111 episodes

A ideia por trás do Bendita Sois Vós é discutir política e sociedade de uma forma provocadora, como todo o conteúdo do Vós. Haverá entrevistas, debates entre a equipe do portal, reportagens e muita experimentação com novos formatos e linguagens.

Bendita Sois Vós Vós

    • News

A ideia por trás do Bendita Sois Vós é discutir política e sociedade de uma forma provocadora, como todo o conteúdo do Vós. Haverá entrevistas, debates entre a equipe do portal, reportagens e muita experimentação com novos formatos e linguagens.

    BSV Especial Coronavírus #62 Motociata, Whitney Houston na CPI e tudo muito caro

    BSV Especial Coronavírus #62 Motociata, Whitney Houston na CPI e tudo muito caro

    BSV Especial Coronavírus #62 Motociata, Whitney Houston na CPI e tudo muito caro

    Nesta semana, o recorde fake da motociata, máscara como guardanapo, Whitney Houston na CPI da Covid e tudo muito caro.

    No último final de semana, ocorreu uma manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro em São Paulo. Era uma manifestação de pessoas que estavam montados em motocicletas. A tal da motociata. Circulou nas redes sociais uma mensagem afirmando que a tal da motociata reuniu 1,3 milhão de veículos e entrou para o Guinness Book. Obviamente, é fake. É falso. 

    Vídeo divulgado nesta segunda-feira indica que a mobilização liderada por Jair Bolsonaro reuniu pouco mais de 6mil motos. O vídeo foi disponibilizado pelo canal “Análise de vídeos”, que estudou imagens da Marginal Pinheiros por 16 minutos e indicou, inclusive a metodologia. Deu ruim. 

    Pra dar seguimento ao ridículo, em cerimonia no inicio da semana, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro-chefe da casa civil, Luiz Eduardo Ramos, decidiram tirar a máscara logo após o hino nacional. Ramos então deu uma nova utilidade ao acessório e o usou como um guardanapo.
    
Mas esta semana está demais, ainda tem o ex-governador Wilson Witzel na CPI da Covid, espalhando coisa linda no ventilador. Também conhecido como Whitney Houston, ele complicou Sérgio Moro e trouxe as milícias para o rolo da pandemia. O senador Flávio Bolsonaro, também conhecido por 01, não gostou.

    Pensou que acabou? Não. Tem  aFundação Palmares, que se desfez de exemplares raros e mais de 5 mil livros do acervo. E ainda vamos falar na queda da renda dos brasileiros e porque o gás, a luz, a comida e tudo está tão caro.


    Participam os jornalistas Geórgia Santos, Flávia Cunha, Igor Natusch e Tércio Saccol.

    • 1 hr 1 min
    BSV Especial Coronavírus #61 Tudo é político, até o futebol

    BSV Especial Coronavírus #61 Tudo é político, até o futebol

    Nesta semana, a gente fala de futebol, porque tudo é político, de Copa América, CPI da Covid e eleições no Peru.

    Após disputas internas na CBF, está confirmada a realização da Copa América no Basil.

    Jogadores levantaram a voz, o técnico foi ameaçado e o presidente da CBF, Rogério Caboclo, ofereceu a cabeça de Tite ao presidente Jair Bolsonaro. O vice, General Hamilton Mourão, também meteu o bedelho. Mas nada disso aconteceu. Caboclo foi afastado por uma denúncia de assédio, mas foi o posicionamento dos jogadores que o derrubou. Não são jogadores revolucionários, longe disso, mas se posicionam.

    O governo federal também se posicionou, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que é um evento pequeno e que não oferece risco ADICIONAL. Ele disse isso em novo depoimento à CPI da Covid. Enquanto isso, Bolsonaro continua mentindo a respeito da COVID, dizendo que não morreu tanta gente assim e usando dados falsamente atribuídos ao Tribunal de Contas da União.O TCU desmentiu a lorota em seguida e o presidente precisou admitir o engodo.


    E ainda, as eleições no Peru. A legítima filhote de ditador, Keiko Fujimoi, foi derrotada por Pedro Castillo.

    Participam os jornalistas Geórgia Santos, Flávia Cunha, Igor Natusch e Tércio Saccol. Você também pode ouvir o episódio no Spotify, Itunes e Castbox.

    • 1 hr 11 min
    BSV Especial Coronavírus #60 Fora Bolsonaro

    BSV Especial Coronavírus #60 Fora Bolsonaro

    Nesta semana, as manifestações contra Bolsonaro, a Copa América e o PIB.

    No último sábado, milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra o governo de Jair Bolsonaro. Milhares de pessoas que chegaram à conclusão de que ele é mais perigoso que o vírus. Milhares de pessoas que lamentam a morte de quase 500 mil outras pessoas e a destruição de quase 500 mil famílias.
    .
    Milhares de pessoas foram às ruas para protestar contra a inoperância e irresponsabilidade de um governo negacionista, que tem projeto de morte
    .

