128 episodes

Quer saber mais sobre o psiquismo e o comportamento humano?
Norma Melhorança (CRP 06/31628) especialista em psicologia clínica e sonhos desde 1984 discute psicologia e atualidades em seu podcast

Norma Melhorança Norma Melhorança

    • Health & Fitness

Quer saber mais sobre o psiquismo e o comportamento humano?
Norma Melhorança (CRP 06/31628) especialista em psicologia clínica e sonhos desde 1984 discute psicologia e atualidades em seu podcast

    A personalidade irascível - Arnaldo Chuster

    A personalidade irascível - Arnaldo Chuster

    Esta série de leituras em forma de áudio de textos do mundo psi, tem como objetivo o de oferecer mais um instrumento de acesso aos grandes textos e capítulos dos livros imperdíveis para pensar a complexa clínica contemporânea.
    As leituras não visam perfeição, erros de concordância, de pronuncias e equívocos ocorrerão naturalmente, espero por sua tolerância e compreensão.
    Leitura do texto de Arnaldo Chuster.
    Dr. Arnaldo Chuster é Médico psiquiatra, Mestre em Ensino Superior pelo IPEMIG, Doutor em Psicologia Médica pela FMSM, psicanalista docente e didata da SPRJ e do Newport psychoanalytical institute, Califórnia, membro honorário e fundador do instituto W. Bion, Porto Alegre. Autor de 14 livros sobre a obra de Bion: Um resgate da Originalidade (1989), Diálogos psicanalíticos (1994), Cadernos de Bion 1 (1997), Cadernos de Bion 2 (1998), Novas leituras 1 (1999), Novas leituras 2 (2002), As 7 invejas capitais (2005), Infidelidade e traição (2007), O objeto psicanalítico (2011), WRBion: a obra complexa (2014), Capacidade negativa (2019), A Lonesome Road (2013), Simetria e objeto (2018). BIBLIOGRAFIA
    Bion, W.R. (1957) Diferenciação entre a personalidade psicótica e a personalidade não psicótica. In Estudos Psicanalíticos Revisados, Rio de Janeiro, Imago, 1988, pp. 45-62 (tradução de Wellington M. De Melo Dantas).
    _________ (1957) Sobre Arrogância. In Estudos Psicanalíticos Revisados, Rio de Janeiro, Imago, 1988, pp. 81-86 (tradução de Wellington M. De Melo Dantas).
    __________ (1962) Uma Teoria sobre o Processo do Pensar. In Estudos Psicanalíticos Revisados, Rio de Janeiro, Imago, 1988, pp. 101-109 (tradução de Wellington M. De Melo Dantas).
    ___________(1963) Os Elementos da Psicanálise. O Aprender da Expoeriência. Rio de Janeiro, Zahar, 1966.
    ___________ (1965) Transformations: Change from learning to growth, London, W. Heinemann.
    ____________ (1970) Attention and Interpretation. London, Tavistock.
    _____________ (1971) Two papers: The Grid and Caesura. Rio de Janeiro, Imago, 1977.
    _____________ (1979) Making the best of a bad Job. In Clinical Seminars and Four papers. Abingdon: Fleetwood Press, 1987.
    _____________ (1987) Clinical Seminars and Four papers. Abingdon: Fleetwood Press, 1987.
    Chuster, A.(1999) W.R. Bion: Novas Leituras. A psicanálise dos modelos científicos aos princípios ético-estéticos, vol. I, Companhia de Freud, 1999.
    __________ (2002) W.R. Bion: Novas Leituras. A psicanálise dos princípios ético-estéticos à clínica, vol. II, Companhia de Freud, 2002.
    __________ (2011) O Objeto Psicanalítico: Fundamentos de uma mudança de paradigma na psicanálise, edição Instituto Bion, Porto Alegre.
    __________ (2012) Cesura e Imaginação radical: obtendo imagens para a ressignificação da história primitiva no processo analítico. In Sobre a Linguagem e o Pensar. Concepção e Organização de Jose Renato Avzaradel, Casa do psicólogo, São Paulo.
    Chuster, A. e Trachtenberg (2008) R. As Sete Invejas Capitais, Artmed, Porto Alegre.
    Etchegoyen, H. (1968) Supervisão com Bion. Material clinico apresentado por Dr. Horácio Etchegoyen, Buenos Aires, 1968. Revista Brasileira de Psicanálise, 27: 659-670 (tradução de Isaias Kirchbaum).
    Green, A. (1973) O Discurso Vivo. Uma Teoria Psicanalítica do Afeto. Francisco Alves, 1982.
    ________ (1993) El Trabajo del Negativo, Amorrortu, Buenos Aires.
    Meltzer, D. (1997) Meltzer em São Paulo. Organização de Maria Olympia França. Casa do psicólogo. São Paulo.

