207 episodes

Como o setor financeiro faz parte do seu dia a dia? Os jornalistas João Borges e Mona Dorf comandam o Febraban News, onde economia, pesquisa e tecnologia se misturam em debates sobre o momento em que vivemos.

FEBRABAN News FEBRABAN

    • News

Como o setor financeiro faz parte do seu dia a dia? Os jornalistas João Borges e Mona Dorf comandam o Febraban News, onde economia, pesquisa e tecnologia se misturam em debates sobre o momento em que vivemos.

    A detecção de contas laranjas na era dos pagamentos instantâneos

    A detecção de contas laranjas na era dos pagamentos instantâneos

    No primeiro episódio da série antifraudes do Febraban News, aprenda como identificar e proteger-se contra golpes em pagamentos instantâneos, como o PIX.

    Májory Marcelino, da equipe de Mídias Sociais da Febraban, conversa com a CEO da Data Rubben, e Rafaela Helbing sobre os mecanismos de segurança atuais, as técnicas usadas pelos fraudadores e as soluções tecnológicas adotadas para garantir a segurança das transações financeiras.

    Conheça as estratégias de prevenção, dicas essenciais para manter sua conta segura e entenda os comportamentos das contas laranjas e a importância do compartilhamento de informações entre instituições financeiras.

    • 13 min
    FEBRABANTECH 2024 | A jornada responsável na nova economia da IA

    FEBRABANTECH 2024 | A jornada responsável na nova economia da IA

    Denise Perotti, diretora-adjunta da Presidência e de Eventos da Febraban e Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias sociais da Febraban, exploram neste episódio as novidades deste ano do Febrabantech, com o tema central: “A Jornada Responsável na Nova Economia da Inteligência Artificial”.

    Atrações internacionais, como a futurista Amy Webb, fundadora e CEO do Instituto Future Today, e Esther Duflo, vencedora do prêmio Nobel de Economia em 2019, e a programação nos diversos auditórios do evento, muitas mesas sobre Inteligência Artificial, Segurança, a inovação no Agro e palestras em um estúdio piloto totalmente holográfico.

    O maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, acontece de 23 a 25 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Com 266 áreas de exposições e 8 auditórios, espalhados em mais de 6.600 metros quadrados, essa 34ª edição promete bater novos recordes. Nos palcos, centenas de palestrantes se revezam em debates e palestras, em diversas arenas, sem falar nos shows que finalizam a programação de cada dia.

    Uma trilha especial foi criada para discutir o Agro 5.0 e as fazendas do futuro. Entre os convidados internacionais, estão duas referências mundiais: a futurista Amy Webb, fundadora e CEO do Instituto Future Today e a economista Esther Duflo, vencedora do prêmio Nobel de Economia em 2019.

    Duas ativações devem atrair o grande público: a possibilidade de se criar imagens usando a Inteligência Artificial e um auditório totalmente holográfico. No final de cada dia, depois de tanta informação, um show de música para relaxar. Os artistas convidados são Luiza Possi, Blitz e Paralamas do Sucesso.

    • 23 min
    Indústria e Agro Rumo à Economia Verde

    Indústria e Agro Rumo à Economia Verde

    Em meio às comemorações do dia do meio ambiente, o podcast Febraban News desta semana, discute como a economia circular pode levar o Brasil a se tornar uma potência verde, gerando inovação e novos negócios.



    Atualmente, a humanidade consome cerca de 106 bilhões de toneladas de materiais retirados da natureza. Apenas 7% dos produtos no mundo são circulares, ou seja, com o reaproveitamento de todos os resíduos resultantes na sua produção e consumo.



    No conceito de economia circular, não existe descarte de lixo, mas, sim, de material a ser reciclado e reutilizado. “Aquilo que sobra em um processo pode, eventualmente, ser aplicado no desenvolvimento de um outro produto”, explica Alexandre Alonso Alves, chefe-geral da Embrapa Agroenergia, que garante existir, hoje, no país, o desenvolvimento tecnológico necessário para executar esse modelo econômico de circularidade.



    Para Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a economia circular é um dos pilares da Nova Indústria Brasil. Segundo ele, ainda estamos na fase de apenas reciclar resíduos, mas os desafios da circularidade vão muito além. “A gente tem que mudar a forma de tratar a natureza, a forma de transformar os produtos e, também, a forma de consumir”, acrescenta ele. E conclui, “nessa caminhada, a indústria e o agronegócio devem dar as mãos”.



    Acompanhe a conversa completa dos especialistas, com a jornalista Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban, pelos canais digitais de sua preferência.

    • 33 min
    30 anos do Real, com Pérsio Arida

    30 anos do Real, com Pérsio Arida

    Neste podcast, que marca os 30 anos do Plano Real, Persio Arida, um dos economistas da equipe do então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, conta como o plano acabou, em poucos meses, com 15 anos de hiperinflação.

