106 avsnitt

Quinzenalmente, Mariana Maia de Oliveira recebe um convidado para uma conversa sem guião. TEATRA é o novo verbo do D. Maria II que traz mais espaço para conversar e pensar sobre a cultura, o teatro e as pessoas que o fazem.

TEATRA Teatro Nacional D. Maria II

    • Konst

Quinzenalmente, Mariana Maia de Oliveira recebe um convidado para uma conversa sem guião. TEATRA é o novo verbo do D. Maria II que traz mais espaço para conversar e pensar sobre a cultura, o teatro e as pessoas que o fazem.

    Tiago Bartolomeu Costa | #106

    Tiago Bartolomeu Costa | #106

    💭 “Viver na responsabilidade das consequências das tuas escolhas, dá-te um estado de alerta permanente.”

    🎙 Este mês inaugura a exposição ‘Quem és tu? — Um teatro nacional a olhar para o país’, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, depois da sua apresentação em dez municípios do país. O pretexto ideal para uma conversa com o seu curador, Tiago Bartolomeu Costa, no primeiro TEATRA de junho.

    O processo de curadoria da exposição, a sua itinerância (e peripécias) pelo país e a pesquisa obsessiva de objetos e estórias são o ponto de partida de uma conversa que percorre o percurso multifacetado do curador, programador, gestor cultural, crítico, investigador e escritor. Do projeto FILMar, que coordenou na Cinemateca Portuguesa, à crítica e escrita sobre teatro; do trabalho com a memória à realidade ficcional que constrói para a sua vida (muito ao estilo Pokémon GO); são várias as reflexões e indagações que confidencia a Mariana Maia de Oliveira.

    Sugestões culturais:
    📽 ‘O Primo Basílio’, de Geoges Pallu [1923], Edição DVD da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
    📚 ‘Catembe’, de Maria do Carmo Piçarra
    📚 ‘Democracia’, de Arthur Rimbaud, tradução Maria Gabriela Llansol, edição Relógio D’Água

    • 56 min
    Lila Tiago | #105

    Lila Tiago | #105

    💭 “O fado é o nosso instrumento de trabalho, (…) apesar de nunca nos termos sentirmos totalmente refletidas no fado.”

    🎙 No mês em que 'Casa Portuguesa', de Pedro Penim, regressou a Lisboa, quase dois anos depois de se ter estreado no palco da Sala Garrett do D. Maria II, Mariana Maia de Oliveira conversa com Lila Tiago, uma das interpretes do espetáculo. Cantora, poeta, performer e ativista, Lila Tiago é uma das faces da dupla Fado Bicha, o duo musical que a leva a partilhar palcos com João Caçador desde 2017. A sua relação com o fado e com as letras das canções, a reinterpretação de 'Uma Casa Portuguesa', fado eternizado por Amália Rodrigues, o seu percurso profissional e o surgimento do projeto Fado Bicha, a violência, as questões queer e a importância do seu lado ativista, são alguns dos temas que pontuam esta conversa.

    Sugestão cultural:
    📚 ‘Na Terra Somos Brevemente Magníficos’, de Ocean Vuong

    📸©Marie Fages

    • 54 min
    Patrícia Portela | #104

    Patrícia Portela | #104

    💭 “O lugar público é o lugar onde nós podemos aprender, sem ser com os nossos avós ou com os nossos professores.”

    🎙 A abrir o mês de maio, Mariana Maia Oliveira recebe no TEATRA a escritora, dramaturga e encenadora Patrícia Portela. Uma verdadeira filha da Revolução, nascida precisamente há 50 anos, Patrícia Portela é responsável pela ideia de revolução que se vai viver esta semana no Largo de São Domingos, em Lisboa, junto ao edifício do D. Maria II. Entre 9 e 12 de maio, o 'Mercado das Madrugadas' ocupará esta praça, para nos levar a pensar em conjunto sobre o que poderá ser o amanhã. Numa conversa que navega entre o teatro, a escrita e as várias vidas que cabem numa vida, Patrícia Portela fala-nos de democracia, de revoluções, de sedentarismo, do seu fascínio pela praça como lugar onde tudo é possível, da sua experiência como programadora artística ou do sonho concretizado de ser cronista no Jornal de Letras.

    Sugestões culturais:
    📚 'Uma Conspiração de Estúpidos', de John Kennedy Toole
    📚 'O Jogo do Mundo', de Julio Cortázar
    📚 A obra de Rui Caeiro

    • 56 min
    Cucha Carvalheiro | #103

    Cucha Carvalheiro | #103

    💭 “Rir é uma atividade muito complexa e muito profunda… é uma coisa muito séria.”

