1,757 episodes

De segunda a sexta às 7h. Antes de tudo: P24. O dia começa aqui

De segunda a sexta às 7h. Antes de tudo: P24. O dia começa aqui

    Como é que Portugal pode ajudar a Ucrânia?

    Como é que Portugal pode ajudar a Ucrânia?

    Volodymyr Zelensky esteve em Portugal, na terça-feira, numa visita-relâmpago para anunciar um acordo bilateral com o Governo português, que promete fornecer apoio militar à Ucrânia no valor de 126 milhões de euros - um reforço de 26 milhões ao apoio de 100 milhões que já tinha sido anunciado em Março.

    Também esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que irá estar presente na cimeira pela paz que decorre na Suíça, nos dias 15 e 16 de junho -uma cimeira que está longe de ter a adesão esperada pelo presidente ucraniano. 

    Mas qual a importância deste apoio diplomático manifestado pelo Estado Português e em que é que Portugal pode contribuir para o esforço de guerra ucraniano?

    Neste P24, ouvimos Nuno Severiano Teixeira, professor catedrático, antigo ministro da Administração Interna e da Defesa e director do Instituto Português de Relações Internacionais.


    Siga o podcast P24 e receba cada episódio logo de manhã no Spotify, na Apple Podcasts, ou noutras aplicações para podcasts.​ Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um email para podcasts@publico.pt.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 14 min
    Gaza: Joe Biden está entre a espada e a parede

    Gaza: Joe Biden está entre a espada e a parede

    Israel continua a sua ofensiva em Rafah, apesar de todos os apelos em contrário, nomeadamente dos EUA. O último ataque fez dezenas de mortos num acampamento habitado por deslocados. As organizações humanitárias falaram em cenário de inferno, com o fogo a alastrar pelas tendas de plástico, e a procurador militar israelita em incidente muito grave. Como era previsível, estes ataques agravam ainda mais a situação humanitária no enclave.

    O ataque a Rafah surge na sequência da decisão do Tribunal Internacional de Justiça, que exigiu a Israel que se retire e que cesse a sua ofensiva àquela província de Gaza. O governo de Benjamin Netanyahu desafia o direito internacional e coloca um problema aos seus aliados. Não é possível defender a justiça internacional nuns casos e ignorá-la em outros, em função dos países que são alvo de decisões judiciais.

    O isolamento de Israel aprofunda-se. Espanha, Irlanda e Noruega reconhecem, a partir de hoje, o estado palestiniano, aumentando a pressão internacional.

    Netanyahu tem resistido à pressão interna, às constantes manifestações de rua, em nome dos reféns ainda sequestrados, e à pressão externa. Até quando é que o primeiro-ministro israelita irá resistir? Estará Joe Biden disposto a impor um cessar-fogo neste conflito?

    No episódio de hoje, Francisco Pereia Coutinho, professor na Nova School ou Law e especialista em direito internacional, diz que Biden está entre a espada e a parede e que a violação do direito internacional deveria dar origem à aplicação de sanções.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 14 min
    Madeira volta a escolher a mesma receita dos últimos 48 anos

    Madeira volta a escolher a mesma receita dos últimos 48 anos

    Apesar do pior resultado de sempre do PSD e de uma trajectória descendente do partido, os sociais-democratas voltaram a ganhar as eleições legislativas regionais da Madeira. Depois das eleições, a única solução que parece possível é um acordo alargado entre PSD, CDS e Chega, mas o Chega rejeita acordos com Miguel Albuquerque e o PS começou a somar partidos e apresentou uma solução inviável. Neste P24 ouvimos a professora de Ciência Política do ISCSP e especialista nas autonomias regionais, Teresa Ruel.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 15 min
    O que é que explica a grandeza de Taylor Swift?

    O que é que explica a grandeza de Taylor Swift?

