8 episodes

Podcast do Prof. Flávio Leopoldino

Flávio Leopoldino Flávio Leopoldino

    • Education

Podcast do Prof. Flávio Leopoldino

    Fique atento ao PGRS!

    Fique atento ao PGRS!

    Por meio do PGRS as empresas indicam as formas ambientalmente corretas para o manejo, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final do resíduo gerado. Isto quer dizer, que através do PGRS as empresas demonstram que realizam o gerenciamento adequado.

    As empresas que elaboram o PGRS, além de cumprirem com a lei, também, demonstram que seus processos produtivos obedecem a boas práticas!

    • 8 min
    Pontos relevantes para o êxito em um diagnóstico de um plano gestão de resíduos sólidos

    Pontos relevantes para o êxito em um diagnóstico de um plano gestão de resíduos sólidos

    O enfoque participativo tem a finalidade de assegurar o envolvimento, no processo de construção dos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos, dos diversos setores da comunidade organizada, e população em geral, e o acesso aos dados da realidade local ou regional. É importante tornar público os dados de todos os setores produtivos, identificando o volume de resíduos gerados em cada porção do território; difundir as informações sobre novas tecnologias de tratamento e redução dos volumes; e divulgar exemplos de condutas para incentivar novos hábitos para a não geração, reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos.

    Valorizar a participação da sociedade, e suas instituições representativas, desde o início do processo de elaboração de um plano de gestão de resíduos sólidos favorece a construção dos mecanismos de controle social dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, e dos sistemas de coleta seletiva e logística reversa que deverão ser implantados.

    • 6 min
    Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS

    Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS

    O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um documento técnico que identifica o tipo e a quantidade dos resíduos gerados, também, indica as práticas ambientalmente corretas para o manejo, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final.

    Para elaborar o PGRS são definidos medidas e procedimentos para o correto manejo e gerenciamento dos resíduos, os quais quando aplicados, têm como consequência a minimização dos impactos ambientais.  O documento deve ser elaborado por um responsável técnico devidamente habilitado. Dentro deste contexto, o engenheiro e e a engenheira ambiental se apresentam como os profissionais mais capacitados para a elaboração desta peça técnica. 

    O PGRS deverá atender ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para os municípios que o possui. No entanto, a inexistência do plano municipal não impede a elaboração do PGRS pela empresa.

    • 7 min
    Catadores de Materiais Recicláveis

    Catadores de Materiais Recicláveis

    Esta edição aborda alguns comentários sobre a publicação de 2016 denominada "Catadores de Materiais Recicláveis: Um encontro nacional" do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, em que possibilita conhecer as dificuldades, as demandas e as vitórias de um grupo de trabalhadoras e trabalhadores que ressignificam cotidianamente a produção e o consumo. O avanço no conhecimento a respeito do trabalho dos catadores de material reciclável é ressaltado a partir do acompanhamento das ações desenvolvidas pelo poder público federal e municipal, por meio de programas sociais.

    • 7 min
    Descarte de resíduos hospitalares

    Descarte de resíduos hospitalares

    O descarte de resíduos hospitalares transcende a preocupação com a contaminação ambiental e é sobretudo uma questão de saúde pública. Trata-se de aumentar o alerta para toda a sociedade.

    As agulhas, seringas, gases, algodão, luvas, materiais cortantes, cateteres e muitos outros materiais utilizados em unidades de saúde devem ser descartados em caixinhas amarelas encontradas em farmácias, hospitais, ambulatórios, pronto-socorro, já que podem estar infectados com sangue, urina, fezes, ou com restos de medicação, substâncias tóxicas, radioativas e até inflamáveis.

    Nas residências, os remédios que sobraram ou expiraram os prazos, sejam em drágeas, pílulas ou líquidos, também precisam de cuidados especiais. O descarte inadequado pode comprometer a saúde da população e contaminar a água e o solo.

    • 8 min
    Tecnologia japonesa para tratamento de resíduos

    Tecnologia japonesa para tratamento de resíduos

    Uma tecnologia japonesa tem sido considerada uma boa opção para o tratamento de resíduos sólidos urbanos, industriais, de agronegócio e hospitalar. Pode reduzir em até 95% o volume dos resíduos e está totalmente dentro das normas ambientais de acordo com o Portal do Saneamento  (2019).

    Chamada de “DTRO5”, trata-se de um equipamento de grande porte (6 toneladas) para decomposição de resíduos por meio de plasma frio, que pode integrar uma Usina de Tratamento de Resíduos Urbanos. Funciona com a presença de oxigênio e tem capacidade para tratar 210 kg de lixo por hora e apenas uma máquina atende, por exemplo, as necessidades de um município de até 20 mil habitantes.

    • 8 min

Top Podcasts In Education

6 Minute English
BBC Radio
دليلك للانجليزي
عبدالرحمن حجازي
The Level Up English Podcast
Michael Lavers
بودكاست رذاذ
RathathPodcast
Effortless English Podcast | Learn English with AJ Hoge
AJ Hoge
بودكاست خير جليس
بودكاست خير جليس