246 episodes

Histórias, comentários e entrevistas com as mentes mais brilhantes do mundo do agronegócio. Dedicado à competividade do setor, com abordagem de temas e pessoas que fazem parte do seu cotidiano, trazendo dicas, sugestões e experiências para o seu trabalho.

ACADEMIA DO AGRO WALDIR FRANZINI

    • Business

Histórias, comentários e entrevistas com as mentes mais brilhantes do mundo do agronegócio. Dedicado à competividade do setor, com abordagem de temas e pessoas que fazem parte do seu cotidiano, trazendo dicas, sugestões e experiências para o seu trabalho.

    A Quarta Revolução Agrícola

    A Quarta Revolução Agrícola

    Crônicas do Agro - Podcast apresenta o artigo o A Quarta Revolução Agrícola apresentado por Waldir Franzini

    SOBRE O AUTOR

    Waldir Franzini, eng. agrônomo de formação; empresário rural, consultor de negócios, fundador e apresentador dos podcasts Academia do Agro e Crônicas do AgroArtigo produzido pelo colunista ao podcast Crônicas do Agro e Academia do Agro. O texto pode conter opiniões, ideias manifestadas e análises que não necessariamente refletem a visão dos nossos podcasts sobre o assunto.

    FONTE:https://forbes.com.br/forbesagro/2022/07/nobel-de-fisica-pede-uma-quarta-revolucao-agricola/#:~:text=%E2%80%9CComo%20venho%20tentando%20apontar%2C%20estamos,preocupados%20com%20consequ%C3%AAncias%20n%C3%A3o%20intencionais,

    Jeff McMahon é colaborador da Forbes EUA. Cobre o setor de energia e meio ambiente desde 1985. Em sua crônica no Forbes Agro publicado em julho de 2022, escreveu sobre STEVEN CHU, listando 5 caminhos que a produção no campo deveria trilhar e que acredita que a produção no campo tem respostas aos desafios do planeta.

    Interaja com a ACADEMIA DO AGRO

    LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/waldir.franzini

    Instagram:- www.instagram.com/academiadoagro

    Twitter: @academiadoagro

    Telegram: @academiadoagro

    Facebook: /academiadoagro

    Celular-Whatsapp: 062 9 9700 7049

    E-mail: waldir.franzini@academiadoagro.net.br

    Se você tem alguma sugestão de pauta, reclamação ou dúvida envie um e-mail para podcast.academiadoagro@academiadoagro.com.br | waldir.franzini@gmail.com | Whatsapp: 062 99700-7049

    ACOMPANHE A REDE AGROCAST

    https://www.redeagrocast.com.br/

    Somos da Agrocast. A primeira rede de podcasts do agronegócio brasileiro e tem o objetivo de aumentar o consumo da mídia pelo setor, bem como estimular a criação de novos podcasts do agro.

    Rede Agrocast: @redeagrocast

    Academia do Agro: @academiadoagro

    Agro Resenha: @agroresenha

    Bendito Agro: @benditoagro

    Bug Bites: @bugbitespodcast

    Cachaça, Prosa & Viola :@cpvpodcast

    Esalqast: @esalqast

    Mundo Agro Podcast: @mundoagropodcast

    Notícias do Front: @noticias_do_front

    Papo Agro: @papoagropodcast

    Rumen Cast: @rumencast

    Parceria:

    Brasil 61https://brasil61.com/

    Ficha Técnica:

    Produção: Waldir Franzini

    Edição/masterização - A Fabrica de Podcast - https://www.afabricadepodcast.com.br/

    Musica: CC BY - CC BY SA

    http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/

    Youtube Audio Library - Beneath the Surface - South London HiFi

    Se você tem alguma sugestão de pauta, reclamação ou dúvida envie um e-mail para podcast.academiadoagro@academiadoagro.com.br | waldir.franzini@gmail.com | Whatsapp: 062 99700-7049

     

    • 8 min
    EMA - Eu Mulher Agro

    EMA - Eu Mulher Agro

    "Temos liberdade para ir aonde quisermos e ser o que somos. A única verdadeira lei é a que leva à liberdade.""(Fernão Capelo Gaivota)Empreendedorismo feminino é o nome dado ao movimento que envolve negócios fundados, pensados ou comandados por mulheres, incluindo empresas com liderança feminina e, muitas vezes, com mulheres ocupando os cargos mais altos em sua hierarquia.Nos últimos anos, o número de mulheres que decidem empreender no Brasil vêm crescendo, tornando-se um dos motores de crescimento do país. De três anos para cá, 55% das brasileiras abriram algum negócio, mesmo estando no cenário da pandemia de Covid-19, segundo pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora.

