10 avsnitt

Podcast apresentado pelo cara que não sabe de nada

Nem Sei Podcast Nem Sei Podcast

    • Nyheter

Podcast apresentado pelo cara que não sabe de nada

    CORINGA: O HOMEM É O LOBO DO HOMEM OU A SOCIEDADE O CORROMPE?

    CORINGA: O HOMEM É O LOBO DO HOMEM OU A SOCIEDADE O CORROMPE?

    No episódio de hoje apresento as duas percepções apresentadas pelos filósofos Thomas Hobbes e Jean jaques Rousseau a respeito da natureza humana em duas versões do Coringa que foi apresentado nos cinemas, Heath Ledger em Batman: Cavaleiro das Trevas (2008) e Joaquin Phoenix em Coringa (2019).

    Em Batman: O Cavaleiro das Trevas temos um Coringa que afirma a visão de Hobbes sobre a natureza humana ser egoísta, no filme o Coringa acredita que as Leis são uma piada ruim e que no primeiro sinal de problema elas mostram quem são de verdade e que a única coisa que está impedindo que as pessoas se revelem ou que não cometam crimes é o Batman, no filme o Batman é a Lei, desde que entrou em cena os crimes reduziram drasticamente e para Hobbes a natureza humana deveria ser sacrificada em detrimento das LEIS pois o ser humano não tem a disposição natural para viver em sociedade porque ele é egoísta e pessoas mais fortes e inteligentes que outras irão clamar o poder para sí causando guerra total.

    Por outro lado temos a versão mais vitimista do Coringa Arthur Fleck, no filme ele parece ser uma pessoa boa, mas que devido a toda humilhação que ele passou no decorrer do filme ele justifica sua crueldade e mortes jogando a culpa na sociedade, pois de acordo com o filósofo Rousseau o homem não é mal a sociedade o corrompe.

    Será que o homem cativa a própria desgraça? ou então a sociedade faz ele assim? ou melhor dizendo a vida é uma comédia?

    • 16 min
    CLUBE DA LUTA: TODO HOMEM TEM UM TYLER DURDEN DENTRO DE SÍ

    CLUBE DA LUTA: TODO HOMEM TEM UM TYLER DURDEN DENTRO DE SÍ

    CLUBE DA LUTA: TODO HOMEM TEM UM TYLER DURDEN DENTRO DE SÍ

    Clube da luta (1999) faz duras críticas a sociedade e portanto é um filme atemporal, 2 décadas depois possui relevância, o filme aborda muitas questões filosóficas e portanto é um dos melhores filmes do David Fincher em minha opinião.

    No filme o protagonista é um homem medíocre, sem perspectivas, inundado e afogado na vida rotineira do nosso cotidiano e devido a isso é um homem infeliz, escravo de suas vontades, um homem acorrentado, algemado, preso em cativeiro e portanto ele cria um alter ego Tyler Durden.

    Sabendo disso agora olhe ao seu redor, você acha que é um homem livre? Pega seu celular agora, vou adivinhar os aplicativos, facebook, instagram, acertei? Bom... se acertei amigo tenho uma péssima noticia pra você, voce é um escravo do mundo moderno, acorrentado e preso em cativeiro assim como o protagonista do filme.

    Claro que no filme devido a circunstância daquela sociedade e daquela época existiam outras formas de vícios, bens materiais, revistas pornográficas, não muito longe do que existe hoje, porém existem amarras ainda mais perigosas como as redes sociais, você poderia colocar o instagram como o futuro bordel da sociedade socialmente aceito, fica claro que lá é uma rede vazia onde mulheres são vistas como produtos, mulheres de biquínis, modelos, atrizes pornôs.

    Somando tudo isso você tem o que? A resposta é simples, homens escravos de seus desejos/instintos, apelação erótica, escravos de curtida, passam o dia inteiro dando like em foto de mulher.

