98 avsnitt

A proposta do Coemergência é explorar temas importantes da nossa sociedade e da vida cotidiana, sempre à luz da relação entre os nossos mundos interno e externo. Partimos do princípio de que a maneira como percebemos e nos posicionamos no mundo está diretamente relacionada aos nossos referenciais, visões de mundo, emoções, hábitos e experiências prévias.

Coemergência | Podcast Coemergência

    • Samhälle och kultur

A proposta do Coemergência é explorar temas importantes da nossa sociedade e da vida cotidiana, sempre à luz da relação entre os nossos mundos interno e externo. Partimos do princípio de que a maneira como percebemos e nos posicionamos no mundo está diretamente relacionada aos nossos referenciais, visões de mundo, emoções, hábitos e experiências prévias.

    #83 Belezas e inquietações em Dias Perfeitos

    #83 Belezas e inquietações em Dias Perfeitos

    Seres de todos os reinos, como seria um dia perfeito pra você? Nesse episódio a gente vai discutir o contemplativo, poético e extraordinário no filme Dias Perfeitos, do diretor alemão Win Wenders. Nesse filme, somos convidados pelo diretor a pegar carona na vida simples de Hirayama, um faxineiro dos banheiros públicos de Tóquio que vive em solitude, mora em uma singela casa e sua riqueza está nos livros, músicas e fotografias e não no celular e na pressa pregada pelo mundo capitalista. Acompanhando a rotina diária de Hirayama, acabamos mergulhando em sua intimidade e na vivência do aqui e agora. Arrebatados pela atmosfera de dias perfeitos, decidimos juntar alguns amigos para bater um papo sobre o filme e entender porque ele mexeu tanto com a gente. O papo contou com a participação de Madson de Moraes, Guilherme Ikeda, Paulo Carvalho, Rafaela Moreira e Alisson Granja.

    • 1 tim. 2 min
    #82 Lúcida Letra: dez anos de uma editora interdependente (com Vítor Barreto)

    #82 Lúcida Letra: dez anos de uma editora interdependente (com Vítor Barreto)

    Seres de todos os reinos, Neste episódio do Coemergência temos dois convidados especiais: Madson de Moraes, anfitrião da conversa, e Vítor Barreto, o homem por trás da Lúcida Letra, sobre a qual papeamos: uma editora fundada por ele há mais de dez anos e que publica livros budistas e livros de transformação pessoal que tem o budismo como base. Se você é budista ou trilha algum outro caminho de transformação pessoal, certamente deve ter um livro da lúcida letra aí na sua estante. Graças ao trabalho conduzido por ele, um grande número de pessoas tem tido a oportunidade de entrar em contato com o darma no Brasil. No papo a seguir, que conta também com a participação do Alisson Granja, Vítor divide com a gente um pouco dos bastidores da publicação desses livros. Ele também conta pra gente como a Lúcida Letra nasceu, a sua aspiração em publicar livros budistas, o cuidado na hora de selecionar aqueles que serão traduzidos e ressalta a importância do apoio da rede de amigos para que o livro chegue até o leitor. Bora pra esse papo lúcido?

    • 1 tim. 9 min
    #81 O que realmente nos faz felizes? (com Venerável Tenzin Namdro)

    #81 O que realmente nos faz felizes? (com Venerável Tenzin Namdro)

    Seres de todos os reinos, Nós tivemos a honra de receber a Venerável Tenzin Namdro, do Centro Shiwa Lha, ligado à Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT), para fazer perguntas para ela sobre um par de temas que aparece nas exposições das etapas do caminho do budismo Mahayana: as vantagens do apreço e do cuidado pelos outros, bem como as desvantagens do egoísmo e do autocentramento. Afinal, se não contemplarmos as verdadeiras causas da felicidade e do sofrimento, como teríamos a motivação de cultivá-las? Além disso, como a monja nos lembra, podemos reconhecer que todos os seres desejam ser felizes e não sofrerem, tanto quanto nós. Por que isso é tão importante? Essa é uma conversa muito, muito rica, e que também esbarra em muitas diferenças culturais (e traduzir um pouco dessas diferenças foi uma das motivações para ouvirmos a monja). Por exemplo, o que chamamos de eu, de autocuidado, o quão amplos são nossa mente e nosso coração quando livres de obscurecimentos, tudo isso assume formas diferentes em diversos contextos. Talvez valha a pena investigar a hipótese de que somos muito mais amplos do que os estados contraídos em que vivemos usualmente. Após ouvir a conversa, caso se interesse em aprofundar no que a Venerável Tenzin Namdro falou, é só procurar espaços como o Centro Shiwa Lha, no Rio, e a FPMT. Um fim de semana com o coração muito aberto para todes!