    O movimento tem provocado transformações no mercado de trabalho, oxigenando as ideias e agregando em diversidade.

    Além disso, tem contribuído para o empoderamento das mulheres, abrindo caminhos para que se tornem líderes não apenas de equipes, como também de sua própria trajetória profissional e pessoal.As mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades no campo e lutam pela igualdade de oportunidades. Em muitos casos, a falta de capacitação e de conhecimento da gestão da propriedade são desafios diários. 

    Entretanto, cada vez mais a mulher vem conquistando seu espaço no agronegócio, mostrando sua capacidade e força empreendedora. 

    O agronegócio brasileiro é uma atividade vantajosa, bem-sucedida e segura, uma oportunidade de investimento que se encontra em pleno crescimento. 

    Assim, a ONG Foco Empreendedor, em parceria com a Corteva Agriscience e Globalgiving, oferece a segunda edição do programa Eu Mulher Agro (EMA) de forma gratuito e que promove o desenvolvimento de competências em mulheres rurais por meio de ensino a distância, para todo o Brasil, bastando ter acesso a internet. 

    Este programa trata de temas como empreendedorismo rural, autoconhecimento e conhecimento técnico para as mulheres aplicarem na sua propriedade para junto com sua família prosperarem. 

    Quem nos conta mais sobre essa iniciativa são as idealizadoras deste programa: Ieda Bavaresco Machado, Nicéia Wünrsch e Anette Schiemann.A GlobalGiving é uma organização sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos que fornece uma plataforma voltada a dar apoio a ONGs de impacto social e que está apoiando esse projeto via Foco Empreendedor, por intermédio da Corteva.

    Estamos na segunda edição, na primeira tivemos mais de 380 mulheres participando de 18 estados brasileiros

     

    https://linktr.ee/academiadoagro

    https://podfollow.com/academia-do-agro

    ................

    Para assinar e ouvir o podcast:

    Spotify: https://spoti.fi/33WG1dw

    Deezer: https://bit.ly/2VOuubA

    Apple: https://apple.co/3oyQzax

    Google: https://bit.ly/3lWvpS7

    Amazon: https://bit.ly/34xCWRe

    YouTube: https://bit.ly/3mZop7p

    ................

    Participe da Academia: https://t.me/ADA_AcademiaDoAgro

    Links Citados no Episódiohttps://fia.com.br/blog/empreendedorismo-feminino/#:~:text=Empreendedorismo%20feminino%20%C3%A9%20o%20nome,mais%20altos%20em%20sua%20hierarquia

    https://www.focoempreendedor.org.br/projetos/#emahttp://www.apecatus.com

    https://www.lfex.com.br

    https://institutorme.org.br/

    ------------------------------------PERFILIeda Teresinha Bavaresco Machado, especialista em Finanças Empresariais, mestrado em Profissional em Administração e doutoranda em Desenvolvimento Regional com estudo relacionado às políticas públicas para a mulher rural, com foco na agricultura familiar. Professora e consultora em finanças e estratégias para desenvolvimento e crescimento de negócios. Voluntária em projetos sociais para jovens e adultos. Anette Schiemann, Co-Founder and CEO at APECATUS - Líder em tecnologia criativa e voltada para resultados com mais de 30 anos de Brasil e regional, América Latina&África, em um contexto global, experiência na gestão de todas as operações de tecnologia com um histórico de sucesso de entrega no/antes do prazo e dentro

    • 38 min
    Regra Básica de Sobrevivência | Gastar Menos do que Ganha.

    Regra Básica de Sobrevivência | Gastar Menos do que Ganha.

    Crônicas do Agro - Podcast apresenta o artigo o Regra Básica de Sobrevivência | Gastar Menos do que Ganha. por Cláudio Pottratz

    SOBRE O AUTORCláudio Pottratz, Técnico Agrícola, fundador Top Planting.Artigo produzido pelo colunista ao podcast Crônicas do Agro e Academia do Agro. O texto pode conter opiniões, ideias manifestadas e análises que não necessariamente refletem a visão dos nossos podcasts sobre o assunto.CONTATO:

    https://www.linkedin.com/in/claudio-jose-pottratz/

    Email: comercial1@toplanting.com.br

    www.toplanting.com.br

    @toplanting

    celular-whatsapp: (55) 9 9977 0672

    ========================================

    https://linktr.ee/academiadoagro https://podfollow.com/academia-do-agro

    ...............

