23 episodes

Jogando Cinema Fora é um podcast que tem como finalidade compartilhar as nossas conversas mais despretensiosas sobre todos os tipos de cinema, não importa a nacionalidade, o ano de lançamento ou o diretor dos filmes. Nós quatro (Felipe Feitosa, João Pelosi e Marco Bonatelli) gostaríamos de dizer que, de Godard a Ford, de Bay a Varda, de Rocha aos Russo, todos serão contemplados neste programa. Fazemos das palavras de Fellini as nossas: “Viva o Cinema!”

Jogando Cinema Fora Jogando Cinema Fora

    • TV & Film

Jogando Cinema Fora é um podcast que tem como finalidade compartilhar as nossas conversas mais despretensiosas sobre todos os tipos de cinema, não importa a nacionalidade, o ano de lançamento ou o diretor dos filmes. Nós quatro (Felipe Feitosa, João Pelosi e Marco Bonatelli) gostaríamos de dizer que, de Godard a Ford, de Bay a Varda, de Rocha aos Russo, todos serão contemplados neste programa. Fazemos das palavras de Fellini as nossas: “Viva o Cinema!”

    #25 - Mato Seco em Chamas: Signos em Fluxo na Docuficção

    #25 - Mato Seco em Chamas: Signos em Fluxo na Docuficção

    Esta semana o Jogando Cinema Fora traz o mais novo filme de Adirley Queirós e Joana Pimenta. Contando a história de mulheres que se unem para administrar um negócio ilegal de venda de petróleo que elas mesmo extraem, a docuficção mistura gêneros e se propõe a ser uma reflexão política sobre o Brasil atual sem, com isso, deixar seu lado humano de lado.  A obra ainda é bastante recente e foi exibida em alguns dos mais importantes festivais de cinema mundo, como Berlim e Rio, vencendo prêmios no Festival Cinéma du Réel e no IndieLisboa Festival Internacional de Cinema. Além disso, o longa acumula elogios da crítica e tem tudo para ser um dos mais falados do ano. E para gravar esse programa, nós recebemos com muita honra o Professor Vitor Zan, especialista em cinema brasileiro contemporâneo e amigo querido. Venha conosco prestigiar esse grande filme nacional enquanto ele não chega nas salas e digam aí: qual o seu filme brasileiro favorito dos últimos 10 anos?

    • 1 hr 29 min
    #24 - Cinema Animado: Traço, Linha e Técnica

    #24 - Cinema Animado: Traço, Linha e Técnica

    Émile Cohl, Winsor McCay, Walt Disney e Lotte Reiniger são nomes de figuras importantes para a história da animação. Eles foram pioneiros na prática do cinema animado e ajudaram a consolidar uma infinitude de técnicas que se perduram até hoje na construção plástica da imagem em movimento. Neste episódio, nós nos juntamos a Adilton Oliveira para falar sobre os bastidores de um projeto de animação. Adilton está produzindo, junto de Giovane Alencar e Brisa Azevedo, um filme animado para o seu TCC. Nossa conversa se propôs a passar pelo desenvolvimento do curta-metragem e pelas referências que os realizadores possuem, além de discutir o processo criativo que existe por trás da criação de um filme animado. Vemos como as referências e os estudos moldam nossa forma de pensar e como a teoria realmente influencia na prática. O programa dessa semana fala sobre animação, mas também fala sobre o cinema independente brasileiro, sobre a produção universitária e a realização apaixonada - fala, acima de tudo, sobre um projeto importante para seus idealizadores.

    • 1 hr 25 min
    #22 - E.T. O Extraterrestre: Cinema, Saudade e Nostalgia

    #22 - E.T. O Extraterrestre: Cinema, Saudade e Nostalgia

    No 40.º aniversário de E.T. O Extraterrestre, o Jogando Cinema Fora celebra esse filme tão maravilhoso e tão importante que marcou uma época e continua ressoando entre gerações. Tanto isso é verdade que o programa da semana está recheado de histórias pessoais, emoções à flor da pele e uma discussão sobre a longevidade de um dos grandes marcos do cinema mundial. Nós não estávamos vivos quando essa obra foi pela primeira vez lançada a primeira nos cinemas, é verdade, mas ainda assim de alguma maneira ela nos toca e, de forma bastante contundente, marca as nossas vidas tanto quanto a dos nossos pais. Spielberg retorna, então, pela terceira vez ao nosso programa para cimentar o nosso mais profundo respeito por uma filmografia tão potente, tão bela e apaixonante e, acima de tudo, tão pessoal. A bicicleta de Elliot passando frente à lua, a frase inesquecível “E.T., telefone, casa”, a lembrança que para sempre vai ficar na memória do garoto que viu seu amigo ir embora.  Que a ludicidade dessa narrativa não passe batido de nosso radar nessa data tão importante, e que as questões que nos agradam e desagradam no longa-metragem sejam trazidas à tona em mais essa conversa entre amigos. Mas diga, aí: qual a obra da tua infância, que te marcou e você ainda sente um quentinho no peito ao rememorar?