    • 57 min
    #80 Zen e a Arte de Salvar o Planeta (com Giselle Sato, Maíra Fernandes de Melo e Tamira Rocha)

    #80 Zen e a Arte de Salvar o Planeta (com Giselle Sato, Maíra Fernandes de Melo e Tamira Rocha)

    Seres de todos os reinos, Foi recentemente publicado no Brasil o livro Zen e a Arte de Salvar o Planeta, que reúne textos compostos pelo mestre Thich Nhat Hanh e organizados pela irmã True Dedication. O título é um pouco brincalhão (não há salvadores!), e o que encontramos no livro é muito profundo: um conjunto de reflexões e diretrizes que nos ajudam a atuar em prol do planeta, que também somos nós. Elas incluem um conjunto de ensinamentos sobre a importância de um insight radical, de mudarmos nossa visão sobre o mundo para que nossa ação seja eficaz, que recorrem bastante ao clássico e precioso Sutra do Diamante; bem como ensinamentos sobre como viver de maneira ética, benéfica, não-violenta, amorosa, e sobre como formar e nutrir "comunidades de resistência". Para conversar sobre o livro, recebemos as queridas Giselle Sato, Maíra Fernandes e Tamira Rocha, da Comunidade Guardiã da Terra e praticantes na tradição de Plum Village, fundada pelo Thay. Elas, juntamente com um grupo, concluíram recentemente uma rodada de estudos do livro, que foi inspiradora e transformadora para muitas pessoas. Nesta conversa, elas dividiram os insights ainda fresquinhos resultantes dele. Dois lembretes: Seguimos no apoia.se/coemergencia. E nosso querido Alisson Granja está oferecendo práticas de meditação toda quarta-feira pela manhã (ver links na bio). Um ótimo finzinho de ano pra todo mundo!

    • 1 tim. 48 min
    Interser #12 Por Terra e Território (com Erahsto Felício)

    Interser #12 Por Terra e Território (com Erahsto Felício)

    Seres de todos os reinos, Neste podcast que trata da intersecção entre dentro e fora, frequentemente falamos da formação de comunidades e o tecimento de redes como um aspecto imprescindível do bem-estar em qualquer nível, do individual ao social e ecológico. No atual episódio da coluna Interser, um elemento muito fundamental desses processos é trazido ao primeiro plano: a importância da terra e do território. O convidado é alguém que, em seus textos e práticas, frequentemente nos lembra deste aspecto. Trata-se de Erahsto Felício, educador do IFBA, mestre em história pela UFBA, co-autor do livro "Por Terra e Território: caminhos da revolução dos povos no Brasil" com o mestre Joelson Ferreira, e outrora também atuante na comunicação da Teia dos Povos. O livro foi o fio condutor da conversa, mas ela cresceu para além dele também. Falamos sobre a Teia dos Povos, as diferentes temporalidades emancipatórias (eles distinguem entre jornada, caminhada e passos), os vários tipos de soberania a serem produzidos pelos povos (hídrica, alimentar, pedagógica etc.), sobre as visões de Erahsto sobre o álcool (e outro intoxicante, o circuito de redes sociais), mas também sobre a importância da espiritualidade e do amor, com o Erahsto compartilhando sobre sua conexão com a tradição sufi. A conversa foi gravada em dois momentos, com um intervalo longo entre eles: a primeira parte em abril de 2023, a segunda em outubro. Para mais informações sobre a Teia dos Povos:
    https://teiadospovos.org/ Um grande abraço para todes!

    • 2 tim. 47 min
    #79 Práticas Meditativas para uma Educação Libertadora (com Alex Terzi)

    #79 Práticas Meditativas para uma Educação Libertadora (com Alex Terzi)

    Para o episódio #79 do Coemergência, o querido Alex Terzi falou sobre como as práticas meditativas podem favorecer uma educação libertadora. Já desde o início pode ser útil demarcar no que isto não consiste: uma apologia neoliberal de docilização socioemocional entendida em termos individualistas; nem um conjunto de práticas místicas ou alheias à educação de algum forma. Há uma enorme importância de educarmos nossas crianças e adolescentes na familiaridade com o que poderíamos chamar de seu mundo interno e propiciarmos o cultivo do que o nosso convidado chama de estados mentais positivos. Talvez tanto quanto a higiene ou a alfabetização em outros momentos, algo que envolve uma dimensão fundamental de nossa existência talvez ainda aguarde para chegar a um número muito maior de pessoas como algo inteiramente natural e não polêmico, religioso ou místico. O Alex Terzi é professor do Instituto Federal de do Sudeste de Minas Gerais, instrutor de Mindfulness e de Kindfulness, e tem uma longa carreira de ensino e pesquisa na interface entre Linguística, Educação e práticas meditativas. Na entrevista, falamos das potencialidades e dos desafios ligados à inserção da meditação no campo educacional, inclusive para professores; a inovação com um potencial imenso proposta por pesquisadores como o Terzi em seus protocolos, de inserir neles o diálogo entre os participantes; sua visão de que as práticas meditativas podem contribuir para, e dialogar com, a proposta educativa de Paulo Freire; dentre muitas outras coisas. Que esta conversa contribua muito para a sua reflexão e para sua ação!

    • 1 tim. 45 min

Mest populära poddar inom Samhälle och kultur

Mer än bara morsa!
Kenza & Ines
P3 Dokumentär
Sveriges Radio
P1 Dokumentär
Sveriges Radio
IN BED WITH EMILIA
Emilia de Poret
Creepypodden i P3
Sveriges Radio
Flashback Forever
Flashback Forever