    Para assinar e ouvir o podcast:Spotify: https://spoti.fi/33WG1dwDeezer: https://bit.ly/2VOuubAApple: https://apple.co/3oyQzaxGoogle: https://bit.ly/3lWvpS7Amazon: https://bit.ly/34xCWReYouTube: https://bit.ly/3mZop7p................Participe da Academia: https://t.me/ADA_AcademiaDoAgro========Interaja com a ACADEMIA DO AGROLinkedIn: https://www.linkedin.com/in/waldir.franziniInstagram:- www.instagram.com/academiadoagroTwitter: @academiadoagroTelegram: @academiadoagroFacebook: /academiadoagroCelular-Whatsapp: 062 9 9700 7049E-mail: podcast.academiadoagro@gmail.comACOMPANHE A REDE AGROCASThttps://www.redeagrocast.com.br/Somos da Agrocast. A primeira rede de podcasts do agronegócio brasileiro e tem o objetivo de aumentar o consumo da mídia pelo setor, bem como estimular a criação de novos podcasts do agro.Rede Agrocast: @redeagrocastAcademia do Agro: @academiadoagroAgro Resenha: @agroresenhaBendito Agro: @benditoagroBug Bites: @bugbitespodcastCachaça, Prosa & Viola :@cpvpodcastEsalqast: @esalqastMundo Agro Podcast: @mundoagropodcastNotícias do Front: @noticias_do_frontPapo Agro: @papoagropodcastRumen Cast: @rumencastApoio:W. Franzini - Gestão do Agronegócio MEFicha Técnica:Produção: Waldir FranziniEdição/masterização - A Fabrica de Podcast -https://www.afabricadepodcast.com.br/Musica: CC BY  - CC BY SAhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/Se você tem alguma sugestão de pauta, reclamação ou dúvida envie um e-mail para podcast.academiadoagro@gmail.com | waldir.franzini@gmail.com | Whatsapp: 062 99700-7049

    • 7 min
    Pioneiro na Consultoria do Agro

    Pioneiro na Consultoria do Agro

    Dentre várias histórias de empreendedores que alcançaram o sucesso, a de Marcelo Prado leva outro importante elemento: a superação. 

    Paulista por nascimento, mas há anos morando em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o empresário contou como conseguiu crescer e prosperar nos negócios mesmo tendo perdido quase 100% da visão. 

    Hoje, além de ser agrônomo por formação, consultor e palestrante por opção e músico por determinação, ele também se tornou um escritor depois de lançar um livro com a história de vida dele.

    Aos 56?? anos e cidadão de Ituverava (SP), o consultor contou porque também pode ser considerado um modelo de superação. "Aos oito anos de idade eu tive um problema na visão e perdi 50% da visão. E era um problema progressivo. Quando eu cheguei aos 17 anos eu tinha só 30% da visão e com isso não dava mais para ler a letra do livro, não dava mais para ler um jornal, não dava mais para enxergar o rosto de uma pessoa há mais de cinco metros de distância. 

    Tive que fazer o vestibular com uma pessoa lendo a prova para mim. Inclusive foi muito interessante porque naquela época não tinha essa preocupação com acessibilidade. A moça da inscrição da faculdade não disse que se eu não pudesse ler eu não poderia fazer a prova. 

    Eu insisti e fui falar com o diretor, consegui fazer a prova e fui aprovado. Fiz agronomia com muita dificuldade e meu médico na época dizia que eu não teria condição visual de ser um agrônomo", lembrou o empresário.

    Uma cirurgia, aos 35 anos, para reverter a retinose pigmentar que afetava Marcelo não deu certo e reduziu a visão dele a apenas 1%. 

    As dificuldades cresceram e a vontade de enfrentá-las também. Depois de 21 anos em uma empresa do ramo de soja, ele foi demitido, mas a crise não paralisou o empreendedor.

    "Eu comecei como engenheiro agrônomo, numa espécie de um gerente de fazenda, começando com o cultivo de soja. Na época nós fomos um dos pioneiros no Triângulo Mineiro e era muito difícil porque não tinha variedades de soja ou de milho adaptadas para a região, não tinha mão de obra treinada. 

    As produtividades eram muito baixas e a gente conseguiu evoluir com muita luta, com muita persistência, buscando tecnologia e só assim a gente fez com que o negócio se tornasse competitivo. 

    Em 1999, terminou meu vínculo com a empresa e eu optei por fundar uma empresa de consultoria. Nós focamos em agronegócio num época que ninguém acreditava no agronegócio. 

    Nós fomos os pioneiros da consultoria voltada para a gestão do agronegócio. A gente hoje trabalha em 25 estados do Brasil. Trabalhamos na Europa e na América Latina e temos uma equipe de 60 consultores trabalhando focada no agronegócio", contou.