    • 1 hr 1 min
    #21 - Nausicaä do Vale do Vento: Miyasaki e um Olhar para a Humanidade

    #21 - Nausicaä do Vale do Vento: Miyasaki e um Olhar para a Humanidade

    Nesta semana, falamos sobre Nausicaä do Vale do Vento, do diretor japonês Hayao Miyazaki. Temos aqui uma obra de animação poética, complexa, belíssima e que apresentou a visão desse realizador lendário ao mundo. E, ainda por cima, esse filme foi lançado num contexto de pouquíssima liberdade artística na indústria nipônica: o esforço empregado por Miyazaki, portanto, resultou não só na feitura dessa obra fenomenal, mas também na criação de um dos mais importantes estúdios de animação de todos os tempos, o Ghibli. Com isso em conta, podemos dizer com certa tranquilidade que Nausicaä não é a única figura icônica que o Vale do Vento apresentou para o mundo. Não é verdade, também, que esse filme não traga questões com a sua já citada complexidade. E é nisso que nos detivemos ao longo do programa – debatemos temas, conceitos, ideias e a forma com que pensar o fantástico, nesse caso, é essencial à noção macro que Hayao busca levantar. Qual é essa questão? Ouça o episódio para descobrir e opine aqui embaixo o que você pensa.

    • 1 hr
    #20 - O Fundo do Coração: Amor Clássico na Modernidade Oitentista

    #20 - O Fundo do Coração: Amor Clássico na Modernidade Oitentista

    Nesta semana, falamos sobre Francis Ford Coppola e um de seus trabalhos menos comentados, o musical "O Fundo do Coração" (1981). Temos aqui um diretor complexo, que ganha a antipatia de muitos e o coração de outros tantos, por sua irreverência, megalomania e amor à sétima arte. É como disse o Professor e crítico Sérgio Alpendre em seu texto "Breve Introdução ao Cinema de Francis Ford Coppolla": "Podemos imaginar uma mesa redonda em que cinco críticos debatedores escolham três filmes completamente diferentes entre seus preferidos do diretor, somando quinze filmes escolhidos no total. O preferido de um pode ser o decepcionante de outro, e vice-versa." Não poderíamos ter aqui, portanto, um programa que se furtasse de conflito, debates acalorados e, ao que tentamos pelo menos, um pouco de homenagem a essa grande figura do cinema americano. Pedimos licença pra citar o texto de Alpendre de novo, pois em sua conclusão temos o que acreditamos ser uma breve síntese da filmografia desse aclamado diretor: "O tempo pode ser cruel ou generoso nos filmes de Coppola, pode até ser interrompido. Mas nunca deixa de ser um elemento importante em suas histórias. Talvez o tempo, afinal, confirme Coppola entre os grandes que o cinema nos deu"

    • 55 min
    #19 - Pânico 5 e o Legado do Terror Slasher

    #19 - Pânico 5 e o Legado do Terror Slasher

    Nesta semana, falamos sobre um dos principais filmes do circuito americano em 2022, Pânico, buscando perpassar um pouco pelo legado de Wes Craven, e entendendo se essa nova entrada honra uma carreira tão marcante e memorável quanto a dele. Falamos também sobre a figura do Ghostface, assassino icônico e que marca gerações desde os anos noventa, e seu retorno para o quinto filme dessa franquia de maneira... digamos, diferente. E sobre a metalinguagem do horror autoconsciente e seus desdobramentos na contemporaneidade. E sobre o que faz de uma franquia genérica e esquecível, e o que foge a lógica dos produtos de massa que tanto permeiam nossos tempos. Ouça tudo isso e muito mais agora e comente abaixo seus pensamentos sobre esse quinto filme. E, se quiserem, digam aí: qual o seu filme de terror favorito?

    • 50 min

Top Podcasts In TV & Film

Off Duty: An NCIS Rewatch
Spotify Studios
O.B.O.D.
Mito Gegič, Igor Harb, Aljoša Harlamov
Drama Queens
iHeartPodcasts
The Adam Friedland Show Podcast
The Adam Friedland Show
Screenshot
BBC Radio 4
Deck The Hallmark
Bramble Jam Podcast Network