7 avsnitt

Bárbara Rocha e Thalita Souza refletem sobre livros escritos por autoras e como os tópicos abordados nessas obras se cruzam, principalmente, com nossas vivências como mulheres, mas também com questões inerentes a todo ser humano.
As pautas surgem a partir de ficção ou livros baseados na realidade, seja sobre a sociedade atual ou outros momentos da história, e buscando trazer diversos recortes e perspectivas dentro desse universo tão rico da literatura produzida por mulheres.

*A gente não se propõe a fazer resenha literária e tem bastante cuidado para não dar spoiler! ;)

Estante das Bruxas Estante das Bruxas

    • Samhälle och kultur

Bárbara Rocha e Thalita Souza refletem sobre livros escritos por autoras e como os tópicos abordados nessas obras se cruzam, principalmente, com nossas vivências como mulheres, mas também com questões inerentes a todo ser humano.
As pautas surgem a partir de ficção ou livros baseados na realidade, seja sobre a sociedade atual ou outros momentos da história, e buscando trazer diversos recortes e perspectivas dentro desse universo tão rico da literatura produzida por mulheres.

*A gente não se propõe a fazer resenha literária e tem bastante cuidado para não dar spoiler! ;)

    #7 Eu e a Supremacia Branca - Você é mesmo antirracista?

    #7 Eu e a Supremacia Branca - Você é mesmo antirracista?

    Se você pensa que é uma pessoa aliada da causa antirracista, se envolveu no movimento postando a #BlackLivesMatter, segue pessoas negras no Instagram e é cercade por pessoas negras nas suas vivências, com as quais se dá muito bem e respeita, essa reflexão é para você. 
    A supremacia branca não é exclusiva dos movimentos radicais ou neonazistas, mas a base de normas sociais, econômicas e políticas sobre as quais vivemos. Mas será que as pessoas brancas que se dizem comprometidas com o antirracismo realmente refletem sobre e o aplicam no dia a dia? E, se não, estão preparadas para essa conversa?
    No sétimo episódio do Estante das Bruxas, temos a presença ilustre de Izabel Accioly (@afroantropologa), mulher negra, mestra em Antropologia Social e pesquisadora de relações raciais e branquitude, para falarmos de tópicos do livro 'Eu e a Supremacia Branca', de Layla F. Saad. 
    Nessa conversa, abordamos temas como privilégio branco, tokenização de pessoas negras, síndrome do branco salvador, centralismo branco, o famoso lugar de fala que pessoas brancas dizem não ter nas discussões sobre racismo, entre outros pontos desse livro tão importante para quem está com disposição para tocar na dor de reconhecer o próprio racismo e combatê-lo efetivamente.
    Aperte o play e vem refletir com a  gente!Para mais bruxarias: - "Lutar é crime", livro da Bell Puã
    - Perfil do Instagram da @euthamiresdasilva
    - "Pequeno Manual Antirracista", livro da Djamila Ribeiro
    - "Mulheres, Raça e Classe", livro de Angela Davis
    - Perfil do Instagram da Izabel Accioly (@afroantropologa)
    - Podcast Mano a Mano, do Mano Brown
    - "Tudo sobre o Amor", livro da bell hooks

    • 1 tim. 46 min
    #6 Talvez Você Deva Conversar com Alguém - Bastidores da Terapia

    #6 Talvez Você Deva Conversar com Alguém - Bastidores da Terapia

    Em "Talvez Você Deva Conversar com Alguém", a terapeuta Lori Gottlieb traz a jornada de quatro pacientes em sua clínica, bem como a sua experiência com o próprio terapeuta. A narrativa que nos faz rir, chorar, ter raiva, empatia e identificação com os personagens constata o que a autora já traz na capa do livro que se tornou best seller: a obra, tão leve quanto comovente, é sobre a vida de todos nós. Com a participação da psicóloga clínica Thaís Santos, refletimos sobre tópicos do livro na perspectiva de terapeuta e pacientes, mergulhando nos bastidores do divã, o processo de autoconhecimento, dor e cura que a psicoterapia propõe para os dois lados da sessão, a humanidade do terapeuta e a importância de cuidar da saúde mental em tempos tão difíceis. Dá o play e vem refletir com a gente!

    Contatos da Thaís:

    thaisfernandaps@gmail.com
    (11) 98741-5624

    • 1 tim. 26 min
    #5 Calibã e a Bruxa - Caça às Bruxas e Origens da Misoginia

    #5 Calibã e a Bruxa - Caça às Bruxas e Origens da Misoginia

    Durante dois séculos, a Caça às Bruxas sentenciou centenas de milhares de mulheres à morte por buscarem fontes de renda, se recusarem a ter filhos, conversarem com suas amigas, exercerem o próprio desejo e não serem meras reprodutora de força de trabalho.

    Mas por quê há tanta limitação no ensino da história sobre esse genocídio orquestrado pelo Estado e intimamente ligado à misoginia que sofremos até hoje? Por quê a maioria de nós não sabe que o movimento foi fundamental na implementação do capitalismo? Como esse fenômeno é apagado, inclusive, da teoria marxista para entendermos a luta de classes?

    Em Calibã e a Bruxa, a filósofa contemporânea Silvia Federici faz uma análise histórica para elucidar como o mundo que conhecemos hoje foi construído convenientemente sobre diferenças sexuais para cumprir novas funções sociais. Em sua obra, ela mostra que a fogueira em que nossas antepassadas foram mortas foi acesa pelo Estado com apoio não só dá igreja - como somos levades a pensar -, mas também de intelectuais, escritores e artistas que são admirados até hoje. Tudo em nome do progresso e da ordem social.

    A realidade de mulheres - principalmente negras e periféricas -, indígenas e quilombolas que conhecemos hoje tem raízes na caça às bruxas muito mais do que poderíamos imaginar. E que bom que Silvia Federici decidiu contar essa história necessária! Acesse o link da bio e vem refletir com a gente em mais um episódio do Estante das Bruxas!

    Para mais bruxarias:

    O próprio livro Calibã e a Bruxa

    Filme 'A Bruxa' 

    Sapadaria

    App Seeds

    Sabrina Fernandes entrevista Silvia Federici

    Oliveira Camiseteria 

    • 1 tim. 10 min
    #4 Americanah - Qual o seu lugar?

    #4 Americanah - Qual o seu lugar?

    "Eu só me tornei negra quando vim para este país".

    A mudança da Nigéria para os Estados Unidos fez Ifemelu perceber que ser negra era uma questão. Que por mais que as pessoas resistam em assumir, a raça é um problema que atravessa as relações interpessoais em diferentes instâncias, seja nos EUA ou no Brasil. Não há como fugir. Mas como a encaramos?

    Ifemelu é protagonista de Americanah, romance premiado de Chimamanda Ngozi Adichie que é o tema deste episódio do Estante das Bruxas. Contando com a jornalista Meggy Araújo (@itsmemeggy) - nossa primeira convidada!!! -, falamos sobre questões de raça, pertencimento, imigração, problemas do 3º mundo, homogeneização da África e lugar (seja geográfico ou subjetivo), tópicos que têm como ponto de partida a história de Ifemelu, Obinze, Uju e outros personagens que ecoam por muito tempo dentro da gente depois da última página.

    Para mais bruxarias:


    Livro O Feminismo é Para Todo Mundo, de Bell Hooks

    Livro Colorismos, de Alessandra Devulsky

    Série Atlanta, temporada 1, episódio 9 (e toda a série)

    Livraria Gato sem Rabo

    Música ***Flawless, de Beyoncé (feat. Chimamanda Ngozi Adichie)

    Filme Queen & Slim


    Artigo citado no episódio - 'Americanah' é parte da safra de livros nigerianos que narram diáspora

    Crédito da imagem de capa: Delirium Nerd

    • 1 tim. 18 min
    #3 Falso Espelho - Qual a sua autoilusão?

    #3 Falso Espelho - Qual a sua autoilusão?

    Se você é millennial, provavelmente se lembra de uma vida pré-conectades-o-tempo-todo. Ou não?

    Em "Falso Espelho", Jia Tolentino relembra os processos que nos fizeram chegar a uma comercialização do eu que parece fora de controle, em uma máquina de autoilusão que alimentamos a cada story, tweet, comentário e militância de # e nos confunde sobre quem realmente somos quando ninguém está olhando.

    Mas não só. Em nove ensaios, a jornalista da New Yorker nos faz ter reflexões incômodas sobre a otimização das mulheres, a apropriação do feminismo pelo capitalismo, a construção do casamento no imaginário feminino, a violência sexual nas universidades e muito mais.

    Escolhemos alguns desses tópicos para refletirmos juntes no terceiro episódio do Estante das Bruxas. 

    Para mais bruxarias:

    Livro 10 argumentos para você deletar agora suas redes sociais 

    Filme Bela Vingança

    Curso Relações Raciais e Branquitude

    Podcast Chá com Rapadura

    • 1 tim. 12 min
    #2 O Momento de Voar - Levantemos Umas Às Outras

    #2 O Momento de Voar - Levantemos Umas Às Outras

    O que uma das mulheres mais ricas do mundo poderia falar sobre realidades a anos luz de distância, como pobreza extrema, casamento infantil e profissionais do sexo em lugares de alta incidência de DSTs? Seria mais uma white savior querendo biscoito?  

    Com esse pensamento a gente olhou para "O Momento de Voar" para, após algumas páginas, tomar vários tapas na cara e se convencer de que esse livro não era nada coach vibes como pensávamos.  

    Melinda Gates, uma mulher extremamente privilegiada, compartilha um pouco da sua jornada de muita escuta, respeito e ações que buscam entender a complexidade e contribuir com soluções de grandes problemas sociais que impactam a vida de milhões de mulheres ao redor do mundo.  Com esse livro, a mensagem principal que Melinda passa é: o empoderamento feminino pode mudar o mundo. Mas para isso, também precisamos levantar umas às outras (contando, inclusive, com aliados). Vem refletir com a gente!



    Para mais bruxarias:

    Livro 'A Odisseia de Penélope', de Margaret Atwood 

    Documentário 'Billie Eilish - The World's a Little Blurry'

    Música 'Hey Girl', da Lady Gaga

    Livro 'A Diferença Invisível', de Mademoiselle Caroline e Julie Dachez

    Documentário 'Marielle, O Documentário'

    Comunidade PyLadies - Mulheres na Tecnologia

    • 55 min

Mest populära poddar inom Samhälle och kultur

Mer än bara morsa!
Kenza & Ines
P3 Dokumentär
Sveriges Radio
Relationspodden 3.0 - Med Bingo & ?
Bingo & Katrin
P1 Dokumentär
Sveriges Radio
Spöktimmen
Ek & Borg Productions
Måndagsvibe med Hanna och Lojsan
Podplay