     

    As histórias de superação foram parar no livro 'Meu jeito de ver', que conta como Marcelo Prado vê mundo. "Nesse livro eu queria mostrar para as pessoas que mesmo com as adversidades, obstáculos e dificuldades a gente pode se realizar, a gente pode ser feliz, a gente pode virar o jogo. E eu acho que eu tinha uma história interessante para compartilhar com as pessoas. E a vida é isso, eu acho que é pensar positivamente, enfrentar os desafios e vencê-los", concluiu Marcelo.PERFIL DO ENTREVISTADO

    MARCELO PRADOBusiness Strategy | Strategic Planning | Business PlanningOwner, MPrado Consultoria Empresarial and Information Services Consultant |  UberlândiaMprado Consultoria Empresarial | Owner | June 1999 - Present (21 years 11 months)

    Uberlândiahttps://podfollow.com/academia-do-agro................

    Para assinar e ouvir o podcast:

    Spotify: https://spoti.fi/33WG1dw

    Deezer: https://bit.ly/2VOuubA

    Apple: https://apple.co/3oyQzax

    Google: https://bit.ly/3lWvpS7

    Amazon: https://bit.ly/34xCWRe

    YouTube: https://bit.ly/3mZop7p

    ................

    Participe da Academia: https://t.me/ADA_AcademiaDoAgro

    LINKS CITADOS NO EPISÓDIO

    https://www.voitto.com.br/blog/artigo/desafios-da-consultoria

    https://www.m

    • 50 min
    Semente é Vida! Semente é Vetor de Tecnologias!

    Semente é Vida! Semente é Vetor de Tecnologias!

    Crônicas do Agro - Podcast apresenta o artigo Semente é Vida! Semente é Vetor de Tecnologias! por Silmar Teichert Peske

    SOBRE O AUTOR

    Dr. SILMAR TEICHERT PESKE, entusiasta, renomado e profundo conhecedor do tema Sementes, foi professor da Universidade Federal de Pelotas por mais de 40 anos; Editor da revista SEED News; Ex-Presidente da ABRATES; Ex-Diretor da ABRASEM; Ex-Vice-Presidente da ISTA e orientador de mais de 160 teses e dissertações.Em sua 4ª. Edição, é autor do livro "SEMENTES; Fundamentos científicos e tecnológicos".

    Artigo produzido pelo colunista ao podcast Crônicas do Agro e Academia do Agro. O texto pode conter opiniões, ideias manifestadas e análises que não necessariamente refletem a visão dos nossos podcasts sobre o assunto.

    CONTATO:

    Tel: 053 3225 2255 / 053 98115 2220Email: silmar@seednews.inf.br

    www.seednews.com.br

    ................

    Para assinar e ouvir o podcast:

    Spotify: https://spoti.fi/33WG1dw

    Deezer: https://bit.ly/2VOuubA

    Apple: https://apple.co/3oyQzax

    Google: https://bit.ly/3lWvpS7

    Amazon: https://bit.ly/34xCWRe

    YouTube: https://bit.ly/3mZop7p

    ................

    Participe da Academia: https://t.me/ADA_AcademiaDoAgro

    Interaja com a ACADEMIA DO AGRO

    LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/waldir.franzini

    Instagram:- www.instagram.com/academiadoagro

    Twitter: @academiadoagro

    Telegram: @academiadoagro

    Facebook: /academiadoagro

    Celular-Whatsapp: 062 9 9700 7049

    E-mail: podcast.academiadoagro@gmail.com

    ACOMPANHE A REDE AGROCAST

    https://www.redeagrocast.com.br/

    Somos da Agrocast. A primeira rede de podcasts do agronegócio brasileiro e tem o objetivo de aumentar o consumo da mídia pelo setor, bem como estimular a criação de novos podcasts do agro.

    Rede Agrocast: @redeagrocast

    Academia do Agro: @academiadoagro

    Agro Resenha: @agroresenha

    Bendito Agro: @benditoagro

    Bug Bites: @bugbitespodcast

    Cachaça, Prosa & Viola :@cpvpodcast

    Esalqast: @esalqast

    Mundo Agro Podcast: @mundoagropodcast

    Notícias do Front: @noticias_do_front

    Papo Agro: @papoagropodcast

    Rumen Cast: @rumencast

    ApoioW. Franzini - Gestão do Agronegócio ME

    Ficha Técnica:

    Produção: Waldir Franzini

    https://podfollow.com/academia-do-agro

    • 4 min
    Tendências Tecnológicas para o Agronegócio

    Tendências Tecnológicas para o Agronegócio

    Conversar sobre agronegócio é falar sobre o mercado mais aquecido do país em que mais movimenta a economia brasileira. Trata-se de um setor que, basicamente, enquadra todo tipo de relação produtiva, industrial ou comercial envolvida na cadeia  agropecuária.

