15 episodes

O Depois da Pauta é uma plataforma de jornalismo independente com podcasts. Toda semana, os jornalistas Darlan Helder, Rafaelly Alves e Caio Yokota analisam e comentam temas do cotidiano, como política, entretenimento e cultura. Episódio novo toda sexta-feira, às 10h.

Nossas redes sociais: @depoisdapauta
E-mail: contatodepoisdapauta@gmail.com

Depois da Pauta Depois da Pauta

    • News

O Depois da Pauta é uma plataforma de jornalismo independente com podcasts. Toda semana, os jornalistas Darlan Helder, Rafaelly Alves e Caio Yokota analisam e comentam temas do cotidiano, como política, entretenimento e cultura. Episódio novo toda sexta-feira, às 10h.

Nossas redes sociais: @depoisdapauta
E-mail: contatodepoisdapauta@gmail.com

    Futebol, luta de classes e antifascismo

    Futebol, luta de classes e antifascismo

    Os dois últimos finais de semanas (31 de maio e 07 de junho) foram marcados por protestos pela democracia e contra o racismo em alguns lugares do mundo. Aqui no Brasil, o movimento foi encabeçado por alguns grupos e coletivos, entre eles, torcedores de futebol. Para alguns o futebol é só um esporte onde 22 caras correm atrás de uma bola com o objetivo de furar a rede adversária. E mais uma vez o futebol demonstra que não é só isso, furando a bolha desse pensamento tacanho. Sim, o futebol. Aquele que em essência e alma sempre será de todos. Do terrão ao salão, do contra valendo um refri até uma Copa do Mundo.

    Coletivos antifascistas de torcedores foram às ruas para lembrar mais uma vez o futebol não é só um esporte.

    A equipe do Depois da Pauta convidou um time de peso para falar do envolvimento de coletivos e torcedores nos protestos e sobre o futebol como luta de classes: Irlan Simões(@nabancada_), jornalista e especialista em Futebol e a Indústria Cultural, Fernanda Lima (@camisa_oito), criadora da página Camisa 8, Rodrigo Lima (@armando_spobriz) vocalista das bandas Dead Fish e Costanera (@costanera_oficial), Gabriel Santoro (@gabrielsantoro) do Palestra Sinistro (palestrasinistro), Denise e Sara da Grupa (@grupagalo), Mario e Marianna do coletivo GaloAntifa.(@galoantifa). Siga-nos nas redes sociais! Twitter e Instagram: @depoisdapauta | e-mail: contatodepoisdapauta@gmail.

    • 58 min
    Vidas negras importam

    Vidas negras importam

    Neste episódio não vamos analisar, como todos deveriam, vamos ouvir. Se você assiste ao jornal, ouve rádio ou acessa as redes sociais, provavelmente você sabe o que aconteceu com George Floyd, um homem negro que foi assassinado por um policial em Minnesota nos EUA; ou do João Pedro que morreu dentro de casa, durante uma operação policial, se você não percebeu, o mundo está em chamas. A gente não suporta mais. Nós estamos morrendo, todos os dias, por quem deveria nos proteger, e o motivo? A cor da nossa pele. Vozes pretas estão falando e já passou da hora de ouvir. Os áudios a seguir são uma mensagem de Roger Cipo (@rogercipo), Neggata (@negatta), Malia (@malia) e Erika Hilton (@hilton_erika) retiradas de suas contas no Instagram. Siga-nos nas redes sociais! Twitter e Instagram: @depoisdapauta | e-mail: contatodepoisdapauta@gmail.

    • 20 min
    Já estamos na 4ª revolução industrial?

    Já estamos na 4ª revolução industrial?

    Você está preparado para as tecnologias do futuro? Caso não, é melhor ir se preparando, pois, esse futuro não está tão distante assim. Termos como Inteligência Artificial, Robótica, Biotecnologia, Blockchain e Internet das Coisas já fazem parte do universo das indústrias, seja da automotiva, da agropecuária, ambiental, entre outros. O mercado de trabalho é o setor que irá sentir maior impacto, muitas profissões irão desaparecer para outras surgirem. Segundo o Fórum Econômico Mundial, até o ano de 2022, 75 milhões de profissões devem desaparecer por conta das tecnologia de automação. (Este episódio foi gravado antes da pandemia).

