vozes das pessoas, mas de várias camadas de som.

    Neste episódio discutimos esses pontos a partir da uma reflexão conjunta entre nossa equipe, responsável pela produção da série Ligas Camponesas, e a Carol na produção da série Sentidos de Campo. Em Sentidos do Campo, Paula Lacerda e Carol Parreiras descrevem o processo de pesquisa e o cotidiano da cidade de Altamira, lugar onde Paula realiza pesquisa há mais de uma década e que foi objeto de sua tese de doutorado sobre o caso dos meninos emasculados de Altamira. No processo de produção dos podcasts refletimos sobre a construção dos arquivos sonoros, o dia a dia do que não vai ao ar, as escolhas, experimentações e o exercício de traduzir os procedimentos de investigação para uma linguagem sonora.

    O episódio conta com participação de Carol Parreiras como convidada e foi apresentado por Camilla Iumatti Freitas e Patrícia Pinheiro. A montagem é de Leonardo Pinheiro e mixagem de HP Rodrigues, da produtora Barquinho. A gestão de redes sociais, arte e produção é de Thiago Oliveira. Esse podcast faz parte da Rádio Keke-kere de podcasts em Antropologia. Para saber mais, visite nosso site: www.antropotrettas.com




    ---

    Send in a voice message: https://anchor.fm/antropotretas/message

    • 59 min
    Reparação - Ligas Camponesas #07

    Reparação - Ligas Camponesas #07

    Nem sempre o debate sobre reparação é fácil. Ele envolve um exercício difícil de descrever, mensurar, avaliar e tentar transformar violências e sofrimentos em unidades que possam ser material, moral e juridicamente semelhantes. No contexto das lutas camponesas, essa discussão tem ainda outras tantas dificuldades que dizem respeito tanto à pouca legibilidade que as violências sofridas tiveram frente ao sistema de justiça, como também com as configurações coletivas que a violência estatal e das milícias privadas impuseram. É nesse sentido que o lema das movimentações por reparação contra os efeitos da violência política, especialmente a partir da ditadura, se baseiam a restituição da memória, da verdade e da justiça.



    Neste o último episódio da série ligas camponesas nossa discussão é sobre como lidar com a dor e com os efeitos da violência no presente. Quais as tentativas produzidas para reparar as violações aos direitos humanos de populações camponesas e também como essas tentativas visibilizaram as discussões e perspectivas de futuro construídas pelos próprios camponeses? A gente tentou localizar essas discussões voltando ao nosso primeiro episódio e investigando os efeitos dessa mobilização feita por camponeses, aliados, organizações de defesa dos direitos humanos e pelo próprio governo aqui na Paraíba. Nos acompanharam nessa conversa as professoras Patrícia Ramiro e Iranice Gonçalves, além de Weverton Rodrigues, um dos mobilizadores do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas. Mais informações e material complementar sobre a série e sobre nossos convidados e convidadas estão no nosso site, em www.antropotretas.com

    A série ligas camponesas é uma produção do Antropotretas, com apoio da produtora Barquinho. O roteiro deste episódio é de Patrícia Pinheiro, que também é responsável pela narração e condução junto com Camilla Iumatti Freitas. Montagem e edição de Leonardo Pinheiro, com mixagem e trilha original de HP Rodrigues. A produção e arte é de Thiago Oliveira. 


    ---

    Send in a voice message: https://anchor.fm/antropotretas/message

    • 37 min
    Uma nova fase da luta - Ligas Camponesas #06

    Uma nova fase da luta - Ligas Camponesas #06

    No relatório sobre violência no campo produzido pela Comissão Pastoral da Terra em 2020, a ex-procuradora Deborah Duprat descreve da seguinte forma o quadro atual da perseguição e violência contra pessoas e lideranças políticas no presente: "O Brasil está mais próximo de 1500 do que de 1988". O comentário da jurista ilumina algumas das conexões e atualizações nas formas de violência que habitam o mundo rural brasileiro. Nesse cenário de recrudescimento, formas históricas de violência se aliam a novos atores políticos e econômicos, como o agronegócio na atualização de dinâmicas de violação aos direitos humanos e cerceamento a direitos fundamentais. Enveredando pelos caminhos que essa discussão permite, neste que é a primeira parte do último episódio da série Ligas Camponesas conversamos sobre a longa duração das formas de violência no campo e também as estratégias pelo Estado e pelas próprias lideranças para disputar e garantir seu direito à memória, verdade e justiça. 



