157 episodes

A ideia por trás do Bendita Sois Vós é discutir política e sociedade de uma forma provocadora, como todo o conteúdo do Vós. Haverá entrevistas, debates entre a equipe do portal, reportagens e muita experimentação com novos formatos e linguagens.

Bendita Sois Vós Vós

    • News

A ideia por trás do Bendita Sois Vós é discutir política e sociedade de uma forma provocadora, como todo o conteúdo do Vós. Haverá entrevistas, debates entre a equipe do portal, reportagens e muita experimentação com novos formatos e linguagens.

    Bendita Sois Vós #64 Como controlar o corpo de uma mulher

    Bendita Sois Vós #64 Como controlar o corpo de uma mulher

    Nesta semana, aprenda como controlar o corpo de uma mulher. Porque é isso que insistem em fazer.

    Em um intervalo de poucos dias, testemunhamos uma série de ataques à existência das mulheres, com violências de natureza concreta e simbólica, aqui, no Brasil, e nos Estados Unidos.

    Primeiro, uma menina de 11 anos que está grávida e tem o direito ao aborto negado. A criança procurou o hospital de uma cidade de Santa Catarina com 22 semanas de gravidez. A equipe se recusou a fazer o procedimento alegando que o limite é de 20 semanas. O caso, então, vai parar nas mãos da juíza Joana Ribeiro Zimmer que, segundo reportagem do The Intercept Brasil não apenas negou o direito ao aborto como falou o impensável à criança. “Pode suportar mais um pouquinho?”

    A menina eventualmente conseguiu realizar o procedimento. O presidente da república, Jair Bolsonaro, manifestou-se contrário à decisão final, insinuando que a concepção foi fruto de uma relação consensual, ignorando que uma menina de 11 anos, de acordo com a legislação brasileira, não pode consentir. Portanto, qualquer criança grávida é vítima de estupro de vulnerável. Lembrando que o aborto em caso de estupro é autorizado no Brasil.

    Enquanto isso, a Suprema Corte dos Estados Unidos revogou a decisão conhecida como roe vs. Wade, de 1973, que garantia o direito ao aborto legal em todo o território americano. Agora, fica a cargo dos Estados a decisão sobre o corpo das mulheres. Alguns dos mais conservadores, como o Alabama, foram ágeis e já criminalizaram a prática, mesmo em caso de estupro.

    E então, no último final de semana, a atriz Klara Castanho, de 21 anos, teve a intimidade revelada da maneira mais torpe. Dois colunistas de fofoca expuseram a mulher de forma vil e cruel, espalhando para o mundo que ela escondeu uma gravidez e que encaminhou a criança para a adoção. Forçando a jovem a vir a público e explicar que havia sido estuprada e que a criança era fruto desse abuso. Ainda assim, foi condenada, por decidir não criar a criança.

    Ou seja, mesmo em caso de estupro, está errada a mãe que quer terminar a gravidez e está errada a mãe que decide não fazer o aborto mas opta pela adoção. Só está certa a mulher cristã, cisgênero - lógico -, que casa com um homem e que procria. Desde que tenha poder aquisitivo alto pra criança ter “uma vida boa”, porque pobre não deve ter filhos. Ah, ela também que “ser feminina”. Magra, usar salto alto, fazer as unhas, cuidar da casa e do marido e ser obediente, deve ficar calada. E ainda assim, estará errada.

    A apresentação é de Geórgia Santos. Particiapam Flávia Cunha, Igor Natusch e Tércio Saccol.

    A capa é uma montagem a partir da arte de Cristiano Siqueira.

    • 1 hr 14 min
    BSV #Bônus Um gol do Brasil quase estragou tudo | Independência ou corte

    BSV #Bônus Um gol do Brasil quase estragou tudo | Independência ou corte

    Nesta semana, vamos falar de política de um jeito diferente, trazendo o novo podcast original da TODAVÓS, Um gol do Brasil quase estragou tudo.
    O primeiro episódio da série, o ouvinte conhece o motivo pelo qual os gaúchos desafiaram a Seleção Brasileira para um jogo de desagravo enquanto tem a oportunidade de relembrar o Tri do Brasil no México. Uma história que envolve futebol, política e até o “Viaduto da Marli”, um símbolo de Porto Alegre. Com entrevistas com

    Jairzinho, o Furacão da Copa; o escritor Eduardo Bueno, o Peninha, entre outros.

    • 56 min
    Bendita Sois Vós #63 O Brasil que mata

    Bendita Sois Vós #63 O Brasil que mata

    Mais de uma semana após o desaparecimento na Amazônia, começam a surgir pistas mais concretas sobre o paradeiro do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.

    No início desta semana, as equipes de buscas encontraram vários pertences da dupla. Um notebook, cartão de saúde em nome de Bruno, calça preta de Bruno, par de botas de Dom, chinelo preto de Bruno, mochila de Dom.

    Na segunda-feira, a esposa de Dom Phillips, Alessandra Sampaio, informou ao jornalista André Trigueiro, da Globonews, que os corpos de Bruno e Dom teriam sido encontrados, mas a Polícia Federal negou. Não houve essa confirmação, ainda.
    Uma pessoa está presa. Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como Pleado, foi avistado por ribeirinhos passando no rio logo atrás da embarcação de Bruno e Dom, no trajeto que os dois faziam entre a comunidade de São rafael até a cidade de Atalaia do Norte. A polícia encontrou vestígios de sangue na lancha usada por ele. Os familiares dizem que ele foi torturado pela polícia e que está sendo forçado a confessar o crime.