    Apesar da instabilidade gerada pela crise econômica e política, o agronegócio continua faturando e abrindo oportunidades de desenvolvimento e gerando efeito positivo na criação de postos de trabalho em outros setores, o que impacta diretamente no PIB do país.

    Outros elementos, até então pouco presentes, também dão sinais de que impactarão a rentabilidade do agro, como os novos hábitos de consumo. 

    A cabo desse fator, há, ainda, a preocupação com a sustentabilidade, tanto nas prateleiras do mercado quanto por parte dos investidores, dentro e fora do Brasil.

    Paralelamente a tudo isso, a busca por produtividade se mantém como uma constante, tendo a tecnologia digital se aprimorando e criando novas soluções para o setor responder aos desafios que virão.

    Para entender melhor as futuras tendências do agronegócio, vamos conversar com o especialista Frederico Samartini. 

    CEO da Yssy & CO. Engenheiro, mestre em Elétrica e Redes Neuras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Finanças pela London Business School, MBA pela Fundação Dom Cabral e certificado em Projetos – PMP. Atua há mais de 15 anos em diferentes setores, especialmente tecnologia, alimentos, mineração, consultoria em gestão, investimentos, entre outros.

    https://linktr.ee/academiadoagrohttps://podfollow.com/academia-do-agro

    ................Para assinar e ouvir o podcast:Spotify: https://spoti.fi/33WG1dwDeezer: https://bit.ly/2VOuubAApple: https://apple.co/3oyQzaxGoogle: https://bit.ly/3lWvpS7Amazon: https://bit.ly/34xCWReYouTube: https://bit.ly/3mZop7p................Participe da Academia: https://t.me/ADA_AcademiaDoAgro

    Links Citados no Episódio

    https://yssy.com.br/https://www.linkedin.com/company/yssy-tecnologia/https://www.youtube.com/channel/UC-JoSuZ0SeZ30l7RIeB2Ocghttps://instagram.com/yssycompanyhttps://www.facebook.com/yssycompany/www.spsconsultoria.com.brhttps://blog.sansuy.com.br/mercado-agro/https://vivomeunegocio.com.br/agronegocio/gerenciar/tendencias-do-agronegocio/

    ------------------------------------

    Perfil do Entrevistado FREDERICO SAMARTINI CEO da Yssy & CO. Engenheiro, mestre em Elétrica e Redes Neuras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Finanças pela London Business School, MBA pela Fundação Dom Cabral e certificado em Projetos – PMP. Atua há mais de 15 anos em diferentes setores, especialmente tecnologia, alimentos, mineração, consultoria em gestão, investimentos, entre outros. É mentor de inovação de startups e contribui com análises para a mídia nos seguintes temas: segurança cibernética, desafios da gestão digital no cenário geopolítico atual, agricultura 4.0, Inteligência Artificial, regulamentação do teletrabalho e impacto para empresas, tecnologia sustentável, educação voltada à convergência digital e como companhias podem se destacar em suas áreas e relações em um mercado cada vez mais digitalizado. INTERAJA COM FREDERICO SAMARTINIWhatsapp: (11) 95889-0125E-mail: camilla@mosaike.com.brSite:  https://yssy.com.br/

    INTERAJA COM  ACADEMIA DO AGROLinkedIn: https://www.linkedin.com/in/waldir.franziniInstagram:- www.instagram.com/academiadoagroTwitter: @academiadoagroTelegram: @academiadoagroFacebook: /academiadoagroCelular-Whatsapp: 062 9 9700 7049E-mail: podcast.academiadoagro@gmail.comACOMPANHE A REDE AGROCASThttps://www.redeagrocast.com.br/Somos da Agrocast. A primeira rede de podcasts do agronegócio brasileiro e tem o objetivo de aumentar o consumo da mídia pelo setor, bem como estimular a criação de novos podcasts do agro.Rede Agrocast: @redeagrocastAcademia do Agro: @academiadoagroAgro Resenha: @agroresenhaBendito Agro: @benditoagroBug Bites: @bugbitespodca

    • 33 min

Top Podcasts In Business

Erika Kullberg
Ramsey Network
Freakonomics Network & Zachary Crockett
NPR
Jocko DEFCOR Network
Guy Raz | Wondery

You Might Also Like

Brasil - Agro
Stoller do Brasil
Grupo Publique
Agrolink
Notícias Agrícolas