    • 1 hr 6 min
    Converso com o Psi Plinio Montagna

    Converso com o Psi Plinio Montagna

    Médico. pela FMUSP, pós graduação em Psiquiatria pela Universidade de Londres, ex professor assistente de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Psicanalista Didata e Professor do Instituto da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, da qual foi presidente. Foi presidente também da Associação Brasileira de Psicanálise ( hoje Febrapsi ), da Associação Brasileira de Psicoterapia ( ABRAP ) e da Sociedade de Psicodrama de São Paulo, formação esta que fez no início de sua carreira. Foi editor da Revista Brasileira de Psicanálise. Foi Membro do Board diretivo da IPA ( Associação Psicanalítica Internacional ), como um dos representantes da América Latina, de 2003 a 2007, foi presidente e é atualmente consultor do Comitê de Psicanálise e Lei da IPA, da qual foi membro também do Comitê Psicanálise e Sociedade. Autor de vários vários trabalhos publicados. Autor de vários capítulos em livros publlicados de colegas, além de prefaciador de alguns. Livros publicados : Alma Migrante, ed Blucher, 2019, co-autor e editor do livro " Dimensões : Psicanálise, Brasil, São Paulo "ed.SBPSP, 2012; co-autor e co-editor ( juntamente com Adrienne Harris ) do livro "Psychoanalysis, Law and Society", ed. Routledge, Nova York, 2019 .

    • 1 hr 6 min
    Resposta a Jó - C. G. Jung

    Resposta a Jó - C. G. Jung

    Pela longa extensão do podcast, a leitura foi dividida em 3 partes do Livro de C. G. Jung👇

    1) “Resposta a Jó” - livro ficção traz a resposta do autor ao sofrimento e injustiça cometida por Deus à Jó - livro sapiencial trazido da era pagã para a Bíblia Sagrada Cristã 👇
    - Jung dedicou vários anos ao problema central deste livro que é a transformação da psique do homem da Era clássica - Velho Testamento, cujo Deus era severo e vingativo, para o desenvolvimento da mente do homem dos tempos atuais, Novo Testamento cujo Deus é bondoso e amoroso.

    2. Resenha de "Resposta a Jó"
    - O livro é uma obra de ficção atualíssima, relevante para a clínica psicanalítica pela similaridade do profundo sofrimento encontrado no trabalho analítico.
    - Apresenta um diálogo entre Jó e Deus, trazendo à tona o sofrimento humano.
    - Neste diálogo, ambos são co-partícipes na transformação de um psiquismo pré-humano para humano, sensível, sofrido e espiritual - inaugurado pelo nascimento da subjetividade.
    - Destaca-se o amor como um arquétipo com vida própria, escolhendo-nos, ao invés de sermos nós a escolhê-lo.