    Neste episódio, Darlan Helder, Rafaelly Alves e Caio Yokota analisam a Quarta Revolução Industrial (ou Indústria 4.0). Este episódio usou áudios de: TV Brasil. Siga-nos nas redes sociais! Twitter e Instagram: @depoisdapauta | e-mail: contatodepoisdapauta@gmail.

    • 50 min
    Por que consumimos tanto plástico?

    Por que consumimos tanto plástico?

    Será que é possível viver sem plástico? Será que realmente precisamos dele em nossas vidas? Neste episódio, Darlan Helder, Rafaelly Alves e Caio Yokota analisam o consumo de plástico e falam sobre alternativas para a substituição. Para ampliar a análise, conversamos com a  Luciana Annunziata, escritora, ativista e sócia da Casa Causa (@casacausa). Este episódio usou áudios de: TV Brasil e Jornal Minas. Siga-nos nas redes sociais! Twitter e Instagram: @depoisdapauta | e-mail: contatodepoisdapauta@gmail.

    • 41 min
    Os artistas independentes durante a pandemia

    Os artistas independentes durante a pandemia

    A pandemia de coronavírus (COVID-19) ameaça a economia em diversos setores, e a indústria do entretenimento sofreu quase que completa paralisação em diversos aspectos. Estreias milionárias do cinema adiadas, turnês mundiais paralisadas, festivais e peças de teatro sem previsão de volta. 
    Com o novo cenário, artistas, principalmente de sertanejo, investem em transmissões ao vivo. As lives com produções grandiosas e patrocínio alcançam milhões de pessoas simultaneamente. Mas e os artistas independentes nesse momento? Como os autônomos da área cultural têm encontrado apoio durante a crise? A fim de compreender essas e outras questões, Darlan Helder (@darlanhelder) e Caio Yokota (@caioYokota) conversaram com a Gabriela Castro (@artgabink), tatuadora do @nuvematelie, ilustradora e arte-educadora, Jessiane Dantas (@jssndnts), criadora do projeto Adote um Artista (@adoteumartista) e Gustavo Palermo (gustavoportela), músico, artista e colaborador do projeto Rede de apoio aos trabalhadores da Cultura: Unidos Venceremos. Este episódio usou áudios de: CNN Brasil. Siga-nos nas redes sociais! Twitter e Instagram: @depoisdapauta | e-mail: contatodepoisdapauta@gmail.

    • 18 min
    Alô, central de cancelamento?

    Alô, central de cancelamento?

    Cultura e cancelamento foi a dupla que mais sucesso fez em 2019. Teve tanto êxito que se tornou uma coisa só: a CULTURA DO CANCELAMENTO, eleito o termo do ano passado, segundo o dicionário australiano Macquarie. Quanto mais exposição, maiores são as chances de uma pessoa ser cancelada. Uma breve lista dos cancelados: MC Gui, Anitta, Drake, Silvio Santos, Woody Allen, Bianca Andrade (Boca Rosa), Victor Hugo (ex-BBB), Babu Santana e essa lista vai longe. Neste episódio, Rafaelly Alves (@fanysanttos), Caio Yokota (@caioyokota) e Darlan Helder (@darlanhelder) analisam a tão famosa cultura do cancelamento e opinam sobre o tema. Este episódio usou áudios de: TV Globo, Canal Maria Homem e Canal Alimente o Cérebro. (Imagem original: CNN). Siga-nos nas redes sociais! Twitter e Instagram: @depoisdapauta | e-mail: contatodepoisdapauta@gmail.

    • 27 min

Top Podcasts In News

Global News Podcast
BBC World Service
Focus on Africa
BBC World Service
The Modi Raj from The Economist
The Economist
Africa Daily
BBC World Service
Foundering
Bloomberg
The FRONTLINE Dispatch
FRONTLINE PBS, WGBH