    Taylor Swift vive um momento de popularidade comparável ao da Beatlemania. Os dois concertos, esta sexta-feira e sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa, fazem parte da maior digressão de sempre. A The Eras Tour sucede a um filme-concerto, com o mesmo nome, exibido nas salas de cinema, que foi um recorde de bilheteira.

    A cantora de 34 anos lançou 11 álbuns, ganhou 14 Grammys, e é a máquina musical mais competente da indústria. O seu mais recente álbum, "The Tortured Poets Department", pode ter sido considerado uma decepção por alguns, mas isso também ressalta a qualidade da discografia anterior.

    O Ípsilon deu-lhe duas estrelas e Pedro João Santos descreveu-o como “duas horas de verborreia e reciclagem melódica”. É o crítico musical do Público quem nos vai ajudar a perceber o fenómeno Taylor Swift: a música e a grandeza.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 16 min
    Imigrantes, das portas escancaradas à regularização

    Imigrantes, das portas escancaradas à regularização

    O Governo iniciou uma ronda de conversas com os partidos representados no parlamento sobre uma nova política de imigração. No último fim-de-semana, o ministro da presidência, António Leitão Amaro, disse que havia “muito que corrigir na política de migrações e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração "que seja humano e que funcione".

    Até aqui estamos todos de acordo. Há 400 mil pessoas que esperam pela regularização dos seus casos, muitos a viverem em situações indignas e sujeitos a todo o tipo de explorações.

    O desmembramento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, após o homicídio de um cidadão ucraniano no Aeroporto de Lisboa, não melhorou a capacidade de resposta. Pelo contrário. A Agência para a Integração, Migração e Asilo, mais conhecida como AIMA, cometeu uma série de erros recentes.

    A AIMA, que substituiu o SEF em matérias administrativas, enviou um email aos imigrantes com processos de regularização pendentes para que estes pagassem os custos de agendamento, mas os serviços regionais não foram informados, o respectivo link não funcionava em muitos casos, os serviços não respondiam a mensagens e não atendiam telefones.

    Cresceram as filas à porta da agência e a indignação em quem espera há demasiado tempo por uma autorização de residência.

    Portugal precisa de imigração, todos o sabemos, mas precisa, sobretudo, de saber lidar com isso. Para uns, a questão essencial é esta: regularização e reintegração. Mas, para outros, vivemos de portas escancaradas e temos de limitar a entrada de estrangeiros, sobretudo de fora da Europa.

    Para nos dar a sua opinião sobre as políticas de imigração, convidamos Cyntia de Paula, presidente da Casa do Brasil.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 20 min
    A análise de Carlos Daniel à convocatória para o Euro 2024

    A análise de Carlos Daniel à convocatória para o Euro 2024

    Como se esperava, não houve grandes surpresas, mas há, no entanto, novidades. A menos de um mês de Portugal fazer a estreia no Campeonato da Europa de 2024 - defronta a 18 de Junho, em Leipzig, a República Checa -, o seleccionador Roberto Martínez revelou os nomes dos jogadores que vão competir na Alemanha. Entre os 26 eleitos, as novidades são as presenças de Francisco Conceição e de Pedro Neto. Neste P24, ouvimos a análise do jornalista Carlos Daniel.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 14 min

Top Podcasts In News

COCKTAILS AND TAKEAWAYS
cocktails and takeaways
Global News Podcast
BBC World Service
The Global Story
BBC World Service
Al Jazeera News Updates
Al Jazeera
Law&Crime Sidebar
Law&Crime
1Twente Vandaag Uitgelicht
1Twente

You Might Also Like

Expresso da Manhã
Paulo Baldaia
Comissão Política
Expresso
Expresso da Meia-Noite
SIC Notícias
Perguntar Não Ofende
Daniel Oliveira
Eixo do Mal
SIC Notícias
A História do Dia
Observador

More by Público

Assim Fala a Ciência
PÚBLICO com FFMS
Agenda Europa
Público
Sobre Carris
Público
Vitamina P
Público
Por falar nisso
Público
Agora, agora e mais agora
Público