     

    Sem congelamento de preços, o Plano Real criou uma moeda virtual, a URV, para proteger o poder aquisitivo das pessoas, corroído pelo processo inflacionário que chegou a mais de 200% ao ano. Com essa estratégia, rompeu-se o ciclo vicioso que contribuía para a hiperinflação.

     

    Além disso, a população foi preparada para entender o Plano Real, antes mesmo dele começar. O próprio Fernando Henrique percorria o país, explicando as diferentes etapas do plano.

     

    Segundo Persio Arida, o  economista  que ajudou a criar o plano, a sociedade acreditou e fez valer o Plano Real. “Teve um fenômeno de psicologia coletiva, quase que um pacto social”, destaca.

     

    Saiba como se deu essa migração, ouvindo a íntegra da conversa do economista com João Borges, diretor de Comunicação da Febraban e Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da entidade.

    • 33 min
    Crédito consignado: saiba como usar e evitar riscos

    Crédito consignado: saiba como usar e evitar riscos

    O crédito consignado é uma opção para quem tem empregos em empresas que possuem convênio com instituições financeiras, ou por aposentados pelo INSS.

    Esse produto, normalmente, tem uma taxa de juros menor que outras modalidades de crédito, pois o pagamento das parcelas é descontado dos vencimentos de quem o contratou. Mas tenha cuidado.

    O uso indiscriminado do consignado pode fazer mal ao seu bolso. Preste atenção no limite de comprometimento de renda e, antes de contratar esse serviço, cheque se as parcelas cabem no seu bolso.

    • 3 min
    A violência contra a mulher e seus desafios

    A violência contra a mulher e seus desafios

    As primeiras iniciativas do Programa Nacional de Prevenção à Violência contra as Mulheres já estão disponíveis para toda a sociedade, em uma ação conjunta da Febraban, representando os bancos, e das centrais e entidades sindicais dos bancários.

    São duas publicações: “Sexo Frágil: Um Manual sobre Masculinidade e suas Questões”, elaborado por especialistas do Instituto Maria da Penha, com textos e reflexões sobre o machismo estrutural. E “Como conversar com homens sobre violência contra meninas e meninos”, um guia desenvolvido pelo Instituto Papo de Homem, numa linguagem especial para sensibilizar, principalmente, o público masculino. Os documentos estão disponibilizados, gratuitamente, nas plataformas oficiais da Febraban e das entidades sindicais.

    Outra iniciativa do programa foi o início de treinamento de educadores e professores da rede pública para saberem identificar e como agir em casos de abusos contra adolescentes. Realizado pela ONG “Me Too”, essa capacitação já passou pelo Pará e Minas Gerais e deve chegar a mais 8 estados em um ano.

    Decidido em convenção coletiva da categoria, o Programa Nacional de Iniciativas de Prevenção à violência contra a Mulheres quer ampliar esse debate além sistema financeiro e levar para toda a sociedade. “Não adianta melhorar dentro dos bancos, se fora deles, continuar igual”, conclui Fernanda Lopes, secretária da Mulher da Contraf-Cut. O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres. Sete em dez casos de abusos sexuais são contra meninas menores de 17 anos.

    Saiba mais sobre o programa e suas iniciativas em andamento, ouvindo o podcast apresentado por Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban.

    Participam do episódio: Fernanda Lopes, secretária da Mulher da Contraf-Cut; Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de São Paulo, Osasco e Região; Juvandia Moreira, presidenta da Contraf- Cut, coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e vice presidenta da Cut; Amanda Gomes Corsino, Secretária de Mulher Trabalhadora da CUT; Bethânia Emerick, diretora executiva do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo; Marina Ganzarolli, presidenta e fundadora do “Me Too Brasil”; Regina Célia Barbosa, cofundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha; Nicolino Eugênio Silva Junior, gerente de Relações Trabalhistas e Sindicais da Febraban; Sandro Cozza Sayão, professor e filósofo; Gabriela Feolla, coordenadora de conteúdo do Instituto “Papo de Homem”; Ellen dos Santos Conta, da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Gabriel Vettorazzo, da OIT.

    • 31 min

Top Podcasts In News

بودكاست أريـــكة
Ghmza غمزة
الفجر
ثمانية/thmanyah
Global News Podcast
BBC World Service
بعد أمس
Atheer ~ أثير
بودكاست الشرق
منتدى الشرق
Pass The Kabsa
Pass The Kabsa

You Might Also Like

Economia
CBN
CBN Tecnologia - Techtudo
CBN
Resumão Diário
G1
Petit Journal
Petit Journal
Pedro Doria - Vida Digital CBN
CBN
Durma com essa
Nexo Jornal