    O presidente Jair Bolsonaro, em resposta, disse que as manifestações foram pequenas e ironizou. Pra citar uma figurinha de WhatsApp da qual eu gosto muito, banhou-se nas águas do equívoco.

    Bolsonaro tanto se banha nas águas do equívoco que está disposto a oferecer o Brasil para sediar a Copa América, às vésperas de uma terceira onda e do novo pior momento da pandemia no país. Copa América ou Cova América, ou Cepa América…

    E ainda vamos falar do porque não podemos ficar otimistas com a alta do PIB no primeiro trimestre. Participam os jornalistas Geórgia Santos, Flávia Cunha, Igor Natusch e Tércio Saccol.

    • 55 min
    BSV Especial Coronavírus #59 Os motoqueiros, Lula, FHC e a estátua

    BSV Especial Coronavírus #59 Os motoqueiros, Lula, FHC e a estátua

    Nesta semana, Os motoqueiros de Bolsonaro versus Lula e FHC. E os bons ventos que sopram no Rio Grande do Sul.

    No último final de semana, o Brasil assistiu um passeio do presidente Jair Bolsonaro com milhares de motoqueiros no Rio de Janeiro. O ato político contou com a presença, inclusive, o GENERAL DA ATIVA Eduardo Pazuello. De novo, sem máscara. O encontro reuniu pessoas muito preocupadas com o uso de máscara, com a covid e com a vida dos brasileiros. Só que não.

    A mobilização pró-Bolsonaro acontece após um encontro histórico para a política brasileira. Na última sexta-feira, dia 21, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso se encontraram na casa do ex-ministro Nelson Jobim para discutir como superar o bolsonarismo. Frente ampla? Ou frente super-hiper-mega-blaster ampla?

    E para fechar em nota ainda melhor, um ciclone derrubou a estátua da Havan que fica em Capão da Canoa, no litoral do Rio Grande do Sul. Bons ventos na política brasileira, bons ventos.

    E ainda tem o depoimento da capitã cloroquina e a lorota do email da Pfizer.

    • 56 min
    BSV Especial Coronavírus #58 O depoimento mentiroso de Pazuello

    BSV Especial Coronavírus #58 O depoimento mentiroso de Pazuello

    No episódio desta semana, o depoimento mentiroso de Pazuello na CPI da Covid. E a gente não esqueceu de Ricardo Salles, viu.


    O ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello prestou depoimento ao longo de quarta e quinta-feira na CPI da Covid, no Senado. Ele foi questionado sobre recomendações para o uso da cloroquina, sobre a demora do Brasil em adquirir doses de vacinas contra a Covid-19, sobre a falta de oxigênio no Amazonas, sobre não ter usado máscara em passeio no shopping, sobre não defender distanciamento, sobre as posturas dele mesmo e do presidente Jair Bolsonaro. E mentiu. 

    Alguns questionaram as contradições e mentiras, como o senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas. Outros questionaram a competência, como o senador Otto Alencar, do PSD da Bahia. Outros, questionaram a palavra de Bolsonaro, como o senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá. E agora estamos aqui, para destrinchar as mentiras e as repercussões do depoimento de Eduardo Pazuello.

    Sem esquecer que a Polícia Federal deflagrou, na última nquarta-feira (19) uma operação que teve como alvo o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por suspeitas de exportação ilegal de madeira.

    • 1 hr 2 min
    BSV Especial Coronavírus #57 Tratoraço e CPI

    BSV Especial Coronavírus #57 Tratoraço e CPI

    Nesta semana, o tratoraço, a CPI e o STF. Reportagem do jornal Estado de São Paulo revelou um esquema montado pelo governo para conquistar apoio por meio de um orçamento secreto. No ano passado, o governo destinou R$ 3 bilhões em emendas para parlamentares do Centrão. Esses parlamentares puderam escolher onde os recursos de emendas de relator seriam aplicados. E foram aplicados inclusive na compra de tratores superfaturados. O caso foi apelidado de "tratoraço" nas redes sociais.

    Jair Bolsonaro reagiu xingando jornalistas, por isso a gente resolveu fazer um bingo de respostas prontas do presidente.

    Mas como desgraça pouca é bobagem, em depoimento à CPI da Covid, o diretor presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, confirmou que houve, sim, uma tentativa de se alterar a bula da cloroquina, conforme havia alertado o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.

    Falando em CPI, ainda tem as mentiras no depoimento de Fábio Wajngarten, ex-secretário de comunicação do Governo Federal, que quase saiu preso da reunião de quarta-feira.

    E como se não bastasse, a Polícia Federal pediu ao STF a abertura de inquérito para investigar suspeita de pagamentos ao ministro Dias Toffoli por venda de decisões. O pedido tem como base o acordo de colaboração premiada de Sérgio Cabral.

    E ainda tem o jornalista colombiano Daniel Guarín, que vai explicar alguns paralelos entre Brasil e Colômbia nessa crise decorrente da pandemia.

    • 1 hr 10 min

Top Podcasts In News

Listeners Also Subscribed To