1 episode

Bacaba

Bacaba Thiago Martins

    • Science

Bacaba

    BACABA

    BACABA

    A bacaba (Oenocarpus bacaba) também é conhecida pelos nomes populares de bacaba-açu, bacabão, bacaba-do-azeite, bacaba-vermelha, bacabá, macabá, caper e abacaba.  É uma Palmeira nativa da região de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, distribui-se por toda a Bacia Amazônica com maior frequência nos Estados do Amazonas, Pará, Acre, Maranhão e Tocantins.
    O fruto, muito parecido com o Açaí,  é uma drupa subalongado quando jovem, subglobosa quando adulto podendo atingir até 3,0 gramas. A propagação é feita por sementes que germinam entre 60 e 120 dias, apresentando crescimento.
    Do seu fruto é possível extrair polpa, óleo e amêndoa. O tronco dá origem ao palmito, mas essa prática pode extinguir a palmeira em seu estado natural.
    A polpa do fruto é utilizada no preparo do "vinho de bacaba". A polpa é extraída do fruto desta palmeira, a qual dá frutos em cachos com dezenas de caroços. Os cachos pesam normalmente 6 a 8 quilos, podendo ocorrer, no entanto, exemplares com mais de 20 quilos.
    Para a obtenção do vinho de bacaba, após colhidos, os caroços são lavados e deixados de molho, em água quente, para amolecer a casca e facilitar a retirada da polpa em uma despolpadeira industrial, parecida com um liquidificador, movida por um motor elétrico. Na Região Norte do Brasil, essa máquina é conhecida como “Batedeira”.
    Quando o preparo é em casa, o fruto é esfregado com o auxilio de uma garrafa e peneirado até extrair toda a polpa e peneirando. A polpa pode ser tomada pura, sem adição de água ou açúcar.  Há também quem prefira a bebida gelada, misturada com açúcar e farinha de mandioca ou de tapioca. Na Amazônia, a Bacaba é vendida nos mesmos estabelecimentos onde é comercializado o açaí. A polpa é também é utilizada em sucos e sorvetes, além de ser útil na produção de xaropes contra a tosse. O suco ou "vinho da bacaba" (como é mais conhecido) &eac ute; recomendado a quem precise de uma alimentação rica em vitaminas e proteínas ou ganhar peso.
    Óleo Bacaba é esverdeado e perfumado, com propriedades físico-químicas semelhantes às do azeite de oliva. Altos níveis de ácidos graxos insaturados como o oleico e linoleico proporcionam propriedades emolientes ao óleo de Bacaba, tornando-o adequado para o uso na pele.
    Do tronco da bacabeira pode ser extraído palmito e suas folhas servem para cobertura de malocas e fabricação de artesanatos. É bastante utilizada em construções rústicas e no paisagismo da região norte.
    Assim como a maior parte dos frutos regionais amazônicos, a bacaba marca presença mais forte em cidades interioranas, em especial nas comunidades extrativistas e nas poucas que cultivam a palmeira. A maior parte da população urbana desconhece o fruto, realidade que o enfraquece e o coloca em perigo.
    Apesar do potencial, necessita de fortalecimento e reconhecimento como produto regional e parte da sociobiodiversidade da Amazônia, principalmente em função do crescente desmatamento na região. A prática coloca bacabais selvagens nativos em perigo. A valorização dessa palmeira em todos os aspectos, principalmente do uso culinário, pode ser uma via para protegê-la, preservá-la e replicá-la no ambiente amazônico."

    • 4 min

Top Podcasts In Science

Freakonomics, M.D.
Freakonomics Radio + Stitcher
Психология сексуальности с Vera Filatova
filatova
Science Vs
Spotify Studios
People Behind the Science Podcast Stories from Scientists about Science, Life, Research, and Science Careers
Dr. Marie McNeely, featuring top scientists speaking about their life and c
Living Planet
DW
Почему мы еще живы
libo/libo