    3) Em uma época de relações fugazes e pouco românticas, o livro ressalta a importância de Deus em nossas vidas. Jesus disse👇
    “Aquele que busca
    continue buscando
    até encontrar.
    Quando encontrar,
    ele se perturbará.
    Ao se perturbar,
    ficará maravilhado
    e reinará sobre
    o Todo.”
    (Apócrifos Tomé II)
    - Demonstrando que alcançar o Deus do homem moderno, que é puro amor, requer sermos escolhidos pelo arquétipo do amor;
    - Ironicamente, isso contrasta com a atual baixa valorização do amor entre pares.

    4) Por se tratar de uma leitura clássica e densa equívocos naturalmente ocorrerão, o que espero sua compreensão.

    5) Não deixe de tbm ouvir no podcast anterior: Livro de Jó

    Livro de Jó

    Livro de Jó

    Este projeto visa apresentar a leitura em formato de podcast dos livros sapienciais da Bíblia, sabedoria clássica transmitida oralmente desde a Era Pagã. Por meio desse poema dramático-religioso a história de Jó traz a relação entre o sofrimento humano e a transformação psicológica do homem. Dentro das sombras atemporais dessas narrativas, em analogia ao sofrimento psíquico podemos enxergar reflexos do sofrimento do homem contemporâneo e a clínica psicanalítica, onde Jó dialoga com Deus diante de suas dores emocionais, confrontando a hybris. Este podcast busca oferecer uma maneira alternativa de acessar a sabedoria milenar de forma auditiva, permitindo que você aproveite seu tempo durante atividades cotidianas, como exercícios, trânsito ou tarefas domésticas. Ele oferece uma perspectiva contemporânea sobre a dor e a elaboração do sofrimento, destacando-se como um compêndio relevante para a psicanálise e as teorias psicológicas em geral. Lembrando ainda ao Caro Ouvinte que por se tratar da complexidade de uma leitura clássica, ressalto que eventuais erros de pronúncia acontecerão inevitavelmente, minhas escusas. Poema “Por que existem o mal e o sofrimento humano”
    Se eu conversasse com Deus
    Iria lhe perguntar:
    Por que é que sofremos tanto
    Quando se chega pra cá?
    Perguntaria também
    Como é que ele é feito
    Que não dorme, que não come
    E assim vive satisfeito.
    Por que é que ele não fez
    A gente do mesmo jeito?

    Por que existem uns felizes
    E outros que sofrem tanto?
    Nascemos do mesmo jeito,
    Vivemos no mesmo canto.
    Quem foi temperar o choro
    E acabou salgando o pranto?
    (Leandro Gomes de Barros)

    • 2 hrs 42 min
    Converso com o entrevistador Psi Fábio Sipaúba “na linha bioniana”

    Converso com o entrevistador Psi Fábio Sipaúba “na linha bioniana”

    Fábio Sipaúba é membro efetivo do Instituto Ékatus da Escola Paulista de Psicanálise (EPP) e Idealizador da Comunidade _On-line_ NA LINHA BIONIANA. Univerdade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - 2004.

    Fábio Sipaúba, em plena pandemia, direto de Camocim no CE abre espaço através de Lives no Instagram para os grandes especialistas da teoria de Bion em SP e RGS.

    • 1 hr 13 min
    Entrevistadores José Renato e Luz e Silva by Norma Melhorança sobre seu trabalho mediático

    Entrevistadores José Renato e Luz e Silva by Norma Melhorança sobre seu trabalho mediático

    Estou postando esse podcast gentilmente cedido pelos entrevistadores e escritores José Renato e Luz e Silva, no Programa apresentado pelo YouTube - Novas Vozes Autorais. Portanto hoje estou na posição de entrevistada, espaço em que José Renato e o editor Benedicto Luz e Silva, conversam com pessoas a respeito de como vivem uma “voz autoral” em suas vidas e carreiras. Norma I Cuoghi Melhorança
    Formada pela Faculdade Tuiuti/Curitiba-PR/1984, com Pós-Graduação em Psicologia Social na PUC – PR/1986, Norma é bastante ativa em sua vida e carreira, criou o método da Metacomunicação para ampliar a “escuta” psicológica; coordena um Curso sobre Sonhos, onde discute e aprofunda este importante pilar da clínica psicanalítica e ainda conduz um podcast quinzenal, divulgado em diversas plataformas e mídias onde entrevista personalidades do mundo psi, explorando situações comportamentais relevantes da contemporaneidade.
    Conhecer essa trajetória pessoal e profissional que viabiliza seu projeto de vida que é oferecer conhecimento sobre esses temas, de forma clara e simples será nosso principal objetivo nessa conversa.