    🎙 Em mais um TEATRA de Abril, continuamos a ouvir quem atravessou o dia histórico: Cucha Carvalheiro é a mais recente convidada de Mariana Maia de Oliveira.

    Um dos nomes sonantes das artes performativas, Cucha Carvalheiro alia-se, uma vez mais, ao D. Maria II na promoção das novas gerações de artistas, enquanto jurada do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, que já amanhã distinguirá um/a jovem artista.

    Neste episódio, a atriz, encenadora, dramaturga e professora, relembra a infância entre Portugal e Angola; a vida antes do 25 de Abril e de como, com 8 anos, se apercebeu que havia fascismo quando a sua irmã lhe contou que iria ser presa por delito de opinião. Anos mais tarde, Cucha Carvalheiro viveria "o dia mais feliz da minha vida", no 1º de Maio de 1974. Numa conversa que viaja entre passado e presente, histórias familiares e profissionais, Cucha Carvalheiro fala ainda sobre o seu regresso ao Teatro da Trindade, com o espetáculo ‘A Senhora de Debuque’, um texto de Edward Albee e encenação de Álvaro Correia.

    Ouça todo o episódio na íntegra no Spotify, Soundcloud, Apple Podcasts e YouTube.

    Sugestão cultural:
    🎭 ‘Quis saber quem sou – um concerto teatral’, conceção, texto e encenação Pedro Penim, em cena no São Luiz Teatro Municipal até 28 de abril

    • 49 min
    Paulo de Carvalho | #102

    Paulo de Carvalho | #102

    💭 “No dia em que eu estiver a pensar muito bem o que é que eu vou fazer, as coisas não acontecem com tanta espontaneidade.”

    🎙 No primeiro TEATRA de abril, Mariana Maia de Oliveira esteve à conversa com alguém que está habituado a cantar Abril: o músico, compositor e cantor Paulo de Carvalho. Por um acaso da história, 'E Depois do Adeus', música interpretada por Paulo de Carvalho no Festival da Canção de 1974, tornou-se numa canção inevitavelmente ligada ao 25 de Abril. Neste mês em que se assinalam os 50 anos da Revolução, o músico fala-nos da canção que mais marcou o seu percurso profissional e das consequências que daí advieram, mas também do seu trabalho atual, da primeira banda que fundou, com apenas 15 anos, da importância da formação, da vontade de aprender com os músicos mais jovens e, até, de futebol. Um episódio para ouvir na íntegra no Spotify, Soundcloud, Apple Podcasts, Google Podcasts e Youtube.

    Sugestão cultural:
    🎭 ‘ACORDAI’, direção artística Maria Costa, em cena no Chapitô até 14 de abril

    • 52 min
    Bárbara Branco | #101

    Bárbara Branco | #101

    💭 “Apercebermo-nos dos padrões e tentarmos quebrá-los, sejam eles quais forem. Porque esses padrões são prisões também.”

    🎙 Estreou-se profissionalmente em teatro com 13 anos, pela mão de Cecília Henriques e de Raimundo Cosme, num espetáculo da Plataforma285. Na Escola Profissional de Teatro de Cascais, cruzou-se com Carlos Avilez, com quem viria a trabalhar por diversas vezes no Teatro Experimental de Cascais. Hoje, com 24 anos, já a vimos em muitas peças de teatro, a trabalhar com diferentes criadores, em televisão e também no cinema, a dar vida a uma das Doce no filme Bem Bom. No mais recente episódio do TEATRA, Mariana Maia de Oliveira conversa com a atriz Bárbara Branco, uma das vozes e corpos que dão vida ao coro de Quis saber quem sou – Um concerto teatral, espetáculo de Pedro Penim com estreia agendada para abril, em Lisboa, e que seguirá depois em digressão pelo país.

    Sugestões culturais:
    📖 Cartas de Etty Hillesum
    🎥 Anatomia de uma queda, filme de Justine Triet
    🎥 Pobres Criaturas, filme de Yorgos Lanthimos
    🎥 Canino, filme de Yorgos Lanthimos

    • 54 min

Mest populära poddar inom Konst

Yada Yada
Fanny Ekstrand & Carin Falk
Forum med Saga och Myrna
Myrna Lorentzson & Saga Cavallin
Jordkommissionen
Perfect Day Media
Nyheter24: Sanning & konsekvens
Nyheter24
Recept tack!?
Perfect Day Media
Skilda världar
Nicole Falciani & Anna Pankova

Du kanske också gillar

A Beleza das Pequenas Coisas
Expresso
FALA COM ELA
INÊS MENESES
Rádio Comercial - Debaixo da Língua
Rui Maria Pêgo
Vale a pena com Mariana Alvim
Mariana Alvim
Geração 70
Bernardo Ferrão
Perguntar Não Ofende
Daniel Oliveira