    Participaram deste episódio a professora Leonilde Medeiros e o Gilney Viana. O roteiro é de Patrícia Pinheiro, que também faz a narração junto com Camilla Iumatti Freitas. Produção e arte por Thiago Oliveira, edição e mixagem por Leo Pinheiro e HP Rodrigues da Produtora Barquinho. Mais informações no nosso site www.antropotretas.com, ou no Twitter ou Instagram


    ---

    Send in a voice message: https://anchor.fm/antropotretas/message

    • 36 min
    Rumores - Ligas Camponesas #05

    Rumores - Ligas Camponesas #05

    Dizem que os tamanhos das fofocas é proporcional ao tamanho de sua importância. Se isso é verdade talvez seja uma pista para entender a série de rumores, teorias fantásticas e elaborações em torno das ligas camponesas. A bem da verdade, a transição entre os anos 1950 e 1970 foi bem complicada no contexto camponês. As turbulências e perseguições que iriam se tornar cada vez mais frequentes após o golpe militar de 1964 no mundo rural nordestino já tinha expressões bem fortes e violentas, estimulando movimentos de resistência e também de exílio.

    No quinto episódio da série ligas camponesas falamos sobre esses rumores em torno das organizações camponesas, em especial no contexto das ligas. Mais do que fofocas sem fundamento, esses rumores ocupam uma posição importante na repressão à mobilização camponesa porque se baseavam em valores que eram duramente combatidos naquele momento. Os rumores ajudaram a construir no imaginário público a ideia das ligas e de outros movimentos sociais como organizações criminosas, como "inimigos comunistas" com uma ideologia perversa que deveria ser combatida. O script dessa história vocês já devem imaginar, mas a gente conta com mais detalhes nesse episódio. 


    ---

    Send in a voice message: https://anchor.fm/antropotretas/message

    • 38 min
    Ligas Camponesas - O encontro de Elizabeth e João Pedro Teixeira

    Ligas Camponesas - O encontro de Elizabeth e João Pedro Teixeira

    Nesse episódio convidamos a quem nos escuta a conhecer uma das histórias mais marcantes das ligas e lutas camponesas. Apresentamos o encontro de Elizabeth Teixeira e João Pedro Teixeira, ícones da luta camponesa e das disputas pela democracia no campo. O cordel é de autoria de Thiago Oliveira, com narração de Fernando Domingos e produzido pelo Antropotretas e pela Produtora Barquinho. Mais informações estão em nosso site: www.antropotretas.com


    ---

    Send in a voice message: https://anchor.fm/antropotretas/message

    • 7 min
    Encontros - Ligas Camponesas #04

    Encontros - Ligas Camponesas #04

    A história de qualquer mobilização social é marcada pelos encontros e desencontros das pessoas que fazem parte e se sentem companheiras de luta. No caso das ligas camponesas não foi diferente. O encontro de João Pedro e Elizabeth Teixeira, entre as famílias dele e de sr. Pedro Fazendeiro e o encontro entre a história das ligas em Sapé e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande misturam muitos caminhos. Em comum, esses encontros têm a tentativa de garantir melhores condições de vida. Há também bastantes desencontros, despedidas traumáticas e ausências. No quarto episódio falamos sobre as esses (des)encontros que criam histórias e marcam as lutas camponesas na Paraíba e pelo mundo. Falamos sobre o encontro de João Pedro e Elizabeth, entre o cineasta Eduardo Coutinho e Elizabeth Teixeira, e também do nosso encontro com o Memorial das Ligas Camponesas que marca o presente e preserva o passado da memória camponesa na Paraíba. 

    O episódio é uma produção do Antropotretas com produção da Produtora Barquinho. O roteiro é de Patrícia Pinheiro, com montagem de Leonardo Pinheiro e mixagem de HP Rodrigues. Thiago Oliveira apresenta o cordel do encontro de João Pedro e Elizabeth, aqui narrado por Fernando Domingos. Também ouvimos as vozes de Elizabeth Teixeira e Eduardo Coutinho que fazem parte do filme "Cabra Marcado pra Morrer", dos companheiros do Memorial das Ligas Camponesas (Gil, Nathan e Josilene) e Sérgio Barcellos.

    Mais informações sobre o podcast podem ser obtidas em nosso site www.antropotretas.com




    ---

    Send in a voice message: https://anchor.fm/antropotretas/message

    • 51 min

Top Podcasts In Science

Hidden Brain
Alie Ward
Bloomberg
Neil deGrasse Tyson
Mike Carruthers / OmniCast Media / Cumulus Podcast Network
Sam Harris