    O governo federal demorou a reagir. O presidente Jair Bolsonaro disse que “isso acontece em qualquer lugar do mundo”, que “os dois sabiam do risco daquela região”.

    No episódio de hoje a gente explica que ISSO, que provavelmente aconteceu com Dom e Bruno, não acontece em qualquer do mundo. E tem acontecido cada vez mais no nosso lugar do mundo.

    A apresentação é de Geórgia Santos. Particiapam Flávia Cunha, Igor Natusch e Tércio Saccol.

    • 1 hr 5 min
    Bendita Sois Vós #62 O mundo invertido dos eleitores

    Bendita Sois Vós #62 O mundo invertido dos eleitores

    Nesta semana, o mundo invertido dos eleitores.Uma pesquisa do Datafolha indica indica que 29% dos eleitores de Bolsonaro são de esquerda e que 23% dos eleitores de Lula são de direita. Estamos no mundo invertido? No multiverso? Será que o voto não é programático, como se poderia pensar? Ou será que há outra explicação?

    .
    A gente explica o que isso quer dizer no Brasil de hoje
    .

    Enquanto isso, o cenário parece ruim para o atual presidente. Além de estar distante do primeiro colocado nas pesquisas, a pecha de “preguiçoso” está começando a colar. Quem ouve o Bendita Sois Vós não vê muita novidade nisso, não é, afinal, trabalhamos com verdades. Ao contrário de Jair Bolsonaro.

    De todo modo, as coisas não parecem boas pra ele. Além de ser tachado como preguiçoso, a venda de armas aumentou e o governo decidiu usar o dinheiro destinado ao reajuste de servidores para reduzir o corte no orçamento. Ou seja, o bloqueio orçamentário caiu de R$ 8,2 bilhões para R$ 6,96 bilhões e a decisão sobre reajuste será tomada até o fim de junho.

    • 51 min
    Bendita Sois Vós #61 O tororó de Anitta comunica

    Bendita Sois Vós #61 O tororó de Anitta comunica

    Nesta semana, vamos falar de novos problemas que, na verdade, são antigos. Chacrinha já dizia, quem não se comunica, se trumbica.

    Parece código, mas não tem mistério. Na última semana, testemunhamos duas situações particularmente trágicas no Brasil. Primeiro, o assassinato de Genivaldo dos Santos por dois policiais rodoviários em uma espécie de câmara de gás improvisada dentro de um porta-malas de uma viatura.

    Depois, uma chuva devastadora no Recife que já levou a vida de mais de cem pessoas que morreram em deslizamentos e enxurradas.

    Nos dois casos, houve mobilização pontual, atenção da imprensa e muito pesar. Mas estamos atacando os problemas estruturais que estão na base disso tudo? E se estivermos, as pessoas estão ouvindo ou olhando para cima? E se estão olhando para cima, será que não é a gente que tá falhando na comunicação?

    Afinal de contas, não teremos o tororó de Anitta para mobilizar o país em todos os assuntos o tempo inteiro.

    Pra quem não sabe, o sertanejo Zé Neto criticou a tatuagem no tororó da Anitta e a galera se insurgiu e descobriu uma espécie de esquema que tá desembocando numa CPI do Sertanejo, indicando que desvio de verbas da saúde e educação de municípios pequenos pagam cachês milionários a artistas como Gusttavo Lima. O Ministério Público do rio de Janeiro, por exemplo, está investigando um caso no Estado.

    • 1 hr
    Bendita Sois Vós #60 As escolhas das terceiras vias

    Bendita Sois Vós #60 As escolhas das terceiras vias

    Nesta semana, as escolhas das terceiras vias. Não, não é um engano, eu não falei errado, é no plural mesmo. E esse o primeiro tópico deste episódio, mas ainda vamos falar de vergonha alheia, estratégias duvidosas, desistências e a insistência em candidaturas que não decolam

    Porque, então, falamos em terceiras vias? Porque, olhando para as pesquisas, a terceira via seria Ciro Gomes, é o candidato que ocupa o terceiro lugar e seria o nome lógico a ocupar esse espaço de alternativa à polaroziação de Lula e Bolsonaro. O problema é que a candidatura de Ciro está estagnada. Assim, partidos como PSDB e MDB entendem que podem ocupar esse espaço. Isso que já tivemos o flerte de Sérgio Moro, do senador Alessandro Vieira e outros. Ou seja, terceira via não falta. Há mais que uma.

    Mas não basta se colocar como alternativa para ser compreendido pelos eleitores como uma terceira via, e as escolhas das terceiras vias tem sido, no mínimo, duvidosas. Ciro Gomes, depois de um debate com o humorista Gregório Duvivier, passou por momentos constrangedores. Mas o mais estranho foi o Ciranha.

    Já o PSDB, se consolida como um partido golpista de si mesmo. Depois de muita pressão, João Dória desistiu da candidatura à presidente, mesmo após ter renunciado ao governo de São Paulo. Mas Eduardo Leite também não deve ser o candidato. E aí entra Simone Tebet, do MDB, uma esperança com 1% das intenções de voto.

    E mesmo assim, com escolhas duvidosas, cá estamos nós, falando das terceiras vias. Aliás, nunca se falou tanto de quem tem poucas chances de vencer. Por que?

    • 1 hr 1 min

Top Podcasts In News

The New York Times
The Daily Wire
NPR
Crooked Media
The Daily Wire
Serial Productions