    JOSÉ RENATO SIQUEIRA JR, depois de 25 anos atuando com Recursos Humanos em empresas, desde os anos 2000, trabalha como consultor de carreiras, apoiando pessoas em crises profissionais derivadas de uma demissão ou motivadas pelo desejo de descobrirem e buscarem qual espaço e papel no mundo seus valores e sonhos clamam?
    Em criança, sonhava ser escritor, marinheiro e detetive particular. Jovem, formou-se em administração e só permitiu-se passear pela psicologia, pedagogia e literatura, em cursos rápidos.
    Porém, o processo de análise pessoal em que mergulhou em 2009, destravou o escritor. Escreveu e publicou 8 livros até 2022 e fez nascer, forte e inadiável, o desejo de aprofundar-se no estudo e (quiçá) na prática psicanalítica, a partir da formação que alcançará em meados de 2025.
    Atualmente cursa o Instituto Távola, de Ribeirão Preto, fundada em 2000 pelo Psi Luís Henrique Milan Novaes. Formação através do núcleo de Pelotas conduzido pela Psi Michelle Vasconcelos.
    Links abaixo 👇
    Benedicto Luz e Silva é poeta, ficcionista e ensaísta. Nasceu em 20 de setembro de 1936, formou-se em Direito pela Faculdade Católica de Santos em 1964. Fundou a Editora do Escritor em 1970. Em 1972 publicou o romance “Um corpo na chuva”, vencedor do prêmio nacional do Clube do Livro de 1968. Foi membro da UBE –União Brasileira de Escritores de SP e recebeu o Prêmio “Alphonsus de Guimaraens”, da Academia Mineira de Letras, 1966, entre outros prêmios literários ao longo de sua carreira como escritor. Publicou, entre outros as obras: “Sol nos olhos”, romance (1975); “A morte do cão”, contos, 1976; “Fuga para o fim, romance (1977); “Vento noturno”, poesia, 1978; “Interpretações críticas”, ensaios, 1987; “O cão e o alçapão - análise da ficção de Péricles Prade”, ensaio (1999); “A poesia total de Maria José Giglio”, ensaio, 2008“O unicórnio segundo Péricles Prade”, ensaio (2013); “O erotismo como ascese - a poética do desejo em Péricles Prade”, ensaio (2023) e tem inédito o ensaio “A mitopoética de Péricles Prade”. https://linktr.ee/jrenatosiqueirajr?fbclid=PAAaZGOWcjJkTdjnQpGgOlX5_7Ut2kK13GV25NsVtSnfdSSRWD1VSUHhTxBnw

    https://open.spotify.com/show/1BTHrddlUnUKQ0rlNHdaIo?si=wYLdn3XTRT-uCmOJ8IYb_A

    https://www.instagram.com/zerenatosiqueira?utm_source=qr&igsh=d2d3Njd2dHBvODBz

    https://youtube.com/@jrenatojr?si=4yuHnX056ruLuNbl

    • 1 hr 13 min

Top Podcasts In Health & Fitness

Do You F*cking Mind?
LiSTNR
Чай с психологом
Egor Egorov
این نقطه
Hosein Aura
The Stop Binge Eating Podcast
Kirstin Sarfde
МЕДСИ подкаст
МЕДСИ
Huberman Lab
Scicomm Media