Adicionar modelos a partir de plugins

WordPress Podcast (português)

Com o lançamento do Gutenberg 19.1, uma das API mais aguardadas está aqui: a capacidade de registar um modelo a partir de um plugin.

Remember that you can listen to this program from Pocket Casts, Spotify, and Apple Podcasts or subscribe to the feed directly.

Program transcript

Olá, eu sou o José Freitas e estás a ouvir o WordPress Podcast, com as novidades semanais da Comunidade WordPress.

Neste episódio encontras as informações de 26 de agosto a 1 de setembro de 2024.

Com o lançamento do plugin experimental Gutenberg 19.1 , foi incluída uma das funcionalidades mais aguardadas: a API que permite adicionar modelos (templates) a partir de um plugin.

O sistema é bastante simples de utilizar. Com uma única função podes adicionar o título e a descrição do modelo e depois registar o conteúdo, que é essencialmente o código de um modelo que pode ser gerado diretamente no editor.

Embora esta possa não ser a… digamos, a forma mais limpa… de manter o código HTML dentro do código PHP, foi criado um sistema que permite que os modelos sejam carregados como ficheiros HTML ou PHP, permitindo que o plugin leia esses conteúdos diretamente.

Uma forma de testar este sistema é ligar um tipo de publicação personalizada (Custom Post Type) a um modelo, para que possas vincular e mostrar facilmente dados de conteúdo com um formato específico.

Uma publicação detalhada explica como registar modelos de um plugin no WordPress 6.7, por isso, se quiseres começar a testar a próxima versão principal do WordPress, este é o momento.

No Blog de Programadores, existe também um artigo a explicar como fazer um plugin interagir com elementos das Visualizações de Dados, que são atualmente utilizados em páginas, modelos ou padrões.

A equipa de Design apresentou algumas propostas de recursos que estão a aguardar desenvolvimento ou lançamento, como um novo ecrã geral para visualizar toda a tipografia do tema ou controlos gerais de ajuste de texto.

Está também a ser iniciado o trabalho em pseudoestados como active, hover ou focus, que podem ser visualizados no Livro de Estilo.

Agora que a equipa de Formação lançou a nova versão do Learn WordPress, o próximo passo é atrair mais estudantes ou curiosos que queiram aprender.

Para tal, propõem-se diversas atividades de promoção deste recurso, como iniciativas de marketing, maior presença nos WordCamp e criação de workshops e eventos baseados nos conteúdos do site Learn WordPress.

Além disso, são sugeridas estratégias como a distribuição de materiais promocionais e a colaboração com escolas, empresas e comunidades para integrar o conteúdo nos seus programas de formação.

Para o dia 4 de setembro, está agendado o lançamento do BuddyPress 14.1, com duas correções e uma melhoria .

No entanto, o passo mais importante será dado com

To listen to explicit episodes, sign in.

Stay up to date with this show

Sign in or sign up to follow shows, save episodes, and get the latest updates.

Select a country or region

Africa, Middle East, and India

Asia Pacific

Europe

Latin America and the Caribbean

The United States and Canada