1 episode

Bacaba

Bacaba Thiago Martins

    • Science

Bacaba

    BACABA

    BACABA

    A bacaba (Oenocarpus bacaba) também é conhecida pelos nomes populares de bacaba-açu, bacabão, bacaba-do-azeite, bacaba-vermelha, bacabá, macabá, caper e abacaba.  É uma Palmeira nativa da região de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, distribui-se por toda a Bacia Amazônica com maior frequência nos Estados do Amazonas, Pará, Acre, Maranhão e Tocantins.
    O fruto, muito parecido com o Açaí,  é uma drupa subalongado quando jovem, subglobosa quando adulto podendo atingir até 3,0 gramas. A propagação é feita por sementes que germinam entre 60 e 120 dias, apresentando crescimento.
    Do seu fruto é possível extrair polpa, óleo e amêndoa. O tronco dá origem ao palmito, mas essa prática pode extinguir a palmeira em seu estado natural.
    A polpa do fruto é utilizada no preparo do "vinho de bacaba". A polpa é extraída do fruto desta palmeira, a qual dá frutos em cachos com dezenas de caroços. Os cachos pesam normalmente 6 a 8 quilos, podendo ocorrer, no entanto, exemplares com mais de 20 quilos.
    Para a obtenção do vinho de bacaba, após colhidos, os caroços são lavados e deixados de molho, em água quente, para amolecer a casca e facilitar a retirada da polpa em uma despolpadeira industrial, parecida com um liquidificador, movida por um motor elétrico. Na Região Norte do Brasil, essa máquina é conhecida como “Batedeira”.
    Quando o preparo é em casa, o fruto é esfregado com o auxilio de uma garrafa e peneirado até extrair toda a polpa e peneirando. A polpa pode ser tomada pura, sem adição de água ou açúcar.  Há também quem prefira a bebida gelada, misturada com açúcar e farinha de mandioca ou de tapioca. Na Amazônia, a Bacaba é vendida nos mesmos estabelecimentos onde é comercializado o açaí. A polpa é também é utilizada em sucos e sorvetes, além de ser útil na produção de xaropes contra a tosse. O suco ou "vinho da bacaba" (como é mais conhecido) &eac ute; recomendado a quem precise de uma alimentação rica em vitaminas e proteínas ou ganhar peso.
    Óleo Bacaba é esverdeado e perfumado, com propriedades físico-químicas semelhantes às do azeite de oliva. Altos níveis de ácidos graxos insaturados como o oleico e linoleico proporcionam propriedades emolientes ao óleo de Bacaba, tornando-o adequado para o uso na pele.
    Do tronco da bacabeira pode ser extraído palmito e suas folhas servem para cobertura de malocas e fabricação de artesanatos. É bastante utilizada em construções rústicas e no paisagismo da região norte.
    Assim como a maior parte dos frutos regionais amazônicos, a bacaba marca presença mais forte em cidades interioranas, em especial nas comunidades extrativistas e nas poucas que cultivam a palmeira. A maior parte da população urbana desconhece o fruto, realidade que o enfraquece e o coloca em perigo.
    Apesar do potencial, necessita de fortalecimento e reconhecimento como produto regional e parte da sociobiodiversidade da Amazônia, principalmente em função do crescente desmatamento na região. A prática coloca bacabais selvagens nativos em perigo. A valorização dessa palmeira em todos os aspectos, principalmente do uso culinário, pode ser uma via para protegê-la, preservá-la e replicá-la no ambiente amazônico."

    • 4 min

Top Podcasts In Science