    Tyler Durden foi criado como uma forma de destruição aos maus hábitos do protagonista do filme, vícios que levariam a destruição e a ruina, então como forma de combater isso ele precisava ser alguém melhor, o Tyler era tudo que o protagonista mais queria, livre, sem vícios, a todo momento Tyler é visto quebrando e destruindo, isso nos remete ao que disse anteriormente, Tyler é criado como uma forma de destruição para criar um novo eu, veja bem: destruição é uma forma de criação.

    Então voltando no tempo Sócrates disse a seguinte frase: conhece-te a ti mesmo, traduzindo: autoconhecimento como conhecemos hoje em dia, que nos ajuda a desarmar as armadilhas que nós mesmos criamos no nosso dia a dia, conhecendo a nós mesmos conseguimos ter uma visão mais ampla do mundo.

    Sabendo dessa questão filosófica isso nos remete ao seguinte, desconecte desses vícios, passe um tempo consigo mesmo, ouça seu eu interior, ele está tentando te comunicar uma mensagem importante, ele é a construção do seu ser, sempre estamos nos construindo, nos aperfeiçoando, todo dia estamos melhorando, troque maus hábitos por disciplina, tenha CORAGEM de ser uma pessoa melhor, TODOS TEMOS um Tyler dentro de sí esperando para emergir só depende de você.

    • 4 min
    ESQUADRÃO SUICIDA É O MELHOR FILME DO DCEU

    ESQUADRÃO SUICIDA É O MELHOR FILME DO DCEU

    James Gunn se despede da Marvel trazendo toda sua loucura com THE SUICIDE SQUAD, brilhantemente e com maestria ele apaga os vestigios do fiasco que foi seu antecessor dirigido por David Ayer de 2016. Diferente do primeiro filme, o esquadrão de gunn funciona, trazendo todo o aspecto sombrio da DC comics, uma comédia brutal e sanguinária e violência explicita, mortes a todo momento inclusive de personagens importantes que da um sentimento de imprevisibilidade a quem está assistindo QUALQUER personagem pode morrer a qualquer momento. ESCUTE AGORA O PODCAST! LINK NA BIO!

    • 11 min
    SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA CONVIDADO LUIZ D SALVADOR

    SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA CONVIDADO LUIZ D SALVADOR

    A pandemia do novo coronavírus agravou o mundo inteiro causando impactos desastrosos tanto na economia quanto no psicológico das pessoas e hoje eu trouxe o psicólogo Luiz Damasceno Salvador para dar uma palavrinha com a gente a respeito dessas consequências do isolamento e distanciamento social como por exemplo a depressão e ansiedade, o bate papo foi muito descontraído e aborda informações, dados, a função e importância do psicólogo na sociedade e filmes que abordam a psicologia.

    • 43 min
    A VERDADE QUE AS MULHERES NÃO TE CONTAM

    A VERDADE QUE AS MULHERES NÃO TE CONTAM

    #REDPILL no episódio de hoje comento sobre uma verdade que já é até conhecida porém muitos homens ainda caem no conto mentiroso das mulheres sobre o sonho de encontrar o homem romântico e apaixonado, óbvio que os senhores devem sim ser apaixonados e românticos quando for reciproco, porém a verdade é outra e elas jamais vai admitir isso, elas querem os caras que não estão nem ai para elas, quer saber porque? ESCUTE O PODCAST!

    • 20 min
    Loki no Lokiverso tudo sobre o novo episódio

    Loki no Lokiverso tudo sobre o novo episódio

    O quarto episódio de Loki foi repleto de emoções e pela primeira vez, foi introduzido uma cena pós créditos na série do Deus da trapaça nos deixando um hype para a reta final! Então se você não assistiu o episódio ainda, não se esqueça da cena pós créditos!, Agora se ja viu e quer entender TUDO, escute na íntegra o podcast.

    • 21 min

Mest populära poddar inom Nyheter

SvD Ledarredaktionen
Svenska Dagbladet
Expressen Dok
Expressen
Söndagsintervjun
Sveriges Radio
Älskade politik
Dagens Nyheter
USApodden
Sveriges Radio
Eftermiddag i